Tudo sobre a inclinação da área cega

Tudo sobre a inclinação da área cega
  1. Por que o preconceito é importante?
  2. Normas SNiP
  3. Como fazer direito?

O artigo descreve tudo sobre a inclinação da área cega (sobre o ângulo de inclinação de 1 m). As normas para SNiP em centímetros e graus ao redor da casa, requisitos para a inclinação mínima e máxima foram anunciadas. É indicado como fazer uma inclinação específica da área cega de concreto.

Por que o preconceito é importante?

Lidar com o ângulo de inclinação da área cega ao redor da casa é necessário já pelo fato de ser ela quem a protege do escoamento da precipitação para baixo. Ou seja, da erosão do próprio edifício com tudo o que é caro aos moradores. Mas mesmo que pareça haver uma área cega, às vezes falha. E isso se deve justamente ao desenho analfabeto do preconceito. Este parâmetro depende diretamente de outras características da estrutura e, idealmente, tudo deve ser calculado imediatamente.

Normas SNiP

Os códigos e regulamentos de construção dizem diretamente que a largura da estrutura deve ser de 1 m. Desvios deste valor são permitidos em casos excepcionais desde que haja justificativa técnica. Em solos argilosos, existe um risco elevado de danos à edificação, portanto a camada de areia deve ser aumentada para 0,3 m. Somente este preenchimento garante a confiabilidade do arranjo.

Curiosamente, as projeções do telhado também devem ser levadas em consideração. A largura da área cega deve exceder a dimensão da saliência em pelo menos 0,2 m. De acordo com a norma, a contagem do declive começa estritamente a partir da fundação do edifício. Esse requisito permite que os sedimentos e a água derretida fluam livremente e vão para o solo.

É necessário calcular a curvatura de acordo com a largura exata e os materiais utilizados.

Então, ao usar cascalho e paralelepípedos e até 1 m de largura, o nível mínimo de declive em graus é 5 e o máximo é 10. Mas muitas vezes a área cega é feita com base em asfalto ou concreto. Então sua curvatura atinge de 3 a 5% da largura total. Muitos parâmetros também são definidos no GOST. Assim, a norma 9128-97 regula a composição das misturas que podem ser utilizadas para o arranjo da área cega.

Não é difícil recalcular as violações de curvatura especificadas em decretos regulamentares nas unidades métricas usuais. Mas - apenas para profissionais. Para iniciantes e clientes diretos, é aconselhável focar em declarações populares de padrões. Segundo eles, 1-10% da curvatura deve cair em 1 m da superfície. Em centímetros, será de 1 a 10 - e, como mostra a prática, não é muito difícil manter esse parâmetro.

Mas às vezes as características são diferentes. Para concreto ou asfalto, são 0,3-0,5 cm, dependendo da situação específica. As sutilezas práticas são sempre levadas em consideração e, novamente, apenas os profissionais podem realizar o cálculo correto. A inclinação transversal das paredes do edifício não é menos importante que a inclinação longitudinal - seu indicador deve ser de pelo menos 2% e, segundo alguns relatos, até de 3%.

Este requisito também é seguido de perto; no regulamento de construção (JV) para a melhoria, são anunciados os mesmos números, que são apresentados acima.

Como fazer direito?

Mas simplesmente pegar certos números em tabelas e instruções regulatórias está longe de ser suficiente. O próprio trabalho de construção muitas vezes encontra dificuldades. E um dos possíveis problemas é como calcular o desvio exigido não no papel, mas no concreto ou outro material. Só há uma saída: use o nível do prédio. Eles medem a alvenaria duas vezes: quando preparam a própria estrutura e quando decidem se está pronta; depois de um tempo, será difícil corrigir o erro.

Ao construir uma área cega com as próprias mãos, não se deve esquecer que deve ser coordenada com o conjunto de drenagem. É sobre a correspondência entre drenagem e declive que você precisa pensar primeiro. Deve haver a menor distância possível entre os canos que puxam água e a estrutura colocada ao redor de uma casa particular ou outro edifício.

Este é o requisito mais importante, sem o qual simplesmente não há o que falar.

A seqüência de trabalho é a seguinte:

  • marcação do território a ser desenvolvido (cravação em estacas, puxando a corda até aparecer uma linha plana);
  • remoção cuidadosa da camada superior da terra (geralmente por 0,25 m, mas você pode dizer com certeza dependendo da quantidade de concreto a ser derramado);
  • exame minucioso do fundo da vala, arrancamento de raízes e tratamento com medicamentos que evitam que as plantas voltem a germinar;
  • preparação de fôrmas a partir de tábuas não cortadas com mais de 2 cm de espessura;
  • o layout da almofada (na maioria das vezes uma almofada de areia com um tamanho mínimo de 5 cm é usada sob a área cega de concreto, de preferência ainda mais);
  • instalação da estrutura (são necessários acessórios de alta qualidade);
  • derramar concreto em um determinado ângulo.

Obviamente, a abordagem padrão pode variar bastante de acordo com as circunstâncias. Então, em vez de areia limpa, uma composição de pedra triturada com areia é frequentemente colocada no fundo da trincheira. Tal travesseiro pode ser compactado e o tamanho ideal da camada é de 0,15 m. Barreiras térmicas e hidráulicas são colocadas no topo do travesseiro. Independentemente da inclinação do projeto de 1 metro, você precisa definir a área cega acima da superfície em 0,05 m.

A fita usada para a trilha deve atender aos requisitos mais elevados. Ele necessariamente tem alta resistência. A largura da faixa deve ser maior do que o normal para garantir uma viagem confortável. Importante: não é desejável ultrapassar o nível de declive padrão. Se o indicador for excedido em 10%, o escoamento da água ocorrerá muito rapidamente e as bordas da área cega começarão a desmoronar de forma extremamente intensa.

Esta situação pode ser evitada arranjando-se calhas. Eles garantem a drenagem mais eficiente da água que sai. A tecnologia de vazamento é intuitiva e o mais próxima possível do arranjo de uma calçada de concreto. Para proteção contra água, as membranas de PVP são frequentemente utilizadas.

No entanto, exclui a possibilidade de equipar uma trilha.

As sutilezas são as seguintes:

  • você não pode conectar rigidamente a área cega às paredes;
  • para que o inchaço do solo não cause danos, deve-se usar um selante à base de poliuretano ou fita de amortecimento;
  • terá que equipar costuras transversais para compensar as deformações.

Fundir o concreto é o mais prático. Mesmo os não profissionais podem fazer esse tipo de trabalho. A maior profundidade da área cega é de 50% da profundidade na qual o solo congela. Se um carro passar por ele, a espessura da camada vazada é aumentada para 15 cm. O concreto B3.5-B8 é ​​geralmente usado para formar a área cega.

Para o assentamento das almofadas, utiliza-se areia de rio e de pedreira. As frações ótimas de brita são de 1 a 2 cm, o uso de brita também é permitido. A passagem a ferro é realizada com cimento. Usar uma solução pronta ou amassar você mesmo depende da situação.

Cimento fresco é recomendado.

A adição de vidro líquido ajuda a aumentar a resistência do concreto ao frio. É melhor coletar água para misturar a solução em um recipiente medidor. Quando autolizáveis, a mistura de cimento é preparada em pequenas porções, o que reduz a probabilidade de erro. A fechadura hidráulica geralmente é feita de argila oleosa. Um tubo envolto em geotêxtil ajuda a melhorar a qualidade da drenagem.

A supressão de pontes frias é obtida com duplo isolamento térmico. É organizado por meio de uma malha de reforço com uma célula quadrada. O lado das células tem 5 ou 10 cm, não é desejável amarrar a gaiola de reforço com uma rede de malha, por ser muito flexível.

O engomar a húmido é efectuado no 14º dia após a aplicação.

Você pode aprender como fazer a área cega corretamente no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário