Painéis 3D de madeira: especificações e design

No mercado da construção moderna, existe uma vasta selecção de materiais de construção que irão tornar o projecto de qualquer apartamento prático, bonito e único. Por exemplo, os painéis de madeira 3D são cada vez mais usados ​​para cobrir paredes hoje, que são uma versão aprimorada dos painéis decorativos convencionais de madeira sólida. Abaixo está uma visão geral deste material de acabamento.

Peculiaridades

Os painéis 3D são tiras do mesmo tamanho com padrões volumétricos aplicados de natureza diferente. Os elementos estruturais são geralmente retangulares ou quadrados. Após a instalação, as tiras individuais formam uma única tela bonita e as juntas das peças permanecem quase invisíveis. Para reduzir um pouco o custo dos painéis, sua base e parte frontal são feitas de materiais diferentes. Por exemplo, contraplacado ou MDF é mais frequentemente escolhido para a base, que são tratados com compostos especiais para melhorar suas características.

Para o lado externo dos painéis volumétricos, a madeira natural é geralmente escolhida: freixo, carvalho, madeira cortada e outros materiais ecológicos.

Todas as partes das réguas estão equipadas com fechos especiais, que garantem uma ligação estanque das peças entre si. Além disso, esta tecnologia de fixação facilita e acelera muito o processo de instalação. Os painéis volumétricos modernos são caracterizados por uma longa vida útil - às vezes para máxima durabilidade, os painéis são revestidos com uma camada de cera especial, além de segurança ambiental e uma grande variedade de cores, texturas e tamanhos. No entanto, o custo desse material de acabamento é bastante alto.

A decoração da parede interior com este material fica bem em qualquer interior, dando-lhe aconchego, luxo e originalidade.

Especificações do módulo:

  • largura - 400 mm;
  • comprimento - 200 mm;
  • espessura - 8-15 mm;
  • peso de 1 sq. m - 6 kg.

Os parâmetros dos painéis podem ser diferentes dependendo do material de que são feitos.

Tipos de painéis de madeira 3D

Os painéis são divididos em dois grupos, dependendo do tipo de fixadores e das características de produção.

Eles são:

  • Escudo. Nas tiras de tais painéis, os fechos são fixados antecipadamente nas placas de base de madeira compensada com uma distância predeterminada ao longo da borda, que servirá como uma junta de topo se não houver fechos nos painéis em um determinado intervalo.
  • Montado conectando fragmentos separados. Essas pranchas já são montadas em uma seção de parede. Todas as peças formam um conjunto de elementos passo a passo e são fixadas na estrutura de suporte. Neste caso, o grão da madeira é criado durante o processo de instalação. Em termos de características externas, esta opção não difere da primeira.
  • Mosaico sobre base de malha. Esses painéis são criados a partir de muitos pequenos pedaços de madeira, que eventualmente são combinados em uma bela composição, semelhante a um mosaico de cerâmica. Este tipo de acabamento pode ser utilizado não só em salas e quartos, mas também em casas de banho, banhos e até saunas.
  • Feito de madeira lisa ou final. Para a confecção do relevo da primeira versão dos painéis, utiliza-se uma barra preparada ou "madeira redonda", serrada perpendicularmente ao tronco da árvore. O resultado são painéis com elementos salientes que parecem uma composição de pixels. A segunda opção envolve um painel decorativo criado a partir de longas seções de um tronco de árvore. As placas são divididas em pequenos fragmentos e, em seguida, a diminuição é aparada e ajustada.Este tipo de painel é ideal para paredes largas que parecem ainda maiores devido às suas características estruturais.

Vantagens e desvantagens

Os painéis volumétricos têm muitas vantagens:

  • Estética. Decorar paredes ou tectos com painéis de madeira 3D transforma instantaneamente qualquer espaço: torna-se imediatamente mais bonito e interessante. Este acabamento realça com eficácia o bom gosto do proprietário do apartamento. As tecnologias modernas permitem que você escolha qualquer padrão, tonalidade e acabamento do material. Você pode complementar os painéis com elementos de couro, tecido, vidro ou imitar favos de mel. Você também pode solicitar esses painéis retroiluminados.
  • Amizade ambiental. Nas condições modernas, é especialmente importante prestar atenção ao meio ambiente, cuidar dele. Visto que os painéis de madeira são feitos de material natural, eles são absolutamente seguros para a saúde humana e todos os seres vivos. A madeira natural não provoca o agravamento de reações alérgicas, o que faz com que tais painéis possam ser montados até no quarto e no quarto das crianças.
  • Durabilidade... Se você instalar os painéis corretamente com a ajuda de um assistente ou mesmo com suas próprias mãos, eles vão durar muito tempo. Afinal, todos sabem que a madeira é um dos materiais mais duráveis, por isso esses painéis volumétricos vão deliciar o dono da casa por mais de uma dezena de anos.
  • Praticidade. Você não precisa gastar muito tempo com cuidados de acabamento - às vezes é suficiente limpar os painéis volumétricos para remover a poeira deles. Os fabricantes também recomendam esfregar a estrutura com cera especial de vez em quando para dar brilho às tiras e aumentar sua resistência às influências externas.
  • Resistência à umidade. Ao contrário dos painéis planos, as opções volumétricas resistem muito melhor à umidade - não se deterioram ou deformam com a água. Isso se deve ao fato de que durante a produção as peças estruturais são recobertas por uma película laminadora especial, e também tratadas com impregnação hidrorrepelente.

Esses painéis podem perfeitamente esconder fios, tubos ou sistema de ventilação. Para isso, é necessário preparar uma estrutura de moldura, dentro da qual ficará a fiação, e fechá-la por cima com painéis decorativos.

Apesar do grande número de vantagens, tais painéis têm várias desvantagens. Por exemplo, antes de escolher esse material para decorar sua casa, deve-se atentar para o fato de que é altamente suscetível às oscilações atmosféricas: qualquer mudança de temperatura ou umidade pode afetar os dados externos de toda a estrutura. Além desse fator, há outra desvantagem: seu custo relativamente alto. No entanto, em maior medida, isso se aplica a painéis que são totalmente feitos de madeira maciça natural.

Mas para quem quer economizar, existe uma ótima alternativa. Vale a pena escolher designs híbridos feitos de madeira natural e, por exemplo, de MDF. Você também pode optar por painéis totalmente feitos de matéria-prima mais barata: bambu, compensado, MDF ou aglomerado. Análogos de painéis 3D de madeira, que são feitos de bambu prensado, são muito populares. Externamente, eles praticamente não diferem de uma árvore real, mas ao mesmo tempo são muito mais baratos.

Também deve ser lembrado que se for necessário instalar estruturas de moldura, então a quantidade de espaço livre na sala será reduzida. Mas se você usar cola para fixar os painéis, a área útil não desaparecerá.

Dicas de Seleção

Ao escolher pranchas 3D de madeira, você deve se concentrar em vários parâmetros:

  • O estilo geral do interior. É importante que os materiais combinem com a cor e complementem com sucesso o design da sala, e não o contradigam.
  • A qualidade do material. Você não deve economizar nas ripas - porque se seu preço for muito alto, em relação à sua vida útil, não se torna um desperdício de dinheiro, mas um investimento lucrativo.
  • Nomeação das instalações. Para espaços residenciais ou de escritórios comuns, painéis de qualquer material são adequados. Porém, se você deseja decorar um ambiente com alta umidade com faixas decorativas, então é necessário selecionar o tipo de material adequado para isso, que corresponda às condições de funcionamento.

Opções de acabamento

Os painéis decorativos com efeito 3D são uma verdadeira benção para os designers. Se você instalar a estrutura corretamente, você pode criar um efeito único.

Abaixo estão algumas fotos com diferentes tipos de acabamentos.

      As linhas verticais aumentam visualmente a altura das paredes.

      O corte da tora confere frescura e originalidade à divisão.

      Formas incomuns diversificam perfeitamente o interior clássico. Essas pranchas se tornarão um destaque inesquecível no design da sala.

      Mais algumas ideias criativas para decorar paredes com pranchas 3D.

      Lindas ideias de design

      Abaixo estão exemplos específicos de design de diferentes interiores usando painéis 3D de madeira de vários tipos:

      Nesta versão, a parede passa a ser um verdadeiro destaque da divisão. E isso apesar da cor do material, pois é muito modesto. Móveis clássicos combinados com revestimentos de parede originais dão um resultado impressionante.

      Neste caso, o design passa a ser a personificação do bom gosto do proprietário das instalações. Opção de design discreto e elegante, mas incrivelmente estiloso.

      Decoração de parede como esta certamente atrairá muitos olhares. As paredes são decoradas com tábuas de madeira de diversos tamanhos. Isso cria um efeito visual muito incomum: o tamanho e a forma das paredes literalmente borram.

      Esta é outra opção para um design de quarto elegante e bonito. A cor nobre da madeira natural, combinada com uma invulgar textura volumétrica, transformam uma sala de estilo clássico numa divisão com elementos de verdadeira arte.

      Um exemplo de decoração de parede bem-sucedida e eficaz com tábuas. A cor das tábuas pode ser muito diferente.

        Para informações sobre as características técnicas dos painéis de madeira 3D, veja o vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário