Tipos de estopa para calafetagem e sua aplicação

Tipos de estopa para calafetagem e sua aplicação
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Marcas populares
  4. Como calafetar corretamente?
  5. Como se proteger dos pássaros?

Calafetar o reboque e as ferramentas para martelar pode parecer arcaico para os construtores modernos, mas são absolutamente essenciais na montagem e construção de cabanas de madeira. Para vedar as lacunas que se formam entre os elementos estruturais individuais, artesãos experientes usam materiais naturais que são tão amigos do ambiente e seguros quanto possível. Nossa revisão detalhada ajudará a entender de que é feito o reboque para as costuras da casa, como martelá-lo corretamente entre as toras de uma casa de toras com suas próprias mãos.

Peculiaridades

Reboque para calafetagem é material de fibra natural ou sintética capaz de vedar as juntas... É utilizado na canalização e em outros campos de atividade. Mas o objetivo principal do reboque é preencher as juntas entre as copas da casa de toras. A formação de fissuras no espaço entre as toras ocorre no processo de sua secagem natural. Na verdade, a fortificação simplesmente encolhe e as lacunas resultantes têm que ser preenchidas, vedando-as, evitando correntes de ar. O reboque é um material fibroso grosso obtido a partir de matérias-primas naturais.

Entre seus recursos estão os seguintes.

  1. Força elevada... O material é resistente a cargas de ruptura, resiste a operação contínua de longo prazo.
  2. Forma de liberação conveniente... Para calafetagem, o reboque é produzido em fitas - na forma de longas tiras estreitas, facilmente inseridas nas fendas entre as coroas.
  3. Estrutura respirável. Oakum permeia perfeitamente o ar, garante a preservação da ventilação natural dentro da casa de toras.
  4. Resistente a fungos e bolores. O material é considerado bactericida, não contribui para a formação de podridões e bolores na superfície da madeira adjacente.
  5. Hipoalergênico... Ao contrário do isolamento artificial, o reboque não causa reações negativas, é totalmente seguro para a saúde.
  6. Aparência estética. As juntas Mezhventsovye com esse material isolante parecem lisas e perfeitas.
  7. Fácil de usar. Oakum é muito mais conveniente de usar do que musgo ou outros materiais.

Entre os pontos negativos, nota-se a atratividade do reboque para insetos e pássaros, que danificam suas fibras. Além disso, o material precisa de calafetagem adicional.

Visão geral da espécie

Para vedar as lacunas entre as coroas das cabines de toras, apenas o reboque de fita é usado. Entra facilmente nas fissuras formadas, é simplesmente recortado. A divisão em tipos, neste caso, é efectuada com base nas matérias-primas, com base nas quais o reboque é feito.

Linho

O linho natural é a principal matéria-prima na produção desse tipo de estopa. Após o processamento, as fibras apresentam uma tonalidade cinza, uma estrutura solta e capacidade média de isolamento térmico. O reboque de linhaça deve ser adicionalmente protegido da umidade, mas é resistente a intempéries, desintegração, danos causados ​​por insetos, mofo e fungos.

Juta

Castanho claro ou bege, é feito de fibras vegetais. O material tem excelente respirabilidade, é ecologicamente correto e fornece isolamento acústico adicional. O reboque de juta costuma atrair a atenção de pássaros e insetos. Nesse caso, definitivamente não vale a pena negligenciar o processamento adicional das fibras.

Na hora de escolher uma forma de reboque, vale lembrar que a opção de fita é mais frequentemente usada para isolamento inicial... Para eliminar um pequeno encolhimento secundário, o material mais comum em fardos, mais leve e mais solto, é o suficiente.

Marcas populares

Hoje, muitas empresas produzem estopa para calafetagem. À venda você pode encontrar ofertas de marcas russas e estrangeiras.

Os líderes de mercado incluem as seguintes empresas.

  1. StroyPak... O fabricante de Moscou produz estopa de linho com fita limpa e de alta qualidade. O material é fornecido em rolos, você pode escolher a largura com base nas dimensões das paredes da casa de toras.
  2. “Recurso RNV”. A empresa de Novosibirsk fornece produtos em fardos e rolos, o foco principal é nos materiais do tipo linho. O peso mínimo da embalagem é de 10 kg.
  3. "PMK Stroy"... A empresa Perm oferece uma ampla gama de estopa, incluindo material em tiras de calafetagem. Os produtos são comercializados em embalagens de 60 kg.
  4. EcoService... A empresa da região de Novgorod é especializada na produção de estopa em fardos e bandas. O produto está totalmente pronto para uso e é de alta qualidade.

Dando preferência aos produtos de empresas de confiança, não há dúvidas de que o processo de calafetagem das costuras será muito bem-sucedido.

Como calafetar corretamente?

O processo de calafetagem das rachaduras na casa de toras começa com a seleção dos materiais. O mestre precisará de uma ferramenta especial para martelar o reboque. É chamado de calafetar e se parece com uma espátula de madeira com uma ponta plana e estreita.

Um martelo também é útil - um martelo especial com uma superfície de trabalho revestida de borracha.

Você pode fazer todo o trabalho com suas próprias mãos com bastante facilidade e rapidez se seguir as instruções.

  1. Prepare o material. É possível calcular o consumo levando em consideração o comprimento das paredes e as fendas entre as juntas. Para fechá-los, você precisará de uma quantidade de material que exceda ligeiramente o comprimento total dos lúmens. A fita deve ser tirada com uma margem de 1-2 m.
  2. Escolha a hora certa. O trabalho dentro de uma casa de toras ou de toras pode ser realizado mesmo no inverno. Não funcionará apenas para aplicar um selante - requer temperaturas atmosféricas positivas.
  3. Defina um método. A calafetagem em um conjunto ajuda a fechar grandes lacunas. Neste caso, o material enrolado em bola vai se desenrolando gradativamente, ao mesmo tempo que entupindo as fendas, pode ser torcido, aumentando seu volume, e usado na horizontal. O método de calafetagem é bom nos casos em que é impossível simplesmente colocar a fita na ranhura. Uma tira de estopa é dividida em fios e, em seguida, deve ser martelada entre as toras através das fibras.
  4. Processe o material. Isso é necessário para proteger o reboque de ataques de insetos. Por um tempo, as fibras são embebidas em uma solução de água com formalina.
  5. Ir trabalhar... O reboque deve ser perfurado, aprofundando-o com calafetagem e macete dentro das fissuras. A obra inicia-se no canto inferior da parede, da esquerda para a direita, avançando em fiadas ao longo do perímetro de toda a estrutura. É dada atenção especial às áreas dos cantos.
  6. Aplique uma camada protetora, permitindo tornar a parte externa do isolamento mais grosseira, resistente à influência dos fatores atmosféricos.

Após a conclusão da obra, você pode usar a fortificação para o fim a que se destina. Também é perfeitamente permitido puxar a madeira quando ela estiver montada na estrutura. Neste caso, o reisolamento é realizado após 6-12 meses.

Como se proteger dos pássaros?

Oakum é um material que pode atrair a atenção dos pássaros... Eles arrancam fibras e as usam para construir ninhos. Para que os convidados emplumados não incomodem muito, vale a pena cuidar da proteção da superfície com antecedência. A maneira mais fácil seria cobrir a estopa com verniz ou outro material semelhante. Eles cobrem a parte externa das fibras macias, tornando-as mais rígidas e pouco atraentes para os pássaros.

Além disso, a cola PVA altamente diluída ajuda a fornecer o efeito desejado. É considerada uma alternativa mais sustentável às tintas e vernizes. Além disso, com a calafetagem de alta qualidade das rachaduras, as aves simplesmente não conseguem chegar às fibras do reboque.O material precisa ser muito bem compactado, então estará fora do alcance de pragas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário