Características de decoração de parede com painéis de MDF

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Tipos de painel
  3. Âmbito de aplicação
  4. Como cortar?
  5. Como instalar?
  6. Adendo
  7. Belos exemplos de acabamento

É mais comum ouvir falar de um material como o MDF na indústria moveleira. Agora, no entanto, muitas vezes você pode encontrar esse material na construção, além disso, como decoração. Se a questão do acabamento permanecer sem solução, os painéis de parede de MDF devem ser levados em consideração.

Peculiaridades

O MDF (fração fina) é feito das menores partículas de madeira, que são formadas em uma placa por prensagem. A resistência de tal ligação é fornecida pela lignina, que é liberada das fibras de madeira como resultado do aquecimento em alta temperatura.

Painéis de parede como esses têm características valiosas que os tornam tão populares.

  • Segurança. Como as partículas que compõem o painel são derivadas de madeira e nenhum produto químico tóxico é usado para uni-las, esse material não representa uma ameaça à saúde humana.
  • Praticidade. Sujeitos a todas as regras de funcionamento, os painéis funcionam por muito tempo. Eles desempenham uma função protetora e também melhoram o isolamento acústico.
  • Estética. Diferentes opções de decoração podem ser selecionadas de acordo com o design da sala.
  • Facilidade de instalação e manutenção. A instalação não requer mudanças drásticas nas paredes e é bastante rápida.
  • Amizade ambiental. Não requerem procedimentos especiais de descarte, são biodegradáveis.
  • Lucratividade. Mais acessível em comparação com produtos de madeira maciça. Gratuito durante toda a vida útil.
  • Mascaramento de defeitos de construção de paredes, fios e tubos.
  • Variabilidade. Uma ampla gama de modelos permitirá que você encontre a opção certa dependendo de suas preferências, propósito e orçamento.

Ao mesmo tempo, se uma moldura for usada como base, a área da sala é reduzida. Água, e às vezes até umidade alta do ar, pode estratificar a estrutura interna da laje. E bater em tal superfície pode causar sérios danos, até a aparência de um amassado ou destruição. Obviamente, esse efeito mecânico nas paredes é uma raridade, mas para pendurar uma prateleira ou armário nela, você precisará comprar fechos especiais.

Portanto, é muito importante, antes de escolher, pesar bem todos os prós e contras, para prever as situações problemáticas que você terá que enfrentar.

Tipos de painel

A principal diferença entre os painéis pode estar nas peculiaridades de sua fabricação. Eles podem ser divididos em vários tipos.

Regular (também chamado de prensado sólido) - são folhas de fibra de madeirafeito por prensagem a quente a seco. A superfície das folhas não é tratada com nada, mas é muito lisa devido ao fato das fibras serem muito finas e fortemente pressionadas umas contra as outras. Mas na cor são completamente heterogêneos, são visíveis inclusões de fibras de cores diferentes, já que para sua fabricação são utilizados todos os tipos de resíduos após o beneficiamento da madeira. E a tonalidade das lajes de diferentes lotes pode ser ligeiramente diferente. Este tipo de painel pode ser processado ou usado como está para o acabamento de instalações não residenciais.

Os especiais diferem dos usuais pelo fato de que para sua produção é usada madeira de maior qualidade, e eles são prensados ​​por mais tempo e a uma temperatura mais alta.

Isso inclui vários tipos de painéis.

  • Resistente à umidade - em suas propriedades são comparáveis ​​ao plástico, uma vez que não é afetado por um ambiente úmido.
  • Resistente ao calor (ou seja, resistente ao fogo).Ao contrário de outros materiais resistentes ao fogo, em vez de fenóis e resinas, eles contêm parafina e lignina, que não são tóxicas. Isso inclui produtos marcados como KM1 e KM2.
  • Flexível - tem maior plasticidade para criar estruturas curvadas e arqueadas. Eles podem ser de camada única e camada dupla.
  • Alta densidade (como coroas) - pode suportar cargas pesadas.

Qualquer painel de MDF para revestimento de parede pode ter um revestimento que não só lhe confere uma certa aparência estética, mas também serve para vários graus de proteção de fatores ambientais.

Vários materiais podem servir como revestimento decorativo.

  • Folha ou plástico (melamina, PVC). Na verdade, o plástico é um filme mais espesso. Um material laminado desta forma pode parecer quase tudo: imitar qualquer material natural (pedra, madeira), ser brilhante ou fosco, liso ou texturizado, liso, colorido ou com um padrão (padrão). O laminado pode ter um efeito holográfico ou 3D.
  • Folheado - uma fina camada de madeira especialmente trabalhada - um folheado de alta qualidade à base de aglomerado de madeira praticamente não difere de um painel de madeira maciça. No entanto, é esse revestimento que fornece a menor proteção contra umidade ou arranhões. O folheado pode ser pintado em quase qualquer tom de madeira e tem a textura adequada.
  • Esmalte ou qualquer outro tipo de tinta adequado - menos durável que o plástico, mas em caso de danos pode ser restaurado localmente ou substituir a camada pintada por uma nova completamente. O revestimento acaba sendo monocromático, mas a escolha de tonalidades é enorme.

Âmbito de aplicação

Móveis, portas e divisórias interiores são feitos de placas de MDF. Graças aos diferentes métodos de instalação, eles podem ser fixados em quase qualquer base - ou seja, a parede pode ser de concreto, tijolo e semelhantes. Painéis de diferentes propriedades podem ser usados ​​para embainhar paredes, pisos e até tetos.

Painéis sólidos prensados ​​são usados ​​para decoração de parede em instalações não residenciais, domésticas e de serviços públicos. É importante que a sala seja mantida a uma temperatura constante e seca. Em condições de alta umidade, um tipo especial de produto deve ser usado. O mesmo pode ser usado para decorar um banheiro ou vaso sanitário, uma alternativa para eles podem ser folhas laminadas.

Claro que, para a decoração de um apartamento ou casa, é importante que as paredes complementem a decoração da divisão. Na sala, você pode mostrar toda a variedade de decoração desses painéis. O folheado ou a película de grão de madeira complementam perfeitamente o interior clássico. Neutros foscos serão úteis aqui. Para tendências modernas, você pode escolher soluções mais ousadas. Superfícies pintadas com brilho ou filme brilhante com um padrão permitirão que você coloque detalhes nos lugares certos. Práticos revestimentos variegados em relevo são convenientes para serem colocados na cozinha, no corredor, corredor e outras áreas comuns, onde a maior parte do pó e da sujeira se acumulam. É muito fácil limpá-los e os pequenos arranhões ficarão simplesmente invisíveis.

Os painéis de MDF podem ser montados com segurança em um berçário ou quarto, uma vez que este material está em total conformidade com as normas sanitárias e de construção. E com a ajuda de cores bem escolhidas, você pode acalmar seu filho ou, ao contrário, criar um clima para jogos ativos de desenvolvimento.

Em locais públicos: instituições de ensino, hospitais, estações de trem, teatros, além de corredores para evacuação de pessoas, além de garantir a segurança ambiental e uma aparência agradável, painéis

O MDF deve ter propriedades como baixa inflamabilidade, inflamabilidade e capacidade de espalhar chamas e baixas taxas de formação de fumaça e produtos tóxicos.

Painéis de aglomerado resistentes ao fogo podem ser fixados diretamente ao lado de fogões, lareiras, caldeiras de aquecimento.No entanto, os elementos simples de aquecimento ambiente (tubos ou baterias) não causam danos, mesmo os habituais.

Como cortar?

Durante o processo de instalação, ocorrem situações em que os materiais de construção precisam ser ajustados ao tamanho desejado. E para instalar o primeiro painel é necessário cortar parte dele (pente). De acordo com especialistas, cortar produtos de MDF praticamente não difere do corte de produtos de madeira.

Algumas dificuldades ainda podem surgir durante este processo.

  • A borda ao longo da linha de corte pode desmoronar.
  • O revestimento de filme pode descascar ou enrugar sob a influência de ferramentas. Especialmente se a qualidade de adesão ao próprio painel for ruim.
  • A superfície brilhante é muito fácil de riscar e, portanto, requer cuidados especiais.

Se você tem medo de não lidar e estragar os produtos, pode adquirir produtos no formato exigido ou entrar em contato com uma organização especializada (por exemplo, uma oficina de móveis), onde eles podem ajudá-lo mediante o pagamento de uma taxa.

Para cortar com suas próprias mãos, você precisa fazer uma marcação. Para que o cálculo seja correto, você precisará de: régua, esquadro, fita métrica, nível ou nível de laser. Desenhamos a linha de corte para que possa ser facilmente apagada. Neste caso, o lado decorado não deve ficar para baixo, para que não haja riscos. Colocamos na bancada, fixamos com segurança e iniciamos o corte. Para tornar o corte mais liso, você pode colar com fita adesiva ou guiar a ferramenta imediatamente ao longo da barra prensada.

A principal polêmica diz respeito aos instrumentos. Qualquer ferramenta utilizada para esse fim na indústria de marcenaria pode ser utilizada.

Adequado para isso:

  • serra manual (tanto para madeira como para metal);
  • serra de vaivém (regular ou elétrica);
  • uma serra circular;
  • fresa.

Para economizar tempo e esforço, é melhor realizar um grande volume constante de trabalho com ferramentas elétricas. O trabalho único pode ser feito manualmente. O principal é que os dentes dos bicos são pequenos. Começamos de cada lado, dirigimos a serra suavemente, sem solavancos. Pequenos fragmentos e irregularidades no filme podem ser alisados ​​com lixa.

Como instalar?

Existem duas maneiras principais de montar painéis de parede de MDF:

  • Cola;
  • colocar em uma moldura de metal ou madeira.

No primeiro caso, é necessária uma cola adequada para trabalhar produtos de madeira. Eles podem não apenas colar, mas também alinhar as ranhuras nos locais onde os parafusos são aparafusados. A cola pode ser colorida ou transparente.

No segundo caso, uma ripa de madeira ou estrutura metálica é aplicada à parede. A vantagem da madeira é a facilidade de instalação, o respeito ao meio ambiente e o uso de menos ferragens e acessórios. Mas a madeira é mais cara do que o metal, então esse método é menos acessível. A instalação de uma estrutura de metal tem suas próprias dificuldades - requer uma certa habilidade e a aquisição de ferramentas especiais.

Vamos dar uma olhada mais de perto no processo de fixação de painéis de parede de MDF em uma base de quadro com mais detalhes.

  • A parede de trabalho precisa ser preparada. Remova os rodapés e caixas de interruptores e soquetes. Cuide da saída dos fios para as tomadas, que ficarão localizadas nos painéis. O revestimento da parede danificado deve ser limpo até o solo.
  • As ripas ou blocos de madeira que você usará devem ser pré-tratados para torná-los resistentes a míldio, mofo ou pragas.
  • Além disso, você precisa ter o cuidado de fixar as pranchas na parede. Para madeira, você pode usar parafusos ou pregos.
  • Começamos com ripas verticais em ângulo. Eles são colocados em pares para formar um ângulo. Feitas as marcações, fazemos furos na parede para as ferragens (com um passo médio de cerca de 7 cm) e colocamos soquetes de plástico dos parafusos neles.
  • Nós aplicamos o trilho na parede, transferimos as marcações para ele e perfuramos, conectamos na parede.
  • As peças horizontais são fixadas da mesma maneira.
  • As aberturas de portas e janelas merecem atenção especial.As lâminas são fixadas ao longo do seu perímetro, independentemente de terem ou não uma marca de passo.
  • A uniformidade das ripas verticais e travessas é verificada usando um nível ou linha de prumo. Irregularidades nas juntas dos trilhos devem ser lixadas com uma lixa.

A tecnologia de montagem de uma estrutura metálica possui características próprias.

  1. O processo em si é semelhante à instalação de um de madeira. No entanto, para uma estrutura metálica, você precisará de perfis de CD e trilhos UD.
  2. Os perfis de CD são inseridos em postes verticais (UD) e colocados no local necessário.
  3. Em seguida, fazemos furos na parede por analogia com toras de madeira. Parafusos auto-roscantes longos são usados ​​para fixação na superfície da parede. E os perfis são conectados entre si por perfis curtos. O perfil de CD requer conectores (também chamados de orelhas).

Após a instalação da moldura, os painéis são colocados.

  1. Você deve começar do canto. Coloca-se primeiro o painel com o rebordo serrado e depois fixa-se o seguinte com a ajuda de uma fechadura, no qual o rebordo de uma peça fica alinhado com a ranhura da outra.
  2. Os painéis são fixados com pequenos pregos (se a moldura for de madeira) ou com colchetes (se de metal).
  3. Para fixar os dois últimos painéis corretamente, o último deve deixar o cume menos largo. Em seguida, junte ambos em ângulo e pressione-os, endireitando a junta.
  4. Os últimos espaços em branco devem ser firmemente encaixados e fixados com parafusos na estrutura.
  5. As ranhuras nos cantos, assim como entre a parede e o piso (teto), são fechadas com cantos e rodapés decorativos (podem ser colados).

Adendo

Para instalar os painéis de MDF corretamente, siga os conselhos de profissionais.

  • Para confiabilidade, os painéis ao longo de seu comprimento devem ser fixados ao longo de ripas ou perfis verticais.
  • Além disso, ao instalar painéis em uma moldura, você pode isolar as paredes com espuma de montagem ou materiais de espuma em folha e aumentar o nível de isolamento acústico. Eles podem ser fixados nas células entre as pranchas. Esse dimensionamento reduz a troca de calor com o ambiente externo e permite reduzir o custo de manutenção do calor no ambiente e no seu ar condicionado.
  • Se os tubos estiverem escondidos atrás dos painéis. A altura do perfil deve ser calculada com base na espessura mais a margem. É melhor colocar a fiação em tubos de proteção especiais, uma vez que o MDF comum não protege contra a entrada de água.
  • Como os painéis laminados são estanques ao vapor, geralmente se desenvolve mofo ou bolor atrás deles. Isso também é influenciado pelo material das paredes. O tijolo é permeável à umidade, então um primer deve ser aplicado nele. E as lacunas entre a parede e o painel no banheiro ou na cozinha são melhor tratadas com um selante.
  • Com o método de instalação do adesivo, a superfície da parede deve ser perfeitamente plana. Se não for esse o caso, o painel da parede irá, é claro, ocultá-los, mas haverá lacunas entre ele e a parede.
  • Na distribuição dos painéis, o desenho deve ser levado em consideração. Por exemplo, a direção da fibra da madeira. Talvez alternar padrões verticais e horizontais pareça criativo, mas na maioria dos casos é melhor escolher os detalhes com cuidado.
  • Se o painel for parte da parede, preste atenção à borda visível. Não deve ficar sem tratamento, pois é a partir deste local que pode começar a deformação. Se a tampa da fábrica estiver quebrada, você mesmo precisa cuidar disso. Normalmente, a borda é feita de um material de fita de polímero. Pode ser em contraste ou na cor da parte frontal.

Belos exemplos de acabamento

Uma vez que um material como o MDF foi criado como um substituto mais barato para a madeira, todos os tipos de revestimentos que imitam a madeira, não apenas visualmente, mas também pelo toque, são muito populares. Todos os tipos de tons amadeirados - amarelo pastel, bege, marrom - podem formar a base de fundo de qualquer interior.

Se o revestimento decorativo da parede, pintado em tons contidos, parece enfadonho, você pode usar outros mais brilhantes. Hoje em dia, você pode encontrar painéis de MDF de quase todas as cores.Você pode suavizar a cor e torná-la menos intrusiva usando um acabamento fosco. A principal tarefa de tal interior é manter o bom humor e energizar.

Não é necessário cobrir completamente a parede com painéis. Às vezes, para reavivar o interior, bastam alguns acentos de cor, o principal é que todos os detalhes se combinem.

Claro, o brilho será a decoração de parede mais espetacular. Tal superfície requer mais atenção da anfitriã, mas o brilho do espelho sempre atrairá todos os olhos. Em termos de grau de eficácia, apenas os painéis podem ser comparados com ele, cuja superfície cria uma imagem abstrata ou geométrica. Da mesma forma, você pode decorar quase qualquer cômodo - da sala de estar ao banheiro.

É importante não exagerar com esses detalhes, pois o principal é que a casa tenha um ambiente confortável e aconchegante.

Uma alternativa ao brilho pode ser um revestimento com um brilho perolado delicado. Parece sofisticado e sofisticado.

Os painéis de parede não precisam ser estritamente horizontais ou verticais em relação ao chão. O arranjo diagonal parece muito novo e interessante.

O revestimento de MDF pode destacar favoravelmente uma área específica, chamar a atenção para ela, principalmente se encontrar sua continuação não só na parede, mas também no teto. Esta técnica de zoneamento prova mais uma vez que tal revestimento combina bem com diferentes tipos de acabamentos.

O desenho da parte inferior da parede com painéis tornou-se um clássico, muito popular. O processamento em relevo das fachadas pode ser complementado pelos mesmos motivos em pedestais, filetes e pórticos - juntos formam um conjunto maravilhoso.

Para obter mais informações sobre a instalação de painéis de MDF, consulte o vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário