Decoração de teto faça você mesmo com painéis de plástico
É difícil superestimar a importância do plástico na vida de uma pessoa moderna. Este material penetrou em várias esferas da vida humana e, na construção e decoração, é usado em qualquer lugar.
Uma das formas elegantes e práticas de acabamento do teto é feito de painéis de PVC. Um especialista com pouca experiência em reparos ou mesmo um iniciante poderá coletá-los.
Em nosso artigo, falaremos sobre como construir um teto com painéis por conta própria e economizar nos salários dos finalistas, cujos serviços não são baratos.
Escolha e diferença da parede
Os painéis de PVC do teto consistem em duas folhas de plástico, que são fixadas com reforços especiais. Uma grande tira de fixação corre ao longo do comprimento da folha de um lado e uma pequena tira de fixação do lado oposto. O grande é usado para fixar a folha de PVC à moldura, e o pequeno é usado para colar as folhas umas às outras.
Todas as peças possuem um espigão na lateral, o que contribui para uma maior resistência estrutural. Os fabricantes de painéis de teto garantem que o produto durará 10 anos.
Os painéis de teto são convencionalmente divididos em vários tipos.
Pelo tipo de conexão, existem:
- sutura - após a instalação, há uma junta visível entre as partes individuais;
- sem costura - as juntas permanecem invisíveis para a visão externa.
Vários tipos são diferenciados dependendo do esquema de cores.
- Os painéis sólidos são simples, mas práticos e resistentes aos raios ultravioleta. Eles não mudam de tonalidade durante todo o período de operação.
- Lacado - a superfície desses painéis é tratada com uma camada brilhante de verniz, que fortalece o painel e também lhe confere uma aparência decorativa elegante. As desvantagens de tais modelos incluem o aparecimento de riscos com impacto físico mínimo.
- Com um padrão - um padrão é aplicado na parte externa do produto. Esses painéis são feitos de um plástico mais macio, por isso seu preço é mais baixo, mas a vida útil também é menor.
- Laminados - os painéis imitam a madeira natural e a pedra, são extremamente sensíveis aos raios solares, sob a influência dos raios ultravioleta começam a rachar e a perder as suas propriedades de consumo.
Os painéis de plástico apresentam várias vantagens em relação a outros materiais de acabamento.
- duram mais do que os materiais de origem natural;
- proteger o teto com segurança dos efeitos adversos de fatores externos;
- o material é fácil de usar, dividido em folha, prato e rack. são fáceis de cuidar e podem ser ligados por baixo (por exemplo, o gesso não permite a instalação de fios).
Os painéis podem ser de diferentes tamanhos padrão. O comprimento das placas do teto é 270, 300, 400 e 600 cm. E a largura varia de 10 a 25 cm. Painéis longos são mais frequentemente usados em salas espaçosas (compartimentos industriais, garagens), e os mais curtos são amplamente utilizados na reparação de edifícios residenciais e apartamentos. ...
De acordo com sua forma, os painéis subdividem-se em folha, laje e rack.
- Os painéis de chapa, via de regra, são grandes, fixam-se ao tecto com pequenos pregos e os vãos são esfregados com selantes especiais.
- Os painéis de azulejos em seu design se assemelham a azulejos comuns, são pequenos em tamanho, diferem em estética e facilidade de uso.
- Os materiais do rack parecem forros e são montados da mesma forma, usando suportes de construção especiais.
Os painéis de teto diferem das contrapartes de parede. Os de parede são muito mais pesados e duráveis, pois devem suportar tensões adicionais (prateleiras / móveis / outros elementos decorativos). As lajes de forro, por outro lado, são finas e frágeis. São leves, o que facilita muito a sua instalação e fixação ao teto. Ao mesmo tempo, é mais fácil danificá-los, mas isso não pode ser considerado uma desvantagem - o teto tem um impacto físico mínimo, portanto, simplesmente não há necessidade de os painéis terem uma estrutura densa.
Prós e contras do material
O principal material para a produção de painéis de teto é o cloreto de polivinila, é um material muito durável com uma série de vantagens inegáveis.
- tem um custo baixo - qualquer russo médio pode pagar um elegante revestimento de PVC;
- é versátil - é usado em salas de qualquer tipo, estilo e finalidade;
- higroscopicidade - o plástico não absorve água, apresenta resistência aos efeitos adversos do meio externo, não deforma e não cede sob a influência de umidade e temperaturas extremas;
- o material é resistente a impactos e ao desgaste - não está sujeito a danos devido a impactos de média e baixa força, mas, é claro, se você acertar tal revestimento com um machado com toda a sua força, ele vai quebrar, mas o material é protegido de forma confiável contra pequenos arranhões e lascas;
- a longa vida útil do plástico é bem conhecida - se o produto for de boa qualidade, então a coisa mais desagradável que pode esperar o proprietário de um teto de plástico com o tempo é uma mudança insignificante na cor, e mesmo assim apenas nos casos em que está sob constante exposição ao sol;
- Os painéis de PVC são resistentes a compostos ácido-base agressivos, podem ser facilmente lavados com qualquer agente de limpeza;
- o material é caracterizado por um bom isolamento acústico e é uma excelente escolha para quem gosta de sossego;
- Os painéis de PVC não têm medo de inundações - se os vizinhos o inundarem inesperadamente, os painéis podem ser facilmente removidos, secos e pendurados;
- se um dos painéis perder o brilho original ou quebrar, é fácil e simples de substituir, tal reparo não requer a substituição de todo o forro.
No entanto, o material não está isento de desvantagens. Em particular, o teto não pode ser instalado em ambientes onde a temperatura do ar é constantemente elevada. Nessas condições, o revestimento se deforma rapidamente, não há como consertá-lo. O plástico, especialmente se for de má qualidade, pode liberar substâncias nocivas e tóxicas. É por isso que você deve abandonar seu uso em quartos e salas de crianças.
Materiais de construção de alta qualidade devem, a priori, ser combustíveis. Na prática, infelizmente, as coisas são diferentes e, então, a tragédia não pode ser evitada. Para evitar que isso aconteça, você só deve comprar produtos de fabricantes confiáveis.
Cálculo, ferramentas e acessórios
Como já mencionado, a espessura dos painéis de teto modernos varia de 5 a 10 mm, a largura é de 250-500 mm e o comprimento varia de 2700 a 3000 mm.
Para calcular o número de painéis necessários, deve-se calcular a área de cada painel, para isso seu comprimento é multiplicado pela largura. Em seguida, você deve fazer cálculos semelhantes e calcular a área do teto. Tudo é simples aqui: a área do teto deve ser dividida pela área de um painel e, em seguida, adicionar 15-20% na reserva. Se, como resultado dos cálculos, for obtido um número fracionário, é melhor arredondá-lo.
É igualmente importante calcular corretamente o número necessário de trilhos e perfis metálicos. Para isso, pode-se traçar um diagrama: traçar uma planta de forro reduzida, traçar linhas longitudinais, estabelecendo uma distância de 500-600 mm entre elas - é assim que se obtém a quantidade de material necessário.Pois bem, o número de parafusos é calculado com base no número de perfis e no passo de fixação padrão de fixadores de 30 cm.
Em cada cálculo, você precisa adicionar uma margem. Como mostra a prática, pessoas com pouca experiência de trabalho geralmente precisam comprar componentes adicionais necessários para o acabamento.
Preparação
Ao realizar os trabalhos preparatórios antes do acabamento do forro, não basta calcular a quantidade de materiais necessários. Vale a pena dar atenção especial à presença de trincas, cavacos e outros defeitos superficiais.
A seguir está uma lista completa de ferramentas com as quais você pode precisar trabalhar.
- Será necessário um perfurador ao instalar a estrutura.
- A chave de fenda é usada para prender painéis a vigas ou perfis de metal. Em princípio, um perfurador pode ser usado para esse propósito, mas é muito pesado, então será difícil para um iniciante sem experiência de trabalho lidar com ele.
- Um grampeador de construção é necessário se os painéis do teto forem fixados com suportes.
- O nível é usado para melhorar a precisão da marcação.
- Marcador - para várias marcações.
- Roleta.
- Serra circular ou serra vertical - será necessária na fase de instalação da moldura para corte dos elementos do perfil.
- Escada. Como deve funcionar em altura, portanto, é necessário um fulcro. Na ausência de uma escada, você pode usar uma mesa normal, mas uma ferramenta profissional ainda é mais segura e confiável.
- Macete de borracha - usado para ajustar painéis de PVC.
- Cantos.
Se você planeja projetar elementos decorativos, deve adquirir uma moldura.
Após todos os cálculos necessários terem sido feitos e as ferramentas adquiridas, você pode prosseguir diretamente com a preparação da superfície e o acabamento.
Para fazer isso, faça o seguinte:
- o revestimento antigo é removido;
- todo o equipamento de iluminação e elétrico é desmontado;
- o teto está limpo de poeira e sujeira.
Depois disso, você deve bater na superfície do teto com um martelo - isso permitirá que você detecte defeitos que devem ser corrigidos antes de iniciar o trabalho.
A preparação é finalizada com a aplicação de um primer. Depois que a superfície secar, comece a instalar o teto diretamente.
Opções de montagem
Todo o trabalho de acabamento do teto com painéis de PVC pode ser realizado de forma fácil e simples, mesmo por um não profissional. No entanto, você deve conhecer as nuances básicas dos vários métodos de instalação.
Como regra, os painéis são fixados sem moldura ou por meio de uma moldura articulada.
Torneamento
Uma das formas de montar os painéis é fixá-los na moldura. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de superfícies irregulares. A base da estrutura é o torneamento. Trata-se de um dispositivo que permite uma instalação de alta qualidade em ambientes de qualquer tipo (com alto índice de umidade, sem aquecimento, etc.). Para instalar a moldura, não é necessário o envolvimento de especialistas, todo o trabalho pode ser feito manualmente.
Para a fixação do torneamento deve-se utilizar uma viga de madeira, tiras de plástico ou perfis metálicos.
A escolha do material depende de:
- a altura das irregularidades na superfície do teto;
- nível de umidade interna;
- experiência do mestre com materiais de diferentes tipos.
Tornos plásticos são fáceis de instalar. Pode ser utilizado em ambientes com qualquer nível de umidade, além disso, o plástico é um material barato, o que também é um diferencial desse engradado. Como os elementos da moldura de PVC são finos, esses tetos podem ser colados em salas com tetos baixos. Neste caso, a altura diminuirá ligeiramente.
No entanto, nas prateleiras, perfis de plástico para torneamento são raros. Encontrá-los no mercado livre é bastante problemático. As desvantagens da sobreposição incluem a possibilidade de usá-lo apenas em superfícies planas. Se os defeitos na base forem superiores a 5 mm, não será possível obter uma cobertura perfeita.
As ripas de metal e madeira são mais populares devido à sua acessibilidade, durabilidade e resistência às condições climáticas adversas. Esses materiais há muito se estabeleceram como os mais adequados para a produção de revestimentos de forros e posterior fixação de placas de forro.
Moldura suspensa
Acabamento de alta qualidade do teto com painéis é uma questão simples, mas exige muito cuidado e meticulosidade.
Estruturas de pórticos são utilizadas em ambientes com alto índice de umidade, bem como em ambientes mal aquecidos. Caso contrário, o revestimento se deformará rapidamente e, com o tempo, se tornará inutilizável e simplesmente desaparecerá.
A moldura é uma caixa fixada com um passo standard de 40 cm, sendo os painéis aparafusados directamente à moldura suspensa. Você pode embainhá-los com pregos ou parafusos auto-roscantes.
Não é necessário cortar os painéis com antecedência, isso pode levar a surpresas desagradáveis e danos desnecessários ao material. É mais conveniente cortar as lajes de fato, aplicando-as na caixa e fixando os limites do elemento requerido.
Por último, mas não menos importante, é necessário encaixar os painéis e decorar as juntas, para isso são utilizados rodapés e bordas de isopor, os quais são instalados com pregos líquidos.
Como podem ver, não há dificuldade em fixar os painéis ao tecto, até um amador em decoração pode dar conta do trabalho.
Maneira sem moldura
Uma maneira mais fácil de instalar placas de forro é considerada um método sem moldura. Além dos materiais acima, neste caso, você precisará de cola, na qual serão fixadas as placas do teto.
Recomendações para realizar esse trabalho:
- a superfície a ser tratada é limpa de poeira e sujeira, e então preparada e coberta com um adesivo (é melhor usar uma espátula dentada);
- no verso do painel, a cola deve ser aplicada em tiras ou em pontos;
- o painel deve ser fixado ao teto com força por alguns segundos;
- após cessar a pressão, o painel pode ser liberado e sua localização corrigida.
Este método tem uma desvantagem significativa - não permite costurar holofotes, faixas de LED e outros elementos de luz, portanto, por exemplo, um teto de dois níveis não será eficaz o suficiente. Por isso, antes mesmo de começar a trabalhar, você deve pensar em uma forma de fortalecer os painéis para não se arrepender das oportunidades perdidas no futuro.
Fabricantes
Venta É uma empresa belga, líder no mercado da construção. Painéis com uma grande variedade de parâmetros técnicos e designs são produzidos sob esta marca. Mais recentemente, a empresa dominou a produção de painéis impressos digitais.
Forte - um fabricante italiano de renome mundial. Produz e vende com sucesso seus produtos no mercado desde 1969. O sucesso da empresa deve-se à introdução das tecnologias mais avançadas, à melhoria contínua da gestão da organização e ao controle rígido dos sistemas de qualidade. A empresa pretende colocar no mercado uma vasta gama de produtos que lhe permitam implementar todas as ideias de design para a sua casa.
Fabrica russa "Planet Plastic" de Moscou apresenta seus produtos no mercado interno desde 2001. Toda a produção é baseada na utilização de materiais importados e é realizada em equipamentos estrangeiros. A empresa oferece aos seus clientes mais de 150 tipos de painéis.
Outro fabricante - Ural-Plast de Magnitogorsk. As unidades de produção da empresa também trabalham com equipamentos importados, a amplitude do sortimento aqui é formada por designs elegantes, originais e verdadeiramente exclusivos.
Fabricante "AnV-plast" de Krasnodar fez seu nome em 2001 e em pouco tempo obteve sucesso em sua indústria.A empresa segue o princípio de apoiar um fabricante nacional, portanto, todas as matérias-primas para a fabricação de placas de PVC são adquiridas apenas de empresas russas, o que reduz significativamente o custo de produção e disponibiliza para a maioria dos compatriotas.
Para instalação de painéis de plástico no teto, veja o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.