Painéis de tijolo de MDF: exemplos de design de interiores

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Alvenaria em diferentes estilos
  4. Dicas de Design

A alvenaria tornou-se moda no design de interiores há alguns anos. Os estilos loft, de alta tecnologia e minimalismo introduziram elementos estruturais brutos na decoração de interiores: concreto, metal e tijolo. A utilização de alvenaria natural em apartamentos nem sempre é adequada devido ao grande peso do material e ao alto custo dessa obra. Uma alternativa mais acessível para criar um interior elegante são os painéis de parede de MDF. Este artigo irá informá-lo sobre as vantagens dessa decoração conveniente e como usá-la.

Peculiaridades

Os painéis de MDF ocupam uma posição de liderança no mercado de materiais de construção devido às suas valiosas qualidades:

  • O material é amigo do ambiente. A composição do MDF inclui resinas naturais e seguras para a saúde humana, aparas de dispersão fina e resinas de carboneto.
  • O filme laminado protege a superfície do estresse mecânico e possui uma rica paleta de cores.
  • É fácil cuidar dos painéis, basta limpá-los com um pano úmido e, se necessário, pode-se lavá-los com qualquer detergente.
  • Os painéis são fáceis de instalar, uma pequena quantidade de resíduos de construção é gerada durante a instalação e o processo em si leva um pouco de tempo e não requer habilidades especiais de construção.
  • As placas de MDF podem ser fixadas com cola e torneamento de vigas. A fixação dos painéis à moldura permite ocultar os desníveis das paredes e ocultar a fiação elétrica por trás do revestimento.
  • Painéis de MDF resistentes à umidade podem ser usados ​​para decoração de banheiros, galerias, casas de campo e cozinhas.

A desvantagem é a alta inflamabilidade do material, portanto sua "proximidade" de uma lareira, fogão, fogão a gás ou aquecedor elétrico é indesejável.

Visualizações

Os painéis de parede em forma de tijolo são representados por uma ampla variedade de texturas e cores. Você pode escolher facilmente o esquema de layout de tijolo que mais lhe convier. O padrão do piso laminado pode simular alvenaria de uma linha, várias linhas, raio, bem como tranças, espinha de peixe ou tijolos escalonados.

A costura das costuras confere à alvenaria um efeito decorativo adicional devido a uma cor contrastante ou matizada, suavidade ou irregularidade deliberada da costura. O corpo de tijolo sobressai em relevo acima do nível da laje ou tem uma imagem plana. A superfície pode ser lisa ou áspera (tijolo lascado). A tonalidade pode ser avermelhada, amarela, cinza ou qualquer outra.

Alvenaria em diferentes estilos

A alvenaria pode estar presente no interior de várias formas. Uma técnica comum é quando toda a casa ou apartamento é acabado com painéis de MDF "tipo tijolo" em cores naturais. Esta opção de acabamento requer grandes espaços e tetos altos. A cor dos tijolos naturais pode variar do vermelho ao cinza e quase preto. A riqueza das transições de cores dá volume às paredes, que, com um acabamento brilhante, tornam-se um elemento ainda mais significativo da divisão.

Este tipo de acabamento será a melhor escolha para decoração de interiores em grande estilo loft. A beleza da pedra natural, alterada de tempos a tempos, torna-se a principal decoração da casa. Os móveis geralmente são selecionados em uma cor (branco, preto, cinza, azul, verde). A variação das paredes deve ser compensada pelo ambiente calmo. O teto branco traz ordem à atmosfera e aumenta visualmente a altura da sala.

Em interiores escandinavos as paredes são pintadas de branco.As vigas do teto, portas e rodapés quase pretos dão ao espaço uma geometria clara. A monotonia de uma parede de tijolos é efetivamente quebrada por um holofote especial. Tanto para interiores em estilo loft quanto para painéis de MDF em estilo escandinavo com alvenaria em relevo são mais adequados.

Em apartamentos pequenos, a alvenaria sólida pode parecer um pouco pesada. Em estúdios onde não há divisórias internas, seções de tijolo da parede são usadas para zoneamento. Por exemplo, o espaço acima da mesa de corte da cozinha é decorado com alvenaria e a área de jantar é destacada na parede oposta. As cores claras e apagadas dos tijolos são um toque brilhante dos interiores em estilo provençal.

Os revestimentos brilhantes que estão na moda hoje transformam a aparência de uma parede de tijolos que é familiar a todos. Ele usa a técnica de dar a um objeto comum propriedades e cores incomuns. Essa abordagem é típica para tendências modernas, por exemplo, para estilo de alta tecnologia. Ele pressupõe ergonomia, conveniência e capacidade de fabricação das peças. As cores vivas e às vezes ácidas desse estilo criam um ambiente espacial e trazem surrealismo ao ambiente.

Os muitos tons de alvenaria natural criam algum acabamento variegado. Em tais interiores, a mobília monocromática fica linda. Hoje, cores terrosas saturadas estão entrando na moda: verde escuro, bordô, âmbar, turquesa e malaquita. O estofamento de móveis estofados com uma textura sedosa pode suavizar a textura áspera da pedra e equilibrar a brutalidade da decoração das paredes internas. Veludo liso, veludo ou seda são adequados para isso.

O branco é o companheiro ideal para o interior do vermelho. Um enorme teto branco, móveis estilizados brancos como a neve e acessórios cubistas tornam um interior luxuoso com uma parede de tijolos simples. A sofisticação do Art Déco não é comprometida pelo acabamento rústico. A pedra acentua a delicadeza e elegância deste estilo arquitetônico.

Os proprietários de pequenos apartamentos devem olhar mais de perto os painéis com alvenaria branca estilizada. O desenho não vai dar volume às paredes, pelo contrário, vai deixar um cômodo estreito visualmente mais alto e mais espaçoso. Painéis brancos lisos são ideais para pequenos corredores. A cor torna o ambiente mais claro e os painéis são fáceis de limpar. Este design interior corresponde ao estilo minimalista mais popular da atualidade.

A mesma alvenaria estilizada, mas em preto, cria um clima completamente diferente. Os painéis escuros são adequados para a decoração do estilo neo-gótico da moda. Formas simples neste estilo são combinadas com detalhes sofisticados, como lareira ou pseudo-colunas. Para revestir o piso, utiliza-se um material na cor grafite com um padrão natural (mármore real ou artificial, granito, parquet), que traz um elemento de antiguidade nobre ao ambiente moderno. Móveis elegantes incomuns são selecionados em tons de asfalto ou roxo.

Os arcos feitos de painéis de MDF são um belo elemento decorativo. O material pode ser facilmente dobrado. Para isso, basta aquecer uma tira da largura desejada e dobrá-la até obter uma parte de um determinado raio. Devido à plasticidade do MDF, o arco pode ser feito por qualquer pessoa. Esta opção de acabamento é a melhor opção para decorar uma mesa de corte no formato de uma lareira velha. Os arcos de alvenaria se tornaram os favoritos do estilo country.

Vale a pena prestar atenção a uma opção de decoração como decorar um nicho com alvenaria ou o uso de alvenaria íngreme. Para fazer isso, os painéis são cortados ao longo da linha tracejada do tijolo e a porta é aparada nas laterais ou nas paredes adjacentes a partir do canto. O resto da superfície da parede é rebocada e pintada ou colada com papel de parede. Esta decoração será um toque eficaz para o design da sala. Alvenaria clara com ilhas de gesso branco e móveis simples são a base para a criação de um interior em estilo grunge.

Dicas de Design

Tendo decidido o estilo, você precisa escolher a cor e a textura do acabamento. A tonalidade das paredes deve estar em harmonia com o esquema de cores do piso e da mobília. Também deve-se ter em mente que superfícies polidas ou com acabamento fosco são percebidas de forma diferente. O brilho excessivo que está na moda hoje pode ser irritante. Portanto, os designers recomendam combinar superfícies brilhantes e mate.

Você também precisa se lembrar disso as cores claras ampliam visualmente o ambiente, enquanto as cores escuras comprimem visualmente o espaço. A alvenaria longitudinal é capaz de alongar visualmente a parede, e a transversal - para tornar o teto mais alto. Levar em consideração todas essas nuances o ajudará a entender uma ampla gama de painéis de MDF e a criar um interior com estilo para qualquer ambiente.

Você pode aprender mais sobre os painéis MDF e como instalá-los no vídeo a seguir.

2 comentários
0

Eu gostaria de consultar. A parede de trabalho da cozinha em estilo escandinavo (não existem armários superiores) é acabada com painel de MDF, branco, imitação de azulejos, pretendo fazer um fragmento de alvenaria com 60 cm de largura até ao tecto ao longo do forno / fogão. Como colar e geralmente é possível? Obrigado.

0

Tatyana, pelo que entendi, você quer colar MDF branco com imitação de alvenaria. Se for para colar, é melhor usar pregos líquidos. A cola é aplicada na superfície posterior da placa, pressionada contra a parede e imediatamente removida para finalmente colar após 5 minutos. É mais conveniente espalhar vários painéis de uma vez para acelerar o processo de fixação da cola. O MDF deve ser cortado no tamanho desejado com antecedência. Para evitar lascar a camada da face durante o corte, ela é colocada com o lado decorativo voltado para cima. Em geral, é preferível instalar com torneamento e perfurador.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário