Ozonizadores de ar: o que são e como usá-los?
Há vários anos, médicos renomados de diferentes países têm discutido os benefícios e malefícios do ozonizador. A palavra "ozonizador" na maioria dos casos está associada ao frescor após a chuva. No entanto, nem todo mundo sabe que, mesmo com o frescor mais forte, o conteúdo de gás no ar é mínimo. Uma alta concentração de ozônio na atmosfera causaria danos significativos à saúde humana. Com base no exposto, pode-se entender que o ozonizador só pode ser benéfico se o dispositivo for usado corretamente.
O que é isso?
Em meados do século 18, os cientistas começaram a estudar ativamente as propriedades do ozônio e, 100 anos depois, conseguiram obter esse gás artificialmente pela primeira vez. No início do século 20, cientistas franceses começaram a realizar os primeiros experimentos de purificação do ar com ozônio.
Um ozonizador é um dispositivo especial que produz ozônio. O gás é usado para eliminar odores desagradáveis e purificar o ar interno. Uma molécula de ozônio é uma molécula e um átomo de oxigênio.
Além disso, a composição química de uma substância pode mudar constantemente devido ao fato de o átomo ter a capacidade de se desprender da molécula de oxigênio e se ligar a outras moléculas.
Devido à mudança na composição química do gás, o ar é purificado com ozônio - ele remove a poluição, bactérias e outros micróbios. Se compararmos cloro e ozônio, este último é mais eficaz, por isso é cada vez mais usado para esterilização do ar. Entre outras coisas, os usuários observam que o ozonizador permite limpar o ambiente de mofo e bolor. Sabe-se desde o curso escolar de geografia que o ozônio é uma camada da atmosfera que protege a humanidade dos efeitos negativos dos raios ultravioleta do sol. Também existe o ozônio ao nível do solo, que é um poluente atmosférico. É formado pela interação da luz solar com substâncias nocivas que se formam a partir do trabalho das fábricas e, sob certas condições climáticas, o mesmo smog é liberado pelo transporte.
O ozônio é um dos agentes oxidantes mais fortes, portanto, destrói facilmente a borracha, muitos tipos de metais, polímeros, podem afetar adversamente o funcionamento da eletrônica. Se negligenciarmos a concentração máxima permitida de ozônio no ar, isso pode prejudicar a saúde - uma pessoa será envenenada. A concentração única de ozônio é de 0,16 mg por metro cúbico. É muito simples identificar uma overdose: fica difícil para a pessoa respirar, há uma forte falta de oxigênio, uma sensação de queimação no peito, uma tosse seca e lacrimejamento.
Princípio da Operação
Em termos gerais, o esquema de operação do ozonizador tem muitas semelhanças com o fenômeno de uma tempestade. O produto absorve moléculas de oxigênio e lhes dá uma poderosa descarga elétrica. Graças a ele, a estrutura do oxigênio muda e o ozônio se forma. Além disso, o produto descarrega o gás para o exterior. O ozônio começa a reagir com quaisquer microrganismos no ar, ligando-se às suas moléculas e, posteriormente, destruindo-as.
Considere os principais componentes do ozonizador:
- fonte de descargas elétricas;
- gerador de tensão;
- soprar / soprar ventoinha - define a direção do gás;
- sensor on-off.
Se os proprietários precisam não apenas purificar o ar da poluição, mas também aumentar o nível de umidade, então é recomendável comprar um ozonizador equipado com um umidificador.
Em tais produtos, existe um recipiente especial no qual a água é despejada. O vapor que eles geraram já está limpo. No mercado, você pode encontrar modelos mais caros equipados com ionizador.
Etapas do dispositivo.
- Para começar, os proprietários definiram um cronômetro de desligamento e pressionaram o botão Iniciar. Se você estiver usando um modelo doméstico, os especialistas não recomendam ajustar o cronômetro para mais de 25-30 minutos.
- Além disso, a tensão da rede elétrica entra no gerador de descarga, o ventilador é ativado e começa a sugar o ar do ambiente.
- O ozônio gerado pela reação química é soprado de volta para a sala usando um ventilador.
- Após um período de tempo especificado, o dispositivo é desligado.
Benefício e dano
Antes de começar a falar sobre as vantagens e desvantagens do ozonizador, você precisa estudar em detalhes as propriedades do ozônio. É chamado de oxigênio modificado, composto de moléculas triatômicas. O gás tem um odor pungente e, em alta concentração, começa a emitir uma tonalidade azulada. Depois de instalar um ozonizador na casa, os proprietários terão a certeza de que o ar estará limpo de todos os vírus e bactérias. Nos últimos anos, um método não convencional de prevenção de doenças, denominado terapia de ozônio, começou a ganhar cada vez mais popularidade. Este gás é um bom desinfetante, ajuda a melhorar o metabolismo do corpo humano e pode atuar como um agente antiinflamatório e analgésico.
A medicina oficial ainda não pode confirmar a eficácia do tratamento com ozônio. O uso de ozonizador é permitido, mas o paciente deve ser consultado sobre as possíveis consequências. Até o momento, a terapia com ozônio não é totalmente compreendida. Se o corpo estiver imune, mesmo uma concentração mínima de gás pode prejudicá-lo. Houve casos em que o ozônio criou queimaduras no sistema respiratório.
Vantagens
O ozônio pode ser usado não apenas para purificar o ar, mas também para descontaminá-lo. O dispositivo será especialmente útil se houver idosos e crianças em casa. Além disso, os proprietários poderão eliminar odores desagradáveis. Esta unidade será um excelente substituto para a quartzização ultravioleta. Se você não mora em um prédio de apartamentos, mas em um prédio suburbano, então provavelmente ele é constantemente ventilado e comprar um purificador será inútil. No entanto, os proprietários de apartamentos na cidade não podem se dar ao luxo de ventilar os quartos todos os dias devido à poluição do gás nas ruas. Nesse caso, o ozonizador vem em seu socorro.
O produto será útil se o cheiro de umidade aparecer constantemente no apartamento, além disso, ele pode neutralizar não só o cheiro de cigarro, mas também limpar o ar de elementos químicos nocivos. O ozonizador até ajudará a eliminar o cheiro da tinta. A purificação do ar deve obedecer estritamente a um determinado período de tempo.
Para uma boa limpeza, o aparelho não precisará de mais de 15 minutos de trabalho, só que neste caso será útil.
desvantagens
Mesmo durante a purificação do ar de curto prazo, formam-se óxidos, que são prejudiciais à saúde. As campanhas publicitárias afirmam que o ozonizador de ar pode até destruir produtos químicos dentro de frutas e vegetais. No entanto, trata-se apenas de uma jogada de marketing - devido à sua estrutura, este gás não conseguirá penetrar nos produtos de forma alguma. E isso é positivo e negativo ao mesmo tempo.
Visão geral da espécie
No mercado moderno, é possível encontrar uma variedade de modificações de ozonizadores, a potência depende do escopo de aplicação. Abaixo estão as principais variedades deste dispositivo.
Industrial
Como o nome indica, os purificadores industriais são projetados para ozonizar grandes áreas. Eles são usados ativamente para a desinfecção de esgoto e são usados na produção de óleos de motor. O dispositivo tem sido usado para limpar interiores de automóveis nos últimos anos.
Médico
Além da indústria, os produtos são usados ativamente em muitas instituições médicas, mas não para o tratamento de pacientes, mas para esterilização de instalações. O produto é usado ativamente para manter a imunidade ao perder peso. Todo médico pode dizer com segurança que tais ações certamente prejudicarão a saúde humana, mas ainda não há evidências científicas dos reais benefícios de tal tratamento.
Apesar disso, muitos pacientes, após exposição frequente à sala ozonizada, notam uma melhora acentuada em sua saúde.
Automotivo
Esses dispositivos diferem de outros por terem um umidificador embutido. Os modelos desatualizados são conectados à rede elétrica do carro, enquanto os modernos são alimentados por um acendedor de cigarros. Esse filtro de ar será especialmente útil se você for o proprietário de um carro soviético, porque nesses carros os gases de escape da rua entram no salão.
Doméstico
Esses ozonizadores podem ser incluídos em outros produtos ou como dispositivos independentes. As opções domiciliares, por sua vez, também se dividem em duas subespécies.
- Sala. Estes são os purificadores de ar domésticos mais populares.
- Para a geladeira. Essas unidades são projetadas para remover odores estranhos e desinfetar o ar.
Se compararmos os limpadores industriais e domésticos, os últimos estão muito atrás no consumo de energia, mas gastam menos eletricidade.
Fabricantes
Dream Ozonator DO-01
Um modelo bastante popular da empresa Dream. O produto pode limpar não apenas o ar, mas também líquidos e outros itens domésticos. O corpo é feito em branco oval. O fabricante forneceu um indicador LED, controle mecânico intuitivo e um temporizador.
O produto produz 400 mg de gás por hora e é capaz de limpar salas de até 55 m². m. O custo do dispositivo oscila em torno de 4.500 rublos.
Milldom M700 Premium
Outro dispositivo popular no mercado de ozonizador. O produto é feito na Rússia e é equipado com uma caixa quadrada branca. Ao contrário do descrito acima, este modelo é controlado por um sensor sensível. O dispositivo não apenas emite ozônio, mas também tem uma função de ionização.
O ozonizador produz 700 mg de gás por hora e é capaz de limpar salas de até 130 m². m. O custo oscila em torno de 8.000 rublos.
Ozonbox AW700
O fabricante abandonou todos os botões mecânicos, o dispositivo é controlado eletronicamente. Existe um cronômetro com recursos adicionais, o tempo máximo de operação é de uma hora. Os compradores deixam um grande número de críticas positivas sobre este ozonizador, com foco em sua longa vida útil. O ozonizador está equipado com um sistema de proteção contra alta temperatura.
O produto produz 700 mg de gás por hora e é capaz de limpar uma sala de até 130 m². m. O custo começa a partir de 8.500 rublos.
Instruções de uso
É estritamente proibido negligenciar as regras de uso do dispositivo, caso contrário, a negligência pode resultar em morte. Se você adquiriu um ozonizador para purificação do ar, é aconselhável instalá-lo na parede e não reorganizá-lo. Se houver crianças em casa, você precisará usar o aparelho com ainda mais cuidado - as crianças não devem alcançar o dispositivo.
Durante a operação do produto, todos os moradores da residência devem sair da sala para não inalarem o gás eles próprios. A duração da operação depende dos objetivos definidos:
- se você só precisa limpar o ar, 10 minutos serão suficientes;
- se houver odores ou ácaros desagradáveis no apartamento, ligue o aparelho por 15 minutos;
- em 30 minutos de operação, o ozonizador desinfetará completamente o ambiente.
Antes de ligar a unidade, estude cuidadosamente as instruções que vêm com o kit. Alguns modelos são equipados com bicos especiais para ozonização de líquidos. Os especialistas recomendam comprar imediatamente um design 3 em 1. Dessa forma, você pode limpar a água, o ar e os utensílios domésticos, e comprar um produto custará muito menos do que três separadamente.
Observe que a água tratada com ozônio não deve ser bebida por uma hora. Deve assentar para que o sedimento assente no fundo e só então a água se tornará utilizável.
No próximo vídeo, você encontrará uma retirada da caixa e uma análise do ozonizador doméstico GL-3189 para água e ar.
O comentário foi enviado com sucesso.