O que e como pintar OSB (OSB)?

Contente
  1. A necessidade de pintar
  2. Como você pode pintar?
  3. Os melhores fabricantes de fundos
  4. O que considerar ao escolher uma tinta?
  5. Lindas ideias para colorir
  6. Preparação
  7. Tecnologia de revestimento de painel
  8. Dicas úteis

O mercado de materiais de construção oferece uma ampla gama de produtos para revestimento de painéis OSB. Para fazer a escolha certa do material de acabamento, você precisa se familiarizar com as variedades, características e comparar os benefícios. Gostaríamos de chamar sua atenção para informações úteis sobre a pintura das placas, bem como recomendações sobre como fazê-lo você mesmo.

A necessidade de pintar

Os painéis OSB são pintados por vários motivos. O fato é que a superfície das lajes deve ser atraente e, sem um revestimento completo, esse resultado não funcionará. Além das razões estéticas, existem outras, mais importantes, por exemplo, os painéis são feitos de madeira, que está sujeita à influência da umidade e de vários fatores, portanto, requer proteção adicional. Assim que a tinta ou verniz seca, nada pode penetrar na placa, respectivamente, a deformação não é terrível.

O material de acabamento evita o crescimento de mofo ou bolor. O mercado oferece uma ampla gama de produtos que atendem às suas necessidades.

Como você pode pintar?

Adequado para processamento de painéis tinta resistente à umidade que pode ser aplicada não só por fora, mas também por dentro. A tinta para OSB é de borracha, acrílico, óleo, texturizada e outros tipos, cada um com suas características e vantagens próprias. Primeiro você precisa decidir onde exatamente o revestimento será executado.

Lado de fora

Como acima mencionado, as lajes são de madeira, portanto esmalte e pintura de fachada, assim como a impregnação, não podem ser feitas na obra. Ao escolher um material, você precisa desenvolver o efeito que deseja obter como resultado. Os acabamentos pigmentados pintam perfeitamente sobre a superfície, criando uma densa camada na tonalidade desejada. Já os materiais incolores também são muito procurados, pois podem enfatizar e até realçar a textura do produto. A pintura de fachada é muito popular, é apresentada em uma ampla variedade. Porém, para obter o resultado desejado, é importante seguir as instruções de aplicação, caso contrário o revestimento começará a estalar nos cantos em pouco tempo.

A borda dos painéis tem porosidade, portanto, para começar, os especialistas utilizam selantes para que sejam realizados novos acabamentos.

As tintas de fachada são divididas em várias variedades. Os alquidos são compostos por resinas, ácidos e óleos vegetais. Após a aplicação, esse material forma uma fina película que atua como camada protetora contra a umidade. Este produto é oferecido a um preço acessível, portanto é muito popular. Além disso, a tinta seca rapidamente e não contém toxinas, o que significa que é seguro trabalhar com ela. Antes do revestimento com material alquídico, a superfície deve ser preparada de forma que o acabamento não descasque e não se formem bolhas na fachada.

A tinta acrílica é criada à base de água, que evapora rapidamente após a aplicação, portanto, uma camada de polímero durável é criada na superfície. Este tipo de revestimento garante resistência à humidade e às mudanças bruscas de temperatura, a fachada ficará protegida da influência da radiação ultravioleta, pelo que o material é ideal para utilização no exterior, sendo também resistente ao fogo.

As tintas a óleo não são usadas com tanta frequência quanto as mencionadas acima, pois são tóxicas - é melhor trabalhar com elas em um respirador. Para que o revestimento fique perfeito, você terá que experimentar, além disso, o óleo de linhaça da composição não contribui para uma secagem rápida.

Na sala

Em um espaço fechado, use tinta livre de toxinas e não prejudicial à saúde. Se for necessário pintar as lajes em ambientes internos, é melhor optar pela tinta acrílica, que costuma ser usada para revestir pisos e paredes. O tom uniforme e a excelente qualidade do material são vantagens importantes.... Quando se deseja preservar a textura natural dos painéis OSB, é recomendável escolher uma tinta e verniz. Algumas formulações têm efeito pátina, graças ao qual é possível obter a tonalidade desejada. Os vernizes são à base de vinil e poliuretano, cada um com características próprias.

De referir que os vidrados se distinguem pela sua transparência e subtileza, pelo que a textura natural da madeira se mantém inalterada. Esses materiais são feitos sobre uma base alquídica ou acrílica, sendo que a primeira não pode ser utilizada em ambientes internos. A tinta de interior inclui tinta à base de água, que não contém um odor desagradável e destina-se ao revestimento interior. A popularidade deste produto deve-se a vários motivos. Em primeiro lugar, o material é oferecido em uma ampla gama, pode ser acrílico, silicone, antifúngico, mas não causa reação alérgica. Para revestir paredes e tetos no berçário, na cozinha e até no banheiro, esta é uma das melhores opções. Os produtos são facilmente aplicados com rolo normal, podem ser usados ​​em conjunto com pistola, o acabamento ficará apresentável depois de muito tempo.

A solução de látex é caracterizada por maior elasticidade, esse revestimento será resistente a tensões mecânicas, produtos químicos domésticos e umidade. Além disso, este material pertence à categoria de duráveis ​​e ecologicamente corretos, o que não é menos importante. É simples de trabalhar com tinta, não exala toxinas, o único inconveniente é o alto custo, mas suas excelentes características o justificam plenamente.

Se você precisa cobrir as paredes da garagem, é melhor escolher algo mais simples, à base de água disponível, com eles você pode criar estética mesmo em locais não residenciais, além disso, as placas OSB ficarão lindas por muito tempo.

Os melhores fabricantes de fundos

Existe uma vasta gama de produtos no mercado de diferentes fabricantes, portanto para começar, é importante estudar a classificação das melhores empresas que conseguiram se recomendar ao consumidor... Os materiais da empresa são muito populares Dali, entre os quais você pode encontrar primer reforçado para pintura, que protege a superfície de mofo e bolor. Esta opção é adequada para trabalhar dentro e fora de casa, cabe perfeitamente em placas OSB. As vantagens são também o efeito de nivelamento, aumento da aderência e longa vida útil do revestimento, além disso, a tinta é resistente às intempéries e elástica, portanto, será capaz de fechar pequenos defeitos e rachaduras.

O próximo é o fabricante Olimp, na lista de produtos dos quais existe uma rica seleção de tintas para fachadas. Por exemplo, os consumidores são atraídos pela tinta látex, que é adequada para o revestimento de paredes e rodapés, forma uma proteção durável contra rachaduras. De referir que este material também é adequado para trabalhos de interiores, podendo ser aplicado não só em painéis OSB, mas também em tijolo, gesso ou alvenaria.

A uniformidade está garantida, a brancura ficará perfeita, existem vários tons no sortido se quiser adicionar cor.

Empresa Dufa conhecido por muitos especialistas que estão envolvidos em reparos. A empresa apresenta tintas de dispersão adequadas para trabalhar com painéis OSB e superfícies estucadas.As vantagens do produto são bom poder de cobertura, resistência à umidade, para que o revestimento possa ser limpo e, se desejar, repintado em um tom diferente.

Para o tratamento de fachadas e paredes externas de forma a preservar a textura natural, deve-se escolher corantes entre Sikkens... A empresa oferece seus produtos no mercado há muito tempo e conseguiu se firmar com alta qualidade e excelentes resultados. As tinturas secam rapidamente ao sol.

A cera natural na base está contida nos produtos da empresa "Belinka", graças a isso, uma camada protetora é criada no OSB. É por esta razão que as tintas da marca podem ser utilizadas não só no interior, mas também no exterior das instalações. Se você quer algo à base de água, você pode escolher verniz acrílico "Drevolak".

Este material tem propriedades anti-sépticas, é resistente à umidade e bastante elástico, o que é uma boa notícia. A superfície repele a sujeira, então a tinta é ótima para uso ao ar livre.

Tinta de silicone para revestimento de fachada de empresa "Sotaque sulista" têm uma composição de dispersão em água que combina as características de silicato e materiais acrílicos. O revestimento será protegido de mofo, radiação ultravioleta e excesso de umidade. Tintas Soppka resistentes ao fogo, sua consistência é viscosa e espessa, o que é importante considerar. Após a aplicação, uma película protetora transparente será formada nas placas OSB, o que não permitirá que a precipitação afete a apresentabilidade da fachada.

O que considerar ao escolher uma tinta?

Para escolher um material de revestimento para OSB, você deve levar em consideração uma série de critérios, sobre os quais você pode aprender mais. Cada tipo de corante tem suas próprias características e, para começar, é importante estudar as características. NSEm primeiro lugar, preste atenção na textura dos pratos, devido às fortes irregularidades, você terá que gastar mais material. A idade da superfície também importa.

Adesão

Este parâmetro é um dos principais na escolha de uma tinta, pois algumas delas aderem mal à superfície das placas OSB. Os painéis são impregnados com resinas, portanto, deverá ser feito um primer antes da aplicação da tinta à base de água. Se esta opção não for adequada, a escolha deve ser interrompida nas composições acrílicas.

Textura

Muitas pessoas gostam da textura dos pratos, então a maioria não quer escondê-la. Para preservar o efeito natural, é necessário primeiro preparar a superfície e depois pintar, além disso, reduzirá o consumo de material de acabamento.

Idade das placas

Se as lajes não forem protegidas e ficarem por muito tempo em um espaço aberto, elas serão difíceis de pintar. A luz ultravioleta e as alterações atmosféricas afetam negativamente o estado da fachada, portanto, antes de iniciar os trabalhos, terá de trabalhar muito para limpar a sujidade da superfície, depois tratá-la com um anti-séptico e lixá-la.

Na hora de escolher um material de coloração, é necessário decidir onde exatamente será realizado o trabalho, já que algumas opções são adequadas exclusivamente para fachadas de fachadas. Considere as condições climáticas, estação, respeito ao meio ambiente, adesão e outras características importantes do produto.

Lindas ideias para colorir

Cada um tem a sua própria opinião sobre o design decorativo das fachadas e revestimento interior, por isso não existe uma regra única a seguir. - qualquer desenho pode ser feito com tinta de qualidade. Deve-se notar que o branco é preferível para salas pequenas - dessa forma, você pode expandir visualmente o espaço. Se você quiser decorá-lo de uma forma original, você pode combinar dois ou mais tons que seriam combinados entre si. Especialistas experientes podem oferecer maneiras incomuns de projetar placas OSB, porque com a técnica certa, você pode obter um efeito original.

A pedra de imitação é muito procurada em interiores, mas exigirá mais tempo e esforço. Estamos falando de pintura de painéis em várias camadas, primeiro você precisa decidir sobre o padrão desejado. Para fazer o efeito parecer o mais natural possível, é importante escolher tons e pintar a superfície com uma tinta de base usando uma cor clara de base. Neste caso, não há necessidade de lixar a superfície. Os especialistas recomendam o uso de uma pistola de pulverização. Quando a primeira camada estiver seca, você pode lixar levemente a placa, enfatizando o relevo. Em seguida, desenhe os contornos da alvenaria, ao longo dos quais você pintará com um pincel fino em um tom diferente. Os iniciantes podem facilmente lidar com esse tipo de trabalho, o principal é mostrar imaginação e comparar com um exemplo. As áreas individuais podem ser tingidas, isso adicionará volume ao acabamento. O resultado deve ser sempre fixado com verniz.

Os revestimentos de efeito de gesso também são muito populares. Isso requer um lixamento preliminar, depois um primer e a aplicação do pigmento na cor desejada. Depois de seco, o lixamento deve ser repetido com uma roda de grão fino. Uma composição perolada ou tinta com efeito pátina ficará ótima. Como sempre, é necessário fixar o revestimento com verniz.

Preparação

Assim que as placas OSB forem instaladas, você pode começar a se preparar para o acabamento.... O primeiro passo é lixar a superfície para que fique lisa e sem defeitos. É importante usar lixas com diferentes valores de abrasividade dependendo do tipo de painel. Em quaisquer lajes existem reentrâncias e poços, que são pré-moldados, especialmente se houver vestígios de parafusos auto-roscantes. Para camuflagem, você pode usar tiras especiais. Antes de aplicar qualquer composição, é necessário soprar todas as fissuras para eliminar poeira e resíduos de lixa, só depois é possível começar a trabalhar a decoração.

Tecnologia de revestimento de painel

Não é difícil processar a folha OSB com suas próprias mãos se você seguir as instruções. O primer deve ser feito com um verniz à base de acrílico, a composição é pré-misturada com água 1: 10. Se for usado um verniz alquídico, ele é diluído com aguarrás. A composição deve ser aplicada lenta e cuidadosamente, certificando-se de que é absorvida pelas placas.

Quando se trata de trabalhar a fachada do edifício e a decoração exterior, é altamente recomendável o uso de soluções de proteção contra mofo e bolor.

Quanto à técnica de pintura, ela deve ser realizada em torno do perímetro dos painéis. Uma espessa camada de material é aplicada nas bordas, pois neste local é mais absorvido. Um rolo é usado para distribuir a composição de coloração: assim o revestimento ficará uniforme. É importante mover-se em uma direção. Depois disso, a placa deve secar bem, se o trabalho for dentro de casa, certifique-se de que não haja correntes de ar e que a temperatura esteja estável. A segunda camada é aplicada perpendicularmente à primeira. Se os planos incluírem o uso de tinta, ela é aplicada com pistola ou esfregada com pano. Essa superfície deve ser fixada com terra e esperar até que seque.

Dicas úteis

Se a pintura for realizada com rolo, os especialistas vão na direção da letra latina W. Para que a superfície fique o mais lisa possível, a tinta é aplicada em várias camadas, sendo importante verificar se a anterior secou bem. As bordas das lajes e suas juntas são totalmente pintadas, portanto, é necessário mais material que seja bem absorvido. Recomenda-se escolher soluções com inibidores para trabalhar com compostos de estratificação transparentes. Depois de alguns anos, a fachada precisa ser reformada e a pintura reaplicada, e ela precisa ser diluída até o estado líquido. Seguindo essas técnicas simples, você pode alcançar resultados surpreendentes, atualizando você mesmo o interior ou exterior da sua casa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário