Tudo sobre a área cega
A área cega ao redor da casa é a "fita" muito larga que uma pessoa ignorante considera um caminho. Na verdade, isso é verdade, mas é apenas o topo do "iceberg". O objetivo principal da área cega é proteger contra a penetração da umidade atmosférica e do solo.
O que é isso?
A zona cega apresenta uma estrutura complexa e diferentes tipos de coberturas para a parte superior. Existem vários documentos normativos com diferentes padrões. Isso se aplica às regras ou SNiP (Building Norms and Rules), que indicam a tecnologia para a correta execução da área cega. Enumera todas as informações esclarecedoras, onde a finalidade da estrutura é definida com precisão, bem como os requisitos construtivos para o ângulo de inclinação, largura da vala, interação com outros detalhes estruturais do sistema de drenagem.
De acordo com as normas estabelecidas, o edifício deve ser circundado por uma proteção impermeabilizante obrigatória, cujo papel é desempenhado pela área cega.
A estrutura está incluída no sistema de funções de proteção da água previstas da estagnação local da umidade atmosférica e do solo na base da casa, porque qualquer construção viola a integridade do solo.
O objetivo da estrutura é proteger o solo, não a fundação. A própria base é recoberta com uma camada de impermeabilização, e a finalidade da área cega é evitar que as águas subterrâneas, que podem subir bastante no período chuvoso e na primavera, destruam o solo adjacente à casa. A terra precisa de proteção contra o excesso de água, uma vez que a umidade afeta negativamente os solos argilosos e argilosos, os liquefaz, priva-os de resistência e propriedades de suporte.
Isso é perigoso porque os edifícios podem simplesmente não ser capazes de suportar a carga inerente ao projeto. É para estes fins, para além de assumir algumas das funções de protecção da fundação e da erosão do solo, que se está a construir uma zona cega.
Removendo a maior parte das cargas da camada impermeabilizante, a estrutura garante a base de concreto da edificação em paralelo.
Bem, mais um indicador bastante significativo - a área cega é parte integrante do projeto de construção e do projeto paisagístico. Foi esta última qualidade que estimulou o surgimento de muitas soluções que fazem da parte superior da zona cega um elemento decorativo e funcional, permitindo a sua utilização como caminho em calçada.
Requisitos
Os requisitos especiais que prescrevem a relação entre as dimensões da área cega e a saliência do telhado não são especificados em nenhum GOST. As obrigações regulamentares para a largura da área cega em 0,2–0,3 cm em comparação com a remoção da cornija podem ser consideradas consultivas e, durante a construção da estrutura à volta da casa, não é necessário ser guiado por estes dados. Apenas 2 indicadores de largura mínima são considerados obrigatórios, levando em consideração o solo:
- em solos arenosos - de 0,7 m;
- em argiloso, eles partem de 1 metro.
Esses dados são indicados no documento JV para as autoridades de supervisão. Nos casos em que as casas de dois andares não possuem calhas, as saliências do telhado devem ter no mínimo 60 cm.
Se o edifício estiver localizado em solos arenosos, a diferença entre os parâmetros da área cega e da saliência do telhado pode ser igual a 0,1 cm e ao mesmo tempo não conflitar com os requisitos regulamentares.
Disto se segue que os parâmetros especificados de 20-30 cm são apenas a proporção média e mais conveniente da saliência da área cega-telhado para a maioria das opções.
Quanto aos solos de subsidência, então condições ligeiramente diferentes são impostas na largura da área cega:
- Tipo I - largura de 1,5 m;
- Tipo II - largura de 2 metros.
Apesar dessas recomendações, a área cega deve ultrapassar o tamanho da vala em 40 cm e o ângulo de inclinação varia de 1 a 10º. Quando a casa for instalada em solos fundidos, a inclinação mínima deve ser de 3º. A borda externa está pelo menos 5 cm acima do horizonte do solo.
Visualizações
Antes de proceder à construção de uma zona cega à volta de uma casa, balneário, numa casa de campo ou perto de edifícios de outro tipo, é necessário decidir qual a opção mais adequada para o local, especialmente se a obra vai ser efectuada em solos agitados, especialmente para uma estrutura temporária. Existem 3 tipos de área cega.
Duro
É uma fita monolítica feita de concreto ou concreto asfáltico. Para uma base de concreto, a fôrma, juntamente com a armadura obrigatória, será necessária. A utilização do concreto asfáltico dispensa a cofragem devido à resistência do material às deformações por flexão mecânica.
A execução da base, bem como o vazamento da superfície, realiza-se da mesma forma que para os trilhos, mas com declive obrigatório da base para o exterior. A proteção contra umidade é obtida através do uso de materiais especiais apropriados.
É necessário estar atento à solidez da superfície - fissuras no revestimento levarão à penetração de água pela área cega. Um pré-requisito é a instalação de uma fita amortecedora entre a área cega e o pedestal como compensador das cargas nas estruturas de concreto armado durante as mudanças de temperatura e proteção contra fissuras em caso de encolhimento e outros deslocamentos das paredes.
Semi rígido
A superfície da área cega é forrada com pedras de pavimentação, ladrilhos de clínquer ou tijolos. Utiliza-se o mesmo método de assentamento que nas calçadas, áreas recobertas com materiais semelhantes, sendo necessária a impermeabilização em camadas da área cega utilizando:
- concreto;
- geomembrana colocada sobre uma mistura seca de areia e cimento.
Este tipo de estrutura tem não só valor funcional, mas também decorativo, sendo uma espécie de acento construtivo.
Suave
Esta é a forma clássica de organizar a parte superior de uma camada densa de argila ou solo. Uma área cega desse tipo sempre foi usada em assentamentos rurais em torno de edifícios residenciais. Hoje em dia, essa opção econômica é às vezes usada durante a construção de pequenas casas de verão, e cascalho colorido e materiais semelhantes são usados como design decorativo para a camada superior.
Para aumentar a proteção à prova d'água, um filme à prova d'água é colocado entre a argila e a pedra triturada.
Ao mesmo tempo, é preciso lembrar que a área cega ainda não é apenas uma decoração. - grandes economias durante a instalação podem resultar em consequências negativas no futuro.
O tipo macio com o uso de uma membrana perfilada está se tornando cada vez mais popular hoje. Algoritmo de ações:
- a membrana é colocada no fundo de uma depressão de 25-30 cm, comprimida com uma inclinação a partir da base;
- coberto com uma camada de geotêxtil com a captura obrigatória de uma parte da parede da base da casa;
- em seguida, é organizada uma camada de drenagem triturada ou arenosa;
- de cima, a estrutura é coberta por solo fértil, arrumando um gramado ou canteiros de flores com plantas ornamentais.
O segundo nome dessa área cega é "oculto". Uma solução interessante, mas não é recomendável percorrê-la, para isso pode-se providenciar adicionalmente um caminho.
Materiais (editar)
A área cega de concreto é o método mais comum, pois é um material confiável e comprovado. Conhecendo a tecnologia de sua organização, todo o trabalho pode ser feito de forma independente. A área cega de asfalto é usada na construção de vários andares, o que é explicado por vários fatores:
- a complexidade da compactação - isso requer um esforço significativo;
- manter o asfalto em bom estado de funcionamento - requer uma temperatura elevada (cerca de 120º);
- o asfalto quente emite ativamente substâncias nocivas - de que adianta os proprietários de casas de campo poluírem o ar puro com "aromas" urbanos.
O revestimento superior da área cega é feito de uma variedade de materiais, graças aos quais se diferencia em diferentes tipos de rigidez.
- A opção de ladrilho cerâmico é chamada de tipo rígido, uma vez que os ladrilhos são colocados sobre uma base de concreto. Ladrilhos de clínquer são usados como revestimento. O revestimento da telha é caracterizado por uma maior resistência às influências atmosféricas e mecânicas. Tal superfície atende perfeitamente à tarefa em questão, mas seu preço é bastante alto.
- Um análogo de um revestimento cerâmico são as lajes de pavimentação de concreto (pedras de pavimentação). Um tipo de revestimento relativamente novo, mas apesar disso, o assentamento do material não é particularmente difícil.
- A área cega feita de pedra, cascalho, seixos não é popular, pois são difíceis de bater e é inconveniente andar sobre eles. Além disso, esse revestimento de pedra triturada deve ser constantemente monitorado - pode ser lavado, a grama cresce e deve ser removida. Stone é uma opção muito boa, mas é cara e difícil de instalar.
- Área oculta, onde a cobertura superior é o solo, é muito raramente usado, porém, feito com a observância de tecnologias vai servir por muito tempo e parece original, encaixando-se organicamente na paisagem circundante.
- Área cega de concreto asfáltico é usado com pouca frequência devido à complexidade de trabalhar com o material, mas é um revestimento confiável.
- Área cega de argila. Provavelmente o primeiro material com o qual a área cega foi feita. As casas construídas com essa área cega há muitas décadas ainda estão em funcionamento, o que mostra suas propriedades distintas. O revestimento de argila deve ser reforçado como revestimento com seixos e pedras grossas.
Além do mais, às vezes, a área cega é feita de deck, tijolo, migalhas de borracha com uma borda saliente como limitador. Na construção da área cega, é importante lembrar como criar uma fita amortecedora e reforçar a estrutura com reforço e malha de reforço. Na seção, os desenhos da área cega lembram um bolo de camadas.
Dimensões (editar)
A largura da área cega é determinada levando-se em consideração o solo sobre o qual a estrutura está sendo erguida, pois cada tipo possui seus próprios indicadores de afundamento. Por exemplo, o solo argiloso é classificado em dois tipos:
- Tipo I - não há afundamento com o próprio peso, ou os indicadores de afundamento não ultrapassam 0,50 cm, o que depende do fator de influência externa;
- O tipo II é propenso a afundar sob seu próprio peso.
Com base nestes indicadores, determina-se a escolha dos valores das camadas preliminares necessárias ao assentamento da camada superficial. Levando em consideração os padrões SNiP, o especialista determina a largura da área cega.
Muitos anos de prática comprovaram a eficácia dos valores:
- I tipo de solo - largura de 0,7 m;
- II tipo de solo - a largura começa em 1 mm.
Se o local estiver localizado em terreno estável, os parâmetros ideais para a largura da área cega são 0,8-1 metro. A largura pode ser considerada satisfatória se exceder a remoção da borda do telhado em 0,2 m para solo normal e 60 cm para solo de subsidência. Finalmente, uma decisão é feita sobre os parâmetros da área cega após uma decisão sobre o propósito da estrutura:
- proteção da fundação;
- proteção com operação pedonal periódica;
- proteção com uso constante - uma varanda, uma entrada para um carro.
Como já observado, o comprimento e a altura da área cega não são regulamentados pelo GOST. É mais correto calcular o comprimento ao longo de todo o perímetro, pois uma ruptura pode ter um efeito negativo na integridade da fundação.
Uma exceção pode ser feita apenas no local do alpendre. A altura ideal da área cega é considerada de 0,70 m a 0,1–0,15 m. Para uma faixa de pedestres, os requisitos são mais críticos em termos de disposição de almofada.A área automotiva precisa de resistência máxima - na escolha de um revestimento de laje, a preferência é dada ao material vibropressed, conforme SNiP III-10-75.
Melhoria do território adjacente - de acordo com o regulamento, a área cega deve ficar perto da fundação, o ângulo de inclinação deve estar entre 1-10º longe da casa. O cálculo é feito com base nos valores de 15-20 mm por 1 m. Visualmente, essa inclinação é quase imperceptível, mas desempenha a função de drenagem perfeitamente. É impraticável tornar a inclinação mais significativa, uma vez que uma grande inclinação confere velocidade e força destrutiva ao fluxo de água. Com o tempo, ele começará a erodir a borda externa da estrutura e o solo ao redor. Os desenhos devem indicar com precisão todos os dados e representar esquematicamente toda a estrutura da área cega para uma casa ou banheiro em uma seção.
Como fazer direito?
Instruções passo a passo de como fazer uma fita adesiva pela casa com as próprias mãos, tecnologia de construção e decoração.
- Cavando um fosso para a área cega. Uma camada de solo de 20-30 centímetros é removida até a largura da estrutura, uma fossa é cavada, o fundo é compactado enquanto forma um declive.
- A seção da parede é cuidadosamente compactada. A espessura da camada compactada não é inferior a 0,15 m.
A profundidade da vala escavada deveria ser suficiente para a entrada de todas as camadas subterrâneas, sendo possível cobrir a camada superior com um travesseiro. Se acontecer que a vala seja mais profunda do que a projetada, a diferença é minimizada por solo compactado ou argila, sendo a última opção mais preferível.
Almofada
A camada inferior de fração de 40-70 mm de pedra britada é mais adequada para solos de afundamento, o que serve como uma ênfase na cofragem e reforço. Depois de cavar o solo da bacia, a pedra britada é derramada, nivelada e compactada. Depois disso, uma fração mais fina é derramada com umedecimento simultâneo com água. A areia, que serve de almofada para a área cega, vem na segunda camada, é processada de acordo com o mesmo princípio - compactação e umedecimento com água. O desvio da camada de pedra britada é de 0,015 por 2 metros e da camada de areia é de 0,010 m por 3 metros.
Impermeabilização
A camada de areia é coberta com uma geomembrana ou polietileno de 200 µm de espessura. A impermeabilização é necessária para que o concreto mantenha o nível de umidade de que necessita. Nos regulamentos, esta camada é referida como "separadora".
Aquecimento
Trabalhar em solos instáveis requer isolamento com espuma de poliestireno extrudado. Ao usar 2 camadas, certifique-se de que as costuras superiores não coincidam com as inferiores.
Cofragem
A sua instalação é efectuada a partir de barras e madeira. Ao mesmo tempo, as tiras são colocadas para criar juntas de dilatação. Via de regra, as lâminas são fixadas em um determinado nível em relação à superfície com um determinado ângulo, o concreto é despejado, focalizando-as. Tamanhos de rack:
- largura - 20 mm;
- seção - mais de 25% da espessura da área cega.
Para calcular a distância entre as costuras, use a fórmula: o número 25 é multiplicado pela altura da base de concreto contra a parede. A junta de dilatação do embasamento é feita de material de cobertura, dobrando-se até obter uma espessura de 0,5 cm.
Reforço
A maneira mais simples e menos trabalhosa é fazer o arranjo com uma malha de reforço. As tiras são colocadas sobrepostas, capturando várias células, após o que são amarradas, dando-se um nó de arame e mantendo a distância da camada impermeabilizante de 0,3 cm. Esses indicadores são mantidos em todas as superfícies da estrutura - externa, final e assim por diante.
Concretagem
Para a fabricação de uma estrutura de concreto ao redor de um poço ou alojamento com uma bandeja de drenagem, um tipo de material de concreto M200 é usado. Após a concretagem, o concreto é coberto e umedecido por duas semanas, aumentando sua resistência e funções protetoras. A tecnologia de chapeamento de ferro melhorará qualitativamente o desempenho do monólito. Para esses fins, 2 métodos são usados:
- a passagem a seco é realizada após o vazamento;
- o método úmido é bastante trabalhoso, exigindo conhecimentos e habilidades especiais.
As ripas são removidas após 2 semanas, preenchendo as juntas com um selante de betume com enchimento mineral.
O acabamento da superfície da área cega é possível com diversos materiais, bem como a aplicação de uma nova camada sobre a superfície antiga. A área cega pode requerer reparo após várias temporadas, por exemplo, parte do ladrilho se soltou, a estanqueidade da estrutura adjacente ao pedestal foi quebrada e assim por diante. Não é difícil fazer isso sozinho, sem esquecer a drenagem com águas pluviais:
- as peças defeituosas devem ser removidas;
- preparar a superfície a ser reparada;
- faça a betonilha com uma mistura plástica e restaure a impermeabilização;
- colocar a malha de reforço e despejar concreto, passar a ferro e, posteriormente, esmerilhar.
A implantação da tecnologia obedecendo a sequência de etapas ajudará a fazer uma estrutura de alta qualidade ao redor da casa.
Possíveis erros
Visto que erros são possíveis em qualquer etapa da obra, principalmente se o dono da casa o fizer por conta própria, sem habilidades especiais, é preciso ter cuidado, verificar o diagrama e lembrar os principais “perigos”.
- O aterro mal compactado pode causar encolhimento excessivo, o que por sua vez levará a um vazamento na impermeabilização ou revestimento. O mesmo pode acontecer devido ao descuido quando os resíduos da construção vão para o aterro.
- Fissuração transversal. O aparecimento desse defeito ocorre quando o nível do fundo das trincheiras e o grau de declividade não são observados. A irregularidade de fundo é a distribuição irregular da camada de pedra britada, que afeta suas qualidades de suporte e o aparecimento de rachaduras na camada de concreto.
- Juntas de amortecimento e dilatação. Sua ausência provoca o aparecimento de tensões internas na camada de concreto próximo à parede e, conseqüentemente, defeitos no monólito de concreto. Na estação quente, surgem tensões internas na camada da parede, o que faz com que o material rache.
- A torneira de irrigação fornecida na base significa a presença de uma calha separada obrigatória na área cega.
além do maisos regulamentos não devem ser ignorados no que diz respeito à inclinação máxima da área cega de 10%. Se a casa tiver um sistema de drenagem de telhado organizado, então na área cega, as bandejas são montadas sob as calhas com uma inclinação de 15%.
O comentário foi enviado com sucesso.