Painéis de madeira para decoração de paredes interiores: ideias de design
Os painéis de madeira são um material popular para decoração de paredes interiores de um apartamento ou casa. Uma ampla gama de cores, materiais e processamento desses painéis permite que você dê vida a qualquer ideia de design e crie um interior exclusivo.
Peculiaridades
Painéis de madeira são freqüentemente usados para decoração de paredes internas. Fabricados com materiais naturais, proporcionam um clima interior saudável, tornando-o mais confortável, “mais quente”. A praticidade deste material de acabamento permite utilizá-lo em qualquer ambiente - quarto, berçário, cozinha, sala.
É indesejável a instalação de painéis de madeira em ambientes com alta umidade, por exemplo, em banheiros, principalmente se a madeira não for tratada com compostos especiais. Nessas condições, os painéis não durarão muito, começarão a apodrecer, deteriorar-se e em breve precisarão ser substituídos.
Graças às suas propriedades de isolamento acústico e baixa condutividade térmica, os painéis de madeira criam uma atmosfera confortável na sala. A aparência atraente e a compatibilidade ambiental da madeira natural conferem ao interior um toque de aristocracia. Mas a decoração de parede está longe de ser a única função que os painéis de madeira podem desempenhar.
Eles podem ser usados:
- ao zonear uma sala ou criar acentos nela;
- para melhorar o isolamento acústico;
- aumentar o isolamento térmico da divisão;
- para mascarar defeitos de parede;
- como um meio de combinar espaços concebidos em estilos diferentes em um único todo.
Além disso, você pode enfeitar o teto com painéis, erguer divisórias a partir deles, organizar nichos, criar uma variedade de elementos arquitetônicos. A madeira é fácil de processar, por isso esses painéis podem ter quase qualquer formato.
A produção de painéis de madeira implica a utilização apenas de materiais ecológicos. Pode ser madeira maciça ou uma variedade de madeira serrada que permanece após o processamento primário - aparas, serragem, pedaços de casca de árvore.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer outro material, os painéis de madeira têm suas vantagens e desvantagens.
A primeira categoria inclui:
- uma enorme variedade de;
- Amizade ambiental;
- de fácil cuidado;
- instalação fácil;
- a capacidade de ocultar fios sob os painéis;
- a capacidade de montagem mesmo em uma superfície irregular;
- boas características de isolamento térmico e acústico do material;
- aparência atraente.
Existem muito menos desvantagens, mas também existem. Os principais são a sensibilidade à umidade e a diminuição da área útil da sala. Se você planeja montar os painéis em uma mistura adesiva, deverá verificar se as paredes são uniformes.
Em geral, os painéis de madeira são a melhor opção para decoração de paredes tanto em um apartamento quanto em uma casa de campo. Eles se encaixam harmoniosamente em quase todos os interiores, exceto talvez em estilos modernos de alta tecnologia e loft. A nobreza natural inerente à madeira natural irá enfatizar o status do interior. Além disso, a árvore pode ter um efeito benéfico na saúde humana e no bem-estar psicológico. No mundo moderno, com seus ritmos frenéticos, estresse e selva de concreto, esse é um fator importante.
Se você usar painéis de cor neutra, por exemplo, branco, eles servirão como um excelente plano de fundo para quaisquer detalhes brilhantes no interior e não desviarão a atenção para si mesmos.
Variedades
Atualmente, o mercado oferece uma ampla gama de painéis de madeira para todos os gostos e bolsos. Podem ser painéis de ripas, entalhados, perfurados, feitos de madeira maciça natural ou materiais compostos, rectangulares ou quadrados.
Existem vários fatores a serem considerados ao escolher os painéis.
- O nível de temperatura e umidade do ambiente onde serão instalados os painéis de madeira. Mudanças repentinas podem afetar negativamente a aparência e a vida útil do material. Será necessário tratamento adicional com compostos de proteção especiais.
- Propriedades decorativas. Os painéis de parede diferem não apenas no material de fabricação, mas também na textura do revestimento, cor e tamanho.
- Características de isolamento térmico e acústico.
Dependendo do estilo do interior, da geometria da divisão e da área de cobertura, pode-se escolher painéis de tal forma que complementem harmoniosamente a decoração existente. Pode ser uma forma retangular semelhante a um forro, ladrilhos com várias lamelas (também retangulares), formas quadradas com lamelas de diferentes espessuras.
Quanto ao tratamento decorativo dos ladrilhos, também aqui existem várias opções. Para o material, você pode:
- aplique folheado - obtém-se um ladrilho com textura de madeira natural;
- laminado - permite captar qualquer tonalidade;
- aplicar verniz ou cera - protege contra umidade, confere brilho.
Além disso, a tecnologia de gravação em relevo pode ser usada para o processamento decorativo de painéis.
O custo de tais painéis depende do material de fabricação. Por exemplo, aglomerado (aglomerado) são baratos, fornecem uma gama bastante ampla de formas, tamanhos, soluções decorativas, mas a qualidade de tais painéis muitas vezes deixa muito a desejar.
Fibra (Fibreboard) também é acessível. São produzidos em grandes folhas, podendo ou não ter decoração. As placas sem revestimento decorativo são mais baratas.
MDF (painel de fibra de densidade média). Esse material é frequentemente laminado ou coberto com verniz que imita a textura da madeira natural.
OSB (placa ou placa de vertente orientada). Eles são feitos de madeira cortada, aparas de madeira. Pode ser utilizado como revestimento decorativo independente (após pintura) ou como forro para outros materiais.
Não se esqueça dos espetaculares painéis 3D. O padrão geométrico que eles criam - tridimensional, único em seu tipo - torna essas placas o centro das atenções em qualquer interior. Eles podem ser usados não apenas como decoração, mas como um elemento decorativo completo, como um destaque brilhante do interior.
Os painéis 3D ficarão bem em uma sala moderna. Ou como elemento "modernizador" em interiores retro. Eles irão adicionar dinâmica moderna, vivacidade e expressão aos clássicos.
Painéis de madeira maciça são os materiais mais caros. Mas eles justificam seu custo com alto desempenho, 100% ambientalmente correto, durabilidade e estética. Na sua fabricação, podem ser utilizados diferentes tipos de madeira.
Cinza
Esta raça, com sua estrutura padrão heterogênea, é adequada para salas escuras. As lajes de cinza também são adequadas para pavimentação em salas grandes.
Noz
Esta é uma espécie de madeira valiosa. Devido à sua baixa plasticidade, não está sujeito a deformações. Resistência à umidade, facilidade de processamento, tingimento, envernizamento ou manchas são as vantagens indiscutíveis desta raça.
bétula
Esta árvore é de dureza e resistência médias. Suas fibras se distinguem pela alta viscosidade e elasticidade - é bastante difícil dividir a bétula. O tronco cortado pode ser de diferentes tonalidades.Na produção, as bétulas burl, carelianas ou pendentes são as mais usadas. As placas feitas dessa madeira se distinguem pela resistência a mofo, bolor e assim por diante, têm propriedades anti-sépticas naturais e, devido ao seu belo padrão texturizado, têm altas propriedades decorativas.
Faia
O tronco possui alta densidade estrutural (anterior à formação da medula, que só aparece na meia-idade). Dependendo de onde e em que condições a árvore cresceu, a madeira pode ter uma cor diferente. Isso permite escolher uma tonalidade que esteja em harmonia com o esquema de cores principal da sala. A madeira também é altamente durável e higroscópica.
Carvalho
Madeira forte e pesada. Adequado para decoração de interiores clássica. As altas características decorativas desta raça devem-se à presença de um belo padrão texturizado no corte da árvore.
Larício
Rocha resistente ao fogo e à umidade, que só se torna mais forte com a exposição prolongada à água. A tonalidade avermelhada do núcleo e dos anéis das árvores confere estética à madeira.
cereja
Refere-se a espécies valiosas de madeira. A madeira escurece com o tempo. Boa elasticidade, facilidade de processamento, baixa resistência, baixa resistência a fatores externos são as características da cereja.
Bordo
Uma raça valiosa. Suas características físicas são semelhantes às do carvalho. A madeira é bastante flexível, durável e durável.
Pinho
A raça mais acessível. Distingue-se pela sua densidade média e resistência ao ataque de fungos. Fácil de processar e instalar.
Na hora de escolher os painéis para decorar um ambiente, é preciso levar em consideração como este ou aquele tipo de placa de madeira se encaixará no interior. Por exemplo, painéis de madeira entalhada - boiserie - ficarão bem em um interior clássico decorado no estilo imperial. Ao mesmo tempo, esses painéis eram usados para decorar mansões e palácios aristocráticos. E agora eles são capazes de dar luxo ao interior, chique refinado.
As placas autoadesivas são uma opção mais democrática e fácil de instalar. Mas sua instalação requer uma superfície plana das paredes, portanto, antes de prosseguir com a instalação, é necessário obter a condição de superfície adequada.
É preferível a montagem em estrutura. Este tipo de fixação é mais confiável do que a colagem, e a desmontagem dos painéis, se necessário, será mais fácil. Além disso, quando as lajes são desmontadas da estrutura, seu estado e aparência praticamente não são afetados. Se as lajes foram plantadas com cola, após o desmonte ficarão totalmente inutilizáveis.
Se, no entanto, nem todo o revestimento precisar ser desmontado, mas apenas parte dele (por exemplo, para substituir um ladrilho ou consertar), toda a superfície sofrerá. É improvável que seja possível remover cuidadosamente um ladrilho. As chances são grandes de danificar, estragar os elementos adjacentes a ele.
Aplicativo
Painéis de parede de madeira são amplamente utilizados na decoração de paredes. Suas altas propriedades decorativas, durabilidade e resistência permitem que sejam usados no projeto de quase todos os ambientes. O respeito pelo ambiente deste material é mais uma das suas vantagens indiscutíveis, que, aliás, corresponde às últimas tendências na área da decoração de interiores.
Todo mundo quer criar uma atmosfera de aconchego, calor e conforto em casa. A madeira natural facilita a resolução deste problema. Enfrentar os painéis de madeira no apartamento não só adicionará conforto ao interior, mas também terá um efeito benéfico no microclima da sala. Os óleos essenciais de madeira natural têm um efeito positivo na saúde e no bem-estar humanos.
O revestimento de paredes não é o único uso possível de placas de madeira. Eles podem ser usados para revestir o chão, você pode criar todos os tipos de nichos, reentrâncias, divisórias. A elasticidade do material e a facilidade de processamento tornam possível incorporar quase qualquer fantasia.
Não é necessário embainhar todas as paredes. Se você projetar apenas um, ele se tornará um destaque espetacular no interior, atraindo a atenção. Nesse caso, o efeito benéfico da árvore não diminuirá.
Se estamos falando de uma casa de campo de madeira, então decorar as paredes internas com painéis de madeira criará uma aparência holística e harmoniosa de toda a casa. Exterior e interior complementam-se perfeitamente.
Ao instalar esses painéis, o principal é escolher os componentes certos. A moldura na qual serão fixadas as placas, parafusos auto-roscantes ou adesivos, se a instalação for realizada com a ajuda deles - tudo isso deve ser de alta qualidade.
A moldura pode ser de metal (é mais leve) ou de madeira (feita de pequenas vigas - sua massa é maior).
O próprio processo de instalação é realizado em etapas.
- Calculando o número exato de lajes e como elas serão posicionadas na parede.
- Instalação do quadro. Possíveis irregularidades podem ser eliminadas com calços.
- Instalando o primeiro painel. Você precisa começar de baixo, do canto. Certifique-se de monitorar a localização da ranhura - ela deve estar na parte superior.
- Instalando o segundo painel e fixando-o com parafusos auto-roscantes.
- Depois que todos os painéis estão instalados, eles são finalmente fixados com parafusos auto-roscantes.
Para compensar a dilatação térmica, os recortes devem ser feitos nas laterais das lajes. Se essas lacunas forem muito evidentes e prejudicarem a aparência dos painéis, elas podem ser ocultadas com sobreposições decorativas.
A decoração dos painéis pode ser muito diversa - estratificação, envernizamento, laminação, pintura. Se você escolher as sobreposições certas que combinem completamente em cor e textura, as lacunas não serão perceptíveis.
Dicas úteis
A madeira no interior pode ser utilizada não só para decoração de paredes, mas também para decoração de pisos ou tectos. Os painéis de teto não são muito diferentes dos painéis de parede. Eles podem ser feitos não apenas de madeira maciça, mas também na forma de um sanduíche de três camadas. A camada superior dessa "torta" é uma espécie de árvore valiosa, a próxima é uma conífera. O pinho é o mais comumente usado.
A fabricação de painéis de madeira, especialmente aqueles feitos de materiais compostos, pode envolver o uso de substâncias tóxicas e nocivas, como resinas de formaldeído. Portanto, na hora de escolher as placas, é necessário atentar não apenas para sua aparência e propriedades operacionais, mas também para indicadores como a classe de inflamabilidade.
A maior resistência ao fogo é inerente aos produtos da classe KM1. Este grupo inclui materiais pouco inflamáveis (G1), dificilmente inflamáveis (B1), com baixo teor de fumaça (D1) e não tóxicos (T1). O perigo de incêndio nesses fogões é minimizado e, mesmo em caso de incêndio, eles não emitem muita fumaça ou substâncias nocivas.
Cuidar de placas de madeira é simples. Basta limpá-los com um pano úmido, em caso de sujeira pesada - lave-os. Você não precisa usar detergentes fortes ou substâncias abrasivas - você pode estragar a aparência dos painéis.
Facilidade de instalação, facilidade de manutenção, respeito pelo ambiente, altas propriedades decorativas, calor, conforto, que trazem para o interior - tudo isso fez dos painéis de madeira um material de acabamento popular. Não se trata apenas de uma "dacha", uma versão de aldeia, como se acreditava até recentemente. Esta é uma decoração de interior espetacular e respeitável em qualquer estilo.
Não é recomendado o uso de painéis de madeira em ambientes com alta umidade. - eles podem perder rapidamente sua atratividade, rachar, deformar. Para evitar isso, as placas devem ser tratadas com compostos de proteção especiais. Alguns modelos passam por esse processamento na produção.
No entanto, os painéis tratados ainda são sensíveis à umidade. Podem ser usados se a divisão tiver uma área grande e permitir colocar as lajes a uma distância considerável da água. A exposição direta à umidade pode afetar negativamente a árvore, e as mudanças de temperatura e umidade podem agravar a situação.
Banheiro, cozinha - nestes cômodos o uso de lenha, especialmente próximo a fontes de água ou elementos de aquecimento, é indesejável. O risco de incêndio, deformação ou danos aos painéis dessas salas é muito maior do que na mesma sala de estar.
Painéis de madeira podem ser usados na cozinha se você não passar muito tempo lá e não cozinhar com frequência. Neste caso, a árvore criará uma atmosfera magnífica e um interior elegante e respeitável.
Belos exemplos
A madeira no interior é sempre luxuosa, discreta, chique e confortável. Dependendo do estilo e do tamanho das instalações, você pode escolher os painéis que se encaixam perfeitamente na ideia geral do estilo. Quarto ou sala de estar, escritório ou berçário - a madeira natural é apropriada em qualquer lugar.
Dependendo da ideia do projeto na decoração do quarto, você pode usar painéis de ripas, placas quadradas ou retangulares, modelos 3D. Este é um quarto onde você quer relaxar, se acalmar, descansar, tão brilhantes, cores expressivas, designs complexos, superfícies frias não vão funcionar. A madeira, por outro lado, com seus tons que chamam a atenção, seu calor natural e aconchego serão a melhor solução para decorar este ambiente.
Se você decorar a parede na cabeceira da cama com painéis, pode enfatizar a área de dormir no quarto. Essa parede não requer nenhuma decoração adicional, é bonita e estética em si mesma.
Muitas direções de design envolvem o uso de madeira na decoração de interiores. Por exemplo, no estilo inglês, a madeira é um importante elemento de decoração. Os painéis que cobrem a parte inferior das paredes, o teto com vigas, o piso - tábua ou parquet - são todos elementos integrantes do estilo inglês, assim como a lareira e a cadeira à sua frente.
A decoração do escritório requer uma abordagem completamente diferente. Esta sala foi projetada para o trabalho, portanto, seu design deve configurá-la para um clima de trabalho, criando uma atmosfera confortável, mas não relaxante. E, neste caso, a árvore também será útil.
Este material foi originalmente utilizado na concepção dos escritórios. A aristocracia, em cujas casas se encontravam escritórios particulares, não temia o alto custo da madeira natural. Agora, o caro material natural pode ser substituído por opções mais acessíveis - placa de aglomerado, placa de fibra, MDF, OSB.
Se antes o escritório costumava ser decorado em estilo clássico, hoje é possível encontrar uma grande variedade de soluções de estilo na decoração desta sala. Graças às tecnologias modernas, os painéis de madeira feitos de materiais compostos são produzidos em uma grande variedade - tanto na forma quanto na decoração. Imitação da estrutura de madeira natural, alvenaria, pedra, painéis de cores vivas - para todos os gostos.
Os painéis podem ser usados para embainhar a parte inferior das paredes. Eles podem ser combinados com papel de parede. Então você obtém um interior no espírito da velha Inglaterra.
Os tetos de madeira também são adequados em um estilo retro. Qualquer que seja a época que o interior reflita, a madeira se encaixará perfeitamente no conceito geral. Tingido ou pintado de branco, será um bom cenário para móveis e elementos decorativos.
Os tectos de madeira com vigas integram-se harmoniosamente no interior, em estilo country ou provençal. O estilo inglês também sugere esse design de teto.
Se os painéis de madeira forem cobertos com tinta branca e lixa sobre eles, para que a tinta seja apagada em alguns lugares, eles serão um ótimo complemento para o interior chique surrado. Painéis de cores escuras, preto vão se encaixar harmoniosamente em um estilo tão extraordinário como um loft. Eles serão capazes de trazer um toque de aconchego, conforto e frescor natural a este estilo industrial.
Olhando para os interiores clássicos de qualquer época, você pode ver que a madeira sempre foi um elemento integrante do design de interiores. É impossível imaginar interiores aristocráticos sem um piso de parquete (na maioria das vezes feito de carvalho), móveis esculpidos em madeiras preciosas e todos os tipos de elementos arquitetônicos e decorativos.Mesmo nos palácios, as paredes eram decoradas com painéis de madeira entalhada.
Agora, a escolha de materiais de acabamento é bastante ampla. Você pode escolher um acabamento para todos os gostos - de pedra a plástico. Mas a árvore ainda não desiste de suas posições. Sua beleza natural, respeito ao meio ambiente, durabilidade e charme especial são incomparáveis. Portanto, o número de ventiladores deste acabamento não diminui.
Uma visão geral dos painéis de madeira 3D está esperando por você no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.