Tudo sobre a planta areca
Mesmo levando em consideração o fato de a palmeira tropical não ser habitante de latitudes médias, algumas de suas variedades ainda podem ser cultivadas em ambientes internos. Levando em consideração a singularidade da planta, muitos tentam aprender tudo sobre a exótica areca. É importante notar que a demanda por tais espécimes incomuns está crescendo em um ritmo recorde. Ao mesmo tempo, um verdadeiro Tropicana apareceu em nosso clima agreste, unicamente graças ao esforço de especialistas e floristas experientes que conseguiram adaptar diversas variedades decorativas às condições atuais.
O que é isso?
A palmeira Areca será uma das melhores e garantidas soluções originais para quem pretende criar um recanto dos verdadeiros trópicos na sala. A variedade domesticada da planta manteve todas as características principais e, o mais importante, sua aparência exótica. É importante notar que este tipo de palma decorativa é benéfica.
Suas folhas neutralizam com eficácia até 85% dos poluentes atmosféricos. E, neste caso, estamos falando sobre monóxido de carbono e outras toxinas potencialmente perigosas.
A pátria de um representante único da flora é o Sul e o Sudeste Asiático. A palmeira é comum no território meridional do Império do Meio, bem como na Oceania e na África Oriental. O gênero ao qual pertence a cultura descrita inclui várias dezenas de espécies. Além disso, é a Areca que é um dos seus maiores representantes. Essas palmeiras podem ser encontradas nas regiões tropicais úmidas da Ásia. Esses são territórios das Filipinas, Nova Guiné e Ilhas Salomão à Índia e Sri Lanka.
É digno de nota que Areca é cultivada em toda a zona tropical e é usada ativamente na medicina veterinária... O fato é que tem efeito laxante e, portanto, é um meio eficaz de combater vermes em ungulados. Além disso, a planta é capaz de aliviar significativamente a dor no reumatismo. É importante mencionar que o arecoline diminui a pressão intraocular, o que permite seu uso como medicamento oficial.
As palmeiras em questão são anãs, crescendo no máximo 0,4 metros, e gigantes de verdade, atingindo 20 metros ou mais de altura.
A haste fina é coberta por cicatrizes anulares. A folhagem da palmeira é bastante densa, e as próprias placas de folhas lembram penas verdes brilhantes. Abaixo da coroa, inflorescências brancas são formadas na forma de espigas de cerca de um metro de tamanho.
Os frutos da areca são drupas amarelo-avermelhadas e em forma de ovo. Outra característica importante da cultura é o crescimento recorde. A planta é capaz de atingir seu desenvolvimento máximo em apenas 3-4 anos. Algumas semelhanças entre certos tipos de areca podem ser confusas para jardineiros novatos. Às vezes, é bastante difícil, à primeira vista, encontrar as diferenças entre crisalidocarpus e, por exemplo, chamedorea. A diferença está no número de segmentos foliares, no formato das inflorescências e, o mais importante, na altura das plantas.
Visualizações
Apesar da variedade de variedades de palmeira areca, apenas algumas delas são cultivadas com sucesso como elementos de interior, ou seja, dentro de casa. Vale a pena prestar atenção aos seguintes tipos dessas plantas exclusivas.
- Areca de três talos. Sua terra natal é a Península de Malaca. Essas palmeiras chegam a atingir 3 metros de altura e apresentam vários troncos com cicatrizes em forma de anel. As folhas chegam a atingir 1,5 metro, as flores são brancas e cheiram bem.É importante considerar que esse tipo de cultura prefere ambientes aconchegantes.
- Areca catechu, também chamada de palmeira Betel. Os representantes dessa espécie podem atingir 25 metros de altura e as folhas penugentas chegam a 1,8 metros. Inflorescências de flores brancas de até 60 cm de comprimento são formadas nas axilas das folhas. Os frutos contêm sementes de cor amarelo-avermelhada.
- Madagascar chrysalidocarpus. Esta palmeira enraíza-se bem em estufas e conservatórios. A alta decoratividade da espécie é proporcionada por placas de folhas plumosas com superfície brilhante, assim como flores de cor dourada.
- Chrysalidocarpus (Dipsis) lutescens (amarelado). É esta variedade que é hoje a mais popular e adaptada para a criação completa em casa. Uma das principais características distintivas é uma coroa em forma de arco muito estética e inflorescências ramificadas, constituídas por pequenas flores amarelas. As folhas dos adultos atingem mais de um metro de comprimento e seus segmentos têm 30x3 cm.
Levando em consideração as principais características do considerado representativo da flora tropical, vale destacar que em apartamentos, casas e escritórios, Dipsis floresce extremamente raramente.
Em condições favoráveis dentro de casa, a palmeira poderá agradar aos proprietários com pequenas flores amarelas, que se agrupam em panículas.
Também é importante não esquecer que tanto as inflorescências quanto os frutos da areca têm propriedades venenosas.
Cuidado
Antes de iniciar a Areca Dipsis em casa, você deve estudar os requisitos para as condições de detenção e aprender como cuidar adequadamente de tal palmeira. É importante considerar que estamos falando de uma planta bastante caprichosa que requer:
-
boa iluminação;
-
espaço livre suficiente;
-
temperatura confortável;
-
ausência completa de rascunhos.
Depois de comprar uma Areca em uma loja onde ela provavelmente estava em condições de pouca luz, você precisará acostumá-la gradualmente aos raios solares. Caso contrário, será difícil evitar queimaduras perigosas.
Inicialmente, Dipsis pode ser deixado em um recipiente de transporte (potes) com uma mistura de solo apropriada. Isso permitirá que a planta se adapte às novas condições internas sem muito estresse. No futuro, você precisará escolher um vaso de tamanho adequado ou até mesmo uma cuba para transplantar uma palmeira.
O principal é não colocar o crisalidocarpus nas imediações de dispositivos de aquecimento. Isso fará com que suas folhas comecem a secar ativamente e ficarem amarelas.
O próximo ponto importante é a composição correta do solo. Para os considerados representativos da flora dos trópicos, será adequada uma mistura, que inclui:
-
folha de húmus - 2 partes;
-
perlite - 2 partes;
-
terra sod - 1 parte.
A melhor opção é usar solo pronto, projetado especificamente para o plantio de palmeiras. Vale a pena focar no conteúdo de perlita, responsável por criar uma camada de drenagem eficaz. Paralelamente, a mistura do solo deve ser neutra ou ligeiramente ácida.
No período de primavera-verão, Dipsis requer cobertura em intervalos de duas semanas. Jardineiros experientes preferem usar fertilizantes complexos para isso.
No outono e no inverno, a planta não é alimentada mais do que uma vez por mês.
Como já foi mencionado, a areca é muito sensível às condições de temperatura. E aqui é importante lembrar que a cultura não precisa de paz no inverno e, portanto, precisará criar as mesmas condições do verão. Portanto, ao longo do ano, as leituras ideais do termômetro serão de 22-25 graus. Os animais jovens são muito mais sensíveis às mudanças climáticas e, em particular, às flutuações de temperatura.
Além de todos os itens acima, é necessário ter em conta as características das seguintes medidas agrotécnicas.
Rega
A palmeira areca é o mais sensível possível à irrigação, por isso é altamente indesejável secar demais o solo na banheira ou umedecê-lo excessivamente. No segundo caso, com grande probabilidade, as raízes da planta começarão a apodrecer e ela inevitavelmente adoecerá.
Com a irrigação insuficiente, os pratos de folha começam a amarelar rapidamente, o que faz com que a palmeira perca sua estética e todas as suas qualidades decorativas.
Para uma irrigação adequada, será necessário aprender a controlar e avaliar o estado da camada superior do solo, evitando que seque a mais de 2,5-4 cm de profundidade.
Iluminação
Em seu habitat natural, Chrysalidocarpus não carece de luz solar intensa. Terão de ser proporcionadas condições semelhantes para o cultivo interior. Os peitoris das janelas nos lados leste e oeste seriam ideais. Se você tiver que colocar a areca na janela do sul, então em dias especialmente quentes e ensolarados ela precisará ser sombreada, protegendo-a dos raios ultravioleta diretos de 11 a 15 horas. Recomenda-se também girar o recipiente com uma flor meia volta duas vezes ao mês, ou seja, 180 graus, o que contribui para o desenvolvimento uniforme da palmeira.
Umidade
Levando em consideração o fato de que estamos falando de um habitante dos trópicos, a sala deve ter uma umidade do ar suficientemente alta. Para criar as condições mais confortáveis, a palmeira é regularmente borrifada com água filtrada. A secura pode ter um efeito extremamente negativo na saúde da planta, bem como em sua aparência.
Atenção especial deve ser dada ao transplante de Dipsis. Aqui é importante garantir a segurança do pedaço de terra ao transferir para um recipiente com um volume maior... Isso se deve à necessidade de maior sensibilidade da planta à exposição do sistema radicular. Os indivíduos jovens deverão ser replantados anualmente, selecionando corretamente o tamanho da nova cuba, que deve ultrapassar um pouco os parâmetros da anterior.
O apartamento com palmeiras para adultos é reformado a cada três anos. Se você transplantar em um intervalo menor, pode prejudicar o desenvolvimento da planta.
Ao cuidar de espécimes grandes e idosos, não há necessidade de realizar as atividades descritas. Nesses casos, a renovação da camada superior da mistura do solo em um vaso ou banheira será suficiente.
O replantio da Areca é melhor em abril ou maio. O principal é usar um solo adequado com o nível de acidez necessário. Levando em consideração todas as características e caprichos da planta, muitos jardineiros preferem substratos prontos. Outro ponto fundamental é que na troca de banheiras, o Dipsys deve ser colocado no solo na mesma profundidade. O aprofundamento excessivo é um erro grosseiro que os iniciantes costumam fazer.
Ao realizar o transbordo do crisalidocarpus para um recipiente de maior volume, todas as ações devem ser realizadas com o máximo cuidado.
Como já observado, é altamente indesejável expor as raízes da palmeira. Se isso não puder ser evitado, será necessário remover as chapas inferiores, o que reduzirá significativamente a evaporação da umidade. Essa abordagem ajudará os Dipsis a se estabelecerem rapidamente em um novo lugar.
Reprodução
Inicialmente, deve-se notar que a planta descrita não se propaga por estacas. Jardineiros usam o método da semente ou divisão do arbusto. A época ideal para a propagação de uma palmeira ornamental é a primavera e o início do verão. Vale esclarecer que o método vegetativo utilizado para o aparecimento das estratificações é mais trabalhoso. É importante ter em conta que, em regra, os ramos apresentam troncos tortos, com base nos quais, na maioria dos casos, se opta por uma opção alternativa.
Sementes
Este método de criação de areca envolve as seguintes etapas.
-
Antes da semeadura, o material de plantio é colocado em solução de ácido sulfúrico por cerca de 10 minutos.
-
As sementes são bem lavadas com água corrente.
-
Cada semente é plantada separadamente em um vidro ou outro recipiente pequeno, 2/3 preenchido com uma mistura de solo especial para mudas, aprofundando em 2 cm.
-
O plantio é coberto com uma película transparente ou vidro, e colocado em uma sala com boa iluminação em uma temperatura de 27 a 30 graus.
Se todas as regras forem observadas, em cerca de 1,5-2 meses você poderá ver os primeiros brotos de futuras mudas. Deve-se ter em mente que em temperaturas abaixo do especificado, esta etapa exigirá muito tempo.
Assim que várias folhas se formam no rebento, é transferido para os vasos.
É importante lembrar que os animais jovens requerem fertilização adicional regular (uma vez por quarto) na forma de complexos minerais a uma taxa de 5 gramas por unidade.
Por tiros
Deve-se enfatizar que este método é relevante apenas para arbustos com vários troncos. O procedimento em si é o seguinte.
-
A planta é retirada do vaso.
-
O sistema radicular é completamente liberado do solo. Primeiro, a palma da mão é sacudida e o resto da terra é removido com a mão.
-
O arbusto é dividido em vários segmentos, havendo recipientes previamente preparados para os mesmos. Um pré-requisito é a presença de uma camada de drenagem e um substrato estéril em novos potes.
-
Delenki são plantados.
-
As plantações são abundantemente hidratadas e colocadas em local que deve ser efetivamente protegido das correntes de ar e dos raios ultravioleta diretos.
É importante cuidar para proporcionar condições favoráveis ao desenvolvimento das divisões. A temperatura do ar deve variar entre 20 e 25 graus.
Um ponto igualmente importante é a alta umidade. Se você fizer tudo corretamente e não cometer erros graves em todas as etapas, o enraizamento dos segmentos separados ocorrerá em duas semanas.
A próxima etapa é adicionar preparações minerais. Nesse caso, metade da taxa de instrução recomendada é usada.
Doenças e pragas
Uma das vantagens indiscutíveis da Areca é que essas palmas raramente se infectam com doenças virais e bacterianas. Na grande maioria dos casos, o atendimento inadequado torna-se a fonte de problemas. Por exemplo, a podridão das raízes é, via de regra, as consequências do alagamento regular do solo. Nesses casos, a planta sinalizará a presença de uma doença da seguinte forma:
-
o aparecimento de manchas marrons nas placas das folhas;
-
decadência de algumas áreas.
Ao mesmo tempo, é importante tomar as medidas corretas em tempo hábil, até que as áreas afetadas tenham aumentado, cobrindo todas as folhas.
A normalização do regime de irrigação ajudará a evitar problemas e eliminar as consequências de erros. Paralelamente, a planta é tratada com fungicidas.
Se as folhas de uma palmeira secam e ficam amarelas, é muito provável que ela sofra de falta de umidade. Manchas leves e secas são um forte sinal de queimaduras causadas pela luz solar direta. Você pode lidar com o problema movendo o animal para um local seguro.
Em uma planta que sofre de frio, as placas das folhas começam a escurecer e murchar. As pontas da folhagem vão secar com o ar excessivamente seco. A solução ótima no primeiro caso seria mudar o local onde a palmeira cresce. E também é altamente recomendável borrifar periodicamente a areca, também não será supérfluo colocar ao lado um recipiente com água, que proporcionará um nível de umidade suficiente. Vale lembrar que o aparecimento de uma coloração marrom nas placas inferiores não é sinal de doença, mas indica seu envelhecimento e queda iminente.
Chrysalidocarpus resiste com bastante sucesso aos ataques de pragas. No entanto, é recomendável monitorar constantemente a planta e responder em tempo hábil ao aparecimento de insetos.
Ao cultivar palmeiras, é preciso lidar com os seguintes parasitas.
-
Mealybug, deixando uma camada fofa de branco. Esta praga vive dos nutrientes da planta atacada. Os métodos de luta, neste caso, serão tradicionais.Você precisará coletar todos os convidados indesejados usando lenços umedecidos com álcool. Em seguida, a palma é tratada com soluções inseticidas.
- Ácaro-aranha iniciando sua atividade prejudicial quase imperceptivelmente. Aqui é importante inspecionar regularmente a planta, a saber: a superfície inferior das placas foliares. Se for constatada a presença de ácaros, será necessário enxaguar bem a folhagem com água e sabão e fazer um tratamento com inseticida.
-
Escudo, cujo aparecimento será evidenciado pelo aparecimento nas folhas (mais frequentemente perto das axilas) da areca de pequenos pontos castanhos ou amarelados. Nesses casos, é necessário coletar prontamente todas as pragas e, ao mesmo tempo, remover todas as placas de folhas afetadas. Em seguida, são realizados diversos tratamentos com inseticidas com intervalo de 4 a 5 dias.
- Mosca branca, manifestando-se com pequenas esvoaçantes, bem como a formação de manchas amarelas características na folhagem. Para evitar as consequências negativas máximas de todos os insetos, será necessário coletar e, em seguida, tratar a planta com "Fitoverm" ou "Akarin".
Claro, não faz sentido contestar a eficácia das drogas modernas. No entanto, para ser justo, vale a pena prestar atenção aos remédios populares para o combate a várias pragas. Por um lado, eles não agem tão rapidamente, mas, ao mesmo tempo, não representam um perigo potencial para a saúde e a vida humanas.
Assim, a infusão de mil-folhas ajuda efetivamente no combate ao inseto cochonilha e à mosca-branca. Para o seu preparo, é necessário despejar 80 gramas de grama triturada e seca, coletada na época da floração, com um litro de água.
A mistura resultante é fervida por meia hora, e antes do uso (pulverizando as plantas) é diluída com água.
Outro remédio popular eficaz é a infusão de alho. Ele permite que você se livre rapidamente de insetos nocivos como o verme, a mosca-branca e os insetos-escama. Você vai precisar derramar 1 litro de água fervente sobre a cabeça do alho e deixar em infusão por uma semana. Para a posterior preparação de um spray, basta diluir 50 ml da mistura em 10 litros de água limpa.
O comentário foi enviado com sucesso.