Ozonizador e ionizador: em que são diferentes e o que escolher?
Muitos de nós raramente pensam sobre o ar puro em nosso apartamento. No entanto, este aspecto importante da vida diária tem um impacto significativo em nossa saúde e bem-estar. Para melhorar a qualidade do ar, um ozonizador e um ionizador foram inventados. Como eles diferem, o que é melhor escolher para uso doméstico?
História de origem
Se você mergulhar na história da criação de dispositivos, as primeiras informações sobre o uso de dispositivos apareceram em 1857. O primeiro protótipo foi criado por Werner von Siemens. Mas demorou cerca de 30 anos para obter a patente. Nikola Tesla recebeu a patente para a criação de um ozonizador e, em 1900, o aparelho começou a ser produzido para instituições médicas.
Dispositivos foram usados na maioria dos casos para desinfecção de água e óleos essenciais. A Tesla em 1910 criou uma gama bastante extensa de modelos, o que tornou possível o uso amplo desse dispositivo para fins médicos. A proposta de saturar o ar com íons surgiu em 1931 do cientista soviético Chizhevsky. Ele falou pela primeira vez sobre os efeitos benéficos dos íons no ar.
O primeiro dispositivo parecia um lustre, pendurado no teto e foi denominado "lustre de Chizhevsky".
O princípio do dispositivo era simples. O dispositivo continha eletrodos ionizantes, entre os quais surgiu uma voltagem. Quando expostos a uma descarga elétrica, os elétrons colidem e substituem os eletrodos "extras", enquanto íons com carga negativa ou positiva são formados. Isso possibilitou saturar o ar com íons, ou seja, ionizá-lo. Atualmente, todos os ionizadores criam íons negativos, pois seus benefícios são maiores do que os positivos.
Como funcionam os dispositivos
Um dispositivo como um ozonizador era instalado anteriormente apenas em hospitais ou sanatórios. Em algumas empresas, essa unidade às vezes também era instalada para fins sanitários. Seu princípio de funcionamento é baseado na criação de moléculas de ozônio pela ação de uma descarga elétrica em uma agulha. Os dispositivos, via de regra, são dotados de reguladores de potência, com a ajuda dos quais é possível controlar a dosagem do suprimento de ozônio. Existem dois tipos de operação do ozonizador, um deles é baseado em uma descarga elétrica de barreira e o outro em uma descarga elétrica silenciosa.
A operação do ionizador é similar em sua essência ao princípio de operação do ozonizador. Somente quando a corrente é fornecida é que o ar é aspirado pelo ventilador, e quando o ar passa por este campo, são obtidos íons com carga negativa, portanto, na saída do aparelho, ficamos com o ar saturado de íons.
Uma diferença significativa nos princípios de operação é que no ionizador a corrente é aplicada à placa de tungstênio.
Vantagens e desvantagens do ionizador
O aparelho possibilita a limpeza do ar, porém, a diferença do ozonizador é que ele não é capaz de destruir micróbios.
Prós:
- controle simples;
- remove a poeira do ar;
- reduz a quantidade de alérgenos no ar;
- promove um bom sono;
- combate odores desagradáveis;
- ajuda a melhorar a saúde;
- satura as moléculas de oxigênio com íons;
- compactar.
O uso do dispositivo tem um efeito positivo no bem-estar geral de uma pessoa e retarda o processo de envelhecimento do corpo. No entanto, entre as muitas vantagens, o dispositivo tem uma série de desvantagens:
- um campo eletromagnético aparece ao redor do dispositivo;
- os filtros dos modelos são difíceis de limpar.
Prós e contras do ozonizador
O objetivo principal deste dispositivo pode ser considerado a desinfecção do ar. Portanto, o dispositivo tem uma série de vantagens:
- remove pequenos insetos;
- limpa o ar de odores estranhos;
- purificação do ar de poeira e alérgenos;
- remoção de vírus no ar;
- o ozônio é uma substância ambientalmente correta;
- destrói fungos e mofo;
- tem um efeito positivo no grau de metabolismo renal;
- aumenta o volume corrente.
No entanto, ao comprar este dispositivo em casa, você também deve se lembrar do lado negativo:
- você precisa de monitoramento constante da quantidade de ozônio no ar;
- com o aumento do nível de ozônio, o estado de saúde piora.
A concentração segura de ozônio no ar para humanos é de aproximadamente 0,0001 mg / l. Por ser um gás instável, sua concentração depende diretamente do tempo de processamento da sala.
Regras de operação do dispositivo
O ozonizador deve ser usado em ambientes secos, em condições normais de temperatura. Deve-se ter cuidado para garantir que nenhuma umidade entre no dispositivo e evitar estar na sala enquanto o dispositivo estiver em operação. Se essa condição não puder ser atendida, uma bandagem úmida deve ser colocada no nariz e na boca. O tempo médio de processamento é de cerca de 10 minutos, nas instalações após a renovação 30 minutos. É necessário entrar na sala após o processamento, o mais tardar meia hora depois. O ozônio se decompõe em cerca de 10 minutos e se transforma em oxigênio, enquanto gera calor.
Ao usar o ionizador, o dispositivo deve ser instalado a uma distância de pelo menos 1 metro da pessoa. Antes de usar o dispositivo, umedeça levemente a sala e feche todas as janelas. Não é recomendado ficar em ambientes fechados durante os primeiros 15 minutos de operação do dispositivo.
Os filtros devem ser limpos regularmente, pois após a operação do ionizador, partículas de poeira se acumulam em todas as superfícies.
Qual é o melhor?
Para escolher um dispositivo para você, você precisa determinar o propósito que você está perseguindo ao comprar um dispositivo, uma vez que a finalidade desses dispositivos difere em sua funcionalidade. Se pretende apenas melhorar a sua saúde e criar um clima interior agradável, basta limitar-se à compra de um ionizador. Mas se você está planejando limpar sua casa de vírus e micróbios, você deve escolher um ozonizador.
No momento, o mercado está em constante mudança e estão à venda dispositivos universais que combinam as funções dos dois dispositivos. Vale lembrar também dos cuidados com a segurança na compra de aparelhos, pois o uso incorreto do ozonizador pode ser fatal, enquanto o uso do ionizador é praticamente seguro.
A diferença entre os aparelhos é que também é possível usar o ionizador quando uma pessoa está na sala, o que é impossível com o ozonizador.
Depois de processar o ar com íons, cria-se a sensação de estar à beira-mar ou em uma área montanhosa. Portanto, esse ar alivia perfeitamente o cansaço e o estresse, tonifica o sistema nervoso. O ionizador deve ser usado em escritórios onde há um grande acúmulo de poeira e o acesso a ar fresco limpo é limitado. Alguns modelos podem ser usados em automóveis e funcionam a partir de uma conexão a um isqueiro.
Fabricantes
Um ponto importante ao comprar esses dispositivos para uso é a escolha de um fabricante confiável e de qualidade. Isso garante que qualquer um dos modelos do dispositivo funcionará corretamente e não prejudicará a sua saúde. A Ozonbox é considerada um dos principais fabricantes de ozonizadores. Todos os produtos da empresa são exaustivamente testados e possuem certificados de conformidade. O custo do aparelho é bastante elevado e não passa dos 80 euros. Isso se deve ao fato de que este produto reúne todas as características necessárias e vai servir por muitos anos.
Uma visão geral do ionizador-ozonizador espera por você.
O comentário foi enviado com sucesso.