Painéis de PVC: variedades e aplicações
Painéis de PVC são uma opção muito econômica e prática para reformar banheiras e quaisquer outros cômodos, como um hall, um banheiro ou mesmo um corredor, se você não quiser gastar muito dinheiro e esforço nisso. Apresentam-se em várias cores, a partir das quais poderá encontrar a melhor opção. Os painéis de PVC conquistaram o mercado com sua popularidade assim que foram colocados à venda, por serem versáteis e econômicos.
Propriedades e características
Os painéis de PVC contêm cloreto de polivinila, que é um material leve e de alta qualidade. Devido a isso, os tetos em salas, escritórios e supermercados são frequentemente revestidos com esses painéis. Além disso, em painéis de PVC, um padrão interessante é representado usando laminação, impressão térmica e outras tecnologias modernas. Em seguida, um verniz fosco ou brilhante é aplicado a esse material, que é uma proteção para o material.
Graças a este tratamento, o painel não se desgasta rapidamente e é muito resistente aos raios ultravioleta.e também a qualquer dano, por exemplo, protegido de arranhões. Para a segurança da saúde de uma pessoa e sua família, nenhum componente químico prejudicial é usado na produção de tais painéis de PVC. Além disso, ao pintar superfícies, apenas tintas à base de água são usadas, o que também é absolutamente seguro.
Há uma diferença entre os painéis de plástico usados nas paredes e nos tetos. Reside no fato de que as opções de parede são um pouco mais resistentes, e também não são flexíveis, portanto, tais painéis são capazes de suportar cargas mecânicas pesadas. Além disso, as opções para paredes são mais espessas do que para tetos. Quanto mais PVC, mais espesso é o painel. As nervuras de reforço no interior dos painéis de PVC têm 1 mm de espessura, pelo que não será tão fácil cortá-las com uma faca.
O comprimento deste material é de 3 metros, a largura é de apenas 10 cm e às vezes pode chegar a 12,5 cm. O forro de plástico pode ser usado tanto para processamento externo quanto interno de instalações. No total, dois tipos desse material se tornaram populares no mercado. Estes são "polca" e "europeu". A "polca" tem uma pequena fechadura, enquanto a "europeia" tem uma muito mais larga.
Os painéis externos de PVC possuem uma costura. Isso se deve ao fato do material possuir um alto coeficiente de expansão linear. Portanto, o forro, que não foi montado dentro de casa, deve mudar a partir de uma mudança nas condições de temperatura. Há também outro recurso do painel frontal. Consiste no fato de que o tingimento das matérias-primas com cores diferentes ocorre ainda durante a produção, não sendo aplicado por cima como nos outros tipos. Por causa disso, o forro mantém a cor inicial por mais tempo.
Painéis de folha, consistindo de plástico, têm uma largura maior do que o forro de plástico. Seus comprimentos variam de 105 a 405 cm, sendo esses painéis os mais famosos e consumíveis. Às vezes, a superfície das folhas é enviada para processamento especial, mas nem todos fazem isso, apenas alguns bons fabricantes. Graças a esta operação, os painéis ficam mais fortes e estáveis.
Os painéis de folha podem ser montados com cola e pregos. As ranhuras podem ser seladas com um selante da cor apropriada ou com uma tira estreita. Os painéis convencionais têm 260 e 270 cm de comprimento, às vezes até 300 cm e cerca de 25 cm de largura.Mas você também pode usar painéis com largura de 50 cm para decoração de interiores. O lado envernizado e pintado da superfície externa também forma uma costura que não é muito perceptível na montagem.
Existem também os painéis sanduíche de PVC GOST, que são modernos e altamente explorados. A peculiaridade desses painéis é a presença de duas folhas de plástico. Espuma de poliuretano ou espuma de poliestireno expandido é usada como várias substâncias adicionadas, elas conferem propriedades de isolamento térmico ao material. O grau de inflamabilidade dos produtos está indicado na embalagem. O forro de plástico tem o coeficiente mais alto.
Vantagens e desvantagens
Este material se tornou muito popular devido aos seus muitos benefícios.
- Versatilidade. Normalmente, os painéis de PVC são usados como decoração de parede e teto. Este material pode ser utilizado para revestir bordas de portas e janelas, utilizadas em chuveiros e banheiros, e também sob degraus para criar formas interessantes. Os residentes de verão usam esse material de construção para formar canteiros de jardim.
- A instalação é rápida e fácil. Os proprietários comuns agora podem decorar uma parede ou qualquer outra superfície. O trabalho é feito de forma rápida e fácil com paredes ou tetos planos. Nessas situações, são fixados com “pregos líquidos”. Para tornar as superfícies curvas mais suaves, use uma moldura de metal ou madeira.
- Fácil de cuidar. Os painéis de PVC podem ser limpos com um pano de sabão comum, mas você deve ter cuidado com as juntas dos painéis, pois esses locais são fracos.
- Esses painéis são absolutamente ecológicos. Este material não é tóxico, não libera substâncias nocivas ao meio ambiente.
- Força. Este indicador depende da escolha correta. Para tetos, este material é um pouco mais leve.
- Existe isolamento acústico e térmico. Esses painéis oferecem um bom isolamento acústico e não deixam o frio entrar no ambiente.
- Um grande número de cores e tons. A cor padrão do PVC é o branco, mas os fabricantes criaram um grande número de cores para todos os gostos do consumidor. Atualmente, são populares os painéis com desenhos ou imitações da textura da pedra ou da madeira.
- Resistência à umidade. Devido à superfície plana, eles não retêm umidade. Como não há poros no material, sujeira, mofo e outros microorganismos prejudiciais não permanecem em sua superfície. Portanto, eles são freqüentemente usados em ambientes onde a umidade é alta.
- Resistente a mudanças bruscas de temperatura. Os painéis de plástico podem suportar temperaturas de -50 a +50 graus Celsius.
Como outros materiais de construção, os painéis de PVC têm desvantagens.
- Resistente aos raios ultravioleta. Os painéis de plástico branco podem ficar amarelos após um certo período de tempo e perder sua aparência original.
- Resistência ao impacto. Esses painéis podem suportar algumas cargas, mas não são protegidos contra amassados ou arranhões na superfície do material.
- A composição do material contém giz, que é o componente determinante da resistência do produto. A quantidade de giz nos painéis é determinada exclusivamente pelo fabricante.
- Cheiro característico. Ao comprar e usar os painéis, um cheiro específico fica presente por vários dias, mas depois desaparece completamente.
- Este plástico não pode ser considerado absolutamente seguro, como afirmam muitos fabricantes. Não deve ser usado para decorar quartos de crianças.
Variedades e aplicação
No momento, três tipos de painéis de PVC se tornaram populares no mercado de materiais de construção.
- Cremalheira e pinhão. Para prender este tipo de painel diretamente na superfície da parede, você deve usar um suporte de metal. Esse painel tem comprimento de 1 a 12,5 metros, largura de 15 a 30 centímetros e espessura não superior a 1 centímetro. Se você usar essa visualização para decorar uma sala, ela parecerá visualmente mais alta ou mais baixa, dependendo da posição dos próprios painéis.
- Sob as telhas. Os tamanhos dessa espécie podem variar de 30 cm a 1 metro. O método para decorar uma sala é o mesmo que para os painéis de ripas, mas difere no resultado. Esses painéis de PVC podem ser dispostos em um padrão interessante no banheiro ou na cozinha.
- Frondoso. Esses painéis são reconhecidos como os melhores de todos os tipos acima. Para instalar esse material em paredes ou tetos, você precisará de cola e pregos. A espessura dos painéis de folha varia de 3 a 6 milímetros.
Além disso, os painéis de PVC podem ser divididos por decoratividade.
- Desatado. Esses painéis são muito populares e parecem caros. Painéis sem costura com uma superfície fosca ficam ótimos. Eles estão disponíveis para pisos e móveis.
- Em relevo. Eles se parecem exatamente com os de madeira, mas seu preço é muito mais baixo. Além disso, podem ser usados mesmo que as paredes tenham uma certa curvatura. Painéis laminados em relevo oferecem uma imitação muito precisa de texturas.
Existem também vários tipos de painéis, dependendo do design.
- Monocromático. Eles são ideais para móveis onde a praticidade e o minimalismo são valorizados. Para dar originalidade e beleza a uma solução de uma cor, você pode fazer prateleiras multicoloridas de forma independente ou usar pinturas.
- Com desenho. Esses painéis muitas vezes imitam a aparência de uma pedra ou tecido, mas também existem aqueles que chamam a atenção com uma impressão espetacular, por exemplo, nuvens. Mas podem surgir dificuldades na hora de instalá-los, pois será necessário calcular com precisão sua posição, então o desenho ficará sólido.
Painéis de PVC são usados em banheiros, chuveiros, cozinhas, mas também são usados com freqüência para decoração de escritórios, restaurantes, supermercados, escolas, ginásios, hospitais e outras instalações.
Estes produtos são universais, pelo que podem ser utilizados até em locais pouco habituais, por exemplo, os veranistas utilizam este material nos seus jardins. Além disso, com a ajuda deles, você pode criar um interior original. Eles são amigos do ambiente.
Dimensões e decoração
Os painéis de PVC podem ser divididos em três tipos padrão, a saber:
- resina;
- modelos de folha;
- ladrilhos retangulares ou quadrados.
O forro tem um comprimento de cerca de 3 m, largura de 10 a 12,5 cm. A versão "européia", que tem um cadeado grande, é mais procurada no mercado de construção do que a "polca", que tem um cadeado estreito. Se você usar painéis de PVC com comprimento de 260, 270 ou 300 cm e largura de 15 a 50 cm, não haverá costuras durante a instalação. Ladrilhos quadrados ou retangulares se tornaram mais populares. Eles são usados principalmente para decoração de cozinha. Eles são muito fáceis de instalar e leves. Seu comprimento é de 30 cm, assim como a largura, e às vezes essas dimensões chegam a 100 cm de comprimento e largura. Painéis de folha, em que a camada superior é bastante resistente a choques e também caracterizada pela suavidade, têm 150–405 cm de comprimento, 80–203 cm de largura e 0,1–3 cm de espessura. Essas dimensões são padrão para painéis de folha.
Painéis sanduíche também são importantes. São o material mais exigente para divisórias de divisões ou revestimento de janelas. Eles ganharam sua popularidade por um motivo. Tudo graças à sua alta classe e excelente qualidade. Além disso, esses produtos parecem muito elegantes. Este tipo também é padrão e possui dimensões: 3000x1500 mm, 3000x1150 mm e 3000x900 mm, espessura - 10, 24, 32 mm, respectivamente.
A decoração dos painéis de PVC é variada. Existem modelos de cor de tijolo, pois eles parecem muito elegantes e têm uma ótima aparência. Esse tipo de material economiza espaço, é fácil de instalar e também é versátil. Pode ser usado em qualquer divisão: do corredor à loggia. Além disso, esses produtos têm um grande número de cores e tamanhos, então você pode escolher uma opção para cada gosto. Além disso, esse tipo é muito mais barato do que os tijolos decorativos.
Existem também modelos que imitam a superfície da pedra natural ou da madeira natural. As cores escuras da madeira natural são muito procuradas. Eles parecem muito realistas e são freqüentemente usados em corredores, salas de estar e cozinhas. Painéis de rack, ladrilhos e folhas são frequentemente apresentados em uma cor semelhante ao material natural.
O design de calcário rasgado é usado principalmente para enfrentar lareiras e arcos. Além disso, este material pode ser usado para decoração de exteriores. Nos banheiros, o padrão de pedra do Jurássico parece bom. Hoje, espelhos e painéis transparentes de PVC, assim como o visual "panda", se popularizaram.
Entre as cores mais populares estão as seguintes:
- wenge;
- vermelho;
- Preto e branco.
Painéis que imitam a superfície de materiais como bambu, pinho, mármore azul, ardósia e outros são freqüentemente usados. O corte da pedra fascina muitos com sua beleza.
Fabricantes
É muito importante escolher um bom fabricante antes de começar a trabalhar. Para não ficar desiludido com a qualidade do material de construção, deve conhecer as principais empresas fabricantes que produzem um produto de qualidade, na sua maioria apenas críticas positivas.
Os seguintes fabricantes estão em grande demanda:
- "Perfil de metal";
- "Século";
- Isotex;
- Artpole;
- AGT;
- Shanghai Zhuan;
- Racoon Plastik;
- Polimerpanel;
- Pareti;
- BellerPlast;
- Plastek;
- Plast Decor;
- KronaPlast;
- "Aquaton".
Critérios de escolha
Ao comprar painéis de PVC, você deve prestar atenção ao custo da mercadoria. Quanto mais alto o preço, melhor é o produto.
Para não errar na escolha e não se enganar, vale a pena se familiarizar com alguns pontos de compra.
- A espessura do painel é necessária. A espessura universal do vinil para paredes não deve ultrapassar 10 mm, e se for necessário escolher um material de construção para o teto, deve-se prestar atenção ao mais fino.
- A força da superfície frontal. Isso é importante e necessário para que o material de construção seja capaz de resistir a danos e impactos e, ao mesmo tempo, não deixe amassados ou arranhões. Se você puder ver as nervuras de rigidez por fora, é melhor não usar esses painéis para forrar as paredes. É melhor usá-los para tetos, mas esse trabalho não terá uma aparência muito boa e de alta qualidade.
- O número de arestas, sua posição e rigidez. A rigidez de um material de construção depende muito do próprio número de arestas. A maior distância que pode haver entre eles não deve ultrapassar 10 mm.
Se, durante o transporte, as costelas estiverem pelo menos um pouco amarrotadas, perderem a forma, então os amassados serão claramente visíveis nesses locais.
- A uniformidade do revestimento da tinta na superfície do material indica como a tinta foi aplicada ao painel. A maioria dos fabricantes cobre a superfície pela frente, em vez de adicionar um elemento que dá a cor à composição da resina. Isso é ruim porque durante o trabalho com o material, a tinta pode facilmente descascar da superfície. Além disso, devido a esse revestimento de PVC, o painel pode queimar e a pintura ficará mal posicionada, o que é outra desvantagem do trabalho de tal fabricante.
- Ao comprar material de construção em uma loja, é necessário indagar sobre seu peso. Isso pode ajudar a determinar a rigidez das nervuras e a espessura da parede do material. O peso ideal dos painéis de PVC deve ser 1,1-1,5 kg / m². m.
- Os painéis estão firmemente conectados? É melhor verificar a resistência da conexão dos painéis de PVC durante o exame da mercadoria.
- Que porcentagem do giz contém o material. Muitos profissionais garantem que a porcentagem de giz em um produto não deve ultrapassar 20%. Se essa porcentagem for maior, então há uma grande probabilidade de que este material seja frágil o suficiente. O giz é muito acessível e barato, por isso alguns fabricantes, para reduzir o custo de seus produtos, adicionam mais do que o exigido pelas normas. Ao descascar a ponta do produto, você pode verificar a quantidade de giz nele.Se nenhuma faixa branca permanecer no plástico, o painel contém a quantidade necessária de giz.
- Painéis contendo toxinas. Tudo bem se o forro lacrado tiver uma característica, mas não um cheiro muito forte. Mas se um cheiro específico vem dos painéis, que são exibidos na forma de uma amostra, logo fica claro que esse material contém substâncias tóxicas e é melhor não comprá-lo.
- Marca. Se o produto for de um vendedor de boa reputação, é provável que o material seja de qualidade razoavelmente boa. Com efeito, para ganhar tal fama, o fabricante trabalha há muito tempo na qualidade dos seus produtos e valoriza a sua reputação, por isso, oferece apenas produtos de alta qualidade para uso em paredes e pavimentos.
- Decoração do produto. Os painéis de revestimento devem ser de transferência térmica. Eles pertencem à classe econômica. Graças à impressão térmica, você pode escolher uma variedade de decoração. O desenho não tem medo da exposição à radiação ultravioleta e também não se desgasta com o tempo. As opções de frisos são muito procuradas por serem decoradas com estampas diversas. Normalmente, esses produtos imitam a superfície do mármore, azulejo ou madeira natural.
Os modelos de MDF têm muito em comum com os painéis de PVC, portanto, ao escolhê-los, você também pode usar os critérios de seleção acima.
Conselhos de instalação e trabalho
Primeiro você precisa se preparar para o trabalho em si. Não há necessidade de preparação especial das paredes antes da instalação. Mas você precisa medir com muita precisão a superfície que será aparada e também calcular com precisão o número de painéis. Você também precisa decidir como a instalação será feita.
Se os tetos e as paredes forem uniformes, sem erros, os painéis podem ser colados. Mas se for necessário dar parâmetros uniformes ao ambiente, é melhor montar a estrutura. Desta forma, as divisões terão um aspecto estético, ficando todas as irregularidades da superfície ocultas e invisíveis.
Para trabalhar, você precisa de ferramentas como:
- escada de mão;
- furar;
- Serra para metal;
- roleta;
- faca;
- parafusos auto-roscantes;
- martelo.
Todos esses itens devem ser adquiridos antes de iniciar o trabalho. Assim que tiver todas as ferramentas em mãos, você pode começar a trabalhar. Normalmente, os painéis com uma largura de 100 mm são usados para montagem no teto. É melhor medir as linhas a cada 0,4 m. Primeiramente, vale a pena marcar o ponto mais baixo do teto e a partir dele colocar marcas que serão iguais à largura do painel. Em seguida, é necessário marcar os pontos onde serão instaladas as âncoras ou buchas, que são importantes para a fixação da moldura.
A moldura deve ser colocada perpendicularmente aos painéis a serem fixados. Para facilitar as marcações, os profissionais aconselham esticar um cabo fino em vez das marcas. Para usá-lo, você precisa esfregar o cabo com giz colorido e fixá-lo na parede marcada. Após este procedimento, um traço claramente visível permanecerá na superfície.
Para que o acabamento seja de alta qualidade, é necessária a correta montagem da moldura, que é semelhante à união de perfis.
Os perfis podem ser de diferentes tipos: feito de madeira ou metal, e também ser apresentado com uma caixa de plástico. Cada material é adequado para certas condições de uso. Por exemplo, é melhor instalar uma estrutura de madeira em ambientes onde a umidade é baixa. Este material deve ser tratado com impregnação de alta qualidade, que o protegerá da umidade e do crescimento de diversos microorganismos. Se, no entanto, for usada uma estrutura de madeira, então os fechos devem ser feitos a cada 0,6 m. Um forro pode ser usado se o nível correto for necessário. O material de madeira é ligeiramente pior do que o plástico ou o metal.
Os perfis de plástico têm algumas vantagens: baixo preço, peso leve, fácil de anexar, podem suportar umidade, temperaturas e outros fatores. Esta instalação é realizada a cada 0,3 m. As ferramentas de fixação são fixadas a cada 1 m. A instalação dos perfis é instalada em ângulo. Isso permitirá que você verifique a uniformidade das juntas.Como os painéis de PVC são leves, não é necessário construir uma moldura sólida.
Para a instalação de perfis de PVC, você deve seguir as seguintes regras:
- é preferível iniciar a instalação quando os painéis estiverem "habituados" à temperatura ambiente, especialmente se o material de construção esteve muito tempo deitado numa divisão, onde a temperatura era inferior a +10 graus;
- as lamelas devem ser fixadas perpendicularmente à moldura;
- vale a pena fazer cortes de ventilação se o ambiente estiver muito úmido;
- como o material pode mudar de forma com a mudança de temperatura, é necessário deixar 5 mm para as lacunas;
- se os painéis não apresentarem padrão ou padrão, a instalação pode ser feita de forma arbitrária, mas se houver padrão no painel, é melhor começar a trabalhar pelo canto esquerdo e continuar para a direita;
- você não pode usar painéis de PVC para instalação em salas onde a temperatura atinge +40 graus e acima, por exemplo, em banheiras ou salas de vapor.
Instalação de painéis de PVC no teto
Depois de instalar a estrutura, você pode começar a montar os próprios painéis. Você precisa começar a trabalhar a partir da tira extrema, ela está fixada no canto, até o material transversal com a ajuda de parafusos auto-roscantes. Assim, o próximo painel será instalado na ranhura do anterior. Este procedimento deve ser continuado até que a parede oposta esteja completamente terminada.
Se necessário, o último painel pode ser cortado, mas apenas quando não se ajusta ao tamanho. Uma vez que o material é quebradiço, está sujeito a arranhões, rachaduras ou amassados. Portanto, ao trabalhar com os painéis, não aplique muita pressão. Recomenda-se levar uma faca de escritório, podendo também ser utilizada para mover os painéis na direção desejada.
Depois de colocar o último painel, você pode começar a instalar o rodapé. É fixada com "pregos líquidos" que são aplicados no interior e fixados ao tecto. Depois disso, é necessário segurá-los por 10 segundos e, com cuidado, retirar o excesso de cola. As "unhas líquidas" secam muito rapidamente, por isso a remoção do excesso de substância da superfície deve ser feita rapidamente.
Tratamento de parede
Os proprietários de casas ou apartamentos podem rapidamente tornar o interior de uma casa de banho ou WC prático e confortável, e tudo isto graças aos painéis de parede em PVC. São muito fáceis de lavar e duram muitos anos. Montar paredes é muito semelhante a montar um teto.
Também é instalada uma moldura na parede, que já foi tratada com antimicrobianos. Pode ser de plástico ou metal. Isso fica a critério do usuário. O primeiro painel é inserido junto com o canto no perfil, seguido por outros produtos. Eles são fixados em guias de metal. Para isso, usa-se claymore. O último painel é colado em um canto em forma de U. Após este procedimento, você pode começar a instalar os cantos e fazer as inclinações. A desmontagem é realizada na mesma sequência.
A complexidade pode ser fornecida por uma parede onde quaisquer tomadas ou interruptores são instalados. Neste caso, assim que as placas de acabamento forem fixadas, é imprescindível colocar as caixas e assentar o cabo elétrico.
Ao instalar os painéis, é necessário fazer um orifício onde os locais para interruptores e tomadas foram previamente marcados. Esses lugares são difíceis de lavar e pintar. O painel pode ser feito na forma de um painel e várias peças de artesanato podem ser penduradas nele.
Exemplos no interior
O revestimento da cozinha é feito qualitativamente com um painel de plástico de PVC com um padrão na metade da parede. O interior de uma sala parece muito impressionante e esteticamente agradável. Também pode ser complementado com impressão de fotos no estilo "Provence".
Esta sala de estar é decorada com revestimento de vinil. O quarto parece muito delicado graças aos tons claros do material.
Painéis decorativos de PVC com um padrão lindo. Tudo parece de altíssima qualidade e caro, mas com um design simples.
Sobre os painéis de PVC para decoração de paredes de banheiros e os segredos da escolha do plástico, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.