Tudo sobre o coqueiro

Contente
  1. Descrição
  2. Visualizações
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Como isso se multiplica?
  6. Doenças e pragas

Os coqueiros são plantas arbóreas pertencentes à família arec, ou seja, as palmeiras. A árvore é o único membro do gênero Cocos nucífera, que recebeu o nome de marinheiros portugueses que viram a cara de um macaco nas manchas da noz.

Descrição

O local de origem exato do coqueiro é desconhecido, mas ele reside em países de clima tropical. A cultura se espalhou por todo o arquipélago malaio, Indonésia, Índia e Sri Lanka, Ilhas Filipinas, Vietnã, etc. O coqueiro cresce nos solos arenosos da costa marítima - precisa de água para a sua reprodução natural.

Considere uma descrição detalhada da planta.

  • O coqueiro se parece com uma árvore alta e esguia (27-30 m).
  • O tronco, em comparação com a altura, parece bastante fino, frágil, na verdade, é muito forte e pode resistir a poderosos furacões tropicais.
  • A superfície de um tronco liso inclinado com um diâmetro de 14-15 cm é coberta por anéis, fileiras de folhas caídas, que podem ser usadas para determinar a idade da planta.
  • A palmeira não tem ramos esqueléticos laterais, mas na parte inferior pode crescer raízes de sustentação, algo que lembra as raízes dos manguezais.
  • A formação completa do caule começa quando a árvore atinge os 4-6 anos de idade. O tronco não apresenta espessamento secundário, por ser desprovido de câmbio, possui apenas uma gema apical, da qual depende a vida da árvore. Se morrer, toda a planta morre.
  • As folhas localizam-se no topo do tronco, coroando-o com uma copa. Uma placa de folha densa é dissecada em elos separados, 200-250 em número, cada um dos quais com 60-90 cm de comprimento e 2-3 cm de diâmetro. A largura da folha em si é de 1 metro, o comprimento é de até 6 M. O número de folhas varia de 20 a 40 peças. A formação de uma nova folha ocorre a cada 3-4 semanas em condições ideais e com muito menos frequência se a planta não tiver vitalidade.

Para atingir seus parâmetros máximos, a folha precisará de cerca de um ano e sua vida útil é de 3 anos ou mais. De 12 a 15 folhas são formadas por ano.

A inflorescência paniculada de Cocos nucífera consiste em espiguetas longas (1-2 m) de pequenas flores amarelas do tipo feminino e masculino penduradas nas axilas das folhas. A palmeira floresce a cada 3-6 semanas, e este algoritmo pode continuar durante todo o ano se as condições agronômicas forem favoráveis. A polinização ocorre naturalmente - por insetos e pelo movimento das massas de ar. Algumas variedades são propensas a polinização cruzada e heterozigosidade, enquanto outras são autopolinizadoras. Apesar da abundância, as flores estão muito esfareladas e, como resultado, a inflorescência não dá mais do que 5-12 frutos.

Quanto ao sistema radicular, a raiz central morre precocemente, dando lugar a uma massa de raízes adventícias que se estende desde a parte inferior do tronco (base). Seu ciclo de vida é de 10-12 anos, alguns deles funcionam até meio século, a espessura média é de 0,8-1,3 cm, a altura da cobertura do tronco é de 1-1,5 metros. As raízes adventícias são de sucção, seu número proporciona um grande contato com o solo, isso fornece totalmente a árvore de nutrientes e umidade. A profundidade de ocorrência de raízes individuais pode chegar a 8 metros, a maior parte está localizada no solo a não mais de meio metro.

O fruto em si é uma drupa pseudo-monomérica arredondada ou pirenário, nas pessoas comuns - um coco. O peso médio dos frutos maduros varia de 1400 a 2500 g, diâmetro 250-300 mm, comprimento 300-400 mm.

  • A superfície da noz (camada de exocarpo) é coberta por fibras de coco em tons de marrom claro.
  • Isso é seguido por uma camada espessa (2-15 cm) de mesocarpo com uma estrutura densa em tons de verde, amarelo ou vermelho. É esta espessura que torna a noz impermeável, dá-lhe flutuabilidade e resistência, protege as sementes das altas temperaturas e guarda-as até ao momento em que é possível germinar.
  • O mesocarpo contém todas as substâncias necessárias - potássio, etc. Na forma jovem, o mesocarpo é comestível, é usado para preparar manteiga, leite, flocos de coco.
  • A última camada interna é o endosperma, denominado água de coco no estado sólido ou líquido. Ao atingir a maturação, o endosperma incolor e transparente adquire tonalidade amarela e estrutura levemente oleosa devido às gotículas de óleo secretadas pela copra, resultando em uma emulsão chamada leite de coco. O volume do endosperma é de 500-1000 ml, conteúdo: açúcar, sais de cálcio, substâncias secas, etc. O conjunto e a quantidade de vitaminas são extremamente limitados, mas no estágio maduro a composição é próxima ao leite de vaca.
  • Da polinização à maturação plena, passa-se um período bastante longo: de 330 a 430 dias.

A frutificação do coqueiro começa entre os 7 e os 9 anos de idade e dura até meio século. De uma planta, 60-200 frutos são colhidos anualmente. Para obter copra, as nozes são colhidas maduras, coco - um mês antes da colheita. O substrato de coco é amplamente utilizado na horticultura e floricultura.

O coco impermeável tem excelente flutuabilidade e é levado para longe pelas correntes marítimas sem perder sua vitalidade. Porém, em escala industrial, a palmeira é cultivada longe do litoral e, neste caso, é a própria pessoa que cuida da reprodução. Os maiores volumes de cultivo de coco pertencem ao estado multi-insular da Indonésia, que possui extensas áreas costeiras. Hoje, o grande habitat do Cocos nucífera foi criado por processos naturais e fatores humanos.

Visualizações

As variedades de Cocos nucífera são divididas em variedades subdimensionadas e variedades padrão (altas). As variedades comuns são utilizadas de forma mais intensiva e divididas em subgrupos de acordo com as características biológicas e econômicas. Indicadores são parâmetros como qualidade / quantidade e rendimento de copra. O teor de óleo de copra é quase o mesmo em todas as classes.

Vamos considerar com mais detalhes as variedades de cultura.

  • Variedades vigorosas chamadas Typica, cujo principal indicador continua a ser um alto rendimento e grande frutificação (até 300 g de copra por noz), são cultivadas nas Filipinas, onde grandes áreas são alocadas para eles. Dependendo da localização geográfica da área de cultivo, variedades são usadas como:
    • San Blas (América do Sul);
    • "Cochinhina" (Indochina);
    • Java (Indonésia);
    • Kappadam (Índia).
  • Variedades de baixo crescimento (Nana) apresentam formas em miniatura, frutificação mais rápida, frutificação pequena e vida útil curta: de 20 a 30 anos. Crescer:
    • variedade "Coconinho" - nas Filipinas;
    • "King" - no Sri Lanka;
    • uma variedade de "Clan Gading" é cultivada na Malásia.

Para o cultivo dentro de casa, certas subespécies são consideradas as mais adequadas.

  • "Palm weddel" (Cocos weddeliana) - subespécies em miniatura (até 1,5 m). A folhagem com as pontas para baixo é pintada em tons intensos de cor esmeralda com uma tonalidade prateada no interior.
  • "Porca" (Cocos nucifera viridis) - esta variedade apresenta tamanhos maiores (até 3 m) do que a citada, e folhas com um metro de comprimento e pontas bifurcadas. Seus frutos são de cor verde.

Como pode ser visto acima, o sortimento varietal não é rico. É difícil e demorado cultivar uma palmeira de nozes em casa, é mais fácil comprar uma planta em um viveiro.

Aterrissagem

Para cultivar coco em casa, certas condições serão exigidas. Depende de quão saudável e viável a planta será.Nozes armazenadas não podem ser usadas como material de plantio. Eles não são viáveis ​​e você perderá tempo.

A noz para o plantio deve ser coberta com coco (sem ela o broto não aparecerá em hipótese alguma) e conter uma quantidade suficiente de suco.

  1. Antes de plantar a castanha em casa, ela é mantida em estufa até a formação de um broto.
  2. Em seguida, o material de plantio é transferido para vasos com mistura de nutrientes.

Antes de colocar a castanha na estufa, ela é mantida por 2-3 dias em água em temperatura ambiente. Durante esse tempo, a camada externa fica saturada de umidade e fica mais macia. Essa técnica permite a germinação do embrião.

Seleção de potes

Para o cultivo inicial do coco, escolha potes com volume 2 vezes o diâmetro da noz. O pote deve ser equipado com orifícios de drenagem

O solo

Como solo, você pode usar com segurança um solo para flores universal com a adição de ¼ parte de areia grossa. Ao fazer sua própria mistura de solo, você precisa monitorar a acidez. O coco só cresce em um ambiente neutro ou ligeiramente ácido. Na manufatura, grama, húmus e turfa são usados ​​em proporções de 1: 1: 1. Depois de misturada a mistura, adiciona-se argila expandida, argila e areia, também em volumes iguais.

Localização

Um sulista a priori adora a luz forte, porque ela cresce no litoral, sem sombra de nada nem de ninguém. Coloque a plantadeira com coco em um local bem iluminado, onde a luz solar direta incide. No inverno, um animal de estimação verde precisa de luz de fundo - lâmpadas fluorescentes são usadas.

Cuidado

Cultivar um coco dentro de casa é extremamente difícil, é muito melhor em uma estufa. Apesar disso, pode-se cultivar um exemplar magnífico em um apartamento se criar condições para ele o mais próximo possível do conforto e cuidar bem dele.

Rega

A rega constante é vital para um coco, especialmente em uma idade jovem. Isso se deve às condições de vida na natureza, onde os cocos crescem na costa do oceano. O coma de terra não deve secar, então a palmeira é regada diariamente.

Top curativo

Para esses fins, fertilizantes orgânicos e minerais complexos são usados. Isso é feito na primavera e no verão, até o outono. A frequência de aplicação dos curativos é de 2 vezes ao mês. A introdução de nutrientes durante o período outono-inverno é quase completamente excluída. Se, no entanto, existe uma preocupação com a saúde do animal e com a sua decoratividade, pode-se adicionar uma mistura de solo pronta para palmeiras, frutas cítricas.

Transferir

O transplante de uma planta jovem é possível com um intervalo de 1-2 anos. À medida que envelhecem, a partir do terceiro ano, param de replantar o coco e substituem o evento pela renovação da camada superior. Eles agem de forma a evitar danos ao sistema radicular. Cada troca de vaso implica em um diâmetro um pouco maior que o anterior, porque não é necessária uma grande quantidade de solo para um coco, é muito mais importante que alimentar. A melhor época para um transplante é abril-maio.

É muito mais fácil cultivar um coco e dar-lhe liberdade em uma casa de campo de pé-direito alto, principalmente se o layout permitir uma segunda luz.

Como isso se multiplica?

É impossível comprar sementes para o plantio de coco, pois a princípio elas não existem - a reprodução ocorre com o auxílio de uma noz ou sugador de raiz. Eles são formados com bastante frequência e são bastante adequados para reprodução. Para obter um rebento viável, ele é separado da planta-mãe com uma faca afiada e pré-desinfetada e o local do corte é pulverizado com canela em pó ou carvão. Em seguida, o broto resultante é plantado em um vaso separado com solo para os espécimes adultos.

Doenças e pragas

Cultivo em interior, o coco está mais protegido de doenças e pragas do que em campo aberto, mas é impossível ter a certeza absoluta da sua segurança. Mesmo em um espaço confinado, a saúde da planta pode ser comprometida.

É importante entender que o coco raramente fica doente, mas as doenças podem ser muito graves, portanto, os menores sinais de qualquer violação devem ser motivo de preocupação.

Existem doenças que são consideradas especialmente perigosas.

  • Fitoplasmose. É expressa por danos completos à copa e leva à morte da planta. É impossível salvar a cultura da doença. A palmeira afetada só pode ser descartada, preferencialmente queimada.
  • Podridão rosa e preta. A planta enfraquece, a parte vegetativa começa a apodrecer até o tronco. O tratamento de plantas é um tratamento semanal com fungicidas especiais até que a planta esteja completamente livre de sintomas. No entanto, deve-se ter em mente que uma planta doente torna-se fonte de infecção e, se não houver desejo de destruir o coco, deve-se isolá-la de outras culturas.

Das pragas das palmeiras, pulgões, ácaros, tripes e cochonilhas são perigosos. A aplicação de inseticidas ajudará a se livrar do problema.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário