Variedades e propriedades de painéis de parede de plástico

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Propriedades e características
  4. Visualizações
  5. Dimensões, forma e decoração
  6. Critérios de escolha
  7. Características das obras de acabamento
  8. Exemplos no interior

Os painéis de plástico são materiais de acabamento versáteis que são ótimos para decoração de paredes. Eles são resistentes à umidade, duráveis ​​e despretensiosos. Muitos consumidores escolhem o plástico para o acabamento dos tetos, uma vez que pode ser não só monocromático, mas também multicolorido e repetitivo em diversos materiais de origem natural.

Peculiaridades

O plástico é um dos materiais mais populares. É utilizado na fabricação de uma ampla variedade de produtos. Não apodrece, não sofre contato com a água e não requer manutenções complexas.

Graças a essas características distintas, o plástico é ideal para a fabricação de materiais de acabamento de alta qualidade. Atualmente, os painéis de plástico são muito populares, pois não são apenas práticos, mas também muito atraentes.

A gama de tais produtos é enorme hoje. Você pode escolher belos revestimentos para todos os gostos, cores e orçamentos. Nas lojas você encontra telas lisas, multicoloridas e com diversos padrões. Devemos também destacar os populares painéis que imitam materiais diversos. Por exemplo, pode ser alvenaria, alvenaria ou madeira.

Os painéis de plástico podem ser instalados em quase qualquer sala. Pode ser não apenas uma sala de estar seca e quente, mas também um banheiro ou cozinha. O principal é escolher uma tela de alta qualidade que dure muito tempo e não perca seu visual atraente.

Painéis de parede de plástico também se distinguem por uma instalação bastante simples - até mesmo um artesão doméstico inexperiente pode lidar com eles.

Esses materiais de acabamento podem ser usados ​​em qualquer interior. Pode ser mobiliário clássico e moderno. Não é recomendável instalar painéis de plástico em um cenário elaborado (barroco, rococó, estilo império) - o plástico se destacará nitidamente de tal conjunto, tornando-o desarmônico.

Vantagens e desvantagens

Os painéis de plástico são materiais de acabamento populares e exigidos. A relevância de tal revestimento é explicada por muitas vantagens.

  • Os painéis de plástico são materiais duráveis. Eles não têm medo de umidade e umidade. Graças a esta qualidade, o acabamento pode ser utilizado com segurança na decoração de uma casa de banho ou cozinha.
  • Painéis de plástico de alta qualidade mantêm sua aparência original por muitos anos.
  • Este tipo de acabamento não requer manutenção complexa e regular. O plástico não acumula poeira e sujeira. Se aparecerem manchas na superfície, não será necessário comprar compostos especiais e caros para removê-las - a maior parte da sujeira dos painéis de plástico pode ser removida com um pano úmido comum.
  • Os painéis de plástico são baratos. É por isso que muitos consumidores escolhem essa opção de acabamento. Custará várias vezes mais barato do que decorar paredes com azulejos ou madeira.
  • Os painéis de parede feitos de plástico podem se orgulhar de boas qualidades de isolamento acústico.
  • A instalação de tais materiais de acabamento é simples e rápida. Pode ser produzido sem o envolvimento de especialistas, o que pode gerar uma economia significativa.
  • Com a ajuda de painéis de PVC, você pode zonear o espaço existente.
  • Esses materiais de acabamento são leves, por isso é fácil e conveniente trabalhar com eles.
  • O plástico é um material muito fácil de processar. Devido a essa qualidade, esses revestimentos são representados por um sortimento bastante rico. Para decorar uma sala, você pode escolher telas com absolutamente quaisquer imagens e cores.
  • O plástico é um material seguro. Mesmo em altas temperaturas, não emite substâncias perigosas ou nocivas. Porém, ao comprar painéis, deve-se solicitar ao vendedor um certificado de qualidade e certificar-se de que não existem compostos tóxicos no plástico, pois tais componentes ainda podem estar contidos em material de baixa qualidade.
  • Você pode instalar materiais de acabamento não só em apartamentos na cidade, mas também em casas particulares. Além disso, eles são adequados para instalação em espaços confinados.
  • Com a ajuda desse material, muitos defeitos no piso podem ser ocultados: rachaduras, quedas, buracos, depressões e outras falhas.
  • Várias comunicações, como fiação elétrica, podem ser escondidas atrás de painéis de plástico.

Apesar da grande lista de qualidades positivas, os painéis de parede de plástico também têm seus pontos fracos.

  • O material é altamente inflamável. Em caso de incêndio, este produto arde muito intensamente e emite um fumo sufocante na divisão.
  • Em uma sala com acabamento em plástico, um cheiro químico característico pode persistir por muito tempo. Mas aqui é importante notar que muitos proprietários não notaram tal defeito.
  • Painéis de plástico não toleram temperaturas extremas. Nessas condições, eles podem sofrer deformação.
  • O plástico em si não é o material mais confiável e durável. Painéis feitos de tais matérias-primas podem quebrar por impacto acidental ou estresse severo.
  • Esses produtos não são materiais de acabamento respiráveis. Eles evitam o movimento do ar pelas paredes e isso é simplesmente necessário para uma ventilação de alta qualidade. Por este motivo, os especialistas não recomendam a instalação de tais revestimentos em quartos de crianças.
  • Os vazios que estão presentes nos painéis de plástico podem ser um lar para insetos. Este problema é especialmente relevante para as regiões do sul do país.
  • Antes de instalar o material de revestimento, é necessário preparar cuidadosamente os pisos. Muitos mestres consideram esse fato uma desvantagem, pois leva muito tempo.

Propriedades e características

Painéis de plástico ou PVC são produtos feitos de cloreto de polivinila - um material orgânico, que contém 3 componentes principais.

  • cloro (porcentagem de seu conteúdo - 75%);
  • carbono (42%);
  • hidrogênio e várias impurezas (1%).

Anteriormente, uma pequena quantidade de chumbo era adicionada à matéria-prima - ela desempenhava o papel de um estabilizador de material. Atualmente, o zinco e o cálcio são usados ​​em proporções iguais ao invés do chumbo.

A vida útil dos painéis de parede de plástico em nosso clima é de cerca de 10 anos.

Os fabricantes modernos produzem lonas com várias faixas de temperatura de operação. Por exemplo, alguns tipos de painéis podem ser usados ​​em temperaturas de -30 a +80 graus.

Várias imagens e impressões são aplicadas a painéis de plástico usando impressão de fotos. Normalmente, esses complementos são duráveis ​​e duráveis. Eles podem resistir à luz solar agressiva sem problemas e não desbotam sob sua influência.

Freqüentemente, durante o processo de produção, os painéis de plástico são tratados com um revestimento protetor de laca. Torna o material mais resistente ao desgaste e não sujeito à abrasão. Além disso, os itens lacados são muito mais difíceis de arranhar. Eles são muito fáceis de limpar da sujeira.

Painéis de parede de plástico podem ser usados ​​exclusivamente para decoração de interiores.Eles devem estar em uma sala que não seja exposta a mudanças bruscas de temperatura durante o dia.

Materiais semelhantes podem ser usados ​​para decorar uma loggia ou varanda, uma vez que tais produtos são resistentes ao gelo.

A resistência dos painéis de plástico depende diretamente da porcentagem de cloreto de polivinila neles. Os revestimentos de parede são mais duráveis ​​do que os revestimentos de teto. Via de regra, eles têm cerca de 8 mm de espessura. Esse material não é flexível - é bastante rígido e não foi projetado para dobra, mas é mais resistente ao estresse mecânico.

Além disso, o número de nervuras afeta as propriedades de resistência dos painéis. Deve-se ter em mente que esses elementos não devem ser visíveis pela parte frontal.

Visualizações

Nas lojas você pode encontrar painéis de parede de PVC de diversos tipos.

  • Forro de vinil. Esses revestimentos de parede são os mais comuns e procurados. Eles são muito procurados e podem ser encontrados em quase todas as lojas que vendem materiais de acabamento.
  • Forro de PVC é uma folha retangular. Seu comprimento é de 3-12 cm, largura - 0,1-0,5 m, espessura - 8-12 mm. Esses revestimentos de parede podem ser usados ​​para quase todos os trabalhos. O forro branco é mais frequentemente encontrado nas lojas, outras cores são muito raras.
  • Lençóis. O segundo mais popular são as folhas de plástico. Esses materiais são mais impressionantes em tamanho. As medidas exatas de comprimento, largura e espessura dependem do fabricante que produziu este material. O bom das folhas de plástico é que não há costuras de junção. A instalação de tais revestimentos pode ser realizada diretamente na superfície do piso.

Algumas das mais comuns são as folhas de plástico, cuja superfície imita a alvenaria de azulejos. Esses revestimentos são freqüentemente usados ​​na decoração de paredes em um banheiro ou em um avental na cozinha.

  • Painéis em sanduíche. Painéis sanduíche de alta qualidade feitos de cloreto de polivinila podem se orgulhar de uma demanda invejável hoje. Esses materiais têm uma bela aparência. Com a ajuda dessa decoração, você pode transformar o ambiente de forma irreconhecível.
  • Afinar. A maioria dos painéis de plástico consiste em duas camadas, conectadas por jumpers. Esses materiais têm muitas vantagens, mas a principal desvantagem é a baixa resistência: se você bater ou pressionar com força em sua superfície, esses produtos podem sofrer sérios danos. Na maioria das vezes, é por isso que os consumidores se recusam a comprar esses revestimentos. Os fabricantes decidiram remediar esta situação lançando no mercado telas de plástico finas. Eles não têm células e podem ter até 3 mm de espessura. Esses materiais são uma fina camada de plástico com um padrão aplicado a ela. Painéis finos de PVC são facilmente fixados nas paredes - eles só precisam ser colados no teto.

É possível utilizar tais materiais mesmo em ambientes pequenos, pois não “ocupam” centímetros extras de espaço livre.

  • Envernizado. Nestes tipos de painéis de PVC, desenhos e ornamentos são aplicados por transferência térmica e impressão offset. Para tornar as imagens mais resistentes ao desgaste e duráveis, elas são cobertas com uma camada adicional de verniz. Ele protege as impressões no painel contra desbotamento e rachaduras. Depois de transferir a imagem, a textura de tal folha de plástico pode ser fosca, de preferência lisa e sedosa ou brilhante.
  • Laminado. Esses tipos de produtos são os mais comuns. Um filme decorativo é aplicado a eles, que imita efetivamente vários materiais - pedra, madeira, granito, tijolo e outras superfícies. Além de imitar uma variedade de materiais, os painéis laminados podem ser decorados com belos padrões e estampas. Esses produtos são duráveis ​​e resistentes à abrasão.
  • Com efeito 3D. Se você precisa de acabamentos mais originais, dê uma olhada mais de perto nos espetaculares painéis de plástico com impressão de fotos 3D. Na superfície de tais materiais, pode haver uma imitação de moldagem de estuque de gesso, azulejos, composições naturais e ornamentos diversos. Esses produtos são mais caros, mas parecem interessantes e novos.

Dimensões, forma e decoração

Os painéis de parede de plástico estão disponíveis em diferentes comprimentos, larguras e espessuras.

  • o forro de vinil tem forma retangular: comprimento - 3-12 m, largura - 0,1-0,5 me espessura - 8-12 mm;
  • as folhas de plástico são maiores e mais largas: o comprimento é de 1,5 a 4 m, a largura de até 2 m, a espessura de até 3 cm;
  • o comprimento dos painéis sanduíche é na maioria das vezes 3 m, largura - de 0,9 a 1,5 m, espessura - 10-30 cm.

Como regra, os painéis de plástico são quadrados e retangulares, menos frequentemente peças em forma de diamante. Nas lojas, também é possível encontrar telas com bordas em relevo - na maioria das vezes, dessa forma as chapas de parede são feitas que imitam a alvenaria ou a alvenaria, em que os elementos individuais se destacam um pouco mais que os outros.

Painéis de parede de plástico vêm em vários designs. Por exemplo, ladrilhos de PVC espelhados em uma base autoadesiva têm uma aparência bonita e organizada. Esses materiais são uma boa alternativa aos ladrilhos de vidro com superfície reflexiva - em primeiro lugar, são muito mais baratos e, em segundo lugar, não são tão frágeis.

Também hoje, os painéis em relevo com efeito 3D são muito populares. e belos revestimentos perfurados. Essas telas não parecem simples e baratas, porque com a ajuda delas você pode dar ao interior um charme especial e enfatizar seu estilo.

As telas, decoradas com serigrafia, apresentam uma aparência atraente. Estes painéis, de cor calma e neutra, são perfeitos para decorar quartos e salas aconchegantes.

Além disso, os painéis de plástico podem ser pintados em uma ampla variedade de cores.

Hoje, os mais populares e relevantes são:

  • Branco;
  • bege;
  • pêssego;
  • creme;
  • Rosa pálido;
  • chocolate light;
  • tons de caramelo.

Esses revestimentos se encaixam facilmente na maioria dos interiores, pois têm uma cor neutra e clássica. Além disso, com a ajuda de painéis de luz, é possível expandir visualmente o espaço, tornando-o arejado.

É claro que nas lojas você também pode encontrar painéis de PVC mais brilhantes e saturados em cores vibrantes. Telas incomuns com superfícies, cuja cor imita bronze, ouro e prata, são muito procuradas hoje. Eles têm belos brilhos que cintilam espetacularmente sob os raios do sol.

Freqüentemente, um painel de plástico combina várias cores e tonalidades diferentes ao mesmo tempo. Por exemplo, pode ser uma tela branca simples decorada com padrões pretos contrastantes ou um painel rosa brilhante com ornamentos de pêssego mais delicados.

    Além disso, os painéis de parede de PVC estão disponíveis em diferentes texturas:

    • fosco;
    • lustroso;
    • suave;
    • rude.

    Critérios de escolha

    Hoje, nas lojas que vendem materiais de acabamento, é possível encontrar painéis plásticos de parede com várias modificações. Encontrar os revestimentos perfeitos é bastante difícil devido à rica variedade de tais produtos.

    Abaixo estão os critérios para a escolha de painéis de parede de plástico.

    • Area de aplicação. Todos os painéis de plástico são divididos em painéis de teto e parede. Exteriormente, esses materiais são equivalentes, mas as segundas opções são consideradas mais duráveis ​​e confiáveis. Não vale a pena comprar chapas de forro para acabamento de pisos se forem bem mais baratas.
    • Tamanhos dos painéis. Para paredes grandes, geralmente são adquiridos painéis apropriados, e para paredes pequenas, painéis em miniatura, por exemplo, forro de vinil. Antes de ir para a loja, é recomendável medir todos os substratos que precisam ser acabados com plástico.
    • Resistência à temperatura. Os especialistas recomendam a compra de painéis de PVC mais resistentes ao desgaste e resistentes a temperaturas extremas. Este critério é especialmente importante se você planeja decorar uma varanda ou loggia com esses materiais.
    • Projeto. Os painéis de plástico devem se encaixar perfeitamente no ambiente para o qual foram adquiridos.
    • Segurança ambiental. Na compra de painéis plásticos, é imprescindível solicitar um certificado de qualidade do produto. Deve ser examinado cuidadosamente. O plástico não deve conter produtos químicos perigosos.
    • Qualidade do produto. Antes de comprar, certifique-se de que os painéis de plástico estão sãos e salvos. Se houver danos, lascas ou arranhões na superfície do acabamento, é melhor recusar a compra de tais revestimentos.
    • Fabricante. Não se deve procurar painéis de PVC muito baratos, pois esses materiais de acabamento já têm um custo acessível. Você precisa comprar produtos de marca - pois são de excelente qualidade.

    Características das obras de acabamento

    Painéis de parede de plástico são um material não caprichoso que pode ser instalado com suas próprias mãos.

    Abaixo estão algumas das características relacionadas a esse trabalho de acabamento.

    • Antes de instalar o plástico, é necessário preparar os pisos. Eles precisam ser removidos de revestimentos antigos, ocultar todas as rachaduras, nivelar as gotas e revestir a base com um composto antifúngico. Se estiver prevista a instalação de painéis plásticos na moldura, então esta etapa de trabalho é opcional.
    • Então você precisa marcar as paredes. Instale a caixa com um nível para evitar distorções. A linha inferior das ripas deve estar 1-2 cm acima do chão. Neste ponto, você precisa fazer uma marca com um lápis e, em seguida, desenhar uma linha horizontal ao longo de todo o perímetro.
    • Uma linha semelhante é desenhada sob o teto se for decidido embainhar o chão em toda a altura.
    • Depois disso, você precisa medir 48-50 cm da linha inferior e colocar um farol - isso deve ser feito no topo.
    • Os painéis devem ser fixados perpendicularmente ao ripado, portanto as estruturas horizontais são embainhadas verticalmente e vice-versa.
    • Depois que as marcações forem concluídas, você pode montar a caixa. Para isso, são adequadas ripas de madeira ou guias de metal.
    • Para trilhos de metal, você precisa comprar adicionalmente fixadores - tais elementos são fixados na base com parafusos auto-roscantes em buchas.
    • As esquadrias de madeira devem ser tratadas com compostos anti-sépticos antes da colocação do plástico.
    • Depois de instalar o quadro, você pode prosseguir com a instalação dos painéis. A primeira parte deve ser fixada no canto mais afastado da entrada. Se necessário, o painel é aparado com uma serra - um espinho pendente é cortado.
    • Em seguida, com o lado cortado, deve ser inserido no perfil de canto e, em seguida, instalado no elemento superior e inferior. Depois disso, o painel de plástico deve ser inserido na ranhura até parar. Você pode verificar a uniformidade da instalação usando um nível e, em seguida, prosseguir para as etapas seguintes.
    • Depois de anexar a plataforma de lançamento, você pode montar o segundo elemento. Ele é encaixado com o primeiro e fixado com segurança. As ações devem ser repetidas até que todos os painéis estejam dispostos no quadro.

    A instalação dos painéis de PVC pode ser feita sem moldura. Para fazer isso, use parafusos auto-roscantes ou um adesivo especial (por exemplo, pregos líquidos).

    Esses métodos de montagem não podem ser chamados de universais:

    • com tal instalação, o material de acabamento pode sofrer deformação;
    • se necessário, será difícil substituir um elemento individual.

    Com um método de instalação sem moldura, os pisos devem ser cuidadosamente preparados.

    É imprescindível eliminar quaisquer defeitos, danos, fissuras e irregularidades, caso contrário os painéis de plástico não aderirão com segurança às paredes. Além disso, eles podem acentuar sua curvatura.

    Para fixar os painéis plásticos, é necessário selecionar cola transparente, da qual não sairão listras. Além disso, deve ser resistente à umidade, especialmente se for planejado para ser instalado em uma cozinha ou banheiro. O adesivo deve ser aplicado ao substrato em um padrão quadriculado em gotas grandes. Para esse tipo de trabalho, é recomendável comprar cola de secagem rápida. Depois de colocado sobre ele, o plástico se fixará de forma rápida e eficiente.

    Exemplos no interior

    Os materiais de revestimento de plástico têm aparência orgânica em diferentes cômodos: corredor, sala de estar, banheiro ou cozinha. O local de instalação de tais revestimentos depende apenas das preferências pessoais dos proprietários.

    Hoje, os painéis 3D de plástico originais são muito populares. As paredes acentuadas podem ser decoradas com esses revestimentos. Por exemplo, pode ser um teto na sala com uma TV instalada ou uma divisória em frente à qual há uma mesa de jantar com cadeiras na cozinha.

    Painéis de plástico parecem harmoniosos no corredor ou corredor. Na maioria das vezes, revestimentos que imitam pedra e madeira são instalados aqui - contra esse fundo, quase todos os modelos de portas de entrada e interiores têm aparência orgânica.

    Também nessas condições, você pode usar uma combinação de painéis de plástico para uma pedra ou tijolo e papel de parede. Recomenda-se o uso de revestimentos mais leves no corredor e no corredor, caso contrário, essas salas podem parecer muito apertadas e "opressivas".

    Para a casa de banho, os painéis de plástico para ladrilhos ou telas vazadas são perfeitos. Com a ajuda de tais materiais de acabamento, você pode dar a essas salas uma aparência arejada e harmoniosa. Você pode instalar painéis de PVC em uma variedade de cores no banheiro. Por exemplo, a técnica branca se destacará contra o fundo de materiais de acabamento lacados pretos. Paredes nesse sentido podem ser complementadas com mais espelhos para fazer o espaço parecer mais espaçoso e brilhante.

    Se for preciso deixar o banheiro mais leve e positivo, vale a pena escolher revestimentos de PVC que imitam azulejos em tons delicados. Por exemplo, tintas roxas claras decoradas com imagens de flores roxas ficarão harmoniosas em um banheiro com piso rosa claro, armários de madeira e box alto com divisórias de vidro.

      Com painéis de pedra de PVC, você pode colocar a parede atrás da área de estar na sala de estar. A tonalidade deste acabamento deve coincidir com a cor do restante dos pisos e móveis. Por exemplo, em um corredor com tetos brancos ou cor de limão fosco, bem como um sofá de couro bege, os painéis sob uma pedra cor de areia parecerão orgânicos.

      Na cozinha, você pode decorar um avental com painéis de plástico. Por exemplo, em uma sala branca como a neve com um conjunto em preto e branco, uma tela com imagens de colheitas e utensílios de cozinha, feitos em tons de marrom, ficará espetacular.

      Para obter instruções sobre a instalação de painéis de plástico, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário