Tudo sobre painéis de pedra

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Técnica de execução
  3. Como colocar?
  4. Lindos exemplos no interior

Decorar uma sala com papel de parede, gesso, azulejos e outros materiais tradicionais é enfadonho. Portanto, é tão importante saber tudo sobre painéis de pedra, sobre as características de sua utilização. Também é necessário examinar mais de perto as opções de execução.

Peculiaridades

É atraente usar painéis de pedra porque:

  • luxuosamente;
  • completamente moderno;
  • extremamente original.

Não é necessário aplicar uma imagem decorativa na parede. As opções para colocá-lo no chão ou no teto também parecem muito boas. Em qualquer caso, a condição geral deve ser observada: o painel é uma composição monolítica de peças separadas. Normalmente, uma imagem de pedra tem uma moldura, mas às vezes você tem que se limitar a apenas uma borda nítida. Os seguintes tipos de imagens podem ser usados:

  • plano;
  • ornamental;
  • em relevo;
  • enredo.

Existem preparações especiais que permitem preservar a qualidade decorativa da composição pelo maior tempo possível, sem prejudicar as pessoas, os animais e o meio ambiente. Para fazer um painel, você pode usar vários tipos de materiais. As construções feitas com matérias-primas naturais são muito populares. Os profissionais preferem usar mármore e ônix. Travertino e arenito são menos comumente usados.

O motivo desta distribuição é simples: o granito e o mármore têm muitas tonalidades. Com a ajuda deles, é fácil criar contrastes nítidos e transições sutis. Mas algumas pessoas preferem usar ladrilhos de pedra artificiais. Esta solução será apropriada em qualquer sala, com raras exceções. Com a ajuda de montagens de pedra no interior, eles alcançam outros objetivos, como:

  • zoneamento claro;
  • mudança de ênfase;
  • mascarando irregularidades.

Decorar o teto com uma pedra ficará ousado e incomum. Por diferentes texturas e tons, pedras naturais e artificiais podem ser tecidas nas composições mais complexas. Graças às tecnologias modernas, a criação de painéis de várias formas e tamanhos não é difícil.

Existem adesivos especiais para o processamento de pedras à disposição dos artesãos domésticos e profissionais, bem como compostos de polimento que praticamente eliminam a formação de costuras.

Técnica de execução

A confecção de painéis de pedra com as próprias mãos começa com a seleção do material. Segundo os especialistas, o seixo natural é a melhor opção. Seixos polidos por ondas de mares e rios servirão tanto para a formação de desenhos quanto para a base de composições coloridas que se desenham com canetas hidrográficas ou pincel. Oportunidades muito amplas se abrem ao usar rochas naturais. Mas ainda assim, por razões financeiras, muitos se limitam a seixos e alcançam um bom resultado.

Para trabalhar com seixos, você precisará de:

  • moldura externa;
  • seixos planos ou irregulares;
  • pistola de cola;
  • tintas e vernizes à base de acrílicos;
  • pincéis de pintura;
  • o fundo no qual a imagem será colocada.

Quando o conceito da pintura toma forma, seus elementos são selecionados com muito cuidado.... Recomenda-se pensar imediatamente sobre quais materiais adicionais podem ser usados. Na maioria das vezes, a madeira é usada em conjunto com uma pedra, o que anima a imagem e a torna mais romântica. Mas a escolha é praticamente ilimitada e limitada apenas pela imaginação e pela adequação deste ou daquele material na composição.

A moldura é pintada ou envernizada (depende da execução do painel). O plano de fundo é geralmente uma fotografia escolhida como plano de fundo.Na maioria das vezes, as paisagens são usadas para esse fim, nas quais, por assim dizer, imagens de cascalho são colocadas.

No quarto das crianças, os painéis costumam ser preenchidos com imagens de casas, carrinhos de brinquedo e similares. Nos demais cômodos da casa, são utilizadas composições mais sólidas.

Quando as pedras estiverem pintadas e o fundo estiver pronto, você pode aplicá-las à imagem. Primeiro, uma almofada de areia, seixos para uma borda, galhos e outros materiais, se necessário, são colados com uma pistola de cola. Em seguida, eles colocam e colam as figuras e elementos principais. Para estabilização, o painel de seixos é coberto com spray de cabelo. Se não for utilizada, a areia perderá rapidamente o brilho e se desintegrará.

Uma opção alternativa envolve o uso de migalhas de âmbar. Este trabalho não é tão difícil como muitas vezes se supõe. É necessário apenas definir claramente o padrão a ser formado. Basicamente, eles criam paisagens de estepes e florestas, costas marítimas e cadeias de montanhas, picos individuais. Lascas de âmbar são coladas em um corte de madeira de 15-20 mm de espessura.

É completamente lixado com lixa fina. Depois de desenhar o padrão, eles procedem à colagem. A solução aquosa de PVA deve secar completamente. Finalmente, a imagem é formada com tintas de têmpera a óleo ou cola. Guache e aquarela não são absolutamente adequados para isso!

Como colocar?

Um painel de pedra se tornará um enchimento lógico, mesmo para uma parede áspera, sem o uso de acabamento fino. Você também pode colocá-lo em uma parede falsa grossa. Mas você não precisa reduzir para apenas mascarar as falhas. Com a ajuda de painéis decorativos, a fiação elétrica costuma ser danificada. Em alguns casos, uma pintura elegante é projetada para esconder um cofre ou até mesmo uma porta completa para outro cômodo.

Qualquer forma a seleção do local é coordenada com a finalidade funcional da sala e seu desempenho estilístico. Em corredores, as composições de parede são usadas com mais frequência, uma vez que as opções de piso não são muito adequadas lá. Procuram mostrar o desenho o máximo possível a todos os que vêm, levando em consideração o jogo de luz e sombra. Também não devemos esquecer a proporcionalidade da peça de decoração no interior.

Para salas pequenas, é aconselhável usar arranjos de flores e paisagens naturais, apenas um designer profissional pode encaixar outros motivos em uma sala pequena.

Nos corredores, às vezes são feitos painéis de parede brilhantes, iluminados por lâmpadas. Importante: em corredores muito pequenos, você deve se limitar a 2-3 pinturas para não sobrecarregar visualmente o espaço. Mas onde houver espaço mais do que suficiente, você pode usar uma cadeia inteira de pinturas em pedra. Ao mesmo tempo, eles tentam conectá-los por tópico ou estilo. As naturezas mortas são mais apropriadas em cozinhas. Se esta opção lhe parece chata, você pode colocar esboços sobre o tema do jantar lá.

Em quartos de hóspedes e salas comuns, é aconselhável focar em composições pacificadoras. Paisagens calmas com tons sutis são ideais. Se houver pelo menos uma grande parede, eles tentam decorá-la com uma cadeia de imagens unidas por um enredo comum. Nos quartos, os painéis são mais frequentemente instalados na frente da cama para contemplá-la toda vez que você acordar. Seguindo essas regras simples, você pode obter um efeito incrível.

Lindos exemplos no interior

Existem muitas opções para painéis de pedra. Esta foto, por exemplo, mostra a imagem completa. As copas das “palmeiras” e “rochedos” foram feitas com o auxílio de um seixo. As seguintes opções também são possíveis:

  • um par de figuras humanas "debaixo de uma árvore";
  • uma parede de pedra selvagem de textura rugosa, complementada por outra decoração clássica (candeeiro, sofá e tecto em madeira clara);
  • uma composição original de seixos multicoloridos, reunidos em figuras e ornamentos.

Para informações sobre como fazer um painel de pedra, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário