Painéis de MDF para paredes em design de interiores
Os painéis de MDF para decoração de paredes são lâminas de resíduos de madeira. Os painéis de parede de MDF se distinguem por sua resistência, facilidade de instalação, apelo estético e um nível mais alto de compatibilidade com o meio ambiente em comparação com os análogos anteriores (painel de fibra).
Variedades
As placas de MDF podem ter vários formatos e funcionalidades. A espessura dos produtos pode variar de 6 mm a 6 cm. No interior de apartamentos e casas são utilizados painéis decorativos com espessura de 6 mm a 1,2 cm.
Eles podem ser classificados em três grupos com base no tamanho das lajes.
- folha grande (espessura de 3 mm a 1,2 cm, altura até 30 cm, largura até 15 cm);
- os painéis ladrilhados (espessura de 7 mm a 1 cm, altura e largura - até 10 cm) quadrados ou retangulares permitem criar painéis de mosaico exclusivos nas paredes, podendo combinar placas de diferentes texturas e cores;
- rack (tem uma semelhança distante com "ripa"; espessura - de 8 mm a 1,2 cm, comprimento - até 30 cm).
Opções de textura
Três métodos são usados para o processamento de painéis:
- folheados;
- coloração;
- laminação.
As placas folheadas são coladas com a camada mais fina de madeira, de modo que não podem ser distinguidas visualmente da madeira real. Antes da pintura, as placas devem ser preparadas com primer e massa de vidraceiro. Os revestimentos de tinta e esmaltes usados para os painéis são muito flexíveis e se espalham bem sobre a superfície.
A laminação das placas é a colagem com filme de PVC. Pode ser brilhante ou fosco, multicolorido, com estampas, impressão de fotos, imitando pedra natural, alvenaria, madeira natural e outras superfícies.
Às vezes, se uma decisão de projeto exigir, as placas podem ser processadas com materiais caros - por exemplo, madrepérola (o preço de uma dessas placas pode chegar a 25 mil rublos).
Formulários
Painéis folheados podem ser usados como revestimento de parede no quarto, corredor, sala de estar, loggia. Devido à boa resistência do material à umidade (aplica-se a amostras pintadas e laminadas), pode ser utilizado até mesmo na área de cozinha. Nas casas de banho, raramente são utilizados painéis decorativos, sendo utilizados na confecção de um conjunto de banho.
Nos corredores, toda a parede é revestida de cima para baixo, os quartos se concentram em uma parede ou em qualquer parte dela. Os designers usam de bom grado painéis folheados no interior, já que é possível montar rapidamente um painel de parede a partir deles, o que dará um toque interessante ao ambiente. Essa técnica é especialmente relevante para a cabeceira da cama. Além disso, placas de MDF são usadas para decorar as paredes dos equipamentos de áudio e vídeo dos quartos.
Na área da cozinha, o MDF é usado para decorar o avental. O tom dos painéis e a textura devem corresponder ao desenho da fachada e ao estilo dos aparelhos instalados. Os painéis de MDF muitas vezes podem ser vistos em prédios de escritórios e instituições públicas (hospitais), onde há sempre uma grande multidão de pessoas.
As razões de sua popularidade como material de construção para locais públicos são as seguintes:
- preço aceitável;
- alta resistência ao desgaste;
- facilidade de instalação;
- aparência estética;
- facilidade de atendimento.
Entre as desvantagens do material pode-se destacar o grande peso, a necessidade de fixadores especiais, grande quantidade de poeira durante a instalação.
Estilos de design
Em uma sala com design clássico (inglês), painéis de MDF são usados para aparar a parte inferior da parede. Isso está em harmonia com o design de portas, lareiras, escadas.
Painéis com desenhos 3D são usados para criar um interior original.Essas obras-primas são criadas de acordo com esboços exclusivos em fresadoras especiais.
Recursos de instalação
As placas retangulares podem ser colocadas horizontalmente, verticalmente ou diagonalmente. São fixados a uma ripa de madeira ou metal, bem como directamente à superfície da parede se esta estiver perfeitamente plana. As bordas do painel são aparadas ou ranhuradas para facilitar a montagem subsequente.
Na colocação de painéis de MDF, utiliza-se acabamento de cantos, parafusos auto-roscantes, grampos, pregos. Os painéis podem ser instalados sem folgas ou com espaçadores (a distância de 1 cm entre os painéis é formada por elementos adicionais em madeira ou folheado).
As placas decorativas podem ser estampadas, por exemplo, imitar o forro. Texturas de superfície mais complexas são chamadas de painéis 3D.
Fabricantes
Entre os mais famosos e procurados fabricantes de painéis folheados as seguintes marcas podem ser observadas:
- GrupoNueva;
- P & MKaindl;
- ErnstKaindl;
- SonaeIndustria.
As fábricas das empresas acima estão localizadas nos EUA, Europa e China. Entre os fabricantes nacionais, destacam-se Plitspichprom, Kronostar e Laminado Russo.
Para mais informações sobre painéis decorativos de PVC e MDF, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.