Tipos e cultivo de palmeiras de interior

Contente
  1. Descrição da planta
  2. Variedades e variedades
  3. Qual planta escolher?
  4. Condições de cultivo
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças

As palmeiras são uma das plantas de interior mais populares - atraem por sua aparência exótica. Essas árvores com folhas longas e estreitas não só criam uma atmosfera tropical brilhante na casa, mas também transformam o interior. Porém, ao cuidar deles, é importante recriar ao máximo suas condições habituais de vida.

Descrição da planta

É geralmente aceito que as palmeiras são as plantas mais antigas que originalmente se multiplicaram com sementes e pólen. Na natureza, eles costumam atingir uma altura de 10 m. Seu tamanho em casa depende inteiramente das características de cuidado. A floração das palmeiras domesticadas é semelhante à floração dos copos-de-leite. Por exemplo, a iúca tem grandes flores brancas como a neve que parecem sinos. No entanto, na maioria das vezes a palmeira floresce com pequenas flores amarelas ou brancas em um pincel compacto. Os frutos são representados por nozes ou drupas e nas variedades decorativas assemelham-se a pequenos frutos silvestres.

As vantagens das palmeiras de interior são óbvias.

  • A palmeira é uma árvore exótica e solitária. Para decorar o interior da sua casa com ele, você não precisa criar um grande viveiro. Apenas uma árvore pode preencher um canto vazio e criar uma decoração elegante em cada quarto, incluindo a loggia e o corredor.
  • A planta é despretensiosa para as condições de cultivo. Não é necessário entender as nuances da biologia para cultivar uma bela palmeira em casa.
  • Uma grande planta fornece um grande fluxo de oxigênio.

Existem muitas variedades desta cultura, entre as quais pode sempre escolher aquela que é mais adequada do que outras para determinadas condições de cultivo.

Variedades e variedades

Na decoração de interiores, as palmeiras exóticas são utilizadas há muito tempo, desde o início do século XIX. Da enorme variedade de variedades naturais na floricultura de interior, não mais do que 20 se espalharam. Todos eles são convencionalmente divididos em três grupos.

  • Reed - essas palmas têm hastes bastante finas, que lembram brotos de bambu. Essas variedades crescem até 1,5 m ou mais. Eles são solicitados na decoração de quartos espaçosos.
  • Pinnate - as folhas das palmas deste grupo são arqueadas suaves ou direitas densas.
  • Em forma de leque - as folhas grandes são divididas em segmentos separados, que se espalham a partir da base do prato. Os pecíolos são alongados, cobertos de espinhos.

Vários tipos de palmeiras são adequados para o cultivo doméstico - anão, gomuti, pântano, espinhoso, Kindioian, amorphophallus, brigamia havaiana, euphorbia, dipsis, nipa, bem como dracaena. Aqui estão as variedades mais populares para cultivo doméstico.

Hamedorea Seyfritz e Hamedorea em erupção - têm folhas de uma rica tonalidade verde escura, mas na primeira são estreitas, na segunda são mais largas. Eles crescem até 2,5-3 m, portanto não são adequados para apartamentos com tetos baixos.

Hamedorea graciosa - uma variedade compacta de palmeiras. Bem adaptado para cultivo em vasos, utilizado para decoração de pequenas divisões.

Gioforba - mais conhecido como a palma da garrafa. Refere-se às variedades de penas. Tem um aspecto apresentável e é frequentemente utilizado para decoração de escritórios.

Data canário - uma das variedades mais populares, vendida em qualquer loja de floristas. Esta é uma árvore bastante poderosa com folhas duras e retas, usada para paisagismo de casas.

Encontro robelena - nas condições da casa não ultrapassa os 2 m A copa volumétrica com folhas estreitas e curvas confere uma beleza especial à palmeira.

Hovea - variedade que adora sombra e resistente a pragas. Não perde o seu aspecto exótico, mesmo em ambientes secos. Recomendado para floristas inexperientes que decidem tentar cultivar um sulista decorativo em casa.

Livistona Chinesa - uma variedade de crescimento lento, portanto pode ser cultivada em espaços pequenos. Atrai com folhas grandes com pontas graciosamente inclinadas.

Fio Washingtonia É uma variedade de palmeiras nativas da América do Norte. Seu traço característico são as fibras na orla das folhas, lembrando visualmente uma barba.

Rapis - uma variedade oriental, caracterizada pela despretensão, resistência à seca. A melhor opção para floristas iniciantes.

Cariota - popularmente conhecido como "rabo de peixe". A sua singularidade reside na estrutura especial da folha, exteriormente assemelha-se à cauda de um peixe, mas um pouco mais arredondada. Esta palmeira forma vários troncos e produz descendentes. Quando cultivado em casa, cresce até no máximo 1,5 m.

Revolução Tsikas - planta de casa ornamental alta, muito procurada na decoração de casas e apartamentos, usada em jardins de inverno. Difere em compactação. Um broto curto e espesso desta palmeira é coroado com uma roseta, que une 10-15 folhas penugentas de uma rica cor verde escuro.

Sabal - uma das mais belas palmeiras de interior. Suas folhas em forma de leque se dividem em segmentos separados quase até a base do prato. O pecíolo da folha continua na lâmina da folha, estendendo-se quase até o topo. Isso mantém a força das folhas, embora com o tempo elas ainda percam gradativamente sua retidão.

Trachikarpus - muito procurada como cultura de cuba, cultivada principalmente em jardins de inverno, bem como em estufas.

Qual planta escolher?

Existem muitos tipos e tamanhos diferentes de palmas, todas diferindo em seus requisitos ambientais. Nas lojas, você sempre pode encontrar plantas arbustivas para ambientes aquecidos, moderadamente quentes, bem como frios. Se a filmagem do quarto permitir, você pode comprar uma árvore maior para a casa. Em um apartamento típico, palmeiras pequenas e mais modestas serão adequadas. Dependendo das preferências decorativas, a palmeira pode ser matizada, monocromática ou floral.

Condições de cultivo

Para conseguir um bom crescimento e desenvolvimento da palmeira de interior, é necessário compreender as condições em que esta cultura cresce na natureza e tentar reproduzi-la em casa.

Um lugar

O melhor lugar para cultivar variedades de palmeiras é uma estufa. As plantas exóticas que crescem em tal sala recebem uma grande quantidade de luz espalhada de todas as direções. Neste caso, suas características externas serão mais decorativas do que em um quarto standard. No entanto, devido à despretensão de tais plantas, a recriação de condições semelhantes em um edifício residencial pode dar o mesmo resultado. Apenas certos tipos de palmeiras podem ser cultivadas ao sol.

Na maioria dos casos, eles devem ser colocados longe da luz solar direta. Com iluminação excessiva, a condição da árvore pode se deteriorar significativamente. Esse fator acarreta um crescimento rápido, o que acarreta a necessidade de transferência da planta para outro local. Ao mesmo tempo, apenas algumas palmeiras podem se orgulhar de sua resistência à sombra. É melhor colocar a palmeira na lateral da janela, protegendo de forma confiável o topo da copa dos raios solares diretos. Se uma planta exótica for levada para a rua, você deve escolher um local onde ela fique com sombra parcial clara ao longo do dia.

Não é desejável colocar palmeiras nos lados sul, sudeste e sudoeste.

Apesar do fato de que em seu habitat natural as palmeiras se desenvolvem em altas temperaturas nos dias de verão e em climas frios / quentes durante os meses de inverno, o cuidado domiciliar envolve manter a cultura a uma temperatura de +25 graus. Não se esqueça da relação entre a temperatura do ar e os parâmetros de umidade. Em apartamentos com alta umidade, a sensação de calor e frescor, dependendo da temperatura, só se intensifica. As palmeiras devem ser protegidas de rajadas de vento e picos de temperatura ambiente.

O solo

A palma média não deve ser drenada demais. As misturas de solo prontas geralmente são leves - são ideais para árvores jovens. É melhor que os arbustos adultos preparem você mesmo. Para fazer isso, misture 2-3 partes de composto ou húmus, solo de jardim e turfa com 1 parte de areia de rio.

Seleção de potes

O recipiente para a palmeira deve ser escolhido levando-se em consideração o volume e a forma do rizoma. Se as raízes surgirem do solo, é melhor pegar um vaso alto.

Rega

As palmeiras são culturas hidrofílicas. Seu crescimento na natureza depende diretamente da proximidade da fonte de água. Ao mesmo tempo, quase todas as variedades, inclusive as palmeiras que crescem em regiões áridas do planeta, podem passar muito tempo sem umidade. Para um crescimento e desenvolvimento completos, a umidade deve ser mantida em 65-70% ou mais. É aconselhável colocar uma tigela com água perto da árvore.

A rega das palmas decorativas deve ser extremamente cuidadosa para não deteriorar o estado das raízes. Nos dias quentes de verão, a irrigação deve ser frequente e abundante. No inverno, é melhor manter o solo ligeiramente úmido, mas ao mesmo tempo não molhado. Se houver muita umidade no solo, o bem-estar da cultura pode se deteriorar significativamente.

Além de regar, a planta precisa de pulverização diária. Se você não prestar atenção suficiente a isso, mais cedo ou mais tarde as folhas começarão a morrer. Muitos produtores limpam as folhas com um pano macio para remover a sujeira e a poeira. Isso deve ser feito com o máximo de cuidado para não perturbar a camada de cera ou vilosidades, que atuam como protetores para as palmeiras.

Top curativo

A palmeira de interior, se apresenta uma disposição caprichosa, costuma referir-se exclusivamente à composição e estrutura do substrato. A planta adora solo, no qual os solos de grama de argila e de folha de húmus estão presentes em volumes iguais. Além disso, as palmas das mãos requerem fertilização. A cobertura é feita uma vez a cada 10-14 dias, da primavera ao outono, e no inverno - uma vez por mês. É aconselhável levar fertilizantes orgânicos para a alimentação.

Transferir

Exóticos internos não gostam de transplante, então você não deve perturbá-los sem grande necessidade. Normalmente, a base para tais manipulações é o crescimento do rizoma de forma que ele preencha toda a massa de terra do recipiente. Plantas exóticas jovens são transplantadas uma vez por ano, mais adultos precisam de um transplante aos 4-5 anos de idade. Se a árvore for muito grande e for difícil transplantá-la inteiramente, a camada superior da mistura de solo é simplesmente recolocada no vaso.

O transplante é desejável na primavera. Um novo recipiente para uma árvore ligeiramente crescida deve ser 4-5 cm maior do que o anterior. É imprescindível cuidar da camada de drenagem para evitar a estagnação da umidade, normalmente uma camada de argila expandida é colocada no fundo do recipiente.

O principal durante o transplante é não danificar as folhas e os pecíolos. A palma da mão é gentilmente transferida para um novo recipiente. E também é necessário examinar as raízes, em plantas adultas muitas vezes apodrecem, portanto, durante o transplante, os fragmentos danificados são removidos. Se a necrose for muito forte, então imediatamente após a conclusão do procedimento, é necessário organizar o aquecimento inferior para uma temperatura de + 25 ... 30 graus - assim o processo de enraizamento será mais rápido e a chance de a árvore sobreviver aumentará. Nos primeiros dias, é melhor proteger a planta deslocada da exposição à luz solar direta.

Uma regra importante da tecnologia agrícola é a remoção competente das folhas mortas. É preciso esperar que a folha seque sozinha para só então retirá-la. Se você podar no início do processo, a folha jovem viverá por um período muito curto e logo começará a murchar.

Métodos de reprodução

A reprodução de palmeiras em ambientes fechados é possível - essas espécies exóticas são cultivadas por meio do plantio de sementes ou estacas. Para a germinação, é necessário manter a temperatura em + 25 ... 35 graus. O material de plantio é plantado em recipientes com serragem, musgo e areia de rio. Uma camada de drenagem com partículas de carvão é colocada no fundo. As mudas germinam em uma semana, embora algumas variedades levem vários meses para germinar. O transplante deve ser feito antes do início do crescimento ativo, no início da primavera.

Doenças

As pragas comuns da palmeira são a cochonilha, assim como a cochonilha e, com menos frequência, o ácaro-aranha. Esses parasitas se alimentam dos sucos vitais de uma planta exótica, enquanto as folhas afetadas mudam de cor para amarelo e logo caem. A cochonilha é um pequeno inseto, cujo corpo é totalmente coberto por uma penugem esbranquiçada. Se o número de pragas for pequeno, elas são removidas com uma esponja umedecida em água. Em caso de derrota total, apenas a pulverização com um inseticida ajudará a salvar a situação, geralmente o tratamento é realizado de 2 a 4 vezes com uma frequência de 2 a 2,5 semanas.

As bainhas se parecem visualmente com placas acastanhadas. Normalmente, os insetos se escondem perto das veias na parte de trás das folhas, deixando uma camada pegajosa sobre elas. Os parasitas crescidos são cobertos por um escudo de cera, que os protege da ação de produtos químicos. A proteção pode ser facilmente removida com uma esponja úmida. O ácaro-aranha é um inseto sugador muito pequeno e invisível. Seu aspecto é indicado por traços em forma de fina teia de aranha esbranquiçada na superfície das placas foliares. A planta afetada seca e murcha muito rapidamente. Você precisa combater o carrapato com preparações inseticidas. Como prevenção de danos, além da pulverização diária, um banho frio a cada 7 dias dá um bom efeito.

Erros agrícolas enfraquecem as palmeiras domésticas e se tornam a causa de suas doenças.

Devido ao ar excessivamente seco, à irrigação com água dura ou fria, bem como às oscilações de temperatura, as pontas das folhas ficam amarelas e depois castanhas. A irrigação excessiva e as mudanças de temperatura levam à decomposição do sistema radicular e dos caules. Nesse caso, é possível salvar a palmeira da morte apenas no estágio inicial. A árvore é cuidadosamente retirada do contêiner, todas as áreas danificadas são removidas, transferidas para um novo solo e cuidadosamente tratadas com um agente fungicida.

A umidade elevada é uma causa comum de penicilose. Os esporos de fungos tornam-se seu agente causador e atacam as folhas jovens. Como resultado, manchas necróticas aparecem neles, a folha é deformada e morre. Para evitar problemas, você precisa manter um nível de umidade confortável. Danos à palmeira por podridão do caule não podem ser excluídos. Seus sinais são manchas escuras ou acinzentadas com saburra esbranquiçada. A doença se desenvolve rapidamente, pois os fragmentos afetados são removidos antes que os esporos do fungo tenham tempo de se espalhar pela palmeira.

Para obter informações sobre como cuidar adequadamente das palmeiras de interior, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário