Fazendo um ozonizador com suas próprias mãos

Contente
  1. O diagrama estrutural mais simples
  2. O princípio de operação do dispositivo
  3. Módulos prontos
  4. Conversor caseiro
  5. Montagem do emissor
  6. Limite de tempo
  7. Montagem da estrutura principal
  8. Engenharia segura

Os ozonizadores são usados ​​para produzir ozônio a partir do oxigênio livre do ar. Nem sempre os ozonizadores industriais apresentam a eficiência declarada, além disso, são combinados com os ionizadores, assumindo as funções de um purificador de ar da poeira. O dispositivo deve, em primeiro lugar, desempenhar totalmente a função principal que lhe foi atribuída. Fazer um dispositivo com suas próprias mãos pode reduzir significativamente seus custos.

O diagrama estrutural mais simples

No caso mais simples, o ozonizador é um gerador de alta tensão, cujas grades de saída são acionadas por um ventilador separado. Um fusível deve ser incluído no circuito para proteger a rede e o fio contra danos devido a um curto-circuito. O aparelho consome muito menos energia, por exemplo, fogões elétricos, o que significa que um fusível de 0,5 ou 1 ampere sairá completamente.

Grade (ou contorno) - linha de tira em um dielétrico de cerâmica, brilhando fracamente com uma pequena descarga de corona, ionizando e ozonizando o ar. A ventoinha permite que este circuito (e a placa do gerador) esfrie - corretamente, sem interromper a tecnologia.

O dispositivo montado é capaz de operar por um longo período de tempo.

O princípio de operação do dispositivo

Para a produção de ozônio, não é necessária a tensão mais alta - apenas alguns quilovolts. Não é um problema obter dezenas de quilovolts ou mesmo 100 kV, mas a ozonização será acompanhada por uma forte descarga corona., o que é inaceitável em um ambiente doméstico - pode causar incêndio no dispositivo e incêndio.

Módulos prontos

A placa mais simples custa cerca de $ 5. O próprio emissor pode ser conectado a fios de alta tensão com isolamento elétrico de alta resistência. O rendimento ideal do dispositivo é de até 200 mg de ozônio puro por hora. Várias placas de alta tensão são projetadas para alimentação de 5 ou 12 V (sem fonte de alimentação), o que permite a ozonização do ar em um carro ou barraca fechada a partir de uma bateria externa PowerBank.

O próprio conversor de pulso, ao converter baixa tensão em quilovolts, consome 8 watts de potência.

Conversor caseiro

A tensão da rede elétrica CA pode ser convertida em alta tensão usando uma bobina de ignição de automóvel como um transformador elevador. Um conversor com um retificador de rede é colocado na frente dele, o que converte a frequência da corrente de 50-60 Hz, digamos, para 25 kHz - como em um carregador de celular. Se não fosse pelo gerador de alta frequência (supersônica), as dimensões do dispositivo teriam se tornado impressionantes e pesadas, como a fonte de alimentação embutida de um gravador soviético.

Montagem do emissor

Se não foi possível obter um isolador de cerâmica, ele será substituído por vidro de janela comum. Você também pode usar o textolite, do qual as trilhas da velha placa de circuito impresso foram removidas com a ajuda de um poderoso ferro de solda. Você precisa fazer as seguintes operações.

  • Corte duas placas de fibra de vidro com espessura de pelo menos 3 mm e dimensões de 10x10 cm.
  • Coloque e fixe uma placa de alumínio de 8x8 cm em uma dessas peças e faça o mesmo com as outras peças de alumínio e fibra de vidro.
  • Em seguida, coloque um pedaço de vidro do mesmo tamanho neste prato. Espessura do vidro - pelo menos 2 mm.
  • Fixe todo o "sanduíche" com grampos externos, colocando-os o mais longe possível das partes energizadas.E também adapte-o para caber dentro da caixa, instalando pinos de rosca ou tensionadores de plástico.

Uma folga maior (mais de 2,5 mm) resultará em nenhuma descarga. Um estreito levará ao fato de que o vidro, ao contrário, logo estará queimado, e este já é um dielétrico perfurado, o que não é recomendado para uso.

Limite de tempo

Um cronômetro é definido em ozonizadores industriais. Por exemplo, você inicia uma sessão de duas horas e sai da sala, levando seus animais de estimação (se houver) com você. Se o dispositivo caseiro não tiver um circuito temporizador, use uma tomada com temporizador ou função de relé de tempo.

Montagem da estrutura principal

Recolhendo o ozonizador com as próprias mãos, os componentes são colocados, por exemplo, em um recipiente de plástico de um litro de mel. Para fornecer ar e liberar ozônio, 10-20 furos com um diâmetro de vários milímetros são perfurados (ou derretidos usando um tubo de metal) nas paredes laterais do recipiente.

A placa do gerador (pronta ou pré-fabricada) e o bloco de terminais são colocados no fundo da lata. Os fios da rede elétrica (ou de baixa tensão) com uma seção transversal de pelo menos 2x0,75 mm (fio da rede elétrica SHVVP) são conectados ao bloco de terminais. Uma inserção de bloco para fusíveis é instalada entre o bloco de terminais e o gerador. É inaceitável soldar o fusível de forma suspensa - os fios podem se deslocar e o fusível pode ser desconectado da rede em um momento perigoso. A inserção facilita a troca desse fusível. Além disso, um mini-switch pode ser montado separadamente na parede lateral ou na tampa de rosca do contêiner.

Se o ozonizador estiver indo para uma tensão de 5 ou 12 volts, um simples ventilador de computador sairá da fonte de alimentação da "unidade de sistema". Ele é preso à tampa do recipiente - orifícios adicionais podem ser perfurados para ele, através dos quais o ar da sala será sugado. Ele sairá (com ozônio) pelos orifícios restantes feitos nas laterais e no fundo. O ventilador também pode ser alimentado por um carregador de smartphone antigo.

Coloque a bobina elevadora ou o transformador o mais longe possível do cabo de alimentação e da placa do gerador. O circuito de ozonização deve ser colocado no centro da estrutura. Para isso, ele é suspenso em seus próprios fios (pré-fabricados) ou por encaixes de rosca (automontados). O isolamento do fio deve ter a resistência elétrica necessária para evitar quebra repentina e descarga "para o lado". Portanto, um dielétrico de silicone se provou bem.

Engenharia segura

Sair da sala quando a concentração é excedida até 0,2 mg / m3 é vital: em pequenas quantidades o ozônio é útil, quando a concentração máxima permitida é excedida, ele começa a causar danos e, com um novo aumento na concentração, torna-se fatal. Doses letais de ozônio são usadas para remover baratas, percevejos, formigas, ratos e camundongos das instalações, desinfecção sem contato de superfícies de móveis e outros objetos em uma sala ou casa.

Em uma concentração significativa, o ar na sala adquire uma tonalidade roxo-azulada. - você não pode entrar em uma sala para desligar o dispositivo sem uma máscara de gás ou ventilação prolongada. Se você deixar o aparelho ligado e deixá-lo por alguns dias, sua casa será desinfetada sem o uso de nenhum produto químico. A casa ou apartamento ficará tão limpo quanto uma sala de cirurgia. Em nenhuma circunstância execute essas execuções - na sua ausência, tudo pode acontecer ao dispositivo. Além disso, se você não equipou o dispositivo, por exemplo, com um soquete IP controlado com um módulo 4G embutido, você não poderá desligá-lo sozinho até que ocorra um curto-circuito.

Se a saturação do ar com ozônio exceder o valor de MPC por várias vezes ou mais, o corpo morrerá de hiperoxigenação. Felizmente, tendo sentido o cheiro de ozônio já na concentração de 10-20 μg / m3, a pessoa sai apressada da sala. A uma altitude de 15-35 km da superfície da Terra, o ar é absolutamente estéril - a concentração de ozônio lá excede o MPC por um fator de milhares ou mais. Essa concentração pode ser criada usando ozonizadores industriais projetados para oficinas de produção de centenas e milhares de metros quadrados, onde a tecnologia de produção requer desinfecção completa.

Por exemplo, ao pasteurizar qualquer alimento semiacabado, limpar águas residuais de micróbios por aeração com ozônio e assim por diante.

Para aprender a fazer um poderoso ozonizador de ar com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário