Como fazer crescer uma tamareira a partir de uma pedra em casa?

Contente
  1. Espécies adequadas
  2. Preparação
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Doenças e pragas
  6. Possíveis problemas de crescimento

As tâmaras são muito aromáticas e saborosas. Hoje eles são vendidos em muitos pontos de venda. Apesar disso, algumas pessoas preferem plantar uma tamareira em casa para não comprar, mas para colher os frutos por conta própria. No artigo de hoje, aprenderemos como cultivar adequadamente uma tamareira a partir de uma pedra em casa.

Espécies adequadas

Antes de começar a plantar uma tamareira em casa, é importante entender quais variedades são melhores para isso. É importante lembrar que existem variedades que produzem frutos que não são comestíveis. Os criadores conseguiram criar muitas espécies de tamareiras, mas apenas algumas delas podem ser cultivadas em casa.

  • O tipo de tamareira das Canárias pode ser cultivado como uma palmeira espetacular dentro de casa. O seu tamanho pode atingir uma pequena marca de 15 cm Os frutos da árvore em questão desenvolvem-se pequenos, apresentando uma cor alaranjada.
  • Outra espécie que pode ser cultivada em casa é chamada de palmate. Os frutos desta árvore muitas vezes podem ser encontrados nas prateleiras das lojas. O tronco em forma de dedo é descoberto na parte inferior. A própria árvore pode crescer até indicadores de 15-20 cm.
  • Uma variedade de tamareiras chamadas "Robelena" costumam ser cultivadas em casa. Esta palmeira produz frutos pretos e é caracterizada por uma impressionante altura de até 2 metros.

As variedades listadas são ideais para o cultivo adequado em casa. Claro, uma palmeira de interior crescerá bem e produzirá frutos saborosos apenas com um cuidado competente e regular.

Preparação

Se uma certa variedade para cultivo doméstico a partir de uma semente foi escolhida, você deve prosseguir com os procedimentos preparatórios necessários. As operações de solo e tanque de plantio serão necessárias primeiro. Depois disso, a pessoa deve preparar definitivamente todo o material de plantio. Vamos descobrir em que ordem você precisa agir.

O solo

Antes de começar a cultivar uma tamareira em casa, é muito importante preparar corretamente o solo onde ela crescerá. O substrato deve ser ideal para o plantio de sementes de tâmaras. A mistura ideal será uma mistura de areia de rio e turfa em proporções iguais. Ao usar tal substrato e o crescimento dos primeiros brotos, o último certamente exigirá um transplante.

Para cultivar uma palmeira doméstica a partir de uma pedra, é permitido o uso de uma mistura de solo pronta. Normalmente, essas formulações já estão desinfetadas e totalmente preparadas para uso posterior. Segundo garantias de floristas experientes, o melhor é a mistura, colhida dos seguintes componentes:

  • 1 parte de solo argiloso;
  • 1 parte do gramado;
  • 1 parte de húmus;
  • 1 pedaço de terra frondosa;
  • 0,5 partes de turfa;
  • 0,5 partes de areia.

Todos os componentes acima devem ser misturados, após o que um pequeno volume de carvão vegetal moído é adicionado a eles. Neste caso, é necessário colocar uma camada de drenagem obrigatória no fundo do recipiente. No papel desta camada, podem ser usados ​​seixos, seixos de argila expandida ou outro material adequado de tipo semelhante.

Capacidade

Antes de plantar uma tamareira, é muito importante preparar adequadamente um recipiente adequado. Deve-se ter em mente que a raiz da tamareira geralmente germina muito rapidamente. O sistema radicular da planta é fundamental. Nele, uma raiz é a principal e todas as outras são orações subordinadas. Por esse motivo, o pote ideal deve ter profundidade suficiente. Neste caso, o recipiente não deve ser muito largo. Se todas essas condições forem satisfeitas, a planta crescerá confortavelmente em um vaso.

Recomenda-se plantar várias sementes de tâmaras em um tanque preparado ao mesmo tempo, pois algumas delas podem ser chupetas. Este último não vai subir, mesmo se você sempre agir corretamente. Quanto mais sementes são plantadas, maior a chance de germinar.

É por isso que inicialmente é recomendado o uso de copos de mudas. É aconselhável colocá-los em um palete de grande largura para que haja espaço suficiente para todos os componentes.

Material de plantio

Para que a germinação de uma tamareira a partir de sementes traga o resultado desejado, é imprescindível a escolha e o preparo correto do material de plantio. Como mencionado acima, nem todo osso é adequado para a formação de brotos. Se as tâmaras foram previamente tratadas termicamente, o material de plantio delas retirado não será adequado para o plantio.

Recomenda-se usar aquelas sementes que foram coletadas de frutos secos ou espécimes frescos. Jardineiros que já cultivaram uma tamareira em casa recomendam a escolha de sementes maiores. Esses componentes podem germinar até vários anos depois que a fruta é removida da árvore.

Existem várias maneiras de preparar adequadamente o material para plantio futuro. Todos eles são reduzidos a pequenos danos nas paredes dos poços de tâmaras:

  • material de plantio é derramado com água fervente;
  • serrar as paredes sobre os ossos;
  • faça um pequeno número de punções nos ossos (para isso costumam usar uma agulha afiada);
  • você pode esfregar as laterais dos ossos com uma folha de lixa;
  • usando uma lâmina afiada, ele fará os entalhes necessários nas paredes dos poços de tâmaras.

Após qualquer um dos procedimentos acima, o material de plantio é envolto em um pedaço de pano umedecido ou em algodão. Os ossos preparados e embalados são colocados em um recipiente separado e deixados nele por vários dias. Durante este tempo, as sementes poderão eclodir.

Além disso, muitos agrônomos experientes não esperam até que as sementes comecem a eclodir. Antes mesmo dessa etapa, eles são enviados ao solo umedecido, após o qual são recobertos por cima. Isso cria o efeito estufa desejado.

Aterrissagem

Se um vaso adequado for selecionado e a mistura do solo com as mudas for preparada, você pode prosseguir com o procedimento de plantio. Deve ser realizado de acordo com certas regras para que uma árvore frutífera sã possa posteriormente germinar.

Para crescer uma tamareira a partir de uma pedra, você precisa escolher o lugar certo na casa para ela. Deve-se ter em mente que a árvore gosta muito de luz, por isso ela precisa ser exibida exatamente naquelas áreas onde receberá luz suficiente. A palma da mão deve ser posicionada onde haja um fluxo constante de ar fresco. Enquanto a muda ainda é pequena, é aconselhável levá-la ao ar livre no verão.

Para crescer uma árvore de tâmaras a partir de sementes, a temperatura correta deve ser mantida. Deve estar entre 10 e 15 graus Celsius. O vaso com a planta deve ser colocado no parapeito da janela. Deve-se ter em mente que aqui o valor da temperatura será menor do que no ambiente como um todo.

Se todas as condições especificadas para o crescimento da cultura foram criadas, você pode prosseguir com o plantio de sementes. Vamos considerar em detalhes como fazer isso.

  • Recomenda-se plantar uma semente de tâmara no inverno. Isso se deve ao fato de que durante sua germinação não será necessária muita luz. Será necessária iluminação suficiente quando os primeiros tiros surgirem.
  • As sementes podem ser plantadas com segurança em um recipiente comum. É necessário aprofundar o material de plantio preparado cerca de um comprimento e meio de cada semente. Você pode furar os ossos verticalmente diretamente no solo ou pode colocá-los planos.
  • Antes do plantio direto, a mistura de solo deve ser levemente umedecida. Depois disso, não haverá necessidade de regá-lo. Será necessário esticar o polietileno sobre o recipiente com as sementes, pois um microclima úmido, próximo ao tropical, permitirá que as sementes eclodam muito mais rápido.
  • Todos os dias, por algum tempo, o polietileno deve ser retirado da superfície do recipiente para que os ossos sejam ventilados. Ao mesmo tempo, é melhor colocar o recipiente em um local quente o suficiente na casa.

Cuidado

Plantar uma semente de tamareira não é suficiente. O material de plantio ainda precisa ser bem cuidado. Considere quais cuidados são necessários para um rebento de tamareira que se desenvolve em casa.

  • Os vasos de sementes devem ser regados com base no nível de secagem da camada superior do solo. É aconselhável manter altos valores de umidade. É desejável que a temperatura do ar seja de aproximadamente +30 graus Celsius.
  • O momento do aparecimento dos primeiros tiros é diferente. Normalmente, o intervalo de tempo é de 1 a 3 meses.
  • Quando a tamareira desenvolvida atingir 10 cm de altura, você pode começar a colhê-la. O procedimento deve ser realizado da forma mais cuidadosa e cuidadosa possível para não causar danos graves à planta. Você pode usar a técnica de transbordo, pois é mais suave.
  • O estado e a sombra da folha de tamareira devem ser sempre mantidos sob controle. Se aparecerem manchas pretas nas lâminas das folhas, isso indicará condições incorretas de detenção. Portanto, uma quantidade insuficiente de umidade ou luz, bem como aumentos bruscos de temperatura, podem provocar a ocorrência desses problemas.
  • Deve-se ter em mente que a tamareira, como muitas outras culturas arbóreas, se desenvolve lentamente. As taxas de crescimento lentas não devem ser intimidadas.
  • A tamareira precisará de uma boa quantidade de luz para mostrar estágios de crescimento adequados e produzir bons frutos no futuro. Apesar da relativa despretensão, é melhor não expor a planta à luz solar direta em casa. É aconselhável encontrar o cômodo mais claro para a palmeira. É melhor colocar a panela longe da janela. No verão, a palmeira pode ser levada para o espaço da varanda, sem esquecer da proteção do sol.
  • Uma tamareira que cresceu a partir de sementes deve ser regada com moderação. É necessário regar a planta não antes que a mistura do solo seque 3 cm. Ao mesmo tempo, é muito importante drenar o líquido acumulado do palete em tempo hábil para que o sistema radicular da cultura não sofrer decadência destrutiva. O estado do solo no vaso também deve ser monitorado de perto, já que as placas de folhas secas da palmeira não podem se recuperar, terão que ser retiradas.
  • Quando a estação quente é marcada no quintal, as folhas de tamareira devem ser borrifadas e limpas com um pano úmido tão delicadamente quanto possível.
  • Como qualquer outra planta doméstica, a árvore de tâmaras precisará ser alimentada em tempo hábil e corretamente. Isso deve ser feito com fertilizantes especiais. A maioria deles pode ser encontrada em lojas especializadas. Adicione o curativo lendo as instruções. Este último está sempre indicado na embalagem com as misturas.
  • Até que a árvore de tâmaras tenha 5 anos, ela deve ser transplantada para um vaso maior a cada ano.Depois disso, você pode reduzir a frequência para 1 vez em 2-3 anos, mas a cada seis meses será necessário remover a camada superior do solo e preencher uma nova.

Se você cuidar bem da árvore frutífera, ela ficará linda e bem cuidada, terá boa imunidade e dará frutos de alta qualidade.

Doenças e pragas

Uma tamareira cultivada em casa pode ter vários problemas. Freqüentemente, uma cultura é atacada por pragas perigosas que podem prejudicá-la seriamente.

  • No final da temporada de verão, a árvore pode ser atacada por ácaros, insetos cochonilhas ou minhocas. Mesmo que a cultura cresça em casa, isso não a salva do aparecimento das pragas listadas. Você pode se livrar de seus ataques por meio de inseticidas como o Actellik.
  • Recomenda-se processar uma planta afetada por parasitas ao ar livre, e não dentro de casa.
  • Para fins preventivos, recomenda-se o recurso ao banho quente com lavagem das lâminas das folhas com solução à base de sabão. Essas operações devem ser realizadas mensalmente. Neste caso, a camada de solo deve estar bem protegida.
  • As tamareiras internas podem sofrer de podridão rosa ou manchas. Via de regra, esses males se fazem sentir se é errado cuidar da cultura. Para curar uma árvore, você pode usar fungicidas especiais, por exemplo, "Mancoceb" ou "Ridomil".

Para que a cultura não fique exposta a doenças frequentes e ataques de pragas perigosas, é importante que a pessoa sempre mantenha sua condição sob controle. É necessário inspecionar regularmente a árvore de datas em busca de danos e outros problemas, a fim de tomar medidas oportunas para eliminá-los. Se você começar a agir imediatamente, a palmeira pode ser salva e devolvida ao seu estado saudável.

Possíveis problemas de crescimento

Cultivar uma tamareira a partir de sementes em casa pode ter vários problemas e deficiências. Se você planeja plantar tal cultura em casa, é melhor familiarizar-se com uma lista desses problemas com antecedência.

  • Acontece que as pontas da tamareira começam a secar. Via de regra, essa enfermidade está associada ao ar altamente seco em que a palmeira cresce. Nesses casos, a pulverização é necessária. Deve ser feito com frequência suficiente.
  • O amarelecimento das placas de folhas da tamareira aparece com frequência. Normalmente, esse problema está associado ao fato de a cultura receber uma quantidade insuficiente de umidade. Se ocorrer um problema semelhante, deve ser feita rega mais frequente.
  • A folhagem da planta pode começar a escurecer. Normalmente, essas coisas acontecem se a árvore, ao contrário, está muito encharcada. Neste caso, é aconselhável reduzir o número de regas.
  • A tamareira pode parar de crescer. Isso geralmente indica que a sala onde ela está localizada é muito fria. Se a temperatura ambiente for inferior a 16 graus Celsius, então as raízes da cultura não podem existir normalmente, pois deixam de assimilar adequadamente todos os nutrientes necessários.
  • O crescimento lento também pode ser causado por excesso de acidez no solo. Deve-se lembrar que durante a irrigação é oxidado com água de dureza aumentada. Com esses problemas, a cultura vai exigir um transplante obrigatório.

Se surgirem problemas durante o desenvolvimento da árvore de datas, eles devem ser eliminados em tempo hábil. Se você adiar por muito tempo a solução dos problemas, a palmeira pode sofrer ainda mais, seu estado vai piorar.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário