Características e métodos de instalação de painéis de PVC

Características e métodos de instalação de painéis de PVC
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Critérios de escolha
  3. Preparação e cálculo
  4. Ferramentas e acessórios
  5. Métodos de instalação
  6. Recursos de cuidados
  7. Recomendações

Painéis de PVC são um material barato comumente usado para decoração de residências e blocos de utilidades. A um custo relativamente baixo desse revestimento, as qualidades decorativas do revestimento são bastante elevadas. São materiais práticos e duráveis, que também são fáceis de instalar - até mesmo um finalizador novato pode instalar os painéis com as próprias mãos.

Vantagens e desvantagens

Vejamos as vantagens dos painéis de plástico:

  • Higroscopicidade. O plástico não absorve humidade, não se apodrece, não aparece bolor e não se multiplicam fungos, razão pela qual os painéis são utilizados principalmente em divisões com elevada humidade (na cozinha / na cabina de duche e na casa de banho) .
  • Material tem uma longa vida útil, é resistente ao desgaste e resistente a pequenos impactos. Claro, se o dano for feito com um martelo ou um machado, os painéis irão rachar, mas pequenos impactos mecânicos não deixarão marcas na superfície.
  • Os painéis de PVC mantêm sua aparência estética por muitos anos - eles não ficam amarelos com o tempo e não desbotam sob a influência da luz solar direta.
  • De facil operação É também uma vantagem significativa - os painéis são despretensiosos na manutenção, pela sua limpeza de alta qualidade, pode-se usar os detergentes mais simples, mas mesmo assim, não se deve usar abrasivos e composições ácido-base fortes.
  • A colocação dos painéis não leva muito tempo e não requer habilidades e esforços especiais, até mesmo um não profissional fará o trabalho.
  • Preço baixo. Além disso, este é o caso quando uma redução no custo não acarreta uma deterioração na qualidade.
  • Segurança. Na produção de painéis, são utilizadas as mais avançadas tecnologias de processamento de matérias-primas, devido às quais o produto não emite substâncias nocivas e tóxicas. Materiais perigosos são difíceis de encontrar, mesmo entre as falsificações.
  • O revestimento é fácil de reparar - para isso basta recolocar um painel quebrado, e não retirar toda a tampa.
  • Os painéis são muito estéticos - os fabricantes colocam no mercado produtos da mais ampla gama, em abundância de cores e texturas. Os consumidores podem escolher placas que imitam a textura da madeira e da pedra. Muitas empresas aplicam a impressão de fotos aos painéis e alguns fabricantes produzem produtos não padronizados que diferem significativamente em sua aparência das opções "oficiais" usuais.
  • Possibilidade de instalação em pequenos espaços - os painéis de parede são ótimos para criar nichos nos cantos dos apartamentos, onde trabalhar com outros materiais é difícil.
  • As placas de PVC são instaladas em conjunto com grelhas de ventilação e tomadas, são discretas e têm um aspecto harmonioso no conceito geral do interior.
  • Muitas vantagens do revestimento com painéis de PVC estão associadas à instalação da moldura. Devido à formação de uma almofada de ar entre a parede e os painéis, isolamento acústico adicional é fornecido, e o próprio espaço pode ser usado com sucesso para conduzir comunicações ou isolar uma residência.

Existem também desvantagens associadas ao uso de painéis de PVC:

  • Quando exposto ao fogo, o material suporta a combustão e ao mesmo tempo libera substâncias perigosas para a saúde humana.
  • Os painéis não permitem a passagem de ar, bloqueando completamente sua circulação e ventilação necessária.É por isso que o âmbito de aplicação dos painéis é limitado - não se recomenda a sua instalação em quartos de dormir e de crianças.
  • Nas regiões do sul, os insetos se instalam nos vazios entre os painéis e a parede, que são bastante difíceis de remover.
  • Na instalação dos painéis, é necessário o uso de uma ferramenta especial e isso também é considerado uma desvantagem. Porém, todo o equipamento necessário pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens.

Critérios de escolha

A escolha dos painéis plásticos é grande, em qualquer supermercado da construção você encontra uma grande variedade de modelos de todas as cores e texturas. Graças às tecnologias modernas, esses produtos são criados que podem adicionar brilho e enfatizar a conceitualidade de qualquer ambiente.

Ao que você deve prestar atenção especial ao escolher os painéis:

  • Os produtos de PVC são leves, mas se os painéis comprados forem muito leves, isso pode significar que você tem uma falsificação de baixa qualidade;
  • não deve haver defeitos de revestimento em nenhum dos lados: lascas, rachaduras e riscos indicam a qualidade inadequada do produto;
  • ao adquirir painéis, você deve esclarecer a data de lançamento e marcação - é ideal adquirir aqueles em que esses valores sejam aproximadamente os mesmos - mesmo dentro do mesmo modelo, pode haver uma diferença significativa.

Os painéis de PVC são produzidos na grande maioria dos casos na Europa e na China. Dependendo do fabricante, os parâmetros técnicos do produto podem variar, no entanto os seguintes são considerados características ideais:

  • espessura do painel frontal - na faixa de 1,5 a 2 mm;
  • o número de reforços - de 20 a 29;
  • peso da lamela - de 1,7 a 2 kg por quadrado. m.

Os especialistas não recomendam fazer uma compra se:

  • os reforços estão danificados e dobrados;
  • a linha do desenho não é claramente expressa;
  • a cor dos painéis dentro de uma pilha difere;
  • a superfície apresenta rachaduras e arranhões;
  • os segmentos são de tamanhos diferentes.

É muito fácil verificar a resistência do material - basta pressioná-lo um pouco: normalmente, a parte frontal dobra e depois retorna à posição anterior. Caso contrário, o painel fica deformado, existe uma grande quantidade de giz em sua composição e a vida útil de tal produto será curta.

E mais algumas recomendações:

  • a espessura do plástico deve ser a mesma em todos os lugares, qualquer espessamento e, inversamente, locais mais finos indicam baixa qualidade;
  • quanto mais grosso for o jumper no corte, mais forte e durável será a estrutura;
  • as células devem estar perfeitamente planas, sem caroços ou amassados, portanto todos os painéis devem ser inspecionados mesmo que embalados.

E, claro, você precisa escolher a textura e a cor certas. As opções padronizadas são muito atraentes. Na maioria dos casos, um padrão é aplicado aos painéis de folha de PVC. Normalmente, é impresso em filme e, em seguida, colado a um painel e laminado. Esses painéis podem ter uma superfície lisa ou texturizada, são muito duráveis ​​e seu preço excede significativamente seus equivalentes sem padrão.

As opções de painel mais comuns são parede e teto. Estas modificações não são permutáveis, a folha de painéis de parede não é universal, não se recomenda a sua utilização para forrar o tecto e vice-versa, as placas de forro não são adequadas para instalação em paredes.

Não há requisitos rígidos de rigidez para os painéis para acabamento de tetos - eles praticamente não estão expostos a tensões físicas. Seus tamanhos padrão são:

  • espessura - de 3 a 5 mm;
  • largura - de 125 a 380 mm;
  • comprimento - até 10 m.

Os parâmetros das placas de parede são diferentes:

  • espessura - na faixa de 6-10 mm;
  • largura - de 250 a 300 mm;
  • comprimento - menos de 6 metros.

Os painéis de parede costumam ser mais grossos, pois ao revestir com lajes largas, o revestimento parece visualmente mais liso e mais intacto (já que o número de juntas é menor). Ao mesmo tempo, muitos finalistas preferem uma folha estreita, pois é mais fácil e rápido de trabalhar com ela.

A variação de preços dos painéis de PVC é perceptível - o custo do produto é influenciado pela espessura das paredes, bem como pelo tipo de impressão e marca.

Preparação e cálculo

Na fase de preparação do trabalho de acabamento, é muito importante medir corretamente e fazer um cálculo preciso da quantidade necessária de painéis e materiais relacionados. Isso é necessário para evitar custos desnecessários com a compra de produtos desnecessários.

A instalação de painéis de PVC permite sua localização vertical e horizontal - depende completamente das preferências individuais de gosto.

Se decidir parar na disposição vertical das placas, o cálculo é realizado da seguinte forma: o perímetro da sala é medido, a largura das aberturas das portas e janelas é subtraída do valor obtido e a diferença é dividida pela largura do painel. Como resultado de tais cálculos, é obtido o número de painéis necessários para o acabamento. No entanto, você precisa adicionar cerca de 10% para o espaço acima e abaixo das aberturas.

Para uma disposição horizontal, é calculada a área da sala, da qual é subtraída a área das aberturas, e o valor resultante é dividido pela área do painel.

Novamente, 10-15% é adicionado ao privado recebido em caso de dano ao revestimento, ou seja, na reserva. Lembre-se de que, ao montar horizontalmente, você terá que cortar os painéis, de modo que a saída pode ser muitos cortes.

Vamos considerar um exemplo de arranjo horizontal de painéis. Suponha que precisamos paredes de uma sala de 6x8 metros com uma altura de teto de 2,5 metros. A sala tem 4 janelas com um tamanho de 1,2x1,8 me um arco com parâmetros 2,2x0,9.

Para o acabamento, foram adquiridos painéis de 250x30 cm.

O S total das paredes será:

(6 + 6 + 8 + 8) x2,5 = 70 sq. m.

Aberturas de janela e porta S:

1,8x1,2x4 + 2,2x0,9 = 8,64 + 1,98 = 10,62 sq. m.

S para terminar será igual a:

70 sq. m. -10,62 sq. m. = 59,38 sq. m.

Em seguida, calculamos o S ​​do painel:

2,5x0,3 = 0,75 sq. m.

Assim, para trabalhar, você precisa comprar:

59,38 / 0,75 = 79,17 painéis.

Tendo arredondado o valor resultante para cima, temos 80 peças, 10-15% devem ser adicionados aqui e temos cerca de 100 painéis.

Ferramentas e acessórios

É necessário se preparar para trabalhar com painéis de PVC. Como já mencionado, a utilização deste material de acabamento envolve a utilização de ferramentas profissionais, a saber:

  • perfurador - será necessário ao formar a moldura;
  • Chave de fenda - é utilizado na fixação de painéis a barras ou perfis metálicos (um perfurador também aguenta esta tarefa, mas é bastante pesado, pelo que não será fácil para um finalizador com pouca experiência);
  • serra de vaivém com dentes pequenos ou serra circular;
  • nuca com um ângulo de 90 e 45 g;
  • agrafador - utilizado para a instalação de sarrafos de madeira;
  • martelo de borracha - necessário para remover placas emperradas; se tal procedimento for realizado manualmente, existe uma grande probabilidade de quebra da caixa e do próprio painel;
  • espátula - serve para dobrar o perfil quando é necessário inserir o último painel. É ideal usar uma ferramenta com um comprimento de 80 a 120 cm.

Ferramenta auxiliar:

  • fita métrica para fazer medições;
  • lápis ou marcador - para fazer anotações nos painéis;
  • nível - para medir desvios da geometria ideal do revestimento;
  • quadrado, molduras, clipes, afiação;
  • elementos para fixadores (buchas, parafusos e travas).

Para rejuntar as juntas entre os painéis, use um selante e uma ferramenta para aplicá-lo. Muitos especialistas recomendam adicionar um anti-séptico para prevenir possível crescimento de fungos e outros patógenos.

Métodos de instalação

O trabalho com painéis de plástico começa com a preparação da superfície. Para fazer isso, por todos os meios remova o revestimento antigo, feche todas as rachaduras, lascas e rachaduras existentes - só então o revestimento de acabamento terá uma aparência perfeitamente uniforme e lisa e, o mais importante, se tornará durável. Para evitar o aparecimento de mofo e musgo, recomenda-se que a base da base seja revestida com soluções com fungicidas É um forte anti-séptico que durante muitos anos protegerá a casa do aparecimento de "hóspedes indesejados".

Terminada a fase preliminar da obra, em seguida, a moldura é montada e os painéis são colocados diretamente, e para isso deve-se determinar a localização dos racks das molduras.

Para tetos e paredes, as marcações são realizadas nesta ordem:

  1. Primeiro, fixa-se um ponto a 2 cm do chão ou parede e, já através dele, traça-se uma linha reta ao longo de todo o perímetro. É nesta fase que você precisará de um nível de construção e de um fio de pintura.
  2. Ao marcar paredes, exatamente a mesma linha é desenhada sob o teto.
  3. Além disso, com um passo de 30-40 cm, eles desenham linhas transversais - eles se tornarão "balizas" para a construção da moldura.

Paredes

Ao decorar paredes com painéis de PVC, em primeiro lugar, é instalada uma caixa. Na maioria das vezes, ripas de madeira são usadas para isso, com menos frequência - um perfil de metal (o segundo pode ser dobrado, o primeiro não).

Exatamente de acordo com a marcação, usando um perfurador, são feitos orifícios para fixadores com um degrau de cerca de 40-50 cm, após o que o elemento de moldura é montado na parede. Nesta fase, é necessário prever locais para a fixação dos fios e certificar-se de que não se projetam para além da caixa.

Para criar uma camada adicional de isolamento acústico e térmico entre as venezianas, materiais especiais devem ser colocados. Eles podem ter uma estrutura diferente e, portanto, também são fixados de maneiras diferentes (com buchas ou cola). Depois disso, os painéis são colocados diretamente na caixa.

Se desejar, você pode usar o método frameless e cole as lajes diretamente nas paredes - diretamente no concreto. É rápido e conveniente. No entanto, deve-se ter em mente que a superfície a ser tratada deve ter uma geometria ideal - quaisquer irregularidades prejudicam a qualidade de adesão e, em última instância, reduzem a vida útil do acabamento.

No método frameless, são usados ​​pregos líquidos ou cola especial para PVC. É muito importante usar formulações que não contenham solventes. Caso contrário, o plástico irá deteriorar-se gradualmente.

O trabalho com este tipo de instalação é realizado na seguinte sequência:

  • limpeza do revestimento antigo, aplicação de primer e secagem;
  • preparação de uma solução adesiva com a observância obrigatória das instruções e das proporções indicadas da substância;
  • dependendo da consistência da solução, é selecionada uma ferramenta de aplicação - pode ser um pincel ou um rolo de pintura ou uma espátula;
  • com a ajuda de cola, a peça de canto é fixada à parede de concreto, à qual o elemento comum é posteriormente fixado por meio das ranhuras embutidas;
  • os painéis são pressionados com esforço por 10-15 segundos e podem agarrar;
  • por analogia, todos os ladrilhos restantes são montados;
  • anexar um elemento decorativo;
  • as costuras são tratadas com argamassa ou selante, que atuam como um conector decorativo.

Este método é recomendado para corredores de revestimento e outras salas com níveis normais de umidade. Certifique-se de cortar orifícios para os encaixes e tente contornar canos e similares.

Teto

É possível embainhar o teto com painéis de plástico da mesma forma que no caso das paredes - com e sem moldura.

É necessária a montagem da moldura em ambientes com alto nível de umidade e em ambientes de baixa temperatura. As placas são fixadas com fechos e um perfil, para que o local de fixação não seja enfraquecido sob a influência de influências desfavoráveis ​​externas.

A moldura nada mais é do que uma caixa com um degrau de 40-60 cm. Via de regra, sua montagem é realizada a partir de ripas de madeira, perfis metálicos ou plásticos. Os painéis são aparafusados ​​à caixa. Esse conserto é demorado, mas pode ser feito por um artesão caseiro, mesmo com pouca experiência.

A fixação sem moldura é uma forma mais fácil, envolve a limpeza preliminar da base e posterior fixação das placas a uma composição especial, ou seja, as placas podem ser simplesmente coladas.

Esta é uma forma bastante simples e rápida de embainhar a superfície, no entanto, limita significativamente as soluções de design de interiores em termos de iluminação, uma vez que não permite a montagem de projectores e faixas de LED, bem como a execução de trabalhos em drywall para construção de multi estruturas de nível.

Janela

Os painéis de PVC são amplamente utilizados na instalação de rampas em janelas. Esta é realmente uma excelente solução que permite fazer um revestimento decorativo estético de forma rápida, fácil e econômica. Graças a uma grande seleção de painéis, todos serão capazes de escolher exatamente a modificação que pode realmente transformar suas janelas.

Existem várias maneiras de aparar inclinações.

Com a ajuda de um perfil de metal

Com este método, os perfis são instalados, que se tornam uma moldura para a montagem dos painéis.

A ordem de trabalho com este método é a seguinte:

  • ao longo da borda da moldura da janela, uma barra inicial é instalada usando parafusos autoatarraxantes;
  • as ripas são montadas na borda oposta da janela, criando a integridade do contorno.

O painel preparado é cortado no tamanho desejado, depois inserido no perfil e preso ao trilho a partir da outra borda. Os painéis devem ser encaixados uns nos outros. Um perfil F é usado como revestimento. A vantagem desse método é sua alta velocidade e facilidade de instalação. No entanto, esta tecnologia requer colocação adicional de vazios que podem se formar durante o trabalho.

Fixação com cola

Tudo é simples aqui - os painéis precisam ser colados nas encostas com espuma de poliuretano ou cola.

O procedimento é o seguinte:

  • primeiro, deve-se preparar bem a janela, retirar o excesso de espuma, betume e nivelar a superfície;
  • os painéis são cortados de acordo com os parâmetros das encostas;
  • cada parte é cuidadosamente revestida com cola, então o fragmento é pressionado contra a superfície por alguns segundos e arrancado - a fixação final é feita após alguns minutos;
  • na etapa final, as costuras são tratadas com selante e fechadas com cantos de cor adequada.

A fixação dos taludes desta forma é realizada muito rapidamente, mas requer uma superfície de base perfeitamente plana.

Existem várias outras maneiras de colocar lajes em encostas, mas requerem mais tempo e um espaço de conhecimento.

Recursos de cuidados

Acredita-se que os painéis de plástico requerem cuidados especiais. No entanto, isso não tem absolutamente nenhuma razão - de todos os tipos de materiais de acabamento, talvez, seja difícil encontrar um mais simples e "despretensioso". Quer se encontrem no corredor ou na loggia, basta lavá-los duas vezes por ano com qualquer detergente de louça tradicional ou solução de sabão.

Porém, às vezes durante o serviço, a sujeira mais grave aparece na superfície - desenhos feitos com canetas hidrocor e marcadores, manchas de óleo de motor, resíduos de fita adesiva e outros. Limpar lenços abrasivos ajudará a limpá-los e, se as marcas forem significativas, limpadores líquidos como Synto-Forte, Graffiti Flussig, etc.

Antes de retirar a sujeira, tente descobrir como o produto escolhido afetará o plástico. Lembre-se de que compostos ácido-base fortes podem degradar significativamente sua aparência.

Existem vários compostos que não são recomendados para a limpeza de painéis de PVC:

  • cloro;
  • compostos desengordurantes;
  • sabão alcalino;
  • removedor de esmalte;
  • acetona;
  • todos os tipos de polidores.

Recomendações

Ao comprar mercadorias, todos prestam atenção ao fabricante. Imagem e reputação significam muito e são uma espécie de indicador de qualidade. Os painéis de PVC neste sentido não são exceção, existem centenas de fabricantes no mercado, mas poucos conquistaram o reconhecimento dos consumidores.

  • Venta (Bélgica). A empresa é líder no mercado de materiais de acabamento na Europa e em todo o mundo. A empresa abre regularmente novas instalações de produção em vários países e, em 2003, uma fábrica na Rússia começou a operar.Isso permitiu reduzir o custo das placas para o comprador nacional - agora os russos podem comprar modelos de qualidade europeia a preços acessíveis. A lista de sortimento inclui uma grande seleção de painéis de todas as cores e tonalidades, os produtos têm a propriedade de maior resistência e também estão disponíveis painéis impressos.
  • Forte (Itália). A empresa é considerada uma das maiores fabricantes de painéis de PVC do mundo, seus produtos são comercializados em 50 países ao redor do mundo. A empresa opera constantemente o mais rígido controle de qualidade e as tecnologias estão em constante aprimoramento. Em grande parte por isso, a empresa lança regularmente novos itens no mercado - por exemplo, recentemente, foram oferecidos aos consumidores painéis decorativos feitos com lascas de pedra. Isso dá uma aparência elegante e altamente estética ao revestimento, tornando-o sofisticado e luxuoso.
  • Deceuninck (França-Reino Unido). Uma holding internacional com unidades de produção localizadas em todas as partes do mundo - a fabricante de painéis de PVC possui mais de 10 fábricas que comercializam com sucesso seus produtos em 90 países do mundo. O escritório de representação da holding também opera no nosso país, graças ao qual o consumidor nacional tem a oportunidade de conhecer os painéis da Deceuninck.
  • Shanghai Zhuan (China). Nos últimos anos, os produtos chineses deram um grande salto no sentido de melhorar a qualidade. Obviamente, nem todos os modelos rotulados como "feito na China" são confiáveis, mas os produtos da Shanghai Zhuan Qin Co. Ltd é considerada um exemplo reconhecido de um fornecedor confiável. A empresa vende painéis de parede em diferentes cores, texturas, enquanto os preços dos produtos estão disponíveis para um amplo segmento da população.
  • Linha verde... E, claro, não se pode deixar de mencionar o fabricante russo de placas de plástico. A Green Line é uma fábrica da região de Vladimir que fornece seus produtos não só para a Rússia, mas também para países europeus. A lista de sortimento do fabricante inclui mais de mil modificações de painéis, enquanto o preço permanece invariavelmente baixo.

Como não se enganar na escolha dos painéis, assista a este vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário