Características do azevinho e seu cultivo

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral das espécies e variedades
  3. Regras de pouso
  4. Dicas de cuidados
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas
  7. Aplicação em paisagismo

Holly (azevinho) é na maioria das vezes um arbusto com folhagem perene. Às vezes, há espécies em que a folhagem cai no frio. A maioria dos arbustos de azevinho pode ser encontrada em países com climas tropicais ou temperados. Holly ganhou a maior popularidade entre os jardineiros devido à sua copa volumosa com folhas brilhantes extravagantes e frutas expressivas de cores diferentes.

Descrição

O azevinho pode ser representado como vinhas, arbustos e árvores densas. As folhas são verdes de tons claros a escuros, geralmente bicolores. As bordas da lâmina foliar são totalmente planas, com espinhos esculpidos. A flor do azevinho não se destaca muito, não sendo particularmente decorativa. Na primavera, as axilas das folhas ficam cheias de flores pequenas e claras. É importante saber que as plantas são masculinas e femininas com floração adequada.

Existem alguns tipos de azevinho em que os dois tipos de inflorescências estão presentes no mesmo arbusto, mas são muito raros. Com o tempo, as bagas aparecem no lugar das flores. Eles podem ser brancos, pretos, amarelos, mas na maioria das vezes laranja ou vermelho. Os frutos são bastante atrativos, não perdem a cor ao longo dos meses de inverno.

Uma pessoa não deve comer bagas de azevinho, pois são venenosas para ela. Quanto aos pássaros, o azevinho não é perigoso para eles.

Em condições naturais, a altura do azevinho pode chegar a 20 m ou mais. No entanto, a planta cultivada geralmente se parece com um arbusto para facilitar o cuidado. Transformar um azevinho em um arbusto pode ser feito facilmente se você o apara regularmente. O formato das folhas costuma ser simples, seu comprimento varia de 8 a 25 cm, e sua largura de 4,5 a 8,5 cm. Pelas características da folhagem, vale ressaltar também que são coriáceas, grossas e alternadas.

Na face frontal, a folha é geralmente pintada de cor verde escura, tem a superfície brilhante. A parte inferior é sempre mais clara e fosca. Em todos os lados, a folhagem não apresenta pubescência, mas a nervura central é muito pronunciada. O azevinho cresce em locais com clima quente, em solos soltos com umidade moderada. Tolera bem a geada até menos 15 graus.

Visão geral das espécies e variedades

Existem mais de 450 espécies do gênero azevinho. Nos tempos antigos, o azevinho comum era usado para proteger suas casas das intrigas de "espíritos malignos". O arbusto ganhou fama antes mesmo da fundação do Império Romano. Vários povos (incluindo os eslavos, escandinavos e celtas) muitas vezes usavam os ramos desta planta para diferentes fins.

Guirlandas e guirlandas de Natal em muitos países invariavelmente contêm esta planta incrível com bagas brilhantes. E também podem ser vistos frequentemente em cartões de felicitações e embalagens para presentes em vários países europeus. A alta vitalidade da árvore tornou a árvore muito popular, principalmente em locais com sombra densa, onde outra vegetação se enraíza com dificuldade.

Comum ou azevinho

Mais frequentemente encontrado na natureza no sul da Europa, bem como na América do Norte e na Ásia Menor. A própria espécie de azevinho é um arbusto ou árvore perene. A altura deste último pode chegar a mais de 15 m.Os ramos são frequentemente curtos e espalhados, formando uma copa densa (oblonga ou piramidal). As folhas ovais oblongas têm pecíolos curtos, borda ondulada e grandes dentes triangulares espinhosos. As flores brancas têm caules curtos e um aroma perfumado. O diâmetro dos frutos é inferior a 10 mm, e seu formato lembra uma bola. A cor dos bagos é na maioria das vezes vermelha, eles são coletados em pequenos pincéis.

Esta espécie é caracterizada por crescimento lento, resistência à geada e tolerância à sombra. Forme árvores na forma de pirâmides ou bolas. A planta pode ter 100 anos ou mais. As variedades de variedades podem diferir na copa, cor, formato da folha e cor do fruto. Tem uma boa ligação com abetos, abetos e faia.

Um dos mais brilhantes representantes da espécie é o azevinho Golden King com folhagem variada. A planta cultivada possui uma copa larga e irregular que cresce até 5 m.

Bem adequado como cerca viva, bem como arbustos individuais no meio do gramado.

Outra variedade interessante é a "Argentea Marginata", tendo uma densa coroa espalhada na forma de uma pirâmide arredondada. A folha variegada (variegada, manchada) atrai com sua cor, que contrasta com os frutos vermelhos brilhantes.

Evergreen

Um dos tipos de azevinho mais ornamentais, vem de países da América do Norte. Muitas vezes é chamado de pântano, pois é encontrado em locais muito úmidos. Os ramos são incrivelmente bonitos, com bagas redondas e brilhantes de cor laranja. Muitas vezes, o arbusto é usado em floriculturas para criar composições originais. A espécie whorled é exigente em termos de cuidado. Deve ser cultivado em solos de húmus. Neste caso, é aconselhável escolher o lado sul do jardim com sombra suficiente.

Entre as subespécies perenes, chama a atenção o azevinho paraguaio com altura de 1 a 6 metros. As folhas dessas plantas podem atingir 16 cm de comprimento e ser pontiagudas nas bordas. Os frutos são pequenos, de cor vermelha. Principalmente encontrado na América do Sul.

Chinês ou folha larga

Na China e no Japão, você pode encontrar uma espécie com folhas largas. O grande tamanho das folhas com uma flor brilhante chama a atenção à primeira vista. A floração das variedades desta espécie é fraca, pelo que existem muito poucos frutos nos arbustos.

Crenate

Holly com este nome pode ser encontrada em Sakhalin e nas Ilhas Curilas. Holly parece uma árvore de até 7 metros de altura, às vezes - um arbusto. Difere no verde, que tem um aspecto decorativo. Variedades anãs desta espécie são encontradas no Japão, no Cáucaso e na Crimeia. Os frutos são pretos, e a pausa entre a floração pode ser de 12 a 24 meses.

Mezerva

A espécie é um híbrido, obtido a partir de três ao mesmo tempo: comum, coreana e enrugada. As folhas são verdes com tonalidade azulada. A cor dos bagos pode ser branca, amarela ou vermelha. Uma característica distintiva da variedade é sua alta resistência à geada, o que torna possível o cultivo de variedades até mesmo na região de Moscou. Entre os mais comuns estão "Heckenstar" e "Heckenfy", cujas vantagens são a simplicidade no cuidado e a durabilidade.

Cólquida

Esta espécie possui frutos pequenos e nervuras expressivas nas folhas. Inicialmente, a planta cresceu no território do Cáucaso e da Ásia Menor. Na maioria das vezes, o azevinho da Cólquida é uma árvore com galhos pendentes, menos frequentemente um arbusto com uma copa rasteira. A folha é espinhosa, dentada, cor de couro, de cor verde escura.

Às vezes, pode congelar sem cobertura de neve suficiente, mas depois se recupera rapidamente.

Regras de pouso

Para o plantio de azevinho, é aconselhável escolher solo fértil e solto. Será muito bom se for respirável e drenável. Claro, é possível cultivar azevinho em solo pobre, mas esforços consideráveis ​​terão de ser feitos. Em qualquer caso, para cultivar plantas saudáveis, é necessário melhorar a terra com húmus de folhas, areia, turfa, turfa.É melhor misturar todos os ingredientes listados em proporções iguais.

O único solo absolutamente impróprio para esta planta é o calcário. É importante que o local seja bem iluminado pelo sol ou com sombra parcial. No entanto, mesmo as áreas sombreadas são adequadas para o azevinho. Para terrenos muito abertos, vale a pena escolher variedades com folhas variegadas. Na primeira vez após o plantio, é necessário regar regularmente a planta.

O outono é considerado a época ideal para o plantio. Isso é para que o arbusto crie raízes melhor. Na primavera do plantio, você deve escolher uma época em que definitivamente não haverá mais geadas. Um ponto importante para o azevinho é a proteção contra os ventos. Como material de plantio, você deve escolher brotos fortes e saudáveis ​​com galhos flexíveis, botões vivos e um sistema radicular desenvolvido. É necessário preparar uma cova com profundidade e largura de 70 cm, é bom se o seu volume for 2 vezes maior que o torrão da muda.

O fundo deve ser coberto com uma camada de drenagem e, em seguida, deve ser aplicada uma camada de solo. Só depois disso, as raízes da planta são distribuídas e a depressão é preenchida com solo preparado de maneira uniforme. É aconselhável realizar uma compactação gradual da terra. É importante garantir que o colo da planta esteja no mesmo nível da superfície. A última etapa do plantio é a rega, em que pelo menos 10-15 litros de água devem ser gastos em um arbusto.

Dicas de cuidados

Nas primeiras safras, a umidificação do solo deve ser realizada pelo menos uma vez por semana. Então, a rega depende inteiramente da quantidade de chuva em uma determinada época do ano. Os arbustos não gostam nem do excesso de umidade nem da falta dela. Se o tempo estiver muito quente e seco, vale a pena borrifar a coroa também. O azevinho precisa de alimentação periódica com o uso de fertilizantes. Nos meses de primavera (antes do início da estação de crescimento), vale a pena alimentar com composto e minerais complexos. Em climas quentes, a alimentação das plantas deve ser feita 2 vezes por mês. Para isso, você pode usar qualquer matéria orgânica, fósforo, potássio e outras substâncias adequadas.

É importante manter o solo sob as plantas limpo, removendo regularmente as ervas daninhas. E também é necessário afrouxar constantemente o solo dos círculos do tronco a uma profundidade de 5 cm. Como profilaxia contra parasitas, pode-se usar inseticidas. Uma vez por ano, os ramos danificados por geadas e doenças devem ser podados. Quanto aos cortes de cabelo decorativos, eles não são realizados antes de a árvore atingir a idade de 4 anos.

No inverno, as raízes das plantas devem ser isoladas com uma camada de folhas ou serragem. Em geadas severas, fibra de agrofibra ou serapilheira pode ser usada para cobrir a coroa.

Reprodução

O azevinho pode ser propagado semeando sementes ou por meio de estacas. Para o primeiro método, é importante estratificar o material em um período de 16 a 18 meses. Deve ser esclarecido que em condições naturais esse processo ocorre no trato digestivo das aves. Para um método de criação cultural, as mudas são escolhidas com mais frequência. Desta forma, é mais fácil preservar as qualidades varietais de uma determinada variedade de azevinho. Para estacas, você precisa tirar um broto semilignificado. As fatias devem ser feitas com uma faca afiada. É necessário cortar o material em pedaços com comprimento de 40-50 mm. Ao mesmo tempo, deve haver 2 entrenós em cada corte. O corte é necessariamente chanfrado.

Imediatamente após o corte, as mudas devem ser plantadas em casa de vegetação. Prepare o solo com antecedência com húmus e areia na proporção de 3 para 1. O material preparado deve ser plantado a uma profundidade de não mais que 20 mm. É importante pulverizar regularmente o solo com estacas, protegê-lo da luz solar excessiva e manter a temperatura constante. Via de regra, o enraizamento demora de 14 a 30 dias. Se as raízes se desenvolveram bem nas mudas, elas podem ser transplantadas com segurança para um local permanente.

Doenças e pragas

Das pragas do azevinho, as mais perigosas são cochonilhas, pulgões, moscas brancas e cochonilhas. Se a umidade do ar for baixa, você deve ter cuidado com os ataques de ácaros. Se parasitas forem encontrados, os arbustos devem ser tratados com inseticidas. Se o solo for excessivamente úmido, pode surgir uma doença chamada podridão radicular. Pode-se dizer que a rega é insuficiente se o azevinho deixou cair flores e frutos e, às vezes, até folhas. Se uma planta for danificada por um fungo, manchas se formarão nela. Este problema é eliminado removendo a folhagem afetada e tratando o arbusto com um fungicida adequado.

O calor tem um efeito negativo sobre o azevinho. É especialmente necessário sombrear as espécies com folhas escuras, bem como as plantas jovens, pois podem sofrer queimaduras solares. Phytophthora é perigoso para o azevinho, pois geralmente afeta o sistema radicular, resultando na morte de toda a planta. É impossível curar esta doença.

Se algum de seus sinais aparecer, é necessário desenterrar a árvore e queimá-la. O solo em que a planta estava localizada deve ser desinfetado.

Aplicação em paisagismo

Você pode plantar azevinho em sua horta em grupos ou individualmente. A sebe de azevinho parece muito impressionante. Além disso, é também uma proteção confiável contra fortes rajadas de vento. E também existem variedades que crescem bem, que são mais adequadas para modelagem de topiária e bonsai.

No jardim, o azevinho pode ser complementado com segurança com hortênsias ou euonymus. Essas plantas somam composições harmoniosas. Além disso, eles podem escolher várias coníferas como vizinhas. Entre as mais expressivas e atraentes estão as variedades híbridas com folhas variegadas. Árvores e arbustos solitários ficam ótimos em combinação com grama regular, pois permanecem muito brilhantes durante todo o ano.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário