Rodapés de teto para painéis de plástico: variedades e instalação
A decoração do teto com painéis de PVC modernos é uma solução popular e difundida. É fácil trabalhar com esse material e seu custo é democrático. No entanto, comprar apenas painéis de PVC não é suficiente - os proprietários terão que comprar rodapés de teto adequados. Neste artigo, descobriremos o que são e como montá-los corretamente.
Peculiaridades
Se estiver instalando painéis de plástico em uma base de teto interna, você precisará instalar rodapés adicionais no futuro. Para este acabamento, são perfeitas as peças de PVC modernas, que não só conseguem fechar com sucesso todas as lacunas remanescentes, mas também atuam como fixadores adicionais para os próprios painéis de PVC.
Hoje, existem rodapés de PVC de alta qualidade, que são instalados não apenas em conjunto com o plástico, mas também com painéis de MDF. Os compradores podem optar por um design de sala atraente, escolhendo o material de sua preferência. Muitos utilizadores têm a certeza de que os actuais rodapés para painéis de PVC não se comparam às baguetes e é preferível dar preferência às segundas cópias. Na verdade, não é esse o caso. Os produtos em questão apresentam muitas vantagens em comparação não só com as baguetes, mas também com muitas outras alternativas.
- Os rodapés de teto em PVC combinam perfeitamente com a superfície dos painéis de plástico. O resultado é um conjunto harmonioso que parece limpo e organizado.
- Rodapés de cloreto de polivinila não temem a umidade e não perdem suas qualidades positivas quando em contato com ela.
- Os frisos de plástico são muito duráveis, confiáveis e práticos.
Visão geral da espécie
Os atuais fabricantes produzem rodapés de teto para painéis de PVC em diversas variações. Para diferentes situações, diferentes cópias são escolhidas. Vamos dar uma olhada em quais são as principais características dos tipos existentes de plintos de teto.
- Filé. Este é o nome do modelo clássico de rodapé, que possui uma forma triangular característica. Um lado desta parte é equipado com uma ranhura de extremidade de montagem. É necessário inserir os próprios painéis de plástico para a decoração do teto.
Este projeto é legitimamente reconhecido como um dos mais difundidos e populares. Nas lojas, essas opções são muito comuns e têm preço democrático.
- Filé destacável. Este é um concorrente direto do tipo de rodapé discutido acima. A parte destacável possui uma trava especial. Simplificando, este é igual ao filete clássico, mas somente aqui, antes de tudo, é necessário instalar um perfil de partida reto com ganchos. Concluída esta etapa do trabalho, será necessário anexar um pedestal decorativo de estrutura triangular com encaixes na parte especificada. Em operação, esse elemento acaba sendo mais conveniente e "flexível", mas também custa mais.
- Baguete. Com os painéis de teto de plástico, este tipo de rodapé é usado com um pouco menos de frequência, pois é mais caro, e muitos usuários pensam que os mesmos elementos adicionais são mais bem combinados com um teto de PVC. A baguete pode ser extrudada, laminada ou moldada por injeção. No primeiro caso, os produtos distinguem-se por recessos talhados, os segundos exemplares são complementados por uma decoração característica em relevo.
Em todos os casos, esses elementos desempenham principalmente um papel decorativo.
Componentes
Na maioria das vezes, em lojas de ferragens, há plintos de teto que têm uma cor branca padrão. Com um pouco menos de frequência encontra produtos de tons discretos e calmos. Eles podem ser brilhantes ou foscos.
Esses tipos de materiais podem ser usados com painéis de qualquer cor, mas em muitos casos, os compradores tentam adquirir consumíveis que tenham desenhos na frente.
Em um conjunto de produtos pré-fabricados de fábrica, costumam ser incluídos dispositivos especiais, por meio dos quais os rodapés são instalados com muito mais rapidez e confiabilidade, formando uma estrutura cuidada. Os kits consumíveis na maioria dos casos consistem nos seguintes itens necessários:
- cantos externos- são usados para fixar nos cantos salientes de paredes, vigas;
- cantos internos - os elementos especificados são necessários para fazer os pontos de junção dos filetes ao longo dos cantos internos da sala;
- elementos de conexão - componentes de costura especiais que mantêm 2 rodapés de teto separados juntos.
Como escolher uma cola?
Vamos conhecer a lista dos melhores adesivos adequados para tais procedimentos.
- Cola momentânea. Esta composição distingue-se por uma presa muito rápida, mas "sofre" de uma desvantagem importante - estando na frente deste ou daquele produto, pode provocar deformações graves.
- "Titânio". Este adesivo é seguro para uso, mas leva um pouco mais de tempo para curar do que produtos concorrentes.
- "Liquid Nails". A composição deste produto é baseada em um solvente orgânico especial, que facilita o rápido endurecimento da cola. É verdade que, após a conclusão do trabalho de instalação, é imperativo ventilar completamente o ambiente em que ocorreram.
A principal vantagem dos "pregos líquidos" é que essa cola pode ser usada em ambientes onde há um alto nível de umidade e picos bruscos de temperatura.
- Acrílico "unhas líquidas". Um tipo de adesivo popular e ecológico, usado por muitos artesãos. Mas tem algumas desvantagens sérias. As "unhas líquidas" de acrílico secam por muito tempo. A solução não pode ser usada em temperaturas abaixo de zero.
- Argamassa de massa. Esta composição especial é mais frequentemente usada ao instalar molduras aéreas.
Instalação de diferentes rodapés
Não basta escolher o rodapé mais adequado para o correto acabamento de PVC do teto - ainda é necessário fixá-lo bem na base. Anexar esses elementos pode parecer muito difícil apenas à primeira vista. Mesmo um mestre novato que está pouco familiarizado com esses assuntos pode lidar com esse tipo de trabalho. Vejamos como você pode instalar de forma confiável diferentes tipos de rodapés.
Tipo de sobrecarga
A instalação correta de uma moldura superior de alta qualidade é bastante simples. Isso geralmente não leva muito tempo livre. Consideremos detalhadamente em que etapas consiste a instalação das peças em consideração.
- O artesão doméstico precisará usar um dispositivo especial e cortar com ele as bordas de um pedestal de tamanho adequado. Os cortes devem ser feitos em um ângulo de 45 graus em relação à metade frontal das peças.
- Aplique uma solução adesiva confiável no interior dos rodapés.
- O próximo passo é prender o pedestal à superfície da base e pressioná-lo com firmeza ao longo de todo o comprimento da peça.
- Pedaços de cola excessivos podem se formar como resultado de tais ações. É aconselhável retirá-los imediatamente com um pano simples. Não deixe o excedente "para depois", pois será mais difícil retirá-lo, podendo prejudicar o aspecto do acabamento.
- Os rodapés aplicados devem ser deixados no lugar até que a cola aplicada esteja completamente seca. Em seguida, é necessário vedar as áreas de conexão e vãos com selante de silicone. Em vez disso, é permitido colocar um canto especial para o pedestal do teto.
- Se você descobrir os cantos por conta própria, deverá agir da forma mais cuidadosa e ponderada possível, para que, como resultado, todas as juntas fiquem perfeitamente claras e corretas.
PVC
A instalação de um pedestal de teto para painéis de PVC envolve a instalação de uma base de quadro montada com ripas de madeira ou perfis de metal confiáveis. Todos os componentes constituintes da moldura devem ser fixados, mantendo uma distância de cerca de 1 m entre si. Se as paredes da divisão forem bastante planas e corretas, é permitido fixar os perfis com buchas normais. Se as estruturas das paredes estiverem longe do ideal, é preferível utilizar parafusos auto-roscantes, fazendo gaxetas sob a estrutura do pórtico nas áreas das depressões.
As partes mais externas da moldura farão o papel de bases para a fixação dos plintos de forro para painéis de plástico nas juntas dos cantos. A parte predominante dos rodapés de PVC será fixada com parafusos auto-roscantes ou consolas de construção especiais - diferentes artesãos utilizam diferentes fixadores. Recomenda-se decorar cuidadosamente as juntas existentes com inserções especiais, graças às quais se torna possível realizar rapidamente todos os trabalhos de instalação necessários.
Fixar painéis de teto de PVC na parte principal do teto será rápido e fácil. Ranhuras correspondentes são fornecidas em cada um dos rodapés, graças às quais os painéis não se movem para os lados.
Recomendações
Na auto-instalação de rodapés para acabamento de plástico instalados no teto, vale lembrar algumas dicas e truques úteis.
- Escolha cuidadosamente os rodapés adequados para a fixação no teto. Os materiais não devem apenas ter uma aparência atraente, mas também dimensões ideais. Somente produtos de alta qualidade durarão muito tempo e não perderão seu apelo visual.
- O consumível mais popular é o canto interno. Na maioria das vezes, é ela quem está à venda, fazendo reparos em ambientes internos. Para salas com um layout não padronizado, é necessário escolher cantos especiais, uma vez que as peças padrão nessas condições não serão adequadas para a instalação.
- Os rodapés de teto não precisam ser instalados apenas no teto. Eles podem ser usados para complementar materiais de decoração de parede ou cantos internos.
- Não é recomendado comprar materiais de construção e decoração chineses muito baratos. A maioria deles é de baixa qualidade. Durante o trabalho, esses produtos geralmente emitem odores químicos fortes. A atratividade externa de tais molduras permanece por um período muito curto.
- É perfeitamente possível aparar peças de canto sem usar uma caixa de esquadria. Para fazer isso, você precisa se revezar para prender as tiras no teto em ambos os lados e desenhar linhas ao longo delas. No cruzamento haverá uma marca para o corte das tiras.
- Ao instalar molduras de folha de plástico para a base do teto, é muito importante não confundir acidentalmente as laterais dos produtos. Um dos lados tem a forma de uma língua. Serve como área de fixação de lonas plásticas. O outro lado desempenha a função de pressionar o teto acabado.
- Tenha cuidado com os rodapés do teto. Não os dobre muito nem os submeta a fortes esforços mecânicos. É muito fácil e simples quebrar ou danificar tais peças, e depois disso será quase impossível devolvê-las à estética anterior.
- Aplique cola suficiente na base ou nas partes que você está fixando, mas você também não deve exagerar.Se a solução de cola acabar sendo demais, durante a instalação ela sairá de todos os lugares e fluirá, o que acarretará em muitas preocupações desnecessárias.
- Recomenda-se preparar com antecedência todas as ferramentas e acessórios para a instalação dos rodapés e colocá-los em um só lugar para que o comandante tenha tudo à mão.
- Ao instalar o PVC dobrável ou qualquer outro tipo de rodapé, é muito importante agir com cautela e com calma. A pressa excessiva pode levar a muitos problemas e erros, que ainda terão que ser corrigidos mais tarde - e isso é perda de tempo e tempo desnecessários.
- É aconselhável selecionar rodapés que serão combinados com painéis de plástico. Todos os detalhes devem estar em harmonia uns com os outros, sobrepor-se. Caso contrário, a situação pode parecer desarmoniosa e a inconsistência dos materiais imediatamente chamará a atenção.
- Use apenas cola de alta qualidade e de secagem rápida para o trabalho de instalação. A popular solução Moment atende a esses requisitos. Pode ser mais caro do que outras opções, mas será o mais fácil de trabalhar. A cola barata leva muito tempo para secar e não endurece tão bem, o que pode causar muitos problemas.
A instalação de rodapés de plástico no teto é apresentada no vídeo a seguir.
Ótimo artigo. Obrigado. Agora resta cutucar o nariz do mestre, que terminou o canto da parede perto da base de chuveiro com uma faixa de partida: sem perfil de canto, sem rodapé ... Agora flui de todas as fendas.
O comentário foi enviado com sucesso.