Como colar adequadamente os painéis de PVC no banheiro?

Contente
  1. Preparação
  2. Que tipo de cola usar?
  3. Painéis de colagem
  4. Erros graves

Quando se trata de reformas de banheiros, todos querem fazer reparos sem custo financeiro extra, com alta qualidade e, como se costuma dizer, "há séculos". Além disso, este é um lugar especial no apartamento, e você deve abordar com cuidado o reparo deste quarto em particular. E o motivo é a umidade e a umidade, que, com reparos inescrupulosos, tornam-se um solo ideal para o desenvolvimento de mofo e bolor. Para evitar esses problemas, escolha um material resistente ao desgaste, que não tenha medo da umidade e não a deixe passar. O revestimento ideal em relação preço e qualidade são os painéis de PVC: apresentam todas as propriedades necessárias para uma casa de banho. Este material é acessível, durável e fácil de instalar.

Qualquer pessoa sem conhecimentos especiais pode fazer reparações na casa de banho de forma independente, utilizando painéis de PVC.

Preparação

A instalação dos painéis é rápida e fácil. Uma etapa difícil e minuciosa é a preparação das superfícies da sala onde será realizada a instalação. Antes de começar a se preparar para a instalação de materiais de construção, você precisa se certificar de que as paredes do banheiro são adequadas para a instalação.

Existem várias coisas importantes a serem feitas antes de iniciar a instalação.

  • Remova todo o gesso velho, irregularidades, protuberâncias, defeitos. A fase preparatória, na qual tudo é retirado das paredes para se obter a superfície original. Se houver gesso, ele deve ser removido para o solo. Se houver protuberâncias ou protuberâncias, derrube-os. Certifique-se de que a parede esteja visualmente nivelada e que nada interfira na instalação.
  • Limpe a superfície de possíveis mofo ou bolor. Às vezes, ocorre a formação de fungos ou mofo em algumas articulações. É importante removê-lo antes de os painéis serem instalados, caso contrário, ele continuará a crescer sob eles e o trabalho será em vão. Algumas pessoas acreditam que, escondendo o molde, nada de ruim acontecerá. Mas não é assim: o bolor é perigoso para a saúde e com o tempo vai continuar a crescer mais embaixo, espalhando-se por toda a área.
  • Alinhe as paredes. Quanto mais lisa for a parede, mais fácil será a instalação dos painéis e melhor se fixarão. Para evitar dobras e possíveis fissuras do material, as superfícies devem ser uniformes, com erro de 5 mm. Para o nivelamento, é preferível utilizar misturas niveladoras especiais para banheiros, que podem ser adquiridas sem problemas em qualquer loja de ferragens.
  • Desengordurar e espanar as superfícies, tratar com um anti-séptico. Isso melhorará a adesão e o anti-séptico impedirá o crescimento futuro de mofo sob os painéis. Isso é especialmente verdadeiro para o banheiro, em condições de ar quente e alta umidade - condições ideais para o crescimento de mofo e bolor.

É melhor nivelar a superfície com uma massa especial ou primer para banheiros. Você pode encontrar um em uma loja de ferragens.

Que tipo de cola usar?

Uma etapa importante que deve receber atenção especial. Porque vai depender da cola se os painéis do banheiro vão se soltar repentinamente depois de dois anos. Por ser usado no banheiro, requisitos especiais são impostos ao adesivo. Deve proporcionar alta aderência dos materiais, presa de forma rápida e confiável, ser resistente à umidade, temperaturas extremas, segura, sem odor pungente.

As seguintes formulações são populares no mercado e provaram ser boas:

Kleiberit

Existem diferentes tipos. É à base de resina sintética. Não tem medo da umidade, tem uma composição homogênea, seca rapidamente e é seguro. Ele pode ser usado para colar painéis de folhas de forma rápida e fácil.

Cola Titan Wild

Um adesivo multiuso que pode ser encontrado em qualquer loja. Adere perfeitamente materiais ao concreto, tijolo, gesso. Tem resistência comprovada a temperaturas extremas.

Titan Wild Liquid Nails

Talvez a opção mais comum. Devido à sua popularidade, é vendido em qualquer lugar e tem uma reputação de confiança, bem como seu escopo de aplicação. Resistente à umidade, não tem medo de altas e baixas temperaturas e ajudará a colar em qualquer ambiente. A colagem da superfície com painéis ocorrerá sem nenhum esforço extra.

Unhas Líquidas de Qualidade

    Adesivo profissional utilizado em decoração e construção. Devido à cor branca, nem sempre é utilizado na instalação de painéis de PVC. A colagem é rápida o suficiente.

    Painéis de colagem

    Quando o estágio de preparação estiver concluído, você pode prosseguir para o principal - instalar o material nas paredes. Certifique-se de que as superfícies estão niveladas, limpas e desengraxadas novamente. Agora você pode começar.

    Conselho: se o material de construção esteve frio, leve ao calor algumas horas para que a temperatura das superfícies, dos painéis e da cola seja a mesma - isto melhorará a aderência.

    Não há dificuldade na instalação. Você só precisa cortar antecipadamente o PVC no tamanho do seu banheiro e, se tiver um padrão, combine-o. Faça um plano, de qual canto você irá, em que direção, prepare os painéis com antecedência.

    A cola é aplicada em pontos uniformes, afastando-se das bordas do material, a cada 25-30 cm A seguir o painel é aplicado na parede e mantido por algum tempo para que a base adesiva agarre a parede e a base. Então, seguindo seu esquema, o resto dos painéis são colados.

    Se você decidir instalar painéis no teto, então aqui você precisa pensar sobre suas ações com antecedência.

    • pense sobre a localização de lâmpadas e capuzes;
    • conduzir a fiação para os locais propostos dos acessórios;
    • instale uma moldura simples feita de guias de metal ao redor do perímetro do teto;
    • instale os painéis aparafusando-os pela costura interna à guia;
    • observar ao instalar a localização das lâmpadas e ventilação;
    • faça buracos para as lâmpadas.

    Algumas pessoas usam blocos de madeira comuns em vez de guias de metal. É melhor tratá-los previamente com um anti-séptico. As guias são instaladas através do PVC e os próprios painéis podem ser fixados à borda interna com parafusos ou com um grampeador de construção. Ao apertar, tome cuidado para não danificar o painel com força excessiva - se for aparafusado com força, ele irá rachar.

    Os orifícios para as lâmpadas são marcados com um lápis ou marcador fino e, em seguida, cortados com uma faca de montagem comum. O principal é fazê-lo com cuidado para não danificar o material com forte pressão. As juntas das paredes e do teto estão escondidas atrás de um rodapé decorativo.

    Como você pode ver, não há nada difícil em instalar o PVC.

    Erros graves

    Apesar da simplicidade de instalação dos painéis de PVC, muitos cometem erros grosseiros, que levam a um resultado insatisfatório.

    Considere os principais que o ajudarão a evitar problemas e fazer seus reparos de alta qualidade.

    • Não dobre os painéis. Ao dobrar, torcer ou qualquer outra deformação, a base de plástico pode rachar ou flutuar, o que afetará negativamente no futuro não só a aparência, mas também as propriedades operacionais.
    • Todos os elementos devem estar na mesma temperatura. Outro ponto importante, que foi mencionado acima. Muitas vezes, o material de construção é comprado com antecedência e empilhado na varanda para que não ocupe espaço. E então os painéis frios começam a colar na parede. Como resultado, depois de dois anos, em alguns lugares eles começam a se mudar.Para evitar que isso aconteça, mantenha os painéis e a cola na sala por muito tempo para que a temperatura nivele.
    • Economia com despoeiramento e anti-sépticos. O descumprimento dessa regra leva ao fato de que, com o tempo, o painel começa a se afastar da base da parede, a umidade entra e o molde começa a se formar. Como resultado, depois de dois ou três anos, as pessoas são obrigadas a refazer os reparos.
    • Removendo a película protetora antes da instalação. Outro erro comum. Durante o processo de instalação, você pode riscar acidentalmente, derramar cola ou danificar o painel. Remova o filme somente depois que todos os painéis estiverem totalmente instalados.
    • Comprando a cola errada. No desejo de economizar dinheiro, às vezes chega ao ponto do absurdo: gente cola no PVA ou nos restos de cola do último conserto. Não vale a pena fazer isso, pois a economia de várias centenas de rublos afetará com o tempo.

    Agora você já sabe como concluir a etapa preparatória, colar corretamente os painéis e evitar os erros mais comuns. Seguindo as dicas simples deste artigo, você poderá, sem conhecimentos e habilidades especiais, fazer reparos no banheiro com as próprias mãos, que farão as delícias dos olhos por muito tempo.

    Você aprenderá a decorar as paredes do banheiro com painéis de PVC em 1 dia a partir do vídeo abaixo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário