Características e aplicação de painéis de MDF para móveis

Contente
  1. Características distintas
  2. Tipos e formulários
  3. Processo de manufatura
  4. Fachada
  5. Operação e cuidados
  6. Exemplos no interior

Hoje o MDF (fração fina) é usado não apenas para revestimento de paredes, mas também para a produção de móveis de gabinete. Esse material é popular devido à sua durabilidade, resistência ao calor e à umidade, a capacidade de escolher quase qualquer textura e cor que você gosta. Os fabricantes oferecem o MDF na forma de folhas, painéis ou fachadas em conjuntos de móveis prontos. Este artigo discute as características e nuances do uso de painéis de MDF para móveis.

Características distintas

O MDF consiste em dois painéis com serragem prensada entre eles. O material é mais durável e ecologicamente correto do que o aglomerado, na produção do qual são utilizadas resinas sintéticas.

As vantagens do MDF são:

  • resistência a arranhões e lascas;
  • alta resistência, resistência ao desgaste e à umidade;
  • O MDF é fácil de limpar e não requer o uso de agentes de limpeza especiais;
  • a capacidade de fabricar portas dianteiras curvas e aplicar padrões nelas por fresagem;
  • Os móveis de MDF se parecem muito com os de madeira maciça;
  • sujeito à tecnologia de envernizamento, você pode obter o efeito de revestimento de vidro;
  • esse material se encaixa em quase qualquer interior, ele imita quase todos os tipos de materiais naturais e vem em uma variedade de cores.

Com todas as suas vantagens, os painéis de MDF também têm várias desvantagens significativas:

  • o tempo de produção é de pelo menos três semanas;
  • não há como "ajustar" o tamanho do produto acabado;
  • alto preço (quando comparado com o custo dos painéis de aglomerado);
  • o material pintado é difícil de manter e o material laminado não é resistente a altas temperaturas e umidade.

Tipos e formulários

O MDF pode ser dividido em vários tipos, dependendo do método de tratamento de superfície. As placas lixadas em um ou ambos os lados são adequadas para massa e tinta. Eles são mais frequentemente usados ​​para decoração de paredes e tetos. Painéis com espessura superior a 12 mm também podem ser usados ​​para pisos, eles são usados ​​em vez de laminados.

Laminados (com filme de PVC) em um ou ambos os lados da placa são usados ​​tanto na fabricação de móveis quanto na criação de painéis de parede. Até mesmo uma bancada ou móvel de banheiro podem ser feitos desse material, desde que sejam pré-tratados com aditivos hidrofóbicos.

Filme de PVC feito de cloreto de polivinila sintético, que se torna plástico quando aquecido. Sob a influência do vácuo, o filme aquecido é pressionado firmemente contra a placa da fachada e, quando esfria, retém o relevo resultante.

Tábuas folheadas - trata-se de lajes, coladas com cortes finos de madeira (folheado). Essas placas são muito semelhantes à madeira maciça de espécies valiosas e, portanto, seu preço é bastante alto.

Outro tipo de MDF, utilizado principalmente na produção de móveis, é painéis cobertos com plástico... Eles não desbotam com o sol e podem ser facilmente limpos com qualquer agente de limpeza, o que é especialmente importante para móveis de cozinha. Painéis plásticos permitem a produção de contornos curvos e formas arredondadas.

Painéis 3D - uma novidade no mercado de materiais de construção. O processamento de tais fachadas é realizado não apenas ao longo do contorno, mas também na profundidade da superfície. Com a ajuda de fresagens na superfície frontal das fachadas, são criados vários padrões "debaixo da árvore", "sob as ondas", "sob as dunas de areia".A segunda opção para a obtenção do efeito 3D é a repetição da pintura do MDF, que é então laminado ou recoberto com folheado.

Por sua forma, o MDF pode ser dividido em três tipos:

  • Rack - painéis de 15-32,5 cm de largura e 240-270 cm de comprimento Tiras leves de material, semelhantes a placas laminadas longas.
  • Azulejo - Painéis quadrados com dimensões de 30x30 a 95x95 cm, semelhantes a grandes ladrilhos cerâmicos.
  • Folha - painéis resistentes à umidade com altura de 2800, 2440, 2344 e 2070 mm, largura - 1220, 1035 e 695 mm. Eles se assemelham à superfície de uma parede revestida de ladrilhos pequenos e médios.

Processo de manufatura

Para entender claramente o que é um painel acabado de fração finamente dispersa, é necessário ter uma ideia do processo de sua produção. Na primeira fase, são adquiridas as matérias-primas necessárias: as toras são limpas da casca e trituradas por equipamentos especiais em cavacos. Em seguida, os cavacos são separados, lavados de vários detritos (na forma de areia ou pequenas pedras) e aquecidos com vapor.

Na segunda etapa, os cavacos são triturados em um refinador para liberar a lignina, um ligante que permite que as fibras da madeira formem um único material. Várias resinas podem ser adicionadas para uma melhor adesão. Em seguida, você pode remover o ar da massa resultante e enviá-lo para moldagem.

No terceiro e quarto estágios, a massa é desenrolada e pressionada várias vezes - até que o ar seja completamente removido. Em seguida, é cortado em placas acabadas e resfriado. Em seguida, é realizada a retificação, bem como o ajuste da espessura e vários defeitos. É assim que se obtém o habitual MDF lixado, no qual mais tarde poderá aplicar tinta, verniz. Também pode ser laminado.

Fachada

A opção mais comum é usar MDF apenas para fachada de móveis, e todas as outras partes de armários, estantes e pedestais são feitas de aglomerado mais barato. O MDF é apreciado por sua facilidade de processamento, aparência estética e capacidade de montar e desmontar o produto várias vezes sem prejudicar a resistência de suas juntas.

A produção desse material possui características próprias e consiste em várias etapas.

  • O corte de placas de MDF de acordo com as dimensões especificadas é executado em serras de painel especiais equipadas com serras circulares. Os painéis são alimentados com a parte traseira voltada para cima em alta velocidade, de modo que nenhum traço de dente da serra circular permaneça nas extremidades. Para aumentar a velocidade de trabalho na produção de peças idênticas, várias placas são empilhadas umas sobre as outras e alimentadas na serra em uma pilha. Vários painéis de MDF são dobrados e colados para obter a espessura de produto desejada.
  • Trazendo a fachada ou bancada às dimensões exatas finais, fresando nos cantos, ao longo da borda e na superfície. Uma fresa com um raio de borda de 2-3 mm é usada para usinar os cantos das peças a fim de remover elementos pontiagudos e defeitos que não só prejudicam a aparência dos produtos, mas também podem causar ferimentos. As arestas são chanfradas para também remover a nitidez da aresta. Cortadores alternados do raio requerido, eles processam a própria aresta. Com a ajuda de fresagem, a superfície é preparada para pintura e polimento - ou vários padrões são feitos nos vazios da fachada. Após o término da fresagem, todas as superfícies do produto resultante são cuidadosamente polidas.
  • A laminação (laminação) da fachada é o processo de cobertura da superfície tratada do MDF com um filme especial de revestimento ou papel (usando equipamento de prensagem a vácuo de membrana). Uma cola especial é aplicada na superfície da peça de trabalho, o papel ou filme é cortado. As fachadas são colocadas sobre papel e colocadas sob uma membrana de silicone, que retira o excesso de cola sob o revestimento. Depois que a cola secar completamente, o excesso de papel ou filme é cuidadosamente cortado.
  • Preparação para transporte ou armazenamento. É necessário embalar todas as peças de MDF separadamente, envolvendo-as em filme plástico para que não entre poeira ou umidade na fachada. Em seguida, várias peças são embaladas em papelão ondulado para evitar danos mecânicos.

Armazene os produtos horizontalmente em prateleiras ou paletes de madeira (em uma sala seca, com uma temperatura de pelo menos 0 e não mais que 35 graus).

Para evitar a flacidez em peças grandes, os pacotes não devem ficar pendurados na prateleira ou na extremidade em ângulo com o chão. O transporte realiza-se em contentores ou viatura com carroçaria fechada. Os cantos devem ser embalados adicionalmente com papelão para evitar danos durante o movimento.

Operação e cuidados

As fachadas de MDF são instaladas em ambientes internos (com umidade do ar de até 80%). Colocar próximo a fogões ou fornos é indesejável, pois altas temperaturas podem danificar o filme de PVC. É aconselhável não expor as fachadas ao contato com objetos pontiagudos, para evitar impactos e atritos.

Para cuidar de móveis com fachada de MDF, use um pano macio ou esponja e detergentes líquidos que não incluem pó, cloro ou solvente. Se manchas de graxa aparecerem na fachada, você pode removê-las com uma gota de vinagre adicionado a um agente de limpeza comum. Com a operação adequada, a limpeza úmida é necessária 1-2 vezes por ano, não com mais frequência, e no restante do tempo, as fachadas podem ser limpas com um pano seco que não solte fiapos.

Os trabalhos de fachadas realizam-se exclusivamente em superfícies lisas de forma a evitar o aparecimento de riscos. A película plástica protetora das fachadas só é retirada após a instalação final do móvel.

Exemplos no interior

Cozinha clássica em MDF sob nogueira maciça. A superfície de trabalho e o tampo da mesa têm acabamento em branco para destacar visualmente o espaço. Poeira e gotas de água são menos visíveis em uma superfície branca.

Projeto moderno da cozinha com efeito 3D na fachada de MDF. A parte superior do fone de ouvido, feita em cor clara, é conectada com a parte inferior escura por meio do mesmo relevo nas portas do gabinete.

      Cozinha luminosa em MDF com caixilharia de plástico nas portas. Essa estrutura não só fica bem no fone de ouvido, mas também protege as bordas do MDF de deformação sob a influência de água, calor e outros fatores.

      Como fazer móveis com painéis de MDF, veja o próximo vídeo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário