Como fixar painéis de PVC na parede?
Os painéis de PVC são um material de acabamento popular que é durável, prático e acessível. Esses revestimentos podem ser usados para revestimento de parede e decoração de teto. Os painéis de plástico são instalados de forma simples e rápida. É perfeitamente possível lidar com esse tipo de trabalho sozinho. Hoje falaremos com mais detalhes sobre como fixar painéis de PVC em paredes.
Vantagens e desvantagens
Os painéis de plástico são um revestimento de parede popular e comum. Eles podem ser encontrados em muitas lojas especializadas em materiais de decoração.
Lâminas largas e forros de plástico são muito procurados, pois possuem muitas qualidades positivas.
- Em primeiro lugar, deve-se observar a durabilidade de tais materiais de acabamento. Em nosso clima, sua vida útil pode ser superior a 20 anos.
- Esses materiais são duráveis. Eles não têm medo de umidade e umidade. Além disso, não estão sujeitos ao apodrecimento, como, por exemplo, a madeira natural.
- Os painéis de plástico não requerem manutenção complexa e regular. Poeira e sujeira não se acumulam em sua superfície. Se o acabamento estiver sujo, ele deve ser limpo com um pano úmido comum.
- Os painéis de PVC têm propriedades de isolamento acústico, por isso são perfeitos para revestimento de paredes.
- Usando painéis de plástico, você pode dividir o espaço em zonas funcionais.
- Os painéis de plástico são materiais leves que os tornam fáceis de trabalhar. Todos os processos podem ser tratados sem o envolvimento de assistentes.
- O plástico é um material muito maleável - ele se presta a vários tipos de processamento sem problemas. Por isso, nas lojas você encontra painéis de PVC que possuem uma variedade de cores, texturas, estampas e enfeites.
- Esses materiais de acabamento podem ser usados em uma ampla variedade de estilos de interiores. A única exceção podem ser os conjuntos pretensiosos e pomposos, nos quais elementos extremamente caros e naturais devem estar presentes.
- Você pode instalar telas de plástico tanto em um apartamento na cidade quanto em uma casa particular.
- Várias comunicações, como fiação elétrica, podem ser ocultadas atrás dos painéis.
- É perfeitamente possível instalar painéis de PVC nas paredes com as próprias mãos, uma vez que este processo não é difícil e inacessível. Para fazer isso, você não precisa estocar ferramentas caras.
Obviamente, os painéis de parede de PVC não são materiais de acabamento ideais. Eles também têm suas próprias fraquezas.
Vamos considerá-los com mais detalhes.
- Os painéis de PVC são inflamáveis. Em caso de incêndio, esses materiais queimam fortemente, espalhando fumaça sufocante no ambiente.
- Muitos consumidores notam que após a instalação dos painéis de plástico, um odor químico desagradável permanece na sala por um longo tempo, que não pode ser eliminado pela ventilação normal. Claro, neste caso, muito depende da qualidade do plástico comprado.
- Os painéis de PVC não podem ser chamados de materiais de acabamento "respiráveis". Eles não permitem que o ar passe pelo teto, e isso é muito importante para a ventilação suficiente no ambiente.
- Painéis de plástico têm espaços vazios nos quais vários insetos e parasitas são freqüentemente encontrados.
- As folhas de PVC são materiais frágeis.Eles quebram quando são atingidos com força. Dificilmente será possível livrar-se dessas deformações mais tarde - o material terá que ser trocado.
Conhecendo todas as vantagens e desvantagens dos painéis de PVC, será mais fácil trabalhar com eles. Você poderá evitar muitos erros durante o processo de instalação.
Critérios de escolha
As folhas de PVC produzidas por vários fabricantes têm propriedades e características de desempenho diferentes. Ao comprar um material adequado, é preciso estar atento à sua qualidade - este é o principal critério no qual você deve confiar.
Os especialistas não recomendam a compra de painéis de plástico.
- há danos (mesmo pouco perceptíveis) em seus reforços ou estão completamente deformados;
- costelas endurecidas se projetam demais;
- se as linhas do desenho na metade frontal estiverem mal expressas e também houver manchas nas bordas;
- arranhões e outros danos menores são visíveis na superfície dos painéis;
- as lamelas do mesmo conjunto diferem umas das outras em tom e brilho (esse acabamento parecerá desarmonioso e ridículo nas paredes);
- os painéis de um mesmo conjunto têm tamanhos diferentes (neste caso, a tecnologia de instalação dos acabamentos será visivelmente complicada, uma vez que elementos de tamanhos diferentes não serão fixados de forma eficiente).
Preste atenção na camada decorativa dos painéis. Quaisquer desenhos, impressões e tintas não devem ser desbotados e muito opacos. Esses recursos podem indicar material de baixa qualidade. Esses revestimentos perderão rapidamente sua aparência original.
Atualmente, existem painéis de PVC chineses e europeus nas lojas. Os produtos europeus são considerados de qualidade superior.
Ao escolher um material adequado, você precisa estar atento à sua densidade. Depende deste parâmetro o quão durável e resistente ao desgaste é o painel. Este indicador é influenciado pelo número de arestas rígidas localizadas na parte interna das chapas.
Os indicadores ideais são:
- espessura da face frontal - 2-1,5 mm;
- o número de reforços - 20-30;
- o peso total da peça é de 2-1,7 kg / m2.
Para garantir a confiabilidade e resistência do material, você deve pressioná-lo com o dedo. A parte frontal do painel deve dobrar ligeiramente sob pressão e, em seguida, retornar rapidamente ao seu estado original. Se a lamela estiver fortemente deformada, isso indica que ela contém uma grande quantidade de giz - esses materiais não duram muito e são muito frágeis.
Estágio preparatório
Se você decidir instalar painéis de PVC por conta própria, deve aderir a um plano de trabalho específico. Se você fizer tudo certo em todas as etapas, o resultado não o decepcionará.
Primeiro você precisa preparar a base da parede para o futuro revestimento de plástico. Este trabalho é especialmente importante se você planeja prender painéis de PVC sem moldura.
Algoritmo de trabalho.
- Primeiro você precisa remover acabamentos antigos e quaisquer itens que possam cair da parede.
- Também é necessário eliminar todos os defeitos do piso. Se houver buracos ou rachaduras perceptíveis na superfície, eles devem ser reparados com uma argamassa adequada.
- Áreas muito proeminentes precisam ser cortadas.
- Quando a parede é nivelada e todas as deficiências são eliminadas, ela deve ser tratada com um primer de alta qualidade com componentes antibacterianos. Esses revestimentos são necessários para que o substrato seja protegido da formação de mofo ou bolor.
Só depois de todos os trabalhos de preparação das paredes é que se pode proceder ao dimensionamento do ripado (se utilizar o método de caixilharia de instalação do material).
Ferramentas e acessórios
É necessário preparar adequadamente para a instalação dos painéis de PVC e estocar todas as ferramentas e acessórios necessários.
Você precisará das seguintes ferramentas:
- fita métrica com lápis ou marcador (indelével) para marcação;
- uma serra com pequenos dentes para cortar painéis de folhas;
- nível do edifício e fio de prumo, de forma a não encontrar distorções e irregularidades;
- triângulo;
- perfil de plástico, ripas para o desenho dos cantos da estrutura;
- parafusos auto-roscantes, cavilhas, grampos para a fixação de vários elementos na base;
- chave de fenda e broca de martelo;
- composto de vedação;
- Cola;
- antisséptico.
Além disso, no processo, você precisará de acessórios especiais:
- cantos externos e internos;
- perfis de encaixe;
- perfis iniciais;
- Perfis em forma de F;
- rodapés de teto e piso.
Todas as ferramentas e acessórios devem ser de alta qualidade e confiáveis.
Pagamento
Recomenda-se prosseguir com o trabalho de acabamento somente depois de efetuados todos os cálculos necessários. Esta etapa é necessária para descobrir o número exato de painéis de PVC necessários para o revestimento da parede. Graças a cálculos precisos, você pode evitar pagamentos indevidos desnecessários devido à compra de material com grande estoque.
A fixação das folhas de PVC assume sua disposição horizontal ou vertical. Nesse caso, a escolha fica apenas com os proprietários.
Para calcular o volume vertical de um material:
- primeiro você precisa medir toda a sala (ou seja, descobrir o comprimento em torno do perímetro);
- então você deve subtrair a largura das aberturas de janela e porta;
- agora, o restante deve ser dividido pela largura de um painel de PVC.
Como resultado de cálculos tão simples, você receberá o número de painéis necessários para o acabamento da sala. Recomenda-se adicionar algumas unidades adicionais ao valor resultante. Isso é necessário para que você tenha um suprimento em caso de danos a algumas peças.
Quanto ao cálculo da quantidade de material horizontalmente, ele é realizado da seguinte forma:
- primeiro você precisa medir a área da sala;
- então, a área das aberturas de portas e janelas deve ser subtraída dela;
- o número resultante deve ser dividido pela área de um painel do kit.
Adicione 10% ao valor final - isso será uma margem. Deve-se ter em mente que na colocação horizontal, os painéis de plástico deverão ser recortados, para que haja sobras em forma de restos de PVC.
Métodos de instalação
A instalação de painéis de plástico não pode ser considerada muito complicada. Segundo especialistas, esse trabalho pode ser feito sozinho, já que as folhas de PVC não têm muito peso.
Existem dois métodos principais para instalar esses materiais de revestimento. O primeiro é wireframe. Escolhendo uma opção de instalação semelhante, você deve estar pronto para fabricar um torneiro confiável e de alta qualidade, ao qual as folhas de plástico serão fixadas. O segundo método de instalação é sem moldura. Com esta opção, você não precisa fazer uma moldura separada, mas precisa preparar cuidadosamente a base da parede para a futura aplicação de materiais de acabamento. Caso contrário, os painéis de PVC não aderirão com firmeza e segurança ao chão.
Vale a pena considerar mais detalhadamente como ocorre a instalação das placas de PVC em ambos os casos.
No quadro
Quando tiver concluído a preparação da laje bruta, você pode começar a preparar uma moldura de alta qualidade. Pode ser feito de metal ou madeira. Ambas as opções são bastante confiáveis e duráveis. No entanto, se você deseja construir uma estrutura de madeira, então ela deve ser tratada adicionalmente com agentes anti-sépticos para protegê-la da decomposição e ressecamento.
As ripas devem ser instaladas perpendicularmente aos painéis de PVC. Simplificando, se você for montar as placas horizontalmente, a caixa deve ficar na vertical e vice-versa.
As tiras da moldura devem ser montadas a uma distância de 30 cm - este valor é o ideal neste caso. Essas peças devem ser fixadas no início e no final da parede e ao redor das aberturas de portas e janelas.
Recomenda-se fixar a estrutura do quadro para painéis de plástico às bases com buchas. Fixadores de 6x40 mm são inseridos no piso de concreto (isso é necessário para que uma peça não caia do outro lado da base de concreto) e 6x60 mm no piso de tijolos. Recomenda-se a instalação de fechos, aderindo a um recuo de 50-60 cm.
O torneamento deve ser colocado em um plano - assim o revestimento de plástico ficará liso e limpo. Para obter esse efeito, você pode usar pequenos pedaços de madeira ou compensado normal e colocá-los sob as ripas da estrutura. Não se esqueça de que esses elementos também precisam ser tratados com anti-sépticos.
Também é permitido o uso de ganchos perfurados especiais, que geralmente são usados para estruturas de teto de gesso cartonado. Esses elementos são necessários para expor perfis metálicos no mesmo plano, mas também podem ser usados no caso de esquadrias de madeira.
Se você planeja usar perfis de plástico para a construção da moldura, deve levar em consideração uma nuance importante: esses elementos devem ser colocados apenas perpendicularmente aos painéis de PVC. O menor desvio pode levar a muitos problemas, por exemplo, as pinças podem não fechar e não realizarão sua função principal. Para evitar tais erros, é importante verificar constantemente as linhas verticais e horizontais.
Além disso, os especialistas aconselham a instalação de elementos de estrutura de madeira em todo o perímetro da sala. a mesma espessura dos perfis de PVC, uma vez que os painéis iniciais serão fixados a essas bases.
Além disso, ao nível do piso e do teto, deve ser usado um rodapé ou plinto de teto. O elemento inicial é uma faixa estreita de plástico. O pedestal do teto é uma peça modelada com um recorte especial.
A colocação de perfis de PVC deve começar em um dos cantos (na parte superior ou inferior). A fixação do acabamento deve ser feita nas faixas da moldura. Os fixadores são selecionados de acordo com o material que você usou para projetar as ripas. O resultado é uma estrutura semelhante a um quadro. É nele que os painéis de PVC serão inseridos posteriormente.
Em seguida, você precisa cortar a lamela inicial de acordo com o comprimento e a altura da parede. Para cortar pedaços em excesso, você deve usar uma serra para metal ou uma serra especial de metal. Ao cortar o painel, não pressione com muita força com o pé ou com a mão - empurre-o ou quebre-o. Para que a primeira peça se encaixe corretamente no lugar certo, você precisa medir seu comprimento novamente. Subtraia 4-5 cm dele e corte.
Uma ponta saliente deve ser cortada na faixa inicial. Em seguida, com o lado cortado, esta peça deve ser inserida no perfil de canto, encaixando as arestas nos perfis superior e inferior. Vale a pena bater levemente com a palma da mão para enfiar a barra o mais fundo possível.
Certifique-se de colocar um nível contra a borda do elemento instalado para verificar se ele está nivelado. Se a peça estiver certa, você pode fixá-la com segurança em cada faixa de torneamento.
Ao instalar a plataforma de lançamento, corte a segunda, encaixe-a na primeira e prenda. Outras ações são muito simples e do mesmo tipo. Muitas vezes, os problemas surgem apenas com a instalação da última lamela no chão. Na maioria das vezes, esta parte deve ser cortada na largura, após o que você precisa tentar dobrá-la na ranhura e no perfil (inicial ou no canto). Nem sempre é possível fazer isso de forma organizada, pois o plástico enruga com facilidade. Para não enfrentar esse problema, não instale um segundo perfil de canto. Nesse caso, esta parte se encaixa sobre o painel de acabamento montado. Em seguida, esses elementos montados são unidos à lamela anterior. O perfil é corrigido somente após essas ações.
O revestimento adicional de pisos com painéis de PVC ocorre da mesma maneira.
De acordo com finalizadores experientes, o método de montagem de painéis de plástico com moldura é confiável, mas mais complicado do que sem moldura.
Frameless
Nos casos em que os pisos são planos, rebocados ou revestidos com gesso cartonado, não requerem a instalação de ripa para acabamento em plástico. Neste caso, apenas retirará a área livre da sala. Sobre essas bases, os painéis de PVC são fixados com silicone, pregos líquidos ou espuma de poliuretano.
Porém, neste caso, os painéis iniciais ainda terão que ser fixados nas paredes com buchas.
Depois disso, o seguinte é aplicado à metade posterior das folhas:
- espuma (é melhor colocá-lo em folhas de PVC em zigue-zague);
- silicone (recomenda-se aplicá-lo nos painéis em pequenas porções em intervalos de 10-15 cm).
Em seguida, a barra é inserida nos perfis e pressionada com força. Depois disso, é fixado com fechos. Além disso, a instalação de painéis de plástico deve ser continuada de acordo com o mesmo princípio.
A principal vantagem deste método de instalação é que ele ocupa um mínimo de tempo livre. No entanto, você só pode recorrer a ele se as paredes da sua casa tiverem uma superfície perfeitamente plana e sem falhas graves. Deve-se ter em mente que no futuro dificilmente será possível remover tal acabamento sem danificar o plástico.
Recomendações
O revestimento de paredes com plástico não é o trabalho mais difícil. O principal é seguir as instruções fornecidas e usar materiais / ferramentas de qualidade.
Se você decidir fazer esse trabalho de acabamento com suas próprias mãos, você deve levar em consideração algumas recomendações de especialistas.
- Não é recomendado combinar painéis de PVC com materiais mais caros. Por exemplo, a união de mármore luxuoso e cloreto de polivinila parecerá ridícula e desarmônica.
- De acordo com artesãos experientes, a cola hot melt não pode ser usada para PVC.
- Para fazer uma instalação competente dos painéis ao redor dos soquetes, deve-se fazer previamente todos os furos necessários para eles no material. Antes de fazer isso, desligue a eletricidade.
- Se no banheiro ou na cozinha você projetou uma caixa de madeira, então alguns milímetros devem ser adicionados ao entalhe resultante, uma vez que a madeira está sujeita a deformações sob a influência da umidade, umidade e temperaturas extremas.
- Os painéis de PVC são um material popular e exigido, mas não são recomendados para serem colocados no quarto (tanto para crianças como para adultos). Para essas salas, é melhor escolher materiais mais "respiráveis".
- Não é recomendado embainhar as paredes com painéis de PVC imediatamente após a compra. Eles devem descansar em uma sala seca e quente por pelo menos 2 horas.
- A decoração das paredes deve ser iniciada somente depois que o piso e o teto estiverem prontos.
- As vantagens dos painéis de PVC incluem a capacidade de ocultar várias comunicações. No entanto, esses itens ainda devem estar disponíveis para os hosts. Para fazer isso, use inserções removíveis.
- Se você usa pregos líquidos para prender folhas de PVC, não deve puxar com a retirada de seus nódulos - esses compostos secam muito rapidamente.
- Os materiais para decoração de paredes não devem ter aberturas diferentes nas juntas. Isso deve ser monitorado ao escolher os painéis de plástico.
- Em cada etapa de colocação dos painéis de PVC, é necessário verificar a regularidade da estrutura por meio de um nível. Este dispositivo ajudará a evitar chanfros e curvatura do acabamento.
- Os especialistas recomendam a compra de painéis de PVC de alta qualidade. Não procure revestimentos muito baratos - esses materiais já estão disponíveis. Solicite ao vendedor certificados de qualidade das telas. Estude-os cuidadosamente. A composição de tais materiais de acabamento não deve conter compostos tóxicos.
Opções de design
Os painéis de PVC parecem orgânicos em muitos ambientes. Os designers não recomendam apenas combinar esses revestimentos em um conjunto com revestimentos muito caros e pomposos (por exemplo, pedra natural).Contra o pano de fundo de tais materiais de acabamento, as folhas de PVC podem parecer muito modestas e até mesmo "ruins".
Painéis de plástico podem reavivar o interior do corredor, corredor, sala, banheiro e cozinha. O principal é escolher revestimentos de cor e textura adequadas.
Em uma pequena cozinha em estilo loft, a área para refeições pode ser destacada com painéis de PVCimitando alvenaria vermelha escura. Contra esse fundo, uma mesa branca lacônica e cadeiras de metal com costas e braços de madeira escura parecerão harmoniosas. A área de jantar ficará completa se você pendurar um grande relógio escuro sobre a mesa.
Painéis de PVC podem ser usados para decorar um avental na cozinha. Por exemplo, em uma sala com paredes cor de vinho, piso branco e o mesmo fone de ouvido branco, um avental enfeitado com uma grande folha de plástico com uma imagem de grãos de café ficará espetacular.
No corredor, os painéis de PVC são usados com mais frequência. Nessas salas, revestimentos que imitam tijolo e pedra parecem especialmente atraentes. Via de regra, estão lado a lado com papéis de parede regulares em cores neutras. Por exemplo, telas sob uma pedra marrom clara ficarão harmoniosas em conjunto com papel de parede amarelo e uma porta de entrada de madeira.
Além disso, em um corredor ou corredor, os painéis de PVC com efeito serigrafado têm uma boa aparência. Contra o pano de fundo dessas telas claras, tanto as portas de entrada quanto as internas em tons escuros parecem vantajosas. Esses revestimentos parecem atraentes, lado a lado com móveis de madeira e itens de decoração.
Com a ajuda de painéis de PVC, você pode reviver o interior da sala. Em tais ambientes, os revestimentos 3D com superfícies em relevo parecem especialmente originais e elegantes. Por exemplo, você pode decorar uma parede de realce com uma TV com telas pretas texturizadas espetaculares e colocar um sofá de tecido de chocolate escuro em frente a ela. Para evitar que o conjunto pareça muito escuro e opressivo, o laminado claro deve ser colocado no chão.
Para informações sobre como revestir paredes com painéis de PVC, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.