Características dos painéis de MDF para paredes

Características dos painéis de MDF para paredes
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Âmbito de aplicação
  4. Projeto
  5. Espectro de cores
  6. Fabricantes e avaliações
  7. dicas e truques
  8. Belos exemplos

Os painéis de parede em MDF ocupam um lugar de destaque num interior moderno, pois são uma excelente alternativa à madeira natural. Este material de acabamento imita de maneira ideal as matérias-primas naturais, tem uma cor e uma textura ricas, para que possa ser usado em qualquer design.

Graças a este material, pode criar um interior original na divisão e preencher o espaço com aconchego e aconchego caseiro.

Peculiaridades

Os painéis de parede de MDF são um produto de construção único que se apresenta na forma de pequenas faixas estreitas cobertas com uma decoração especial. Os painéis são produzidos com uma tecnologia especial, portanto, em muitos aspectos, são superiores aos materiais de acabamento convencionais.

As principais vantagens dos painéis de MDF incluem algumas posições.

  • Estética. Ao contrário da madeira natural, que pode apresentar fissuras e nós, este revestimento caracteriza-se por uma estrutura homogénea e uma superfície lisa.
  • Grande variedade de sortimento. Os produtos são constantemente atualizados com novas opções de design. Além disso, os painéis podem ser feitos sob encomenda, escolhendo a decoração a seu critério. Na maioria das vezes, o MDF é usado para o interior com uma superfície em relevo, lisa, brilhante ou fosca.
  • Preço acessível. O acabamento com esse material será barato, pois os painéis de MDF são muito mais baratos do que a madeira natural.
  • Fácil de instalar. Para fixar as tiras do produto na parede, você não precisa ter habilidades especiais de construção.
  • Confiabilidade e durabilidade em operação.

Quanto às deficiências do material, sua principal desvantagem é considerada a alta inflamabilidade. Ao contrário da madeira, o produto acende muito mais rápido, pois é feito de serragem compactada. Portanto, ao instalar tais painéis em uma casa ou apartamento, é necessário garantir o cumprimento de todas as regras de segurança contra incêndio.

A principal característica da instalação das telhas de MDF é que elas precisam começar a ser fixadas a partir do canto da sala, observando a distância entre as lâminas de 50 cm. Isso é necessário para evitar a deformação das lâminas, que pode ser causada por estresse mecânico ou temperaturas extremas.

Ao instalar, certifique-se de usar grampos independentemente de o material imitar madeira ou pedra. Isso é feito com o objetivo de fortalecer ainda mais a estrutura. Painéis que imitam pedra natural são muito mais pesados ​​que os comuns, portanto, durante sua instalação, a base das paredes deve ser bem preparada. É necessário também dotar o material de ventilação interna, o que prolongará a vida útil do acabamento e aumentará o isolamento térmico.

Visualizações

Os painéis de parede de MDF são um material de acabamento amplamente utilizado, caracterizado não apenas por muitas propriedades positivas, mas também por uma grande seleção.

Dependendo da tecnologia de produção, os seguintes tipos de painéis são diferenciados.

  • Sólido pressionado. São folhas estreitas com uma superfície lisa em ambos os lados. Eles são produzidos por prensagem de cavacos de madeira sob alta pressão e temperatura.
  • Laminado. São painéis de parede, que em sua estrutura se assemelham a chapas maciças prensadas, mas, ao contrário deles, na fase final de produção, o material é recoberto pela frente por uma película de polímero. Graças a isso, o produto adquire alta resistência à umidade e danos mecânicos.O filme pode ser de várias cores e tonalidades.
  • Resistente a humidade. Esses painéis são feitos de matérias-primas densas, de alta qualidade e não temem os efeitos negativos das altas temperaturas. Estas folhas podem ser utilizadas em qualquer decoração de parede e têm as mesmas propriedades que os painéis decorativos ou de lavagem. Esse material é ótimo para revestimento de paredes em banheiros, fica lindo na decoração de galerias e varandas. Além disso, os painéis de parede de MDF diferem na forma como a parte frontal é decorada:
  • Folheado. Externamente assemelham-se à madeira natural, já que a sua camada superior é feita com base em um verdadeiro folheado de madeira maciça. A espessura do folheado geralmente não excede 3 mm. Devido ao fato de que a textura de freixo, carvalho e outros tipos valiosos de madeira são usados ​​na fabricação do material, tais painéis são caracterizados por um design único e natural.
  • Lustroso. Os materiais diferem de outros tipos de produtos com uma bela superfície brilhante, que é criada pela laminação e aplicação de um filme de polímero.
  • Pintado. São os painéis mais comuns na decoração. Externamente, eles podem ter tons brilhantes e foscos - tudo depende da composição da tinta que é aplicada na superfície áspera do MDF.
  • Em painéis. São produzidos exclusivamente a partir de espécies valiosas de madeira e não há elementos poliméricos em sua estrutura.

Os painéis de parede também podem variar em formato e tamanho. Dependendo desses indicadores, três tipos são distinguidos.

  • Cremalheira e pinhão. Eles são longos, mas estreitos em largura.
  • Ladrilhado. Eles são um produto quadrado. São fáceis de instalar, têm um aspecto esteticamente agradável e parecem ladrilhos.
  • Frondoso. Eles são produzidos em tamanhos grandes e são usados ​​não só no revestimento de paredes, mas também na produção de móveis. Eles têm alta resistência e design original.

Âmbito de aplicação

Painéis de parede de MDF são muito populares em design moderno, embora sejam mais usados ​​para decoração de interiores. Este material é considerado ideal para a preparação de paredes para decoração, uma vez que a superfície das folhas pode ser utilizada como base para o revestimento. Os produtos caracterizam-se pelo elevado isolamento acústico e térmico, não apresentando defeitos externos, pelo que podem ser escolhidos para a conceção do corredor e corredor.

Como as placas de MDF têm uma espessura máxima de 10 mm, suas propriedades não são de forma alguma inferiores às das superfícies de alvenaria e concreto. Nesse sentido, eles são freqüentemente usados ​​para nivelar paredes, combinando com drywall.

Esses painéis também são um bom material de acabamento para pisos. Um piso revestido com MDF é equiparado a um laminado. Além disso, os produtos de parede podem ser encontrados não apenas no interior de instalações residenciais, mas também em escritórios, decoração de colunas e arcos. As paredes decoradas com madeira natural parecem originais em lojas, restaurantes, cafés e hotéis. Devido ao fato de os painéis de MDF virem em diferentes texturas e cores, isso permite que sejam usados ​​na construção: enfeite lindamente platibandas, cornijas, rodapés.

Os painéis de MDF encontraram a sua aplicação na decoração de cozinhas: são utilizados para decorar a área de trabalho e o avental. Este material não tem medo de alta temperatura e umidade, então com sua ajuda você pode facilmente terminar a superfície das paredes em qualquer lugar e criar um interior original.

Projeto

As modernas tecnologias de produção possibilitam a produção de painéis de parede em MDF com diversas texturas e designs. Os tipos mais populares são produtos folheados e laminados que imitam a madeira natural. A decoração interna pode ser adequadamente decorada com folhas de MDF feitas de sakura, pinho, mogno, amieiro ou bordo. Sua superfície pode ter uma superfície brilhante ou fosca, ou complementada com um efeito 3D ou impressão de fotos.

Também são muito procuradas as opções de painéis com acabamento em pedra.

Os designers tentam criar interpretações diferentes do material. Particularmente dignas de nota são as lajes de parede, cuja superfície é acabada para se parecer com vidro ou metal. Painéis esculpidos e vazados, que podem ser combinados com qualquer material de acabamento, também parecem incomuns no interior das salas.

Espectro de cores

Os painéis de MDF têm cores diferentes, portanto, escolher o tom certo ao decorar o design da parede não será difícil. Antes de escolher a cor e a textura desse material, é preciso levar em consideração a paleta geral da sala. Portanto, em um primeiro momento, é determinado o fundo principal do interior, após o que pode ser complementado por painéis coloridos. Como regra, as cores branco, cinza, oliva e bege são recomendadas para a decoração dos quartos. Uma opção interessante para decoração são as lajes que imitam uma árvore como o carvalho ou o wengué.

As paredes decoradas com materiais laranja, vermelho e amarelo expandem visualmente o ambiente e o preenchem não apenas com cores vivas, mas também com uma atmosfera incomum. Para o design de cozinhas, recomenda-se a escolha do MDF verde, que ajuda a aliviar o stress e tem um efeito positivo no sistema nervoso.

Além disso, os tons de azul e azul também são adequados para cozinhas.

Produtos em rosa e roxo parecem especiais: um desenho projetado em tal paleta irá adquirir um certo mistério, mas como esses tons são brilhantes, eles não podem ser usados ​​em grandes quantidades. É melhor combiná-los com cores claras. A cor mais natural é o castanho - é mais frequentemente utilizado para decorar paredes na cozinha e no corredor.

Já os tons de branco, cinza e preto estão em perfeita harmonia em qualquer interior. Para iluminar a solidez de uma sala cujas paredes são decoradas com painéis desta cor, recomenda-se o uso de inserções luminosas e itens de decoração originais. Além disso, muitos designers preferem usar MDF bege no interior, já que essa tonalidade combina chique e moderação ao mesmo tempo.

Fabricantes e avaliações

Hoje, os painéis de MDF são apresentados no mercado da construção por diversos fabricantes nacionais e estrangeiros. Os produtos fabricados pela Kronostar têm se mostrado bem. Os produtos receberam muitas críticas positivas por serem de alta qualidade e preços acessíveis.

Além disso, a produção desta empresa é realizada com tecnologias modernas, graças às quais o material de acabamento pode ser utilizado não só na concepção de paredes, mas também em tectos, colocando-os tanto na vertical como na horizontal.

Painéis de produção também são muito populares. P&M Kaindl... Eles são caracterizados por uma textura original e são confiáveis ​​na operação. O fabricante merece atenção especial "Aquaton"... A empresa é bastante conhecida no mercado mundial e produz painéis de parede em diversos tamanhos e acabamentos. Além disso, as placas Aquaton são caracterizadas por uma decoração original que pode ser aplicada a qualquer estilo de design.

Mais de 35 tipos de painéis foram apresentados pelo fabricante Plitspichprom CJSC... Eles atendem a todos os padrões europeus e são fabricados com equipamentos especiais. Entre o sortimento chique de produtos, os painéis laminados e folheados são muito procurados, uma opção econômica para construção e que impressiona com uma bela decoração.

dicas e truques

Para que os produtos de MDF decorem a superfície das paredes de forma original e sirvam por muitos anos, antes de comprá-los e instalá-los, é necessário levar em consideração não só as características do material, mas também as características de design do sala.

Para acelerar o processo de instalação e evitar vários erros durante o mesmo, você deve seguir as recomendações a seguir.

  • Os painéis de revestimento de parede só podem ser fixados em superfícies bem preparadas.Para isso, as paredes são cuidadosamente limpas de acabamentos antigos, niveladas, eliminados defeitos e preparadas com primer. Uma vez que o reboco ou o uso de drywall requerem ferramentas e conhecimentos especiais, os painéis podem ser simplesmente instalados em uma estrutura de metal ou madeira. Ao mesmo tempo, não devemos esquecer que deve ser colocada uma película de plástico entre a moldura e os painéis, o que ajudará a evitar a humidade das paredes. No caso de existirem fissuras grandes e outras falhas na superfície das paredes, deverão ser recobertas com alabastro ou argamassa de cimento.
  • Para evitar a deformação dos produtos, devem ser instalados apenas em superfícies secas, portanto, caso as paredes tenham sido tratadas com gesso, é necessário dar tempo para secar e só então efetuar a instalação.
  • O acabamento decorativo só ficará perfeito se os painéis de parede estiverem bem unidos. O material é caracterizado pela presença de bordas laterais especiais, portanto, durante a instalação, devem ser conectadas de forma que as ranhuras entrem nas saliências.
  • A limpeza deve ser observada durante o trabalho de montagem. Caso contrário, poeira e sujeira podem comprometer a integridade dos fixadores e as costuras ficarão visíveis.
  • Antes de instalar o material de acabamento, você deve considerar cuidadosamente o interior da sala e fazer um esboço preliminar. Assim, a instalação será concluída muito mais rápido. Além disso, é importante levar em consideração as peculiaridades da sala onde os painéis serão colocados.

Se for largo e grande, você precisará comprar um produto com margem. Embora o material seja considerado confiável, ele não deve ser usado para decorar ambientes onde haja alta umidade e quedas de temperatura.

  • Os produtos de MDF em uma base de plástico são facilmente expostos a tensões mecânicas e não permitem a implementação perfeita de idéias de design, por isso são mais escolhidos para instalações não residenciais.
  • Na hora de comprar um material de acabamento, preste atenção nas marcações indicadas nas etiquetas. De acordo com ele, é possível determinar o indicador de toxicidade, inflamabilidade e formação de fumaça. Via de regra, de acordo com essas características, distinguem-se 4 classes de produtos. Portanto, quanto maior o valor do indicador, pior o material é considerado.
  • Para salas com alta umidade, recomenda-se comprar painéis que passaram por um processamento especial. Caso contrário, esse acabamento perderá sua atratividade com o tempo e sofrerá deformação.
  • Antes de comprar painéis de parede, você deve verificar cuidadosamente cada embalagem quanto a defeitos. Também é importante observar que os produtos correspondem à mesma tonalidade, uma vez que os materiais de diferentes lotes podem diferir ligeiramente no padrão e na cor.
  • As juntas de travamento nos painéis devem ser sólidas. Se forem constatadas falhas, o produto não poderá ser adquirido, pois no futuro poderá haver problemas com sua instalação.
  • Para salas grandes, é melhor escolher painéis de azulejos ou folhas. Quanto a salas pequenas, as opções de rack são adequadas para eles, o que ajudará a expandir visualmente o espaço. Além disso, é necessário esclarecer na hora da compra se a pintura do material é possível.

Belos exemplos

  • Os produtos de parede de MDF podem ser instalados em uma ampla variedade de salas, desde salões ativos e cafés até quartos em apartamentos ou casas. Para muitos construtores, esse material de acabamento pode ser associado a uma decoração "oficial" e enfadonha, mas na realidade não é - graças à escolha chique de cores e texturas, composições bonitas e elegantes podem ser criadas a partir de tais painéis. Ao mesmo tempo, na decoração interior dos quartos, os produtos ficam bem não só com imitação de madeira, mas também com outros materiais naturais. Além disso, as folhas de parede podem ser perfeitamente combinadas com várias inserções, para que você possa obter um efeito de design impressionante.
  • Ao escolher os painéis para decorar uma sala de estar, é importante considerar quais funções a sala irá desempenhar e em quantas zonas espaciais ela será composta. Na maioria das vezes, as paredes da sala são decoradas com produtos em estilo clássico. Eles fazem isso de forma que sejam uma espécie de continuação na decoração da lareira, portas, escadas e outros itens de interior. Neste caso, recomenda-se alternar os painéis para madeira clara e escura, ou combinar dois tons ao mesmo tempo. Por exemplo, a sala de estar parece original, em que uma das paredes é revestida com painéis de carvalho claro e a outra com painéis escuros em forma de wengué.
  • Além disso, em salas que combinam uma área de lazer e uma sala de jantar, pode-se fazer um painel combinado horizontalmente. Do fundo até a metade da parede, um material escuro será colocado e um claro será colocado em cima. Para ocultar os lugares entre as transições de cores, é recomendável instalar uma decoração adicional de uma prancha de madeira. Também é interessante observar as paredes da sala, que são apaineladas verticalmente do chão ao teto. Devido ao facto de o material fixado à base adquirir uma estrutura de prancha, a superfície é listrada, pelo que o espaço se expande visualmente.
  • Os produtos laminados de MDF tornar-se-ão uma verdadeira decoração para a cozinha. Via de regra, um material com imitação de madeira e pedra natural é escolhido para este tipo de ambiente. Com o design certo, esses painéis vão ajudar a deixar o ambiente moderno e estiloso, preenchendo-o com o aconchego e conforto de casa. Na maioria das vezes, placas de MDF folheadas ou laminadas são usadas para a cozinha - elas se aproximam da madeira em sua beleza e estrutura, por isso é recomendado colocá-las na área de jantar.
  • Além disso, os painéis de MDF podem substituir completamente os ladrilhos cerâmicos da cozinha, pois apresentam uma grande vantagem sobre eles. A sala de jantar, decorada com tais painéis, terá um aspecto interessante. A escolha das cores dos materiais depende do tamanho da sala. Para cozinhas pequenas, recomenda-se o uso de painéis de luz, e para salas espaçosas pode-se usar o máximo de imaginação e combinar folhas de MDF tipo madeira com painéis de textura diferente. Assim, obterá um interior invulgar que permite dividir visualmente a cozinha em várias zonas.
  • Divisórias cobertas com painéis de parede também ficam bem na cozinha. Neste caso, é melhor dar preferência a folhas de folheado caras ou ladrilhos laqueados. Produtos com impressão de fotos parecem incomuns nessas partições.
  • Um problema comum no projeto de cozinhas é a dificuldade de escolher um material de acabamento para revestir a área de trabalho, que está localizada entre as fileiras inferior e superior do móvel. Graças aos painéis de MDF resistentes à umidade, esses locais podem ser transformados em uma verdadeira obra de arte. Para isso, ladrilhos com um padrão são selecionados e, adicionalmente, cobertos com vidro. Assim, você obtém um lindo avental que se encaixa harmoniosamente em qualquer estilo.
  • Painéis de MDF também são amplamente utilizados no projeto de corredores. Por se tratar de um cômodo sempre mobiliado e caracterizado pelo seu tamanho reduzido, é necessário selecionar corretamente a forma, a textura e o esquema de cores do material de acabamento para revestir suas paredes. É aconselhável dar preferência aos tons claros - eles vão esconder a falta de espaço na sala e expandir visualmente os limites do seu espaço.

Painéis semelhantes a madeira com uma textura natural também são uma boa opção para corredores - eles ajudam a transformar a sala e torná-la um “cartão de visita” da casa, e para tornar o interior do corredor interessante, painéis de parede podem ser complementados com outros materiais de acabamento.

  • Quanto ao banheiro, ele também merece um design decente. Tradicionalmente, as paredes nesta sala são ladrilhadas, mas o acabamento em ladrilho preenche o espaço com "frio" e delineia claramente a divisão. Portanto, os painéis de MDF serão uma excelente escolha para o banheiro.Para obter um belo efeito no design, basta decorar uma das paredes.

A textura macia e os tons incomuns dos painéis não só mudarão radicalmente o visual da sala, como também darão uma aparência harmoniosa. Pelo fato de o material ser caracterizado por alta resistência à umidade, pode ser utilizado para revestir paredes em qualquer lugar: próximo ao box do chuveiro, entre o móvel suspenso e próximo ao lavatório. Além disso, os produtos realizam o zoneamento da sala e agregam elegância ao interior.

Como instalar painéis de MDF na parede, veja este vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário