Tudo sobre fachadas de filme MDF
As fachadas de móveis, se feitas com materiais de alta qualidade, enobrecem o interior, conferindo-lhe sofisticação. Placas de aglomerado laminadas com filme de polímero certamente merecem atenção, mas para instalações residenciais, a menos que tenham um sentido minimalista, fachadas de MDF revestidas com filme de PVC são muito mais relevantes. Vale a pena considerar todos os pontos fortes e fracos deste material com mais detalhes.
O que é isso?
O MDF é uma fração finamente dispersa de placas de fibra de madeira de média densidade que foram submetidas a tratamento térmico de alta pressão. O material na sua composição é próximo da madeira natural, não contém quaisquer inclusões, exceto o pó de madeira, mas é várias vezes mais duro e resistente do que as folhas de madeira natural.
Externamente, os produtos de MDF se assemelham a folhas grossas de papelão. Antes de o revestimento de PVC ser aplicado a eles, as placas parecem pouco atraentes. Já na fábrica, eles são submetidos a retificação, imagem 3D, preparação e pintura.
E também a produção em massa de painéis em filme de PVC foi estabelecida. Não pense que este é um revestimento decorativo comum - As fachadas de filme de MDF são criadas por vaporização de cloreto de polivinila na superfície de produtos de corte de madeira pela ação de prensagem a vácuo térmico.
Além da resistência, essas fachadas são altamente resistentes à umidade, por isso são mais frequentemente usadas para decorar o interior da cozinha. No entanto, a variedade de cores, tonalidades, imitações deste material torna possível utilizá-lo na criação de um tipo de mobiliário apresentável para instalações residenciais com uma finalidade diferente.
Vantagens e desvantagens
Fachadas com filme de policloreto de vinila são, em primeiro lugar, uma solução econômica para a questão do acabamento de conjuntos de móveis, enquanto suas imitações parecem apresentáveis.
Esta é uma vantagem indiscutível do material, mas existem outras vantagens:
- resistência ao desgaste, incluindo abrasão devido ao uso de agentes de limpeza;
- uma grande seleção de paletas de cores e texturas;
- higiene, segurança devido à composição natural;
- uma variedade de tamanhos e formas de produtos, especialmente elementos complexos, podem ser feitos sob encomenda;
- o material não está sujeito à influência negativa dos raios ultravioleta;
- resistência a altas temperaturas e resistência à umidade;
- nenhum dano sob estresse mecânico;
- fácil manutenção de fachadas.
As desvantagens dos painéis de filme estão principalmente associadas ao uso indevido desses produtos:
- se o ambiente estiver constantemente com temperatura elevada ou alto nível de umidade, o filme de PVC pode descascar;
- o uso de produtos químicos agressivos e com partículas abrasivas para limpeza acarreta danos e perda da aparência das placas;
- em caso de defeitos evidentes, arranhões e lascas, o reparo do material não é possível.
É claro que muitas das características técnicas das chapas de móveis dependem da boa fé do fabricante.
Os problemas listados surgem com mais freqüência devido ao fato de que o material está inicialmente com defeito. O motivo é o uso de cola de baixa qualidade na fabricação, não conformidade com tecnologias, por exemplo, a camada do filme é muito fina.
Comparação com outros materiais
Para o revestimento de placas de MDF utilizadas como fachadas de móveis, não apenas o filme de PVC pode ser utilizado. Existem outros revestimentos igualmente populares, como plexiglass, plástico ou tinta.
Vamos considerar cada opção separadamente.
- Produtos de acrílico (plexiglass, plexiglass) têm um custo bastante elevado devido à complexidade da produção. Ao contrário do plástico, o vidro polimérico tem uma superfície mais brilhante e lisa, é mais resistente à deformação do que o PVC ou plástico e não é exposto aos raios ultravioleta. No entanto, suas formas são padronizadas e os olhos começam a se cansar do belo brilho com o tempo.
- Para plástico caracterizado por alta resistência ao desgaste, falta de exposição a altas temperaturas e umidade. No entanto, sua gama de cores não é tão extensa quanto a do filme, as impressões digitais permanecem nele e a restauração não pode ser realizada em caso de danos significativos. Além disso, as fachadas de plástico são mais caras do que as de folha metálica.
- Material pintado distingue-se pelo preço elevado, visto que o processo de sua criação possui várias etapas. O esmalte não tem medo do sol, tem características de resistência aumentadas, existe também a possibilidade de reparação e uma vasta gama de cores e tonalidades.
Qual dos produtos é o melhor é uma questão candente quando se trata de escolher uma fachada, mas a resposta é simples.
Se você precisa de uma opção econômica, pode adquirir móveis baratos, mas de alta qualidade, com um revestimento de filme.
Plástico ou plexiglass são adequados se você deseja comprar chapas com propriedades de alta resistência e longa vida útil. O esmalte é relevante quando o orçamento não é limitado por nada, é necessário um material com uma cor fora do padrão e proteção contra desgastes.
Tipos e cores de filme
Variedades de filmes para fachadas de móveis diferem no método de aplicação e são laminados, laminados para placas com superfície lisa e membrana de vácuo para painéis curvos.
A gama de opções de decoração e cores para fachadas de PVC é extremamente ampla.
- Imitações para vidro e espécies de madeira nobre como maçã, freixo, bordo, carvalho branqueado, wengué, teca.
- Placas brilhantes com um brilho metálico espetacular em cores brilhantes e incomuns - como ouro, bronze, prata, bem como turquesa, champanhe, bordô.
- Os filmes "Camaleão", "Noite do Sul" ou "Luzes do Norte", dependendo do tipo de iluminação, podem mudar de cor.
- Existem modelos que imitam as cores tigrado, zebra ou leopardo.
- Fosco, como os painéis brilhantes, vêm em uma variedade de cores. Se desejar, você pode comprar fachadas de dois tons que combinam perfeitamente com qualquer estilo de espaço de cozinha.
- Superfícies brilhantes espelhadas e monocromáticas que refletem a luz e expandem o espaço são adequadas para cozinhas com dimensões reduzidas.
Em sua forma, os modelos podem ser lisos, tridimensionais, curvos, com peças fresadas e imagens tridimensionais.
Dicas de cuidados
Cuidar de fachadas com papel alumínio é fácil. Isso não requer meios especiais, mas os detergentes comuns são adequados.
Requisitos para o conteúdo de produtos que usam PVC:
- evite a exposição prolongada à umidade no material;
- não permita que as superfícies esfriem abaixo de –15 graus Celsius;
- coloque os móveis longe de aquecedores e aparelhos de aquecimento, fogões e fornos para que a película não descasque;
- temperaturas acima de +70 graus Celsius são destrutivas para placas de cloreto de polivinila;
- para a limpeza, não use compostos clorados e agressivos, solventes e agentes que contenham sólidos que possam danificar os produtos do filme.
Se em alguns lugares a camada de PVC deixar a base, o problema pode ser resolvido com pregos líquidos, cola PVA comum para papel de parede ou cola Moment.
Em caso de compressão ou deformação total, que ocorre devido ao superaquecimento, é mais razoável substituir a fachada por um novo produto.
Para informações mais úteis e interessantes sobre fachadas de filmes feitas de MDF, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.