Tudo sobre a tâmara chinesa e seu cultivo
A plantação da tâmara chinesa, também conhecida como ziziphus, surgiu nas áreas locais da zona central da Europa não há muito tempo. Os amantes das plantas exóticas têm apreciado as qualidades decorativas do arbusto exótico, bem como o sabor único e a composição vitamínica dos seus frutos.
descrição geral
A pátria do atual zizyphus são os subtropicais da Índia e da China, onde a árvore é amplamente distribuída na natureza e em alguns lugares ganha 10 metros de altura. Em zonas climáticas frias, a data chinesa retarda o desenvolvimento, geralmente crescendo até uma marca de 2 metros.
Em algumas áreas da Ásia, uma árvore com frutas pequenas e alongadas de sabor doce é chamada de unabi ou jujuba, um tipo de tâmara vermelha. Além da resistência às estações secas, arbustos ou arbustos lenhosos de plantas podem suportar quedas significativas de temperatura no inverno, até -18 graus. Nos primeiros anos após o plantio, é melhor cobrir as árvores novas para o inverno para não perdê-las de jeito nenhum. Criadores de vários países, incluindo China, Tajiquistão e Moldávia, estão trabalhando no desenvolvimento de cultivares de Ziziphus resistentes à geada.
Depois de um inverno rigoroso, as árvores podem ser atrasadas com o início de um período de crescimento ativo, e os jardineiros correm para cortá-las, acreditando que morreram por causa da geada. Mas mesmo nos casos em que a parte aérea da árvore congela, ainda há esperança de seu renascimento a partir de brotos de raízes.
As folhas verdes brilhantes são elípticas e estão presas aos ramos com pecíolos curtos e robustos. O período de floração das árvores unabi geralmente ocorre durante o mês de junho, mas com um atraso de 1-2 semanas em climas frios. As flores não diferem em tamanho e beleza perceptíveis: são pequenas inflorescências branco-esverdeadas sem um cheiro especial. Zizyphus pertence a espécies de árvores monóicas e não requer um grande número de insetos polinizadores para frutificar.
O período de frutificação das árvores começa 3-5 anos após o plantio em terreno aberto.
De particular interesse são as suculentas tâmaras que crescem abundantemente na árvore. Dentro da fruta há uma drupa oblonga cercada por uma polpa doce e altamente nutritiva. As tâmaras chinesas contêm quantidades significativas de vitamina C e outros minerais benéficos. As tâmaras verdes são verde-oliva e, quando maduras, a casca torna-se acastanhada. O amadurecimento do zizifo comum ocorre no outono, e a colheita deve ser coletada seletivamente devido ao seu amadurecimento irregular. Durante o amadurecimento, manchas e padrões de formas incomuns aparecem na superfície das tâmaras. Este processo é uma visão interessante.
As frutas Unabi podem ser consumidas quando ainda não estão totalmente maduras. O sabor das tâmaras verdes lembra uma maçã suculenta e agridoce. Frutos totalmente maduros tornam-se secos, doces e macios, você pode preparar compotas, geléias e pastilhas caseiras com eles.
Na maioria das vezes, o ziziphus é cultivado em parcelas pessoais para consumo fresco ou seco.
Aterrissagem
Para o cultivo da cultura do jardim da data chinesa, várias das variedades mais comuns são usadas. Eles são selecionados dependendo do tempo de amadurecimento e do tamanho da fruta.Portanto, para as regiões do norte da zona intermediária da Federação Russa, as espécies de maturação precoce são mais adequadas e, no sul, podem ser cultivadas variedades de períodos de maturação tardia e média.
Existem vários tipos de seleção comprovados e comprovados.
- "Vakhsh" maduro precoce com tâmaras cilíndricas de tom chocolate quente e árvores de alto rendimento.
- Encontro chinês "Candy", que forma arbustos baixos e redondos com abundantes frutos de tamanho médio, mas muito suculentos e doces.
- A variedade unabi chamada "Tavrika" também é muito difundida.produzindo datas de tamanho médio, com maturação no início de outubro. Difere em alto rendimento e resistência à geada.
- "Mori Jer" tolera geadas severas de até -25 graus. Frutos grandes, com peso de até 35 gramas, amadurecem em setembro.
- Árvores altas ramificadas Variedade chinesa "Ta-yang-tszao" dê frutos grandes em forma de pêra, em que as sementes são muito pequenas ou completamente ausentes.
Todas as variedades de zizyphus preferem áreas ensolaradas com proteção do vento norte. A tâmara chinesa é mais resistente à luz direta do sol e ao calor do que um leve sombreamento de sua copa. O crescimento e a floração das árvores podem parar ou diminuir quando a leitura do termômetro estiver abaixo de +15 graus.
A planta não tolera o excesso de umidade e águas subterrâneas rasas no local de plantio.
No seu ambiente natural, o Ziziphus cresce bem em encostas montanhosas soltas, e os solos constituídos por argila com elevada acidez não são adequados para o seu desenvolvimento normal.
Quando a cobertura de neve desaparecer completamente na primavera, você pode comprar mudas e começar a plantá-las. As plantas são pré-embebidas em solução de permanganato de potássio ou estimulante de crescimento. Para enraizar o ziziphus na área selecionada, você precisa cavar um buraco de cerca de 50 cm de largura, no fundo do qual um pequeno monte de solo nutritivo com húmus deve ser derramado. As raízes da árvore devem ser distribuídas ao longo do fundo e cobertas com terra solta. O colo da raiz do tronco deve ser visível acima da superfície da cova de plantio. O jovem rebento deve ser fixado com uma estaca.
Cuidado
Ziziphus são plantados em chalés particulares e de verão, principalmente para a colheita de frutas saborosas e saudáveis. As árvores respondem bem aos métodos de cultivo adequados, deliciando os produtores com tâmaras nutritivas em abundância e folhagem fresca. Nas regiões do sul da Europa e na região do Mar Negro, eles crescem em condições quentes de verão, o que implica a necessidade de regar as plantas cultivadas. No norte da planície europeia, prevalecem verões amenos, mas as geadas de inverno representam uma ameaça para as variedades termofílicas de ziziphus, por isso as mudas precisam de proteção adicional.
Em regiões quentes onde crescem as árvores unabi, elas devem ser regadas uma vez por semana, umedecendo o solo a uma profundidade de pelo menos 60 cm. Em climas temperados, 2 regas por mês são suficientes. Mudas e árvores jovens crescem lentamente no início, então a rega e a remoção de ervas daninhas da zona da raiz devem ser feitas conforme necessário. É útil cobrir o círculo do tronco com resíduos de plantas podres e outros tipos de cobertura morta.
A primeira alimentação sazonal das árvores é feita no início da primavera, quando a neve derreteu completamente. Um complexo mineral balanceado para eles é uma mistura de meio balde de composto podre, 2 colheres de salitre, uma colher de potássio com a adição de 50 gramas de superfosfato. Esta quantidade de curativo seco deve ser espalhada em uma área de 1 sq. metro sob os troncos das árvores.
No início da vida, o zizifo se adapta às novas condições e, portanto, pouco resta para o crescimento de sua força. Porém, a partir dos 3-4 anos, a árvore começa a se desenvolver rapidamente e a dar um bom crescimento de brotos. As flores podem aparecer na primavera, mesmo em árvores muito pequenas, mas os ovários caem imediatamente.
Apesar do alto grau de resistência à geada de algumas variedades de unabi, as plantas ainda morrem mesmo em climas amenos. O motivo pode nem ser em um inverno muito rigoroso, mas em um verão frio e chuvoso, durante o qual a planta fica mais lenta e os brotos não têm tempo de amadurecer. Às vezes, após a morte da parte aérea de uma árvore adulta, o sistema radicular permanece viável e restaura o crescimento dos brotos jovens. No norte, arbustos baixos de zizifus dão-se bem em estufas ou jardins de inverno, algumas das quais são adjacentes ao edifício.
A poda da data é feita periodicamente, dependendo da taxa de crescimento. Em climas do norte, as árvores são simplesmente desbastadas para renová-las e fornecer mais acesso para ar e luz. No sul, os arbustos unabi baixos são cortados em forma de tigela, deixando 4-5 ramos principais.
Métodos de reprodução
Ao cultivar tâmaras chinesas em terreno aberto ou em estufa, os jardineiros usam vários métodos.
Camadas
O método consiste em que os rebentos mais baixos sejam fixados ao solo por meio de tachas de madeira ou de metal. Depois disso, as áreas onde os caules ficam contíguos à superfície do solo são cobertas com terra e regadas em abundância.
Para a formação de um bom sistema radicular, é necessário monitorar constantemente a umidade das estacas. Em outubro, uma árvore separada aparece com um sistema de raízes independente, que pode ser desenterrado e transplantado na primavera.
Rebentos de raiz
Aqui, são usados brotos de raízes jovens, que são separados da árvore-mãe na primavera para transplante. O crescimento abundante na zona da raiz é adequado para a reprodução, mantendo as características genéticas de uma árvore adulta.
Sementes
O método é bom nos casos em que se consegue os ossos do ziziphus. Para a reprodução, sementes de frutas biologicamente maduras colhidas no outono são adequadas. Eles são semeados em mudas antes que apareça a primeira geada. Após o surgimento das mudas na primavera, os brotos devem ser desbastados e cultivados em um viveiro por 2-3 anos, regando e envolvendo as mudas regularmente para o inverno. Quando as árvores formam boas raízes e crescem um pouco, podem ser plantadas em seus lugares permanentes no jardim.
Outro método de propagação de sementes começa com a estratificação das datas em um refrigerador ou porão, onde são armazenadas até a primavera em uma temperatura constante acima de zero grau. Para acelerar a germinação no início da primavera, os frutos com polpa são cozidos no vapor com água quase quente (até +50). Após a retirada da parte comestível, os ossos são novamente mantidos em água morna, depois são plantados em solo úmido, embebidos até 3 cm de profundidade e cobertos com papel alumínio.
Estacas
Para a reprodução, são utilizadas partes do rizoma de uma árvore adulta, que não ultrapassam 1 cm de espessura. Na primavera, os pedaços cortados da raiz são plantados nos canteiros de mudas, onde os brotos das árvores aparecerão em um ano.
Para obter um ziziphus varietal com frutos grandes e abundantes rendimentos, pode adquirir uma árvore enxertada no viveiro ou fazer você mesmo um enxerto, tendo a experiência e os materiais necessários para tal.
Para realizar a vacinação em casa, é necessário escolher um período de temperatura moderada, que geralmente ocorre na primavera ou no início do outono.
Doenças e pragas
A árvore que ama o calor tem boa imunidade, que é fornecida em condições mais próximas das naturais. No sul, o ziziphus é considerado uma planta pouco exigente que quase não necessita de cuidados especiais. No entanto, em condições muito adversas, a árvore pode infectar algumas doenças, na maioria das vezes causadas por verões chuvosos e nublados. A planta se beneficiará mais com a rega moderada do que com o alagamento, que pode causar apodrecimento dos frutos ou manchas nas folhas. Para preservar a pureza ecológica de frutas úteis, você pode usar remédios populares e, para combater pulgões e mariposas, usar soluções comuns de inseticidas.
A tâmara chinesa ficará menos sujeita a queimaduras se você mexer um pouco com esse exótico e embrulhá-lo no frio. Então, você terá que usar menos produtos químicos e poderá cultivar frutas puras e medicinais.
O comentário foi enviado com sucesso.