Tipos de áreas cegas ao redor da casa e sua disposição
A zona cega à volta da casa não é apenas uma espécie de decoração que permite complementar visualmente o aspecto de um edifício residencial. E, em geral, é usado como um atributo adicional não só em edifícios residenciais, mas também em edifícios industriais e de escritórios.
O que é isso?
A área cega que circunda a casa está localizada nas imediações de sua fundação. Apesar de a própria fundação possuir uma camada impermeabilizante de boa qualidade, esta última só consegue proteger parcialmente a fundação dos constantes efeitos destrutivos da humidade. Mas a água depois da chuva ou da neve derretida continua a se acumular perto da fundação, inchando o solo na primeira geada, razão pela qual pressiona a base da estrutura e tenta violar sua integridade. A área cega tecnologicamente consiste em várias camadas de vários materiais de construção.
Ao desempenhar funções diferentes, essas camadas ajudam a atingir um único objetivo comum - tire a água da fundação, não deixe que ela se feche em pouco tempo, encharque todo o solo próximo... Em primeiro lugar, o solo inchado afetaria a impermeabilização - por exemplo, quando o material de cobertura é usado como ele, seria rapidamente rasgado em fragmentos. E através das rupturas, a água chegaria à fundação no primeiro degelo, e durante as geadas subsequentes, tendo-a impregnada, começaria a destruí-la.
A área cega não permite que a água penetre perto da casa em grandes quantidades - mesmo quando o solo perto da casa torna-se ligeiramente húmido, o seu efeito destrutivo será muito menos intenso.
Requisitos primários
De acordo com o GOST, as camadas tecnológicas da área cega não devem permitir que o solo ao redor da casa se molhe... A umidade, mesmo que tenha penetrado nas camadas superiores, deve ser completamente removida da camada inferior da área cega. Melhor ainda, use camadas impermeáveis e resistentes ao gelo. De acordo com SNiP, a área cega não deve ser rigidamente amarrada à fundação.... Alguns artesãos conectam sua estrutura com a estrutura da fundação, mas isso é feito apenas em casos excepcionais, já na própria fundação, e longe de sempre.
O cumprimento integral dos requisitos do SNiP não permite a sua construção no ano em que a casa foi construída... É necessário deixar a casa se acomodar - o encolhimento é típico de todos os tipos e variedades de edifícios e estruturas. Se a casa estiver rigidamente conectada na base à área cega, ele pode puxá-la para baixo, tentar empurrá-la para dentro.
Mas isso não acontece - a área cega simplesmente se rompe e se desloca, já que o peso da casa é pelo menos 20 vezes maior do que a massa da área cega. O resultado é uma estrutura distorcida que precisa ser reparada (para eliminar rachaduras e falhas), mas na maioria dos casos, a área cega irá simplesmente para "arrancar". A área cega é feita a não mais de 80 cm do perímetro externo da fundação em largura. Sua altura deve subir pelo menos 10 cm acima do solo restante (adjacente), e a superfície externa deve estar localizada sob uma ligeira inclinação, por exemplo, ser inclinada para fora (não para dentro) em pelo menos 2 graus.
A última condição proporcionará um escoamento muito eficaz, o rolar da água, não permitirá que estagnou na forma de poças próximas, o que acabaria por levar à formação de musgo, lentilha d'água e mofo na superfície da área cega e da fundação em si.
É impraticável fazer com que as dimensões da área cega para caminhos mais de 120 cm, então a área cega pode se transformar em uma calçada larga na frente da casa ou se tornar uma plataforma completa.
Visão geral do tipo
De acordo com a dureza do revestimento, os tipos de áreas cegas dividem-se em duras, semiduras e moles. Mas a área cega também tem variedades: puramente concreto, laje de concreto, cascalho, seixo (por exemplo, de pedra selvagem), pedra de tijolo (tijolo quebrado, todos os tipos de entulho) e alguns outros. O último dos listados é considerado como uma opção temporária, que posteriormente será substituída por uma execução mais completa. É melhor colocar a área cega imediatamente da forma mais capital possível - é imperativo o uso de concreto armado, que é o garante da durabilidade (não inferior a 35 anos). A área cega de seixo é mais uma opção temporária: a pedra pode ser facilmente removida e, em vez dela, a fôrma é colocada ao redor do perímetro externo, a gaiola de reforço é esticada e o espaço livre é derramado com concreto.
A área cega de uma casa sobre palafitas faz parte da fundação. Inicia-se algures no centro do território por baixo da própria casa, formando uma encosta com 1 grau de inclinação, evitando qualquer acumulação de humidade por baixo da edificação e o seu posterior congelamento. Mas a casa sobre palafitas também tem uma desvantagem - a neve varrida por baixo dela pelo vento da tempestade, grudando e congelando, destrói os alicerces da casa. Não importa do que são feitas as paredes da casa. Uma solução universal será uma fundação monolítica em faixa com uma laje vazada no perímetro, repetindo o espaço de convivência da casa (de acordo com o plano). Isso significa que, para uma casa de madeira com painéis, a área cega da capital é executada de acordo com o esquema geral.
Duro
A área cega rígida tradicionalmente inclui as seguintes camadas:
- camada de pedra triturada;
- camada de concreto armado;
- telhas sobre uma mesa de cimento (neste caso, nem sempre é instalada).
A pedra triturada, sendo completamente laminada, permanece comprimida. Sua dureza e densidade não são perturbadas por muitos anos. O concreto armado (concreto armado) é o primeiro revestimento impermeável à água. É extremamente difícil danificá-lo - sendo um monólito reforçado, na verdade, ele mantém a área cega em seu lugar tão rigidamente quanto o concreto simples (concreto de escória, concreto de areia) não faria.
Mesmo a presença de plastificantes que aumentam a resistência ao gelo (menos água penetra no interior, tendendo a congelar na primeira geada, enquanto rasga o material de concreto), não nega a capacidade do concreto de reagir à expansão de fissuras. A mesa de concreto arenoso, sobre a qual as telhas são colocadas, também é uma base sólida. Esta lista é completada por pedras de pavimentação ou quaisquer outras lajes de pavimentação.
Semi rígido
Não há camadas de reforço em uma área cega semirrígida. Nenhum concreto é usado. Em vez disso, o asfalto quente simples, usado na construção e reparos de estradas, é colocado na pedra britada. Em vez de asfalto, por exemplo, pode-se usar concreto com borracha fragmentada.
Se não foi possível obter um miolo, e tal revestimento, devido à sua resistência ao desgaste, seria muito caro como resultado, então podemos aconselhá-lo a colocar os ladrilhos diretamente na brita.
A desvantagem dessa solução é que o ladrilho precisará ser ajustado (se não encaixar o suficiente, pode começar a desmoronar).
Suave
A área cega suave é realizada da seguinte forma:
- argila limpa é derramada em uma trincheira previamente aprofundada;
- areia é colocada em cima;
- um ladrilho é colocado nele.
Pedra triturada nem sempre é necessária aqui. Não se esqueça de colocar uma camada de impermeabilizante sob a areia para que a camada de areia não se misture com a argila.... Em alguns casos, a pedra britada é derramada em vez de ladrilhos. Gradualmente, no decorrer da operação, ele é pisoteado até um estado em que sua compactação máxima possível é alcançada. A área cega suave refere-se a temporária - para revisão, pode ser parcialmente desmontada.
Mas a área cega, cuja camada superior é feita de pedra selvagem, não é mole.Mas em revestimentos macios, migalhas de borracha podem ser usadas em vez de ladrilhos.
Como fazer isso sozinho?
Passo a passo para fazer corretamente uma área cega durável significa aproveitar o esquema de sua colocação, o que garante essa durabilidade. A área cega capital pode ser colocada de acordo com o esquema clássico, a execução das instruções passo a passo para o qual é o seguinte.
- Libere a área ao redor da casa nos locais por onde a área cega vai passar, de objetos desnecessários, remova todos os detritos e ervas daninhas, se houver.
- Explore a fundação uma trincheira com uma profundidade de cerca de 30 cm.
- Você pode colocá-lo perto da parede impermeabilização (são usados materiais de rolo) e isolamento, por exemplo, uma camada adicional de material de cobertura e espuma (ou polietileno) com uma altura de cerca de 35-40 cm. Esta camada protegerá a base do congelamento e também servirá como uma junta de dilatação no caso de um ligeiro movimento de o solo durante os períodos de elevação. Coloque a impermeabilização por baixo da primeira camada de argila.
- Cubra com uma camada de argila de 10 cm e prenda. Para acelerar o processo, você pode derramar água para que as partículas de argila se combinem e ela afunde o máximo possível.
- Deite em argila pisoteada e nivelada geotêxtil.
- Preencher uma camada de areia de pelo menos 10 cm, compacte-o completamente. Pode ser usada areia não peneirada (pedreira, não limpa).
- Preencher uma camada de entulho de 10 cm, aperte.
- Instale a cofragem no local de vazamento do concreto... A altura é de cerca de 15 cm do nível do solo no local. Ele corre ao longo da borda da trincheira, que é adjacente ao local. A trincheira, por sua vez, é preenchida com as camadas subjacentes de materiais de construção que você acabou de preencher e socar.
- Instale a malha (malha de reforço). Usando pedaços de tijolo ou pedras, eleve-o 5 cm acima do entulho compactado.
- Dissolva e despeje concreto de um grau não inferior a M-300... Para maior durabilidade, pode-se fazer o concreto com a composição da marca M-400, acrescentando um plastificante por causa de sua menor capacidade de absorção de umidade.
- Durante o processo de vazamento, usando uma espátula larga ou espátula, é importante criar uma ligeira inclinação - pelo menos 1 grau.
- Depois de despejar, quando, digamos, 6 horas se passaram, e o concreto endurece, rega a área cega derramada por 31 dias - isso dará ao concreto sua resistência máxima.
- Depois de esperar que o concreto ganhe resistência total, coloque as telhas sobre uma argamassa de cimento-areia ou uma camada de concreto de areia de até 3-5 cm de espessura... Use uma espátula ou espátula para dar ainda mais uma ligeira inclinação à área cega, verificando o nível de hidrogênio e o transferidor (transferidor): a camada de uma espécie de contrapiso deve ser um pouco mais espessa contra a parede, e um pouco menos espessa fora dela. Para nivelar os ladrilhos em declive, use também um martelo de borracha e uma régua de um metro (ou um metro e meio). Em vez de uma regra, qualquer peça, por exemplo, cachimbos profissionais, servirá.
A suavidade, assim como o declive, não são menos importantes - isso não permitirá que as poças estagnem no azulejo (área cega), proporcionará água com um escoamento rápido e eficaz nos locais onde os canos descem para a área cega ao longo das paredes, bem como no caso de chuveiros oblíquos que caiam sob a beirada do telhado (a água da chuva, por exemplo, escorre pelo tapume).
Como tratar contra a destruição?
Faz sentido cobrir de forma independente a área cega de posterior destruição no caso de ladrilhos decorativos não serem colocados adicionalmente... Apesar da presença de um plastificante no concreto, algum revestimento é realmente necessário. Se muitas vezes não há ninguém para andar na área cega (por exemplo, o dono de uma casa de campo mora sozinho) e nenhum impacto é esperado, então você pode agir de forma simples e despretensiosa - pinte o concreto com tinta, cubra-o com betume (neste caso, assemelha-se ao asfalto, que conserva a sua estrutura e função protetora até meio século a partir da data de conclusão das obras da zona cega).
No entanto, a impregnação com betume não é boa para a saúde: como o asfalto aquecido, ele evapora no calor do verão, decompondo-se em compostos de hidrocarbonetos voláteis mais leves.
Acabamento decorativo
Além de pintura, revestimento com betume, qualquer ladrilho decorativo é usado. As pedras de pavimentação são mais caras, porém mais duráveis, parecem respeitáveis, falam da solidez e da prosperidade do dono de um chalé ou de uma casa particular na cidade. Uma laje de pavimentação mais simples - vibrada ou vibro-prensada - é feita de forma simétrica e / ou facilmente montável: um elemento - um bloco único ou pré-fabricado, a partir do qual é feita a calçada. Uma área cega completa é revestida na forma de uma cobertura de calçada, como em um parque ou em qualquer uma das ruas do centro da cidade. Uma alternativa às telhas é um revestimento de borracha. Com a ajuda de borracha fragmentada, a área cega torna-se mais durável.
Recomenda-se o uso de miolo, que, se possível, é composto por borracha sintética ou natural de alta qualidade, com aditivos que fortalecem sua estrutura. São frequentes os casos em que a migalha esmagada até a consistência de areia de rio é introduzida no concreto vazado como um plastificante. Se você não estiver satisfeito com o revestimento de borracha do caminho ao redor (ao longo do perímetro) da casa, que é a área cega da capital, então uma grama artificial pode ser usada para proteção. Natural, com a regeneração da grama, por sua vez, pode sofrer estagnação da umidade, lavagem por tempestades - além da destruição do concreto pelas raízes. Portanto, a opção de arranjar um gramado não pode ser considerada seriamente - use outros locais no local para o gramado.
Erros durante a criação
O erro mais comum é tentar soldar a estrutura da área cega à estrutura da fundação. Mas tal decisão não faz sentido: ninguém cancelou o levantamento do solo durante seu congelamento. No norte da Rússia, bem como além dos Urais, onde a profundidade de seu congelamento chega a 2,2 m, e em alguns lugares até se funde com uma camada de permafrost, a experiência de incorporadores privados e de vários apartamentos nos obriga a construir um piso do porão completo. Mas isso não impede que o território adjacente congele: geadas prolongadas congelarão tudo sob a área cega, inclusive ela mesma. Pesquisas especiais de engenharia serão necessárias. Em qualquer caso, a zona cega não deve estar rigidamente ligada à fundação - para fechar a junta de dilatação, utilize materiais à base de plástico, borracha, todo o tipo de camadas compostas: a junta de dilatação tem de estar presente, serve como lacuna tecnológica.
Não negligencie a impermeabilização e geotêxteis... O impermeabilizante cerca o solo "sub-drenado", que fica embaixo, da umidade que transpira, cria uma barreira para ele e também priva as raízes das ervas daninhas, que repentinamente rastejaram sob a casa, de ar para respirar. Por exemplo, qualquer material de construção que cubra qualquer lugar do local, por exemplo, ferro galvanizado: onde não há luz e ar, a terra está limpa de ervas daninhas. Os geotêxteis, permitindo a passagem da umidade, facilitam sua remoção da argila. Não é recomendado o uso de asfalto em uma área residencial privada: como um revestimento betuminoso, ele evapora todos os mesmos derivados de petróleo que se decompõem ao sol. A inalação frequente causa problemas de saúde após alguns anos.
A opção ideal é utilizar materiais feitos de pedra natural e artificial que não contenham aditivos artificiais. A exceção é o geotêxtil e o feltro para telhados, mas estão protegidos da fumaça de substâncias voláteis pelo fato de estarem realmente enterrados na área cega.
Belos exemplos
Como exemplos, existem várias opções.
- A área cega de azulejos é formada por uma borda ao longo do perímetro externo. A base para isso é lançada mesmo na fase de preenchimento com areia e cascalho. As pedras do meio-fio (meio-fio) são reforçadas por meio de um vazamento especial, que é executado antes da etapa principal de vazamento da área cega com uma moldura.
- Se forem usados ladrilhos brilhantes, rejunte as juntas com um composto de argamassa decorativo branco. Ou, usando um pincel fino, pinte sobre juntas simples de cimento e areia com tinta branca. Derramamentos acidentais de tinta e cimento são removidos por rejuntamento e pintura.Os ladrilhos escuros criam um contraste nítido com costuras brancas ou claras. Um sistema de drenagem está sendo construído nas proximidades - por exemplo, um esgoto pluvial com uma treliça decorativa.
- No caso de ladrilhos especialmente fabricados para a disposição de áreas cegas, algumas arestas são arredondadas e maciças. Eles se assemelham a uma borda - que, por sua vez, não precisa ser disposta adicionalmente.
- A área cega próxima ao gramado também não requer um componente de meio-fio... Via de regra, a maioria dos proprietários de residências particulares tem o gramado quase no mesmo nível, apenas alguns centímetros abaixo do nível do caminho. Não há nenhuma diferença acentuada na altura aqui, o que significa que o ladrilho não se move: ele é colocado em uma base confiável. Após a instalação dos ladrilhos, o deslizamento do trilho para o lado é totalmente excluído.
Escolher a decoração certa é uma questão de gosto para todos. Mas a área cega da capital deve cumprir todas as normas estaduais e regras de construção, que vêm sendo testadas há décadas e milhões de projetos bem-sucedidos (e não muito) específicos, concretizados na realidade.
Sujeito a todas as tecnologias de fabricação, o dispositivo de uma área cega de alta qualidade pode ser feito de forma independente.
Para obter informações sobre como fazer uma área cega ao redor da casa com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.