Ozonizadores de água: para que servem e como usá-los?
Uma atitude irracional e negligente em relação aos recursos naturais tem levado a uma diminuição na sua segurança ambiental. Praticamente não há mais lugares no planeta onde se possa respirar ar puro ou beber água de nascente saborosa e saudável. Mesmo a ascensão da água das profundezas da terra não dá total confiança em sua segurança.
Esses problemas forçaram cientistas de todo o mundo a trabalhar para melhorar a segurança dos recursos hídricos usados., cuja qualidade tem impacto direto na saúde humana. No processo de trabalho longo e meticuloso, os especialistas criaram um dispositivo exclusivo - um ozonizador de água, que ajuda a tornar a água o mais segura possível para o consumo.
O que é e para que serve?
A ozonização é um método moderno de purificação e desinfecção de recursos hídricos. O principal ingrediente ativo dessa tecnologia é o ozônio, que atua como um agente oxidante eficaz, bem como uma modificação alotrópica do oxigênio. Uma característica distintiva da substância é uma tonalidade azul e uma ausência completa de odor. Em pequenas quantidades, este elemento é absolutamente seguro, mas se uma grande quantidade de ozônio entrar no corpo, podem ocorrer queimaduras. Foram as propriedades e ações dessa substância que formaram a base de um dispositivo como um ozonizador para limpar a água de poços.
O ozônio, reagindo com a água, tem um efeito prejudicial sobre todos os vírus, micróbios e microorganismos patogênicos, e todos os compostos químicos perigosos simplesmente precipitam e são subsequentemente removidos usando unidades de filtração mecânica. Este método se assemelha ao processo de esterilização. Após o contato com a água, o próprio ozônio passa para o estado de oxigênio, mantendo suas características originais - cor e total ausência de odor.
Estudos de laboratório demonstraram que a ozonização da água a purifica de Mn, Fe, Cl, F, sulfeto de hidrogênio, compostos nitrogenados, bem como de substâncias ativas de superfície e compostos carbonáceos. A água tratada com ozônio não tem apenas um efeito positivo no estado geral do corpo, mas também auxilia no tratamento das seguintes doenças:
- inflamação crônica do trato respiratório superior;
- erupções cutâneas alérgicas;
- diabetes;
- anemia e baixos níveis de hemoglobina;
- doenças do sistema digestivo;
- inflamação do pâncreas e da vesícula biliar;
- distúrbios autoimunes;
- síndrome de fadiga constante, sonolência e depressão;
- aumento da acidez do estômago;
- inflamação da pele e membranas mucosas;
- doenças do sistema músculo-esquelético.
Estudos laboratoriais de longo prazo revelaram uma melhora significativa no metabolismo em pessoas que usam constantemente água ozonizada. Ao mesmo tempo, as células do corpo são enriquecidas com oxigênio e os órgãos são eliminados de várias substâncias tóxicas e toxinas.
A utilização desta água purificada não revelou contra-indicações ao seu uso, pelo que pode ser consumida em quantidades ilimitadas não só para adultos, mas também para crianças.
Na vida cotidiana, a água ozonizada encontrou uma ampla gama de aplicações:
- lavagem e desinfecção de vegetais e frutas;
- processamento de carne, peixe e ovos;
- limpeza e desinfecção do refrigerador;
- procedimentos de higiene;
- cozinhar alimentos;
- animais de estimação de banho;
- processamento de todas as superfícies de trabalho da cozinha;
- lavar o chão;
- desinfecção de brinquedos infantis.
Os ozonizadores de água são populares não apenas para a purificação da água potável, mas também para a desinfecção da água industrial para piscinas. As principais vantagens do uso de água ozonizada para a piscina são a ausência de um cheiro desagradável de cloro, ausência de erupções cutâneas alérgicas, ausência completa de microrganismos patogênicos. Os lados negativos da filtragem da água da piscina são a necessidade de adquirir equipamentos potentes, uma faixa de preço elevada, a necessidade de cumprimento estrito das precauções de segurança.
Muitos países europeus usam ozonizadores industriais para a desinfecção de esgoto e águas residuais.
Princípio da Operação
A fim de entender o princípio de operação das usinas de ozonização, é necessário estudar cuidadosamente o design deste dispositivo, que consiste nos seguintes elementos:
- gerador de ozônio - um dispositivo que produz ozônio a partir de ar não preparado;
- ejetor - dispositivo que enriquece a água com ozônio;
- bomba - mecanismo envolvido no abastecimento de água;
- filtros - limpeza de plantas;
- destruidor - um dispositivo que converte ozônio em oxigênio;
- sistema de controle automático - um sistema de controle geral sobre o funcionamento da instalação;
- pipeline - tubos e válvulas.
Esta unidade não inclui filtros, membranas e cartuchos substituíveis. Alguns fabricantes adicionam umidificadores de ar a seus dispositivos.
O dispositivo funciona de acordo com o seguinte esquema:
- Fornecimento de ozônio por meio de gerador a partir do ar ambiente;
- fornecimento de ozônio por gravidade para água purificada;
- desinfecção de líquidos por oxidação de impurezas orgânicas e inorgânicas;
- passagem de água por unidades de filtração com carvão ativado, onde ocorre a oxidação catalítica adicional dos produtos da ozonólise, a conversão do ozônio em oxigênio e a retenção dos produtos da oxidação sedimentar.
Esta unidade possui características na utilização de carvão ativado, que não atua como sorvente, mas sim como catalisador com vida útil ilimitada. O gerador requer dois componentes - ar atmosférico despreparado e energia elétrica.
O princípio de operação do dispositivo é estabelecer o tempo necessário para a operação e inicialização do sistema pressionando o botão de início. Depois disso, a inicialização do sistema fornece corrente ao gerador da fonte de alimentação e o ozônio começa a se formar. Ventiladores jogam gases de exaustão na sala e o gerador processa a próxima porção de ar. O dispositivo desligará automaticamente após o tempo de operação definido ter decorrido.
Benefício e dano
Como qualquer unidade de filtração, um ozonizador de água tem vários lados positivos e negativos.
Vantagens:
- desinfecção e esterilização máximas da água;
- velocidade de limpeza rápida;
- remoção de um cheiro específico e sabor desagradável;
- nenhum impacto negativo na composição e estrutura do líquido;
- enriquecimento de oxigênio da água;
- fácil de usar.
Desvantagens:
- incapacidade de remover compostos fenólicos;
- efeito positivo de curto prazo e impossibilidade de armazenamento de longo prazo;
- impossibilidade de consumo imediatamente após a filtração;
- instalação do sistema apenas em ambientes bem ventilados;
- alta faixa de preço;
- a necessidade de realizar várias etapas de purificação de águas muito poluídas;
- aderência estrita às regras de operação e segurança.
Visão geral da espécie
Tecnologias inovadoras e equipamentos modernos permitiram aos fabricantes produzir vários tipos de dispositivos para ozonização do ar:
- industriais - instalações destinadas à desinfecção de fluidos de esgoto e água de piscinas;
- médico - equipamento usado para desinfetar e aumentar o efeito de medicamentos;
- doméstico - aparelhos para uso doméstico que ajudam a purificar a água corrente em casa.
Modelos populares
Nas prateleiras das lojas especializadas, você pode ver uma grande variedade de ozonizadores de água. Marcas populares incluem ClearWater, Rottinger, BWT e ProZone.
Entre os dispositivos mais populares que purificam a água usando ozônio, os seguintes modelos podem ser diferenciados.
- "Tempestade" - um dispositivo multifuncional com o qual você pode ozonizar não só a água, mas também o ar. O fabricante anexou um manual de instruções detalhado para seu produto ao dispositivo. Vantagens - sistema de controle simples, confiabilidade, durabilidade.
- Altai - um modelo popular que pode desinfetar água, ar e têxteis para o lar. O aparelho é indispensável se houver animais de estimação e um aquário em casa.
- "Tyanshi" - um desenvolvimento único dos cientistas japoneses, que minimiza a probabilidade de câncer.
Como fazer ozonização da água?
Para ozonizar a água potável em casa, você precisa comprar um dispositivo especial - um ozonizador. Este dispositivo possui um custo altíssimo, e seu funcionamento deve estar sob constante controle e estrito cumprimento das medidas de segurança.
O período de operação da unidade em uma área bem ventilada não deve exceder 30 minutos. Para obter água de boa qualidade, é necessário trocar regularmente os cartuchos de carbono. Demora cerca de 25 minutos para obter 10 litros de água limpa e filtrada em casa. A coleta de líquido deve ser realizada em recipientes de vidro, mas é melhor recusar de plástico e metal.
Todo o processo de filtração é totalmente automático e não requer nenhuma intervenção externa. O mais importante durante a operação do ozonizador é evitar a entrada de água no interior do dispositivo. Esse problema pode ocorrer se você estiver tentando filtrar uma grande quantidade de líquido de uma vez.
Durante a operação do ozonizador, é necessário seguir as instruções e prestar atenção especial às precauções de segurança. A violação das regras de uso do dispositivo pode provocar intoxicação por gás. Para evitar esta situação, os ozonizadores devem ser instalados apenas em salas com sistema de ventilação forçada funcional. Na hora da purificação da água, crianças e pacientes com doenças crônicas do trato respiratório superior são estritamente proibidos nas proximidades da instalação.
Os primeiros sinais de envenenamento:
- respiração difícil;
- o aparecimento de dor no peito;
- o aparecimento de dores nos olhos e tosse;
- sensação de falta de ar;
- Forte dor de cabeça.
Ignorar esses sintomas pode levar à morte. Ao primeiro sinal de envenenamento, é necessário retirar a pessoa da sala e chamar uma ambulância.
A situação ambiental desfavorável no mundo tem provocado o aparecimento de um grande número de doenças nas pessoas. Cientistas de todo o mundo provaram que a maioria das patologias é causada pela ingestão de alimentos com alto teor de impurezas nocivas e bactérias perigosas.
Nos últimos anos, aparelhos inusitados têm aparecido nas prateleiras das lojas com eletrodomésticos - ozonizadores de água. Estes dispositivos permitem filtrar ao máximo a água utilizada e remover todos os microelementos perigosos. Antes de ir às compras, você precisa estudar cuidadosamente as propriedades e parâmetros do dispositivo selecionado, bem como as avaliações dos clientes sobre ele.
Para uma visão geral do ozonizador Tianshi, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.