Painéis de MDF: sutilezas de escolha e instalação
As tecnologias modernas estão expandindo rapidamente a gama de materiais de acabamento de construção. Os fabricantes oferecem uma grande variedade de tipos de decoração de interiores decorativos - de plástico barato a variedades caras de madeira natural ou pedra. A construção civil valorizou um belo, com ampla paleta de texturas, material do segmento de médio padrão com alto desempenho - painéis de MDF. Vamos considerar qual é a diferença vantajosa entre o MDF e o plástico, do que são feitas essas placas, quais são seus tipos e como instalá-las. Vamos conhecer as diversas opções decorativas de placas de MDF e opções de acabamento de paredes e tetos a partir de painéis decorativos laminados e perfurados.
Peculiaridades
O MDF é uma fração finamente dispersa de aparas de madeira, prensada sob alta pressão sem o uso de um componente adesivo na forma de fenol e formaldeído. Os resíduos de madeira são esmagados. A fração de madeira fina é submetida a um tratamento térmico, com o qual é liberado um fragmento adesivo - parafina ou lignina. O fragmento de cola cola a massa e a resistência necessária é dada pela prensagem.
Vale ressaltar o respeito ao ambiente do MDF - o painel contém apenas substâncias naturais seguras para o uso: madeira e resinas de carboneto, que não são prejudiciais ao homem.
O processo de fabricação industrial do MDF é o mesmo da tecnologia para a produção de painéis aglomerados. A diferença é que o aglomerado contém resinas de formaldeído, prejudiciais à saúde humana. Em termos de facilidade de uso na indústria da construção, o aglomerado é inferior na confiabilidade de fixação com parafusos. Depois de algum tempo de uso, é possível afrouxar os furos e perder os parafusos, é impossível reparar esse chip, durante os reparos deve-se usar outro local para os fixadores. As placas de MDF têm uma estrutura mais densa, o que permite segurar os fechos com segurança.
A placa de MDF possui propriedades como durabilidade, boa resistência ao molde e ao apodrecimento. Este material apresenta resistência à água suficiente para ser utilizado mesmo em ambientes com alta umidade, como cozinhas. As placas feitas de fração finamente dispersa de aparas de madeira têm excelentes características de desempenho: não deformam nem deformam. Suporta altas cargas úteis devido à sua resistência, uma grande vantagem é a flexibilidade quando aquecido para criar superfícies curvas. A desvantagem é a inflamabilidade.
Um filme de melamina ou verniz é colado na superfície da placa. A superfície adquire um belo aspecto decorativo, mas a desvantagem é sua baixa resistência aos esforços mecânicos. Esses danos podem ser facilmente reparados pintando-o com uma tinta de cor adequada. A laminação de filme dá à placa uma semelhança quase indistinguível com o material natural, enquanto o preço permanece acessível.
O filme possui várias cores e texturas, o que justifica a utilização generalizada de painéis de MDF para acabamento de interiores.
Os painéis de MDF ganharam grande popularidade devido à sua facilidade de instalação. Mesmo os iniciantes no negócio da construção podem facilmente revestir paredes ou pisos por conta própria. Reparar vários painéis quebrados exigirá a substituição simples por novas peças no revestimento.Os painéis permitem que você oculte comunicações elétricas e outras comunicações sob a estrutura interna. É um material higiênico e fácil de limpar. Pode ser lavado com detergentes comuns ou com pano úmido.
Visualizações
Os painéis de MDF diferem em suas características técnicas e dimensões. Os fabricantes oferecem três grupos desses acabamentos: painéis sólidos prensados, laminados e resistentes à umidade. Prensado maciço - placas de estrutura homogênea sem revestimento decorativo. Eles têm um bom isolamento acústico e um custo acessível. Na construção, eles são usados para pintura. Após a aplicação de uma demão de acabamento de tinta, a resistência à umidade aumenta.
MDF laminado - painéis, de um lado, forrados com filme resistente à umidade com diversos padrões decorativos. Seus parâmetros técnicos são muito superiores devido ao revestimento que os isola do acesso de fatores desfavoráveis - umidade, temperaturas extremas. Os painéis resistentes à umidade são caracterizados pela maior densidade da fração de madeira, o que evita que a umidade ou o vapor penetrem na estrutura interna, o que confere maior resistência ao material. Esta é a categoria de preço mais alta.
Existe uma divisão de acordo com os tipos de acabamentos da superfície frontal. Os mais caros são os painéis de MDF revestidos com folheado de madeira natural. Um corte fino de madeira é colado à fachada da laje usando uma colagem a vácuo, adesivo ou prensagem térmica. A aparência torna-se absolutamente idêntica à da madeira serrada, enquanto o painel é mais leve do que as placas de madeira maciça.
A laje pode ser folheada no verso, mas esta opção raramente é usada na construção, como os painéis de dupla face são usados na produção de móveis. As folheadas com folheado de MDF apresentam uma estrutura de relevo natural de um verdadeiro corte de serra de uma árvore. Outra opção é a aplicação de folheado de linhas finas. Seções muito finas de madeira são empilhadas umas sobre as outras em um ângulo especial com a adição de ligantes e, em seguida, pressionadas. A superfície é lisa e sedosa com um belo padrão de tramas de grãos de madeira.
O folheado aumenta o isolamento acústico do material, permite que você obtenha economias significativas ao substituir a madeira natural. O cuidado com os painéis folheados é igual ao dos totalmente em madeira: não deixar entrar umidade, proteger do esforço mecânico com objetos pontiagudos. Este material possui altas qualidades estéticas, podendo-se selecionar o tipo de madeira desejada e dar a tonalidade desejada. Painéis ou mosaicos em painéis de MDF são feitos de vários tipos de folheado. O valor artístico e expressivo de tal revestimento é bastante reforçado.
O tipo mais comum são os painéis de MDF laminados. O processo de laminação é necessário para conferir umidade adicional e resistência ao desgaste. Consiste no seguinte: uma fina película de melamina ou papel-resina é colocada sobre o painel acabado, sob a influência do tratamento térmico, a película é fundida na camada superior e ocorre a polimerização da resina. As placas laminadas de MDF são altamente higiênicas, ecológicas, fáceis de instalar e manter. Apresentam um enorme potencial decorativo, uma vez que a laminação é realizada não apenas em superfícies retas, mas também em elementos estruturais de uma placa perfurada.
A perfuração é usada para obter certos efeitos visuais no interior. A forma e o tamanho das perfurações têm uma variedade significativa, o consumidor pode escolher o padrão desejado. Os furos têm formas geométricas, desenhos florais ou outros padrões. Painéis esculpidos na parede ou no revestimento do teto criam um design original. Com a ajuda deles, você pode dar ao quarto um estilo oriental único.
Esses painéis são usados na decoração de instalações de escritórios e substituem tetos falsos.A perfuração tem um grande impacto na acústica da sala, o que expande a gama de aplicações para salas de música e estúdios de gravação. Esses painéis são bem ventilados e secam rapidamente quando a umidade entra. Eles permitem que você divida funcionalmente o espaço com partições translúcidas. O resultado é uma luz de fundo espetacular.
As tecnologias modernas permitem processar a superfície da placa de MDF com tinta, que é aplicada uniformemente com auxílio de pistola. A fachada do painel é lixada, coberta com uma camada de primer, seguida de uma camada de tinta. A tinta é usada fosca ou brilhante, a automação permite obter uma camada de revestimento uniforme e densa. Use apenas tintas resistentes às intempéries com um componente endurecedor. Os aditivos especiais permitem obter um padrão de listras peroladas ou texturas metálicas.
Para o acabamento, é preferível adquirir painéis prontos e pintados de fábrica. Além da pintura usual por spray sob pressão, é usada pintura a seco. Um pigmento em pó é pulverizado sobre a superfície do painel e, em seguida, tratado termicamente para derreter o pigmento. Este método produz uma coloração suave, uniforme e de alta qualidade. A última etapa é a secagem em condições especiais de umidade.
Os painéis de MDF fresados são de grande interesse para os designers. Esses painéis permitem que você crie uma visualização 3D do plano da parede ou teto. Este efeito é criado usando um método especial de pressionar a camada da face em relevo. Pintura ou filme de PVC é aplicado por cima. Para criar um interior com estilo, basta escolher o esquema de cores MDF desejado.
Forrado com papel MDF também são usados. Essas placas não resistem à umidade e ao calor, mas em algumas salas são convenientes para revestir paredes ou tetos. Os papéis revestidos com MDF são utilizados sempre que necessário para evitar a formação de condensação na superfície e é desejável o uso de um material respirável: vestiários, copas domésticas e outras áreas com ar seco.
Cores e desenhos
O design dos painéis de MDF supera todas as suposições mais ousadas. As tecnologias modernas permitem imitar qualquer um dos materiais naturais conhecidos. Todos os tipos de madeira e qualquer tom são apresentados nas redes de varejo.
O folheado de espécies de madeira raras e caras é mais barato do que a madeira sólida e cada vez mais consumidores podem comprá-lo.
A árvore wengé africana é um material muito raro e caroAté mesmo o verniz dessa árvore é um componente de acabamento muito caro. Sua beleza natural e riqueza de uma tonalidade chocolate amarga com veios fibrosos claros é copiada com sucesso pelo cartão laminado de MDF. Produtos baratos permitem que uma ampla gama de consumidores use wengué no acabamento. Uma rica cor escura define perfeitamente os acentos dos elementos estruturais.
Para criar soluções de interiores nobres em cores claras, o carvalho claro é a escolha ideal. A imitação de folheado ou laminado são indispensáveis no design escandinavo e para decoração de interiores no estilo de chalé, provençal, country. Painéis com sombra clara de carvalho podem ser usados para revestimentos de paredes, pisos e tetos com vigas estruturais. Para tal, é necessário selecionar a mesma textura e cor da madeira, caso contrário, um conjunto harmonioso não funcionará.
Os interiores clássicos são melhor acabados com ricos tons de madeira. cor mais escura - carvalho manchado ou nogueira. O bordo e o freixo têm uma cor quase branca, o maciço destas espécies raramente é utilizado devido à sua textura macia, os painéis de MDF permitem que estes tipos de madeira sejam utilizados de forma mais ampla na decoração. Os tons claros contrastam lindamente com os tons escuros de wengé ou mogno vermelho, kempas, dussia, paduk. A faia, o amieiro, a pêra e a cereja têm um tom delicado de rosa. A cor amarela está presente nas madeiras de teca, castanha e oliveira, que apresentam um invulgar padrão de grão em zigue-zague.
A nogueira italiana tornou-se um acabamento popular em design de interiores. A cor desta madeira apresenta um interessante padrão de veios. Uma agradável cor castanha clara rica dá um esquema de cores calmo. Este acabamento parece caro e sofisticado. Combina com as cores bege, verde e laranja.
Ao combinar diferentes tipos de pisos de madeira, a combinação de cores deve ser levada em consideração. Para um design contrastante, é melhor manter o tradicional - claro com escuro. A combinação de nuances é mais complexa, é necessário selecioná-la de acordo com a harmonia das fibras e tons. A superfície pode ser polida ou ter uma textura fosca, o brilho dá um acabamento vetorial ativo, a sedosidade fosca adiciona um componente de conforto e tranquilidade. Os painéis de MDF permitem decorar o seu interior de uma forma totalmente original: imitação de madeira natural com perfuração.
Os painéis de MDF podem ser decorados com pedra natural ou tijolo, têm um padrão de alvenaria estrita ou ciclópica. Essas imitações podem ser usadas como inserções de decoração de parede. Uma parede de tijolo ou pedra gofrada feita de painéis decorativos de MDF irá substituir a alvenaria real sem alterar a carga nas estruturas de suporte, acelerar significativamente o acabamento e reduzir o custo da obra.
A laminação permite que materiais naturais conhecidos conferam textura incomum: brilho à madeira ou pedra. Alvenaria ultramarina ou metálica. O painel pode ter uma transição de textura e cor. A pedra será intercalada com carvalho ou amieiro, criando combinações incríveis. No mesmo espaço, as paredes e o teto vão contrastar e chamar a atenção.
As variações de cores dos painéis de MDF são infinitas. Quando utilizado em decoração, não é necessário adquirir todos os painéis da mesma cor. Hoje, uma combinação de várias cores contrastantes ou matizadas está na moda. Aqui vale a pena ser guiado pelo espectro de cores, onde cores vizinhas ou opostas se combinam harmoniosamente. É melhor para os iniciantes limitarem-se a um máximo de três cores diferentes; somente designers profissionais podem usar com competência uma ampla gama de cores.
Os painéis têm uma textura de superfície fosca ou brilhante. O brilho pode ser colorido ou imitar um brilho metálico prateado. A proposta de design mais recente é para painéis de alto brilho semelhantes a vidro com excelente refletividade. Esses painéis estão no auge da popularidade hoje, eles ficam bem ao lado de pedras pesadas ou tijolos.
O revestimento de cores brilhantes com gesso branco ou preto não parece menos impressionante.
Painéis de MDF em relevo tornaram-se um verdadeiro sucesso em interiores modernos. Eles se comparam favoravelmente com o gesso decorativo porque são fáceis de desmontar se o revestimento estiver gasto ou se tornar inutilizável. Uma estrutura de relevo suficientemente grande dá um efeito 3D na sala. Esses painéis devem ser usados na forma de um painel ou uma série de inserções com acabamento liso. Uma parede ou teto com um padrão em relevo adicionará um toque cósmico ao ambiente.
Os painéis podem ter relevo semelhante ao papel de parede de vinil. O relevo na forma de monogramas irá decorar o interior clássico. Esses painéis são um excelente substituto para o papel de parede de papel. A vantagem dos painéis é que você não precisa nivelar as paredes e os painéis são fáceis de limpar, ao contrário do papel de parede. A imitação de serigrafia em 3D se tornará um detalhe de design moderno do espaço interior.
A superfície dos painéis pode ser decorada com impressão fotográfica. A impressão de fotos permite reproduzir qualquer imagem. O mesmo padrão é feito de composições de tapetes ou belas paisagens na forma de um painel de vários painéis. A imitação de afrescos e mosaicos de várias cores e texturas se tornará uma vantagem e dará singularidade ao interior. A impressão de fotos é um revestimento muito durável, é brilhante e fosco.
Um painel com uma paisagem natural na parede irá expandir os limites do espaço.Um clima oriental criará um padrão na forma de um ornamento nas paredes. Todas as paredes e tetos devem ser revestidos com tais painéis para reproduzir a atmosfera de fabulosos palácios asiáticos. Os motivos africanos são enfatizados por imagens animalescas. Fotografias de cidades em preto e branco estão na moda hoje.
Painéis fotográficos impressos podem ser selecionados para todos os gostos. É melhor usar um desenho grande na forma de pequenas inclusões. A imagem visualizada pode ocupar uma parede inteira ou duas paredes opostas.
A fotografia dá perspectiva e amplia visualmente o ambiente, remove a monotonia da decoração e dá um tom especial ao espaço interior.
Painéis de MDF com uma superfície idêntica ao metal são um elemento indispensável de decoração em estilos industriais de alta tecnologia - alta tecnologia e loft. Gold e silver glitter combinados com deslumbrantes painéis brancos ou pretos adicionam um destaque ao luxuoso ambiente Art Déco. Em apartamentos pequenos, listras brilhantes no teto ou nas paredes adicionam visualmente gradação ao espaço escondido. Painéis decorativos devem ser combinados com texturas monocromáticas simples.
Dimensões (editar)
Uma grande variedade de painéis de MDF levou ao seu uso generalizado na construção. Painéis com dimensões adequadas são produzidos para as diversas necessidades da indústria da construção. As dimensões e o peso das lajes são unificados e regulados por normas técnicas de produção.
Para o revestimento de paredes, são produzidos painéis de parede com comprimento de 2,62 metros. Vários fabricantes oferecem painéis de 2,8 metros e 2,44 metros de comprimento. A largura corresponde ao tipo de P-1 a P-5.
P-1 | 100 mm |
P-2 | 125 mm |
P-3 | 150 mm |
P-4 | 175 mm |
P-5 | 250 mm |
As placas de MDF são produzidas em comprimento e largura de 1,5 metros x 0,1-0,9 metros. O tamanho da laje depende da textura da superfície - gofrada, perfurada e painéis com imitação de pedra natural atingem dimensões de 2,8 por 2,07 metros. Os painéis quadrados para painéis decorativos têm outros tamanhos - de 29x29 cm a 95x95 cm. A espessura dos painéis laminados e pintados varia de 3 mm a 30 mm.
O revestimento com folheado implica um aumento da largura do painel em alguns casos até 60 mm.
O peso do painel depende das dimensões, verniz ou relevo. Para se ter uma ideia do peso médio desse material de acabamento, deve-se focar no peso de 16 kg de um painel com dimensões de 2,8 x 2,05 x 0,003 metros e um peso de 142 kg para as dimensões de 2,8 x 2,05 x 0,028 metros. Para o teto são utilizados produtos mais finos e leves, para as paredes são utilizados painéis com alto coeficiente de resistência e resistência a esforços mecânicos. Caso seja necessário criar isolamento acústico com acabamento em MDF, é necessário selecionar a espessura máxima da laje. Claro, o peso de tal estrutura, se a altura da sala for grande, será significativo.
Ao calcular o peso do revestimento, preste atenção na decoração do painel. A laminação e a pintura aumentam ligeiramente o peso. O folheado e o relevo aumentam este indicador. A perfuração, por outro lado, reduz o peso da estrutura. Para pequenas superfícies, opta-se por painéis ou lajes de tamanhos menores, pois os cortes atrapalham o acabamento decorativo e dificultam a vedação das costuras. As instalações de uma grande área são melhor decoradas com grandes placas e painéis.
Diferenças na forma de assentamento
O MDF para construção é produzido na forma de placas, ladrilhos e forro. Cada tipo de produto possui suas próprias dimensões, método de instalação e é utilizado para um determinado tipo de trabalho. Ao mesmo tempo, todos mantêm as mesmas características técnicas: composição ecológica, alta resistência e elasticidade, boas qualidades decorativas. A diferença está nos tamanhos e métodos de fixação uns aos outros e à superfície da parede ou teto.
Frondoso
O mais caro dos tipos de produtos acima é a folha de MDF. É a base para a criação de painéis altamente artísticos ou inserções em relevo. As telhas são grandes - até 2,8 metros de altura e 2,05-2,9 metros de comprimento.Ao fazer o pedido da fábrica, você pode fazer chapas de acordo com os tamanhos individuais e com um padrão exclusivo.
O peso das chapas pode chegar a 142 kg, dependendo da espessura.
Folha de MDF usada para decoração de paredes em salas grandes para criar um certo efeito decorativo de um acabamento uniforme. A chapa é montada diretamente em uma parede alinhada e tratada com ponta anti-séptica, uma vez que não possui ranhuras de conexão. A melhor opção é incluir parcialmente esse acabamento no revestimento da parede devido ao volume e ao custo do material.
Telha
Os ladrilhos de MDF têm características técnicas semelhantes. Ele difere das folhas na forma de um quadrado ou retângulo de vários tamanhos: de 0,5 x 0,5 metros a 0,95 x 0,95 metros. O ladrilho não possui ranhuras de conexão e é montado em uma parede preparada. Conveniência de trabalhar com este produto - em dimensões convenientes para instalação e peso leve. Se a instalação da chapa de MDF requer a participação de dois ou mais trabalhadores, então uma pessoa também cuidará da colocação dos ladrilhos. Basta calcular o número de peças necessárias para o acabamento, sabendo a área da superfície a ser acabada e o tamanho dos ladrilhos.
A textura da superfície tem cores e tamanhos padrão, como ladrilhos. É conveniente fazer painéis de mosaico com ladrilhos de MDF do mesmo tipo, mas com um esquema de cores ou textura diferente. A versatilidade deste material de acabamento reside na possibilidade de utilizá-lo numa sala de qualquer dimensão e configuração. No mercado de materiais de acabamento, os ladrilhos de MDF apresentam-se na mais ampla gama, apresentam um custo menor em comparação com os painéis de MDF.
Resina
O mais popular é o barato e bonito material de ripa - forro de MDF. Possui excelentes características técnicas e uma riqueza de acabamentos decorativos. As venezianas têm dimensões de 2,4 x 0,11 metros e além. O comprimento padrão é de 2,6 metros. O forro é usado para decoração e paredes e tetos.
Pode ser empilhado horizontalmente e verticalmente, e para um maior efeito decorativo na "espinha".
O padrão em espinha é de dois tipos. Os painéis são dispostos em um ângulo de 90 graus em relação uns aos outros, as extremidades são adjacentes a cada borda do lado longitudinal. Outra opção envolve a localização dos trilhos em qualquer outro ângulo, enquanto as extremidades são cortadas no mesmo ângulo e instaladas de ponta a ponta. Esta instalação requer uma certa habilidade para que o revestimento fique nivelado com a mesma inclinação. Você pode cortar várias ripas com antecedência, limpar a borda do corte da serra e prosseguir com a instalação.
O forro é caracterizado pela facilidade de instalação, leveza de construção e elementos individuais. Pode ser facilmente reduzido para o tamanho desejado. Nas faces laterais é dotado de ranhuras especiais para conectar os trilhos entre si sem folga. Para garantir a resistência e evitar a deformação das peças estruturais, o trilho é montado em uma estrutura de vigas. Isso o livra da necessidade de nivelar a parede e permite ocultar as comunicações dentro do quadro.
Trilho de MDF, com toda a simplicidade de instalação, requer aderência à tecnologia de instalaçãode modo que o trilho não conduza. As qualidades decorativas do revestimento dependem disso. A localização das ripas influencia na modelagem do espaço. O arranjo horizontal alongará a parede ou o teto. A disposição transversal no teto tornará o ambiente mais amplo.
A fixação vertical do forro na parede tornará visualmente o ambiente mais alto.
Independentemente do tipo de produto, o MDF é um material de acabamento econômico. Não requer um preparo cuidadoso da superfície da parede, como para a pintura, ou trabalhoso, como é o caso da cerâmica. É fácil de montar, a obra é um pouco demorada e não requer habilidade profissional. Para o revestimento, você não precisa comprar misturas de construção ou cola adicionais, apenas parafusos e barras autoatarraxantes. É um material acessório acessível. No processo de trabalho, poeira e sujeira não se formam.
Como escolher?
Uma ampla variedade de painéis de MDF faz com que você se aproxime com competência da escolha de acabamentos para uma sala específica. É necessário levar em consideração as condições de temperatura e umidade no ambiente - para a decoração externa da loggia ou da cozinha, é necessário selecionar painéis resistentes à umidade, e para superfícies internas opostas, indicadores médios são suficientes. A decoração dos painéis também deve corresponder à finalidade da sala. Na decoração de paredes e tetos, é melhor seguir um estilo de design.
Placas de MDF decoradas com folheado darão à sala ou ao escritório a solidez necessária. Não há muita umidade do ar, por isso não é necessário gastar dinheiro com MDF resistente à umidade, mas será necessária proteção contra ruídos, portanto, preste atenção a este indicador na hora de comprar. Acabamentos caros irão enfatizar a riqueza dos proprietários. O carvalho claro ou nogueira italiana é um atributo indispensável de interiores projetados em um estilo clássico e um design minimalista moderno.
As divisórias internas que não possuem portas de entrada são revestidas com placas de MDF para criar zonas isoladas em tais espaços transformadores. As divisórias recebem a maciça necessária ao escolher painéis em cores saturadas. Este zoneamento fornece isolamento acústico suficiente. Um lugar para dormir pode ser colocado atrás de uma divisória feita de painéis, enquanto a luz da cozinha não interfere no descanso. A alta decoratividade das placas de MDF faz de uma parede comum o destaque principal da decoração devido à sua bela cor nobre e um interessante padrão de fibras de madeira.
Para decorar um apartamento onde se conjugam hall e cozinha, em vez de divisórias interiores, é instalada uma placa de MDF perfurada, pintada ou laminada nas duas faces. Além disso, cada lado pode ter textura e cor próprias, correspondendo ao resto do acabamento da sua zona. A instalação de ladrilhos perfurados no teto do quarto com uma iluminação espetacular vai se tornar uma verdadeira decoração do interior. Os elementos chiques complementam o acabamento metálico e se misturam com a cor branca pura do restante do acabamento.
Para a decoração de interiores de uma casa de veraneio ou sótão de uma casa de campo, vale a pena escolher as ripas laminadas ou pintadas de baixo custo. Os proprietários, sem ajuda, poderão embainhar as paredes da sala com tábuas de madeira. É necessário adquirir material com maior resistência à umidade para ambientes que não sejam aquecidos no inverno para que as quedas de temperatura e a alta umidade no período primavera-outono não deformem o MDF. O mesmo requisito se aplica ao design do avental na cozinha. É necessário cuidar do isolamento do material de acabamento contra o aquecimento - o MDF pode inflamar não apenas em fogo aberto, mas também em forte aquecimento.
No quarto das crianças, pode permitir-se mostrar a sua imaginação na escolha do padrão e da cor, afastar-se dos estereótipos e criar um ambiente luminoso e alegre em vez de um enfadonho interior tradicional. As placas de MDF são perfeitamente laváveis, esta qualidade é muito útil no quarto de uma criança. Você não deve selecionar fachadas caras feitas de verniz natural ou laminado, dê preferência a lajes ou ripas brilhantes e brilhantes. As portas são pintadas em uma das cores dos painéis ou as esquadrias são selecionadas do mesmo material. Os designers recomendam prestar atenção aos painéis de um tema adequado: para meninos - marinho, para meninas - histórias fabulosas.
Métodos de instalação
O método de instalação dos painéis de parede e teto é praticamente o mesmo. A única diferença é que um perfil de metal e ganchos são usados para o teto. Para paredes, basta tornear em barras. Uma lacuna maior é deixada entre o teto e os painéis para acomodar a fiação elétrica.
As seguintes ferramentas são necessárias para a instalação: um lápis, um nível, um perfurador, uma serra para madeira e metal, um triângulo com um ângulo reto, parafusos e buchas.
Para forrar o teto, desenhe uma linha do nível do plano do teto ao longo das paredes ao longo do perímetro de toda a sala. O teto é desenhado em quadrados de 1 x 1 metro.Um perfil de metal é anexado às linhas. Nos cruzamentos, as suspensões são montadas. A altura das suspensões é de pelo menos 10 centímetros para a colocação segura da fiação e das bases das lâmpadas. Se a altura da sala não permitir que o teto seja rebaixado a essa altura, é melhor escolher um acabamento diferente devido à inflamabilidade do material.
Para painéis de parede, a moldura é feita de vigas de madeira. Uma atenção especial é dada à primeira barra-guia de torneamento. Deve ser estritamente perpendicular às faixas de cobertura, isso exigirá um triângulo. Primeiro, as vigas torneadas são fixadas em incrementos de 45 centímetros à parede na direção horizontal ou vertical, dependendo da direção do trilho de MDF. As barras são instaladas na parede com uma bucha ou parafusos auto-roscantes.
Após a montagem da estrutura ou torneamento, o MDF é medido e cortado no tamanho certo. A instalação do forro vertical começa a partir do canto da porta de entrada, a instalação horizontal - a partir do chão, o nível de instalação correta das peças é verificado regularmente pelo nível. Nos pontos de contato do trilho com a barra, é instalado um kleimer, no qual é aparafusado um parafuso. Isso garante uma fixação rígida do trilho ao quadro. O último detalhe é medido e recortado no local, pois nem sempre é possível calcular os vãos ao longo de toda a parede ou teto.
Outro método de montagem é adesivo. Envolve o nivelamento da parede, aplicação de primer e cola - pregos líquidos. A cola é aplicada na superfície posterior da placa. Em seguida, a placa é pressionada contra a parede e deve ser removida imediatamente para finalmente colá-la após 5 minutos. É mais conveniente espalhar vários painéis de uma vez para acelerar o processo de fixação da cola.
O MDF deve ser cortado no tamanho certo. Para evitar lascar a camada da face durante o corte, ela é colocada com o lado decorativo voltado para cima. Elementos adicionais são colocados entre as placas, nos cantos das paredes, perto da moldura da porta. Folhas e ladrilhos de MDF são fornecidos com acessórios especiais para juntas - um canto e um pedestal, que são selecionados de acordo com a cor e a textura.
Para garantir o funcionamento a longo prazo dos painéis, a parede ou laje é pré-revestida com um anti-séptico. Isso evitará a formação de mofo ou bolor. Antes de instalar os painéis ou placas, são feitos furos nos lugares certos para lâmpadas ou tomadas, cujo diâmetro padrão é de 67 mm. O furo é feito com uma broca coroa. Para garantir a rigidez do encaixe, uma barra é enfiada sob o orifício para evitar que o painel dobre. A fiação elétrica é fixada na laje do piso, os fios são colocados em uma mangueira corrugada.
Os painéis são usados para enfrentar arcos. Para isso, o trilho do tamanho desejado é ligeiramente aquecido, adquire plasticidade, então pode ser dobrado até o raio desejado. Em seguida, eles são fixados na cola na abertura. No acabamento de pavimentos podem ser utilizadas placas de MDF, a sua instalação é efectuada de acordo com a tecnologia de assentamento de parquetes. Em uma varanda aberta, é melhor usar painéis de plástico, e a loggia envidraçada é decorada com painéis resistentes à umidade em uma estrutura de metal para evitar a exposição à umidade.
Quadro
A pintura é exigida em dois casos: o antigo revestimento decorativo está danificado e o revestimento foi feito com placas maciças de MDF prensado sem revestimento. No primeiro caso, a superfície danificada é lixada, limpa de detritos e uma camada de primer é aplicada para a pintura. Após a secagem, várias camadas de tinta são aplicadas. A tinta MDF tem uma proporção ideal para endurecedor 1: 9.
Cada camada leva pelo menos 8 horas para secar, é aconselhável aplicar um polidor ou verniz por cima.
Para a segunda opção com superfície de MDF não tratada, a tecnologia é a mesma, apenas a retificação é aplicada de acordo com o estado real do material. Os fabricantes oferecem placas já polidas. É necessário processar as juntas, se houver, em seguida, proceder ao primer e pintura. A tinta para MDF deve ser baseada em resinas de poliuretano, alquídicas ou à base de óleo ou nitro esmalte.
Dicas de cuidados
Os painéis de MDF são muito fáceis de limpar.A limpeza úmida é adequada para remover a poeira de todos os tipos de superfícies. Se aparecer sujeira persistente, eles podem ser lavados com qualquer detergente e escova. Este último deve ser feito com mais cuidado em painéis folheados. O verniz envernizado é limpo com um pano húmido sem adição de sabão. O folheado coberto com cera ou óleo é periodicamente tratado com agentes especiais para o cuidado da madeira natural e a cada poucos anos o revestimento de óleo ou cera é renovado. Para outros tipos de acabamentos, não são necessárias medidas especiais.
Para informações sobre como decorar paredes com painéis de MDF, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.