Como fazer um painel de fios e pregos?
Hoje está na moda decorar o interior de salas de estar, paredes de restaurantes, salas de centros médicos e outras instalações com obras de arte usando a técnica da arte das cordas. Essas obras fascinam, chamam a atenção, fazem você relaxar e se acalmar. E não estamos falando de pinturas feitas com pinceladas de tinta a óleo, mas de falsificações, que são baseadas em pregos e fios.
Essa ideia criativa não é nova. A cada ano ela encontra mais e mais novos adeptos. Mais notavelmente, a técnica da arte das cordas não requer o uso de cola. O principal é escolher o esboço certo, escolher a espessura de rosca adequada e apresentar visualmente o painel de forma volumétrica. Seguindo essas regras, você poderá criar a decoração perfeita para qualquer ambiente.
Peculiaridades
String-art é uma técnica para fazer pinturas usando os pregos e fios usuais. Hoje é considerada uma tendência criativa muito popular. Nas livrarias você pode encontrar publicações dedicadas a este tipo de criatividade, onde as sutilezas e nuances do trabalho são descritas detalhadamente. A forma de arte apresentada requer cuidado especial, clareza e concentração do mestre. Graças a esses aspectos, o quadro finalizado receberá o máximo de elogios e o artista se banhará em aplausos.
Pode-se usar como base qualquer material sensível à fixação de pregos. É por meio deles que ocorre o enrolamento do fio, que transforma o esboço em uma imagem inteira. Deve-se notar que pinturas na técnica da arte das cordas podem ser feitas de forma independente ou envolver crianças pequenas no trabalho... Primeiro, os bebês desenvolvem habilidades motoras finas. Em segundo lugar, o pensamento abstrativo é desenvolvido. As crianças podem tentar fazer um esboço de uma futura pintura por conta própria e transferi-lo para a base.
Hoje há muita literatura especializada, bem como vários sites de costura, onde artesãos e seus alunos recebem esquemas de pinturas sobre qualquer assunto. No entanto, os jovens profissionais são incentivados a começar com imagens monocromáticas claras. Só depois de ganhar experiência suficiente, você pode fazer artesanatos de vime mais complexos.
Painéis feitos de pregos e fios podem ser um presente ideal para qualquer ocasião. O principal é escolher o tema certo.
Por exemplo, no dia 8 de março, a imagem de um buquê de flores servirá, e para o ano novo é apropriado fazer um floco de neve ou Papai Noel. Os psicólogos, por sua vez, aconselham seus pacientes portadores de doenças do sistema nervoso a recorrer à técnica artística da cordas. Essas pessoas são constantemente perseguidas pelo estresse, e tecer com fios é uma espécie de processo calmante.
Materiais e ferramentas
Para dominar totalmente a técnica da arte das cordas, você terá que estocar certos materiais. Para o trabalho inicial, você só precisa de base, pregos e fios. A base deve ser de material sólido. Pode ser madeira compensada, um pedaço de cortiça, papelão ou até espuma.
É muito importante que a superfície da base seja lisa e possa ser pintada com uma cor diferente.
Se de repente uma folha de espuma for escolhida como base, então, em vez de pregos, é preferível usar agulhas, alfinetes invisíveis ou alfinetes com um pequeno ilhó. Eles podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens. Para criar a maioria das pinturas, os mestres usam uma base de espuma. É impossível pintá-lo com guache comum. As tintas acrílicas serão o corante ideal.Mas primeiro, a espuma deve ser preparada.
Você também terá que comprar vários pacotes de pregos. Para trabalhos pequenos, o número mínimo é usado. Se a imagem for grande e preenchida com inserções contrastantes, o número necessário de pregos aumenta significativamente. Para comprar consumíveis de metal, os artesãos vão a lojas de ferragens. Lá, as unhas são apresentadas em diferentes formas e tamanhos.
Para um painel feito de fios, é preferível usar uma variedade de pregos decorativos, móveis ou de carpintaria.
Em seguida, você precisa considerar a questão dos threads usados no trabalho. Se considerarmos o material em termos de densidade, os fios de lã para tricô são os mais adequados. No entanto, artesãos experientes recomendam experimentar fio dental e fios torcidos. Os fios de seda devem ser descartados porque são escorregadios e não podem ser fixados firmemente no lugar.
Além dos materiais, várias ferramentas específicas serão necessárias.
- Tesoura. Eles devem ser afiados para que os fios não tenham pontas pendentes durante o corte.
- Alicates. Eles facilitam a remoção de pregos martelados sem danificar sua forma uniforme.
- Alicate de bico longo. Esta ferramenta ajuda a cravar os pregos para que fiquem retos, não dobrem ou quebrem.
- Esboço. A imagem pretendida deve ser desenhada em papel.
- Fita dupla face. Necessário para consertar o esboço. Como um análogo, os alfinetes servem.
Técnica de execução
É necessário começar com a técnica da arte das cordas estudando o preenchimento correto dos cantos e de um círculo. O resto das formas, ou seja, círculo, quadrado e oval, são derivados. Para praticar as habilidades iniciais, você precisará desenhar um ângulo reto no papel. O comprimento do 1º lado deve ser de 10 cm, e o outro de 5 cm, 10 cm devem ser divididos em pedaços de 1 cm cada e numerados.
A segunda tira, ao contrário, é dividida em 10 partes e também numerada. Então, com um lápis ou caneta comum, uma linha contínua é desenhada, agarrando-se a cada ponta. A habilidade de trabalhar com um círculo é praticada de maneira semelhante.
É importante notar que a técnica string-art permite o enrolamento arbitrário dos fios. Mas o principal aqui é ter um senso de proporção para que não haja muitas sobreposições de fios em um só lugar.
Também é importante estudar o quão profundamente você precisa para aplicar as unhas. Se a pintura for multicamadas, os pregos devem ficar bem altos. Uma imagem plana assume uma distância mínima da base do barco até o topo do contorno. Alicates são necessários para garantir que os pregos sejam colocados na mesma altura.
Uma atenção especial deve ser dada a um artesão novato que muda a paleta de linhas. Inicialmente, a ponta é amarrada a uma das unhas. Em seguida, começa o enrolamento. Quando é necessário mudar a cor, a ponta do fio enrolado é amarrada no pino mais próximo. No mesmo local, é amarrado um fio de outra cor e o enrolamento continua.
Tendo adquirido o mínimo de experiência, você pode começar a estudar maneiras de preencher o padrão com fios, criar composições de bordas e multicamadas. Além disso, propõe-se familiarizar-se com várias master classes que permitem dominar os fundamentos da técnica da arte das cordas. Os mestres aconselham começar recriando a imagem de um cervo. Para funcionar, você precisa de uma pequena lista de ferramentas e materiais:
- tesoura;
- martelo;
- substrato;
- unhas;
- papel;
- lápis;
- botões.
Depois de coletar as ferramentas necessárias, você pode começar a criar a primeira obra-prima.
- Como base, é necessária uma prancha de madeira, contraplacado, fibra ou espuma. Se necessário, limpe sua superfície.
- Você precisa imprimir uma imagem em uma impressora ou fazer um esboço com suas próprias mãos. Em seguida, a imagem é cortada ao longo do contorno.
- A imagem recortada é sobreposta ao fundo e fixada com botões. Em seguida, são feitas marcações na base do contorno com um simples lápis. É importante que a distância entre eles seja a mesma.
- As unhas são cravadas nas marcas feitas.O modelo de papel é removido, mas mantido próximo como um diagrama.
- Um fio é amarrado a qualquer prego, começa o enrolamento do contorno e o interior. No final do trabalho, a ponta é amarrada com um prego com um nó.
Você pode ficar com o primeiro trabalho para você, por exemplo, pendurá-lo na parede do seu quarto ou da sua oficina. Agora você pode tentar criar um coração. Para fazer isso, você também precisará estocar algumas ferramentas e materiais:
- martelo;
- tesoura;
- unhas;
- um fio;
- a Fundação;
- lixa;
- corante;
- escovas;
- papel;
- Scotch.
Você pode começar a trabalhar.
- Primeiro você precisa preparar a base. O melhor é usar uma prancha de madeira. Deve ser limpo, lixado, pintado na cor desejada.
- É necessário fazer um esboço do coração no papel, recortá-lo.
- Anexe os esboços de contorno à base, fixe. Passe os pregos ao longo do contorno à mesma distância uns dos outros. Em seguida, a amostra de papel é removida da base e reservada.
- Um fio é preso ao prego mais baixo. Depois disso, começa a tecer ao longo do contorno. Então, o interior do coração é coberto por uma espiral caótica.
- O estágio final de criação de beleza requer a confecção de uma borda superficial. Para fazer isso, você precisa passar um fio por todas as unhas com uma cobra. No final, fixe o fio no ponto final com um nó.
Ao final de cada master class, dicas para iniciantes são ouvidas.
- Papel espesso ou papelão são preferidos para esboços.
- Pequenos detalhes da imagem em um painel feito de fios ficarão ridículos.
- Para criar volume, o esboço é pintado para combinar com a cor dos fios e permanece na base.
- O principal é ter calma, não se apressar e seguir o fio da meada com atenção.
Uma lição sobre como fazer um painel de fios e pregos no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.