Painéis de fachada para madeira: características e benefícios
O revestimento de fachadas em madeira parece sempre elegante e respeitável. Porém, o custo desse acabamento é alto e a árvore precisa de proteção constante. Devido à sua alta permeabilidade à umidade, risco de incêndio e tendência à decomposição, o material não pode servir por muito tempo. Uma excelente alternativa são os painéis de fachada feitos de materiais duráveis que imitam a textura da madeira.
O que é isso?
Painéis de fachada "imitando madeira" são placas ou painéis laterais, cuja parte frontal imita um ou outro tipo de madeira. A base de tal material pode ser revestimento, perfis de metal, fibrocimento e outros materiais. Como regra, esses painéis desempenham não apenas funções decorativas, mas também possuem propriedades de alto desempenho.
Ao contrário da madeira, esses materiais são incombustíveis (por exemplo, painéis de fibrocimento) ou mais resistentes à combustão. Os materiais modernos para a fachada caracterizam-se pela baixa absorção de umidade, e também possuem uma base impermeabilizante que impede a penetração da umidade das paredes na espessura do material.
Os painéis de revestimento também se comparam favoravelmente com a madeira em termos de resistência à geada e às intempéries. Durante todo o período de operação, os painéis de um fabricante genuíno mantêm sua cor e aparência original. Deve-se notar que as superfícies de madeira natural escurecem após o primeiro inverno.
Os painéis de madeira modernos são ecologicamente corretos e bioestáveis. Se uma árvore for suscetível à infecção por besouros do caruncho, e a umidade ficar coberta de mofo, então o uso de painéis pode evitar esses problemas. Os elevados índices de isolamento térmico e acústico também são uma vantagem dos painéis e, graças às características de instalação, é possível colocar uma camada de isolamento entre o material e as paredes do edifício.
Quanto à aparência, graças às tecnologias modernas, os painéis de plástico, metal e fibrocimento "imitando a madeira" imitam os tons e a textura da madeira com a maior precisão possível. Mesmo olhando mais de perto, nem sempre é possível notar que a luxuosa superfície de madeira é apenas uma imitação.
O material caracteriza-se pela facilidade de fixação, que se deve ao equipamento dos painéis com mecanismo de travamento ou ranhuras. Graças a eles, consegue-se também a solidez da estrutura, a resistência da fachada às forças do vento.
Como você sabe, a madeira encolhe (às vezes até 15-20%), o que leva ao empenamento da estrutura. O uso de painéis com textura de madeira permite que sejam montados sem levar em conta a deformação durante o processo de encolhimento. Após o revestimento, você não precisa esperar 6-12 meses antes de prosseguir com a decoração da parede.
Finalmente, ao contrário da madeira natural, os painéis não necessitam de manutenção e tratamento regular com compostos especiais. A maioria deles é autolimpante, outros precisam apenas ser lavados periodicamente com água. A vida útil dos painéis varia de 20 a 50 anos.
Visualizações
Dependendo do material de que são feitos os painéis para a decoração exterior da casa, distinguem-se vários tipos.
Plástico
Esses painéis estão disponíveis em variedades de vinil e acrílico. Eles são caracterizados pela resistência à umidade, resistência às intempéries, resistência à geada. Os produtos são fortes o suficiente, no entanto, com um estresse mecânico significativo, eles podem rachar. São considerados os painéis mais leves, portanto não requerem reforço da fachada.
Metálico
Painéis de revestimento de metal têm uma grande margem de segurança em comparação com suas contrapartes de PVC. Isso leva a altos indicadores de sua resistência ao desgaste, um longo período de operação. A base dos produtos são perfis de alumínio ou "aço inoxidável". O metal em si é suscetível à corrosão, no entanto, os fabricantes realizam uma proteção anticorrosiva de alta qualidade do material, para que a umidade e a ferrugem não tenham medo dele.
Fibrocimento
O material é à base de celulose purificada e argamassa de cimento. Às vezes, para aumentar a resistência, areia de quartzo é adicionada à composição. O resultado é um material durável que pode durar até 100 anos.
Baixa resistência à umidade, resistência ao fogo (o fibrocimento não queima e não derrete), resistência ao gelo de até 100 ciclos, bem como altas propriedades de isolamento térmico em combinação com acessibilidade - tudo isso é a razão para a crescente popularidade dos produtos de fibrocimento . Graças ao revestimento cerâmico, os painéis também apresentam alta resistência aos raios UV.
A desvantagem do material é seu peso bastante grande (em média, 15-25 kg / m kW). É importante notar que os análogos de plástico pesam apenas 3-5 kg / m2 kW. Este fato requer o uso de uma base sólida.
Separadamente, podemos destacar os painéis sanduíche multicamadas, uma característica distintiva dos quais é uma camada de isolamento. Por isso, as superfícies a serem faceadas dispensam a instalação de uma camada de material termo-isolante. Os painéis sanduíche permitem construir rapidamente uma fachada bem ventilada.
Existem "sanduíches" de polímero de madeira feitos de empresas de processamento de resíduos de madeira. As aparas e a serragem recebem um tamanho uniforme (como o pó de madeira), após o que a mistura é preenchida com resinas poliméricas. Como resultado, um material parece uma placa de aglomerado, mas tem resistência à umidade, força e bioestabilidade. Existem também superfícies laminadas que são ainda mais resistentes à umidade e com aparência mais "elegante".
Painéis folheados raramente são usados devido ao seu custo relativamente alto. O material é uma base composta de papel-celulose, na superfície frontal da qual é aplicada uma fina camada de folheado de madeira. De cima é fechado com uma camada protetora de polímero.
Dependendo da finalidade do material para decoração externa, os painéis da fachada e do subsolo são diferenciados. Os últimos são fixados na parte inferior do porão do edifício. O pedestal está sujeito a maior estresse mecânico, ação ativa da umidade, sujeira, reagentes da estrada, congelamento. É lógico que o material de acabamento desta seção da fachada tenha características de desempenho superior.
Os painéis de rodapé atendem totalmente a esses requisitos. Cada linha (plástico, metal, fibrocimento) possui uma coleção desses produtos. Apesar disso, os especialistas recomendam evitar o uso de produtos plásticos na parte inferior do prédio. Deve ser dada preferência a contrapartes mais resistentes e duráveis feitas de metal, bem como à base de fibrocimento.
Projeto
Os painéis podem imitar qualquer superfície de madeira. Os mais populares são painéis para madeira, toras arredondadas, eurolining, navio ou outra placa. Graças ao uso de painéis de parede baratos (em comparação com a madeira), é possível transformar uma estrutura feia em um edifício respeitável, decorado com espécies raras de madeira como carvalho, faia, cedro.
O uso de painéis woodgrain é principalmente adequado para edifícios de estilo “rústico”. Pode ser tanto uma tradicional casa de toras russa quanto casas de chalés alpinos, bem como edifícios requintados no espírito da Provença.
Para o estilo provençal, os painéis de cores vivas que parecem placas pintadas são adequados.Para o estilo escandinavo, é preferível usar placas branqueadas, bem como análogos pintados em tons de cinza, grafite.
Lajes de madeira combinam bem com superfícies de pedra ou metal, bem como materiais que imitam gesso.
Regra geral, a parte inferior das casas de campo é em pedra (ou melhor, painéis que imitam pedra natural), o resto da fachada em painéis em madeira.
A combinação de painéis que imitam o forro e a alvenaria parece original. Para evitar a monotonia das superfícies de madeira, bem como para adicionar dinamismo ao exterior, permite a orientação diferenciada do "forro".
Ao usar apenas painéis de madeira na decoração, recomenda-se combinar 2 tons contrastantes ou 2-3 tons semelhantes. Assim, você pode adicionar volume à fachada, enfatizar os elementos arquitetônicos.
Recursos de instalação
Apesar de a instalação ser bastante simples, deve ser efectuada tendo em consideração alguns requisitos.
A fixação de produtos “debaixo de uma árvore” pode ser feita diretamente nas paredes ou em tornos pré-fabricados. Este último pode ser de madeira ou metal (a opção preferida, pois não requer processamento adicional). A instalação em engradado permite ocultar defeitos e irregularidades de superfícies, preservar um vão de ar entre a fachada e a parede, bem como realizar o isolamento externo da fachada, colocando uma camada de material termo-isolante entre o engradado e o muro.
Em primeiro lugar, é montado um perfil inicial na caixa, que serve de início para o assentamento das demais placas. É fixado a uma distância de 10 cm dos cantos. As placas são empilhadas de baixo para cima. Elementos e acessórios adicionais são usados para decorar cantos, saliências, platibandas e outros elementos da fachada.
Na hora de comprar material, é importante não esquecer a necessidade de estoque (para probabilidade de casamento, corte). Via de regra, outros 10-15% são adicionados ao número principal de painéis do estoque.
Uma análise detalhada do revestimento de fibrocimento CEDRAL está esperando por você no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.