Tudo sobre painéis de argila
Um painel de argila pode ser uma decoração incomum, mas apropriada para qualquer espaço, de um quarto a uma cozinha. Não é difícil de criar e é adequado até para a criatividade conjunta com crianças.
Peculiaridades
Um painel decorativo de argila com suas próprias mãos pode ser criado a partir de material comum ou de sua variedade de polímeros. Qualquer forma antes de começar a esculpir o produto na parede, deve-se pensar na composição e preparar um esboço. Recomenda-se desenhar uma imagem em tamanho real em uma folha de papel, correspondendo às dimensões planejadas da obra.
Quanto às parcelas, os motivos botânicos são mais frequentemente escolhidos para o painel: flores de argila, frutos silvestres e folhas. No entanto, não há restrições a este assunto, podendo ser colocada no painel uma cidade adormecida, um animal engraçado ou, por exemplo, uma apetitosa natureza morta. O esboço acabado é cortado em elementos separados e usado, se necessário, para preparar modelos.
Durante o trabalho, é preciso lembrar que todo o processo seria bem executado em duas horas. Caso contrário, a argila terá de ser protegida contra a secagem, cobrindo-a com polietileno ou com trapos úmidos. Pulverizar com água limpa de uma garrafa spray convencional também é adequado.
Ferramentas e materiais
O principal material para o painel de argila, é claro, é a própria argila. Além disso, vale a pena preparar imediatamente uma argila úmida liqüefeita, que será usada para fixar os elementos. Para modelagem, tanto pilhas especiais quanto elementos improvisados podem ser usados. Por exemplo, podem ser raios de aço, aquecidos em uma placa e forjados com um martelo. Além disso, você definitivamente deve se preparar:
- faca;
- régua;
- rolo de massa;
- quadrado;
- borda.
Aliás, é melhor levar facas rombas, quase redondas e ligeiramente polidas.
Técnica de execução
Os artesãos iniciantes serão capazes de dominar a criação de decoração em argila usando o exemplo de um painel de parede chamado "O Encanto do Verão". O trabalho começa com o fato de que um pedaço bastante grande de argila é enrolado na espessura necessária e cortado em forma de círculo.
É importante alisar e alisar imediatamente a superfície com uma esponja macia e úmida. O processamento das bordas do futuro painel é realizado da mesma forma. Após o processamento da superfície, o produto deve ser novamente nivelado em todo o perímetro e liberado do excesso com uma faca especial.
As bordas do painel dobram ligeiramente para fora, como se formando uma pequena placa. A própria composição, que será colocada no painel, será uma combinação de folhas e frutos. As lâminas das folhas são moldadas separadamente em forma de gotas, após o que são ligeiramente achatadas. O número de peças é determinado de acordo com os desejos do mestre. As veias e os entalhes das bordas estão empilhados.
Para fixar as lâminas no painel, é necessário cobri-las na parte de trás com uma pequena quantidade de argila úmida e, em seguida, simplesmente fixá-las na superfície. O melhor é organizar os detalhes no formato de uma coroa, ou seja, ao longo da borda de uma base redonda.
A seguir, devem ser colocadas no painel pequenas bagas, que são círculos normais. Eles também são fixados com argila úmida. Para uma aparência mais natural no meio, você pode gravar um padrão de floco de neve com uma tampa de caneta hidrográfica.
Se você tem um formato especial, faz sentido fazer rosas de barro também.
Finalmente, alguns insetos são desenhados na superfície e o trabalho acabado é cozido.
A temperatura e o tempo de cozimento, em regra, estão indicados na embalagem por baixo do material. O trabalho com a argila do polímero é realizado de maneira semelhante.
Belos exemplos
- Painel em forma de natureza morta será uma ótima decoração para a área da cozinha. Na superfície da argila, há uma composição que combina uma fruteira e uma jarra. Apenas as frutas são pintadas no painel, e os pratos ficam intactos, o que confere tranquilidade e equilíbrio ao quadro. A utilização de cores suaves e a preservação ao máximo da tonalidade natural do material de base permite que esse trabalho seja colocado em quase todos os interiores. Ressalta-se que ainda na fase de esculpir, foram feitos dois furos nas laterais do painel, por onde, posteriormente, seria puxado um cordão, permitindo que a decoração fosse colocada na parede.
- Um painel redondo de argila parece bastante clássico.representando uma grande rosa em um vaso. A flor e o vaso são feitos o mais volumosos possível, o que torna o trabalho realista. Em contraste, o fundo é bastante simples. Com a ajuda de uma pilha especial, linhas são desenhadas ao longo do contorno do círculo, imitando a moldura. Os orifícios localizados na parte superior e inferior da obra não servem apenas como função decorativa, mas também podem ser utilizados para passar o cordão que fixa o painel à parede.
Como fazer um painel de barro "Peixe", veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.