Tamanhos padrão de painéis de MDF
Painéis de acabamento de madeira reciclada têm sido usados na renovação e decoração de interiores há décadas. Contraplacado, cartão, aglomerado, painéis de serradura prensada - o sortido é muito vasto. São materiais ecologicamente corretos, de alta qualidade e duráveis, cuja produção permite o aproveitamento de resíduos acessíveis e baratos da indústria de marcenaria.
Trabalhar com madeira reciclada é mais fácil do que trabalhar com madeira natural e seu custo é muito mais baixo, tornando o material disponível para a maioria dos russos.
Nos últimos 20 anos, as placas de MDF afastaram do mercado o usual de aglomerado e de fibra: é bastante problemático encontrá-los nas lojas, mas o MDF é apresentado em qualquer supermercado de construção em sua variedade de tamanhos, texturas e tonalidades.
Peculiaridades
MDF significa fração fina. Os painéis são feitos de fibras de madeira de média densidade, comprimidas a alta pressão.
O material tem todas as vantagens da madeira natural, mas sua estrutura é heterogênea e não sólida. A matéria-prima para a produção das pranchas são as aparas finas, que são compactadas em equipamentos profissionais com a adição de adesivos.
Dignidade
A densidade dos produtos de MDF leva a uma variedade de aplicações no setor da construção, bem como na fabricação de móveis.
O MDF tem muitas vantagens:
- estrutura homogênea;
- isolamento de alto ruído;
- propriedades de isolamento térmico;
- aparência atraente;
- facilidade de processamento e instalação;
- versatilidade;
- Amizade ambiental;
- higroscopicidade;
- higiene.
Benefícios do MDF
O MDF, em comparação com materiais de construção semelhantes, tem vantagens indiscutíveis.
Comparado com madeira compensada
- não apresenta defeitos externos inerentes às chapas de compensado típicas (sobreposição de folheado, rachaduras, queda de nós de madeira);
- não deforma sob a influência do vapor;
- tem geometria perfeita;
- preços mais acessíveis.
Em comparação com a madeira
- uniformidade da estrutura em toda a espessura;
- ausência de nós, vazios e outros defeitos naturais;
- a possibilidade de estampagem do revestimento;
- resistência a mofo e fungos perigosos;
- a diferença de preço chega a 80%.
Comparado ao cartão e aglomerado
- permite o fresamento de bordas;
- material mais ecológico;
- tem uma densidade elevada, pelo que agarra bem a base do móvel;
- a superfície pode ser laminada;
- não deforma sob a influência da umidade.
Tamanhos de placas de MDF
: Dependendo dos tamanhos padrão, as placas MDF são subdivididas em:
- cremalheira - eles têm uma forma longa estreita;
- lado a lado - quadrado ou pequeno retangular;
- frondoso - são grandes.
Classificação por método de processamento
De acordo com o método de processamento, eles são diferenciados:
- lajes planas - obtido por prensagem;
- em relevo - são criadas por fresagem, estampagem ou aplicação de elementos decorativos;
- laminado - colado com uma camada protetora especial consistindo de um filme de polímero (transparente ou fosco);
- folheado - madeira de espécies valiosas é geralmente usada como folheado para imitar a textura da madeira natural;
- pintado - revestido com tintas especiais contendo pigmentos de tingimento fosco ou brilhante, bem como aditivos anti-poeira.
desvantagens
Apesar das vantagens óbvias, os produtos também apresentam desvantagens. Um deles é a baixa resistência à combustão e altas temperaturas. Em caso de incêndio, os painéis ficam deformados, o que limita significativamente o âmbito de utilização do MDF: tais placas não são recomendadas para instalação perto de lareiras, fogões a gás e outras fontes de incêndio.
Outra desvantagem dos painéis é a baixa resistência ao desgaste. O material é fácil de riscar ou rachar, por isso não deve ser usado em áreas de tráfego intenso ou em casas com crianças pequenas.
Faixa de tamanho
Se falamos de tamanhos, então sua gama também é bastante ampla. Hoje, os mais comuns são:
- comprimento - na faixa de 2,4 a 2,7 m;
- largura - de 150 a 900 mm;
- espessura - de 3 a 60 mm.
Comprimento
O comprimento típico do painel de parede é de 2,62 m, ao mesmo tempo, alguns fabricantes lançaram produtos com comprimento de 2,44 e 2,8 metros. Para a instalação, isso realmente não importa, especialmente porque a serração geralmente é feita diretamente na loja.
Os parâmetros e dimensões das placas variam de acordo com o fabricante do MDF. Assim, por exemplo, a popular marca Kronospan produz painéis com dimensões de 2600X200 mm, 2600X325 mm, 2600X153 mm e 2600X200 mm. O fabricante de renome mundial HDM oferece painéis com parâmetros 1300X198 mm e 2600X198 mm. Finalmente, a empresa russa "Soyuz" produz painéis de tamanho uniforme 2600X238.
Cada um dos fabricantes (dentro de sua faixa de tamanho) produz uma ampla variedade de painéis que diferem em textura e esquema de cores.
Espessura
Dependendo da marca do fabricante e do modelo escolhido, a espessura do MDF varia de 3 a 30 mm. Além disso, as empresas individuais produzem modificações folheadas, cuja espessura chega a 60 mm.
Graças a esta variedade, cada consumidor pode sempre escolher a melhor opção, tendo em conta as dimensões das suas instalações.
Aliás, a espessura do painel é muito importante na hora de escolher um material de acabamento adequado: o peso do produto e a carga que ele pode suportar depende disso.
Painéis padrão pesam:
- com espessura de 3 mm - 16 kg;
- 6 mm - 31 kg;
- 12 mm - 60 kg;
- 22 mm - 106 kg;
- 28 mm - 142 kg.
Sob a marca Kronospan são produzidos painéis com espessuras de 7,8, 9 e 14 mm. Entre os produtos HDM você pode encontrar placas estreitas de MDF (apenas 6 mm de espessura). Alguns fabricantes possuem modelos com espessuras de 10 e 18 mm.
Largura
A largura padrão dos painéis é 150-190 mm, é muito raro encontrar MDF de 900 ou 1200 mm no mercado livre. A largura determina em grande parte a estética e a decoratividade do acabamento: quanto mais largo o painel, menos juntas de topo no revestimento e mais lisa a superfície parece.
Âmbito de aplicação
As propriedades de desempenho excepcionalmente positivas do MDF, combinadas com o respeito ao meio ambiente e preços acessíveis, tornaram essas placas populares em uma ampla variedade de setores de construção, decoração de interiores e industriais. O amplo sortimento possibilitou a ampla utilização dos painéis em obras de reparos e acabamentos, bem como na fabricação de móveis.
A capacidade de absorção sonora e de isolamento térmico levou à utilização do material para a produção de chapas, portas, divisórias interiores e outros elementos decorativos.
O MDF, devido à sua alta densidade, é considerado o material ideal para a produção de marcenaria. Além disso, os painéis são usados para o assentamento áspero de revestimentos de piso e nivelamento final de paredes. E, é claro, os painéis são amplamente usados para criar móveis de escritório e gabinetes.
A higroscopicidade e a resistência ao mofo e bolor têm levado ao fato de que as placas se tornaram populares em móveis para instalações médicas, laboratórios, bem como salas de estar com alto índice de umidade (banheiro e cozinha).
O escopo de uso do MDF é amplo e variado:
- os painéis do tipo folha são amplamente utilizados para a colocação de tetos e pisos;
- decoração de parede com placas de MDF é muito comum;
- usado como um material de conexão para a formação de fachadas de moldura;
- produção de todos os tipos de móveis;
- para salas insonorizadas - os painéis reduzem significativamente a audibilidade entre as divisões, pelo que são utilizados em casas de painéis, bem como para revestir as paredes do quarto dos pais em casas com crianças;
- um âmbito de aplicação inusitado do material - o restauro de velhas portas de aço, o MDF é utilizado como revestimento, transformando e atualizando o aspecto de uma porta velha que perdeu o seu brilho;
- para o arranjo de encostas.
Na utilização de painéis, os parâmetros de comprimento, largura e espessura do material vêm à tona. Se praticamente não houver restrições para o revestimento das paredes (o tamanho das lajes depende das preferências pessoais do proprietário da sala), então para outras categorias, o escopo requer dimensões específicas:
- aventais de cozinha - é ideal usar placas de 3 m de comprimento, 60 cm de largura e 6-10 mm de espessura;
- bancadas - este elemento está sujeito a cargas e pressão, portanto, é necessária uma espessura de painel de 28-38 mm aqui, os parâmetros de comprimento e largura, em regra, são 1 metro e 60 cm, respectivamente;
- portas - as portas interiores em MDF são fabricadas de acordo com a norma aceite: a espessura é de 35-45 cm, o comprimento é de 190-200 cm e a largura é de 70-90 cm.
O material pertence à categoria de resistente ao desgaste, porém, constatou-se que moralmente se torna obsoleto antes de se desgastar fisicamente. É por isso que (na grande maioria dos casos) é usado para enfrentar instalações não residenciais: um hall de entrada, um corredor, um banheiro, galerias e varandas, bem como blocos de serviços.
dicas e truques
De acordo com a forma como você decidir usar as placas de MDF, os parâmetros do painel devem ser levados em consideração. Em cada caso individual, deve-se focar nos indicadores mais elevados possíveis:
- Portanto, os painéis pintados são ideais para a fabricação de móveis de cozinha. São higroscópicos, não se deformam ou racham com o contato frequente com a água.
- Mas para chuveiros e banheiros isso não é suficiente - aqui é melhor comprar placas laminadas, que se distinguem pela maior resistência à umidade, e a laminação deve ser dupla face para proteger o produto tanto por fora quanto por dentro.
- Ao trabalhar em fachadas de móveis, use modificações folheadas. Se estivermos falando sobre enfrentar grandes volumes de cobertura, o MDF com ladrilhos padrão servirá.
O fabricante da placa também é de grande importância. Os modelos dos fabricantes suecos, poloneses e alemães são de alta qualidade. A propósito, as empresas desses países têm seus escritórios na Rússia, então o custo de seus produtos é acessível para a maioria de nossos compatriotas.
Os produtos chineses ocupam uma parcela significativa do mercado. Atrai com baixo preço, porém sua qualidade nem sempre agrada o consumidor pela resistência ao desgaste e durabilidade.
Você pode encontrar muitos produtos de fabricação russa nas prateleiras das lojas de construção. As pequenas empresas produzem painéis de MDF, cuja qualidade muitas vezes não é inferior à dos seus congéneres europeus. Infelizmente, às vezes, um modelo de nível inadequado com baixa resistência à umidade e vida útil curta fica oculto sob uma aparência atraente.
Independentemente da marca que você decida dar preferência, vale a pena realizar uma inspeção mais minuciosa dos painéis no momento da compra.
O procedimento de inspeção se resume às seguintes etapas:
- inspecione o produto e certifique-se de que não haja vários chips e rachaduras;
- a superfície deve ser certamente plana e lisa ao toque, quaisquer depressões ou, ao contrário, saliências servem como fontes de deterioração da resistência do MDF e diminuição de seus parâmetros operacionais;
- o aparecimento de qualquer cheiro dos pratos é inaceitável.
É imperativo estudar os certificados e a documentação do painel, em particular, focar em um indicador como o grau de inchaço do painel em contato com o líquido. Seu valor ideal é de 17%.
E, claro, a escolha dos painéis depende muito do grau de habilidade do finalizador. Se é a primeira vez que se depara com este material (e em geral você tem pouca experiência em acabamento), dê preferência aos modelos grossos: são mais resistentes e confiáveis. Por sua vez, as placas finas de MDF são bastante frágeis e podem quebrar devido ao manuseio analfabeto.
Para obter informações sobre como montar painéis de MDF na parede, consulte o vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.