O que são bananeiras e como cultivá-las?

Contente
  1. Tipos e variedades
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Transferir
  5. Reprodução
  6. Problemas de crescimento frequentes

A banana é uma fruta amarela brilhante bem conhecida por todos. Apesar de exótico, não é menos popular na nossa região do que peras e maçãs. No entanto, nem todo mundo sabe como são as bananeiras e como cultivá-las adequadamente.

Existem muitos conceitos errados sobre esta planta. A sua criação no âmbito da floricultura de interior não é menos interessante.

Tipos e variedades

Muitos jardineiros e floristas novatos estão interessados ​​na oportunidade de cultivar uma fruta realmente exótica. Nesse caso, as principais questões se resumem a quão rápido uma palmeira cresce e quantas vezes ela pode florescer e dar frutos. É importante começar com o fato de que esta planta única é nativa da África e do Sudeste Asiático. Sua vida útil chega a 40 anos, e as colheitas mais ricas são retiradas nos primeiros 5 anos de espécimes jovens. As bananas são cultivadas aqui principalmente para fins decorativos, uma vez que os frutos não amadurecem devido às condições climáticas.

Apesar de esta planta se parecer com uma árvore, como muitos chamam assim, é herbácea. Todas as variedades de bananas caíram nesta categoria devido à falta de madeira como tal no caule (tronco). O último é uma folha bem adjacente a placas e pecíolos, que secam com o tempo e se tornam visivelmente mais escuros.

A propósito, a banana é a segunda erva mais alta, perdendo apenas para o bambu.

A aparência de uma palmeira é determinada diretamente pela variedade. A altura, a espessura do caule e o tamanho das folhas dependem da variedade. Assim, as espécies anãs atingem alturas na faixa de 1,5-4 metros. As seguintes variedades costumam agir como plantas de interior:

  • "Brasileiro" e "Jamaicano";
  • "Dedos de moça";
  • Gran Nain;
  • Rajapuri;
  • "Anão de Kiev";
  • Cavendish;
  • híbrido "Williams";
  • "Vermelho".

Todas as espécies atualmente existentes são divididas em duas categorias: frutíferas e decorativas. Estas últimas, na esmagadora maioria dos casos, tornam-se plantas domésticas. As variedades ornamentais mais populares são Musa Velutina, Violeta (Musa Violacea), Vermelho Brilhante (Musa Coccinea) e Lavanda (Musa Ornata). Naturalmente, esta não é uma lista completa das espécies cultivadas hoje.

Aterrissagem

Neste caso, a implementação de métodos agrotécnicos adequados prevê a presença de:

  • rebento de uma árvore (rebento de raiz) ou sementes;
  • mistura nutritiva (fertilizada) do solo;
  • recipientes bastante grandes;
  • alimentação complexa.

Deve-se notar imediatamente que as tentativas de cultivar uma banana a partir de sementes retiradas de uma fruta madura comprada não trará nenhum resultado.

É geralmente aceito que esse material não é capaz de germinar. No entanto, para ser justo, é importante observar que há controvérsias sobre esse assunto e ainda não há uma opinião única.

Na fase inicial, será necessário preparar adequadamente o recipiente para o plantio e o solo. Este último deve ser o mais leve possível e, claro, nutritivo (fértil). Quando se trata de criar uma prole, inicialmente ela pode ser plantada em um vaso relativamente grande. Em qualquer caso, à medida que a palma cresce, ela terá que ser transplantada para vasos mais espaçosos.

Se a escolha for em favor das sementes, deve-se levar em consideração a presença de uma casca protetora rígida (crosta). Para garantir o acesso à umidade e a capacidade de incubação, o broto terá que ser mexido. Para isso, jardineiros e floristas usam com sucesso uma faca, agulha e até lixa. É importante não furar a casca completamente para que a semente não morra.

O próximo passo importante é desinfetar o solo e as sementes. Para isso, o permanganato de potássio é mais frequentemente usado, que é usado para processar sementes e solo preparado. Também é importante que os recipientes usados ​​para o plantio sejam estéreis. Caso contrário, aumenta o risco de morte da semente durante a fase de germinação.

Muitas vezes, os floricultores fazem mini-estufas, o que lhes permite acelerar a germinação e simplifica a criação do microclima desejado. O procedimento neste caso é o seguinte:

  1. pegue pequenos copos de plástico ou recipientes e faça furos em seus fundos;
  2. colocar uma camada de drenagem de argila expandida, fragmentos de pratos ou pequenas pedras;
  3. despeje uma camada de 5 centímetros de mistura de solo de areia limpa de rio e turfa na proporção de 3: 1;
  4. coloque as sementes no solo.

Resta cobrir os recipientes com vidro. É importante lembrar aqui que deve haver uma distância suficiente entre a superfície do solo e o vidro para a germinação.

Cuidado

Todos os representantes da flora, em um grau ou outro, estão exigindo as condições de detenção e a implementação das regras da tecnologia agrícola. Naturalmente, as plantas descritas não são exceção e devem ser devidamente cuidadas. Se estamos falando de um animal de estimação em uma panela, então, antes de tudo em casa, você precisa criar um microclima adequado. Outro ponto importante é o monitoramento constante da rapidez com que a palmeira cresce, se desenvolve e floresce.

Uma atenção especial deve ser dada ao preparo das plantas para o inverno. É importante preencher atempadamente a zona das raízes com serradura seca. É melhor cobrir a parte do solo das palmas das mãos com caixas de papelão. Será útil fortalecer a estrutura com filme plástico. A principal tarefa aqui é proteger o sistema raiz de congelamento. Em termos de cuidados, o período de inverno difere apenas na intensidade das regas.

Condições

Para cultivar uma palmeira bonita e saudável em um apartamento, primeiro você precisa se concentrar em dois pontos-chave.

  1. Condições de temperatura. As leituras ideais do termômetro variam de +23 a +28 graus no verão. No inverno, esses valores caem para 17-20 graus. A chave para o desenvolvimento total é uma temperatura adequada e alta umidade.
  2. Iluminação. Em seu habitat natural, as bananas crescem e frutificam plenamente, principalmente sob o sol escaldante. É previsível que em casa a planta também precise de muita luz, a falta da qual afetará negativamente a taxa de crescimento, desenvolvimento e até mesmo a longevidade. Naturalmente, um peitoril da janela voltado para o sul é o ideal.

Rega e hidratação

As características de irrigação das bananeiras são determinadas pela estação. No verão, as regas devem ser abundantes e bastante frequentes, enquanto no inverno esses procedimentos tornam-se moderados. Um fator importante aqui será o grau de secagem do solo.

Atenção especial deve ser dada à qualidade da água usada para irrigação. Deve primeiro estabilizar por pelo menos um dia e sua temperatura deve estar vários graus acima da temperatura ambiente. Muitos anos de prática provaram que, quando as condições ideais são criadas, uma bananeira em um vaso irá deliciar o agricultor com folhas frescas todas as semanas. Aliás, é por isso que ela se tornou a recordista entre as plantas de interior no contexto do ritmo de desenvolvimento.

Criar um microclima favorável não se trata apenas de regar. Um ponto igualmente importante é uma umidade do ar adequada. Os primeiros sinais de que está excessivamente seco dentro de casa serão manchas e ressecamento nas bordas das placas das folhas.

Quando esses sintomas aparecem, é necessário aumentar imediatamente a umidade, organizando procedimentos eficazes de água:

  • lavar palmeiras no chuveiro;
  • pulverização regular;
  • enxugando as folhas com guardanapos úmidos, mas (mais importante!) macios.

Existe outra maneira simples, mas ao mesmo tempo a mais eficaz de criar a umidade certa.

  1. Pegue um recipiente bastante grande em forma de palete.
  2. Coloque uma panela com uma palmeira.
  3. Cubra um vaso de tamanho apropriado com seixos, argila expandida ou qualquer outro material que absorva bem a umidade e a retenha. A propósito, seria bom usar musgo úmido em tal situação.

Como resultado de tais manipulações simples, a planta estará constantemente em um ambiente úmido.

Top curativo

Nesse contexto, vale lembrar que todos os representantes da grande família das bananeiras se distinguem por um crescimento ativo recorde. Previsivelmente, isso determina o "apetite" igualmente notável das plantas. Nos meses de verão, as palmeiras requerem fertilização semanal e fertilização mensal nos meses de inverno.

Você pode alimentar as plantas com remédios naturais como húmus, verbasco, cinzas, etc. Jardineiros e floristas experientes recomendam fortemente evitar o uso de componentes químicos. Essas iscas terão um efeito extremamente negativo no crescimento e desenvolvimento das plantas.

Transferir

As bananas ornamentais são consideradas fígados longos. No entanto, isso não exclui a necessidade de transplante periódico de plantas. É devido ao rápido crescimento recorde, floração precoce e abundante e frutificação semelhante. É importante lembrar que, em vez de um indivíduo obsoleto, muitas vezes aparecem muitos brotos saudáveis ​​e fortes, que devem ser transplantados em vasos separados em tempo hábil.

É preciso transferir uma bananeira adulta para outro local e até mesmo renovar o solo no outono. E essas técnicas agrotécnicas são fortemente recomendadas para serem implementadas anualmente. O fato é que as palmeiras descritas extraem ativamente todos os nutrientes do solo e, como resultado de seu esgotamento, o crescimento diminui e freqüentemente para. Assim que isso começar a acontecer, você deve transplantar imediatamente a banana para um grande recipiente. Via de regra, após um ano, a planta precisará de um recipiente com volume de cerca de 40 litros.

Na hora de escolher um recipiente adequado, é recomendável ter em mente que as raízes de uma bananeira requerem muito espaço. Não se esqueça dos orifícios de drenagem e da camada correspondente no fundo. Um solo ligeiramente ácido ou neutro será ideal para a planta.

Essa mistura inclui:

  • solo (adequado para acácia, nogueira e tília) - 1 balde;
  • húmus - 1 l;
  • areia grossa - 2 l;
  • cinza de madeira - ½ l.

Para se livrar de insetos nocivos, jardineiros experientes aconselham derramar a mistura de solo resultante com água fervente.

Reprodução

A planta em questão, como a esmagadora maioria dos representantes da flora moderna, reproduz-se vegetativamente ou por sementes. No momento, existem três maneiras de criar bananas, a saber:

  • sementes (algumas variedades);
  • divisão do sistema radicular;
  • filhos.

É importante notar que a primeira opção é bastante trabalhosa e demorada. Um obstáculo sério e, em alguns casos, intransponível, no caminho de um rebento fraco torna-se uma casca externa dura, como uma casca de noz. Com base nisso, alguns dias antes do plantio, recomenda-se colocar a semente em água morna, após a qual é realizada a escarificação, ou seja, serrar.

As sementes devem ser imersas em uma mistura de solo umedecida, cujos componentes são turfa, terra de folhas, bem como areia de rio lavada e carvão. A profundidade das sementes é determinada pelo seu tamanho.

Para mudas, será necessário criar condições de estufa cobrindo o recipiente com vidro ou filme e colocando-o em um local onde o termômetro esteja em torno de 24-26 graus. Os procedimentos de pulverização e aeração são diários. Os primeiros brotos eclodirão em um mês e, em alguns casos, em dois. À medida que os rebentos ficam mais fortes e aparecem 2-3 folhas, pode-se fazer uma colheita, visto que a banana se desenvolve muito rapidamente.

Um dos métodos de criação mais simples e confiáveis ​​é usar descendentes de rizoma. Um método semelhante é aplicado com sucesso durante o transplante de plantas. É nesta fase que será fácil separar (cortar cuidadosamente) camadas saudáveis ​​e fortes de um adulto. O principal é processar imediatamente todas as seções com carvão. Resta apenas colocar a prole da raiz em um recipiente com mistura de solo, consistindo, como no caso anterior, de turfa, areia e terra de folhas.

Problemas de crescimento frequentes

Um dos pontos importantes no cultivo dessas plantas em apartamentos é a eliminação do mofo nos estágios iniciais de germinação das sementes e da prole. Se aparecerem os primeiros sinais sob o vidro, é necessário tratar imediatamente o solo com permanganato de potássio e lavar bem o próprio abrigo. Medidas semelhantes são aplicadas até que os brotos eclodam e a prole crie raízes. Aliás, durante o primeiro ano, devido às taxas de crescimento recorde, os rebentos novos se transformarão em palmeiras fortes com um diâmetro de tronco que pode chegar a 15 cm.

É importante lembrar que se trata de uma haste falsa, por se tratar de uma haste formada por vários pecíolos de folhas, que se retorcem durante o processo de crescimento.

Infelizmente, às vezes, durante a reprodução das espécies descritas de palmeiras (tanto em terreno aberto quanto em apartamentos), é necessário enfrentar ataques de insetos nocivos. Na maioria das vezes, as plantas são atacadas por pulgões, ácaros e gorgulhos. Os produtos de controle de pragas mais eficazes são os pesticidas. É importante, nesses casos, seguir estritamente as instruções dos fabricantes dos respectivos medicamentos.

É importante notar que a cultura descrita é resistente a doenças. Muito raramente, em casa, é afetado pela antracnose e pelo mosaico viral. No entanto, o monitoramento constante da condição e aparência da palmeira não pode ser ignorado. Mesmo a menor deterioração indicará falta ou excesso de algo.

As seguintes opções são possíveis.

  • A desaceleração (até a parada completa) do crescimento e murchamento das placas foliares é uma falta de nutrição. Você precisará fertilizar e transplantar a palma para um recipiente maior.
  • Os rebentos murcham e as folhas secas, cujas pontas enrugam-se e ficam amarelas - falta de humidade do ar. Deve ser imediatamente aumentado pelos métodos descritos acima.
  • As folhas são pequenas e opacas - falta de luz. Aqui você pode usar lâmpadas para iluminação adicional.
  • As placas foliares ficam moles e inclinadas - baixas temperaturas e / ou correntes de ar.
  • Escurecimento do caule na base - excesso de umidade, provocando apodrecimento. Nesta situação, é necessário reduzir a frequência e a abundância das regas, caso contrário a planta morrerá.
  • Manchas escuras aparecem entre as nervuras das folhas - é normal para bananas.

Resumindo, deve-se notar que A bananeira não é a planta mais difícil de cultivar e cuidar. Sujeito às regras básicas, ele se tornará uma decoração de qualquer jardim e interior. Um animal de estimação exótico pode surpreender qualquer pessoa, sem falar no efeito que os espécimes frutíferos produzem.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário