Tecnologia de engomadoria da área cega
A área cega ao longo do perímetro do edifício desempenha uma função protetora e evita danos à base. Além disso, retém o calor, melhorando o desempenho do edifício. Portanto, é importante manter o circuito de proteção em boas condições. Para fazer isso, use o procedimento para passar a ferro a área cega.
O que é isso?
O concreto tem uma boa resistência, mas às vezes não é suficiente, sendo necessário realizar trabalhos adicionais. A passagem a ferro é a última etapa do arranjo de uma área cega de concreto, o que implica o processamento do revestimento com argamassa de cimento. O procedimento é projetado para fortalecer a superfície e dar-lhe propriedades adicionais.
Com a ajuda do ferro, é possível melhorar características como:
-
força;
-
dureza;
-
resistência à água.
Além disso, é possível evitar o desmoronamento e a descamação do concreto, o que é típico de um material exposto a influências mecânicas e climáticas regulares. Depois de passada a ferro, a água sai facilmente das paredes da casa e da zona cega, o que evita o efeito negativo do líquido no betão. Se você ignorar o procedimento, a vida útil do concreto diminuirá, a estrutura irá rachar rapidamente.
Vale ressaltar que, apesar do nome do processo, o ferro não participa da passada. O procedimento é realizado com composições originais, por meio das quais é possível melhorar as características do concreto, bem como tornar a construção da área cega mais durável e confiável.
Composições
O componente mais comum para passar é considerado cimento puro grau 400 ou 500. Às vezes, areia é adicionada à composição para reduzir o consumo. Ao mesmo tempo, é importante que o material arenoso esteja limpo, não deve haver impurezas de argila nele.
E também para criar a composição necessária para passar a ferro, são utilizados resíduos das seguintes indústrias:
-
mineração;
-
elétrico;
-
químico.
Algumas misturas adicionam corindo, vidro de água e até aluminato de sódio. Se a solução para passar a ferro precisar ser feita de plástico, plastificantes são misturados a ela.
Os caminhos
Existem vários métodos para passar a ferro a área cega. Formas básicas:
-
seco;
-
molhado;
-
método usando polímeros.
Vale a pena considerar com mais detalhes cada uma dessas opções e analisar como passá-la corretamente.
Ferro seco
Uma das maneiras mais fáceis. É usado quando não mais de 2 a 3 horas após a cimentação da área cega. Para obter o resultado desejado, é necessário que a área cega permaneça levemente úmida.
Vamos marcar as principais etapas do engomar com as nossas próprias mãos.
-
Em primeiro lugar, uma "pulverização" uniforme de cimento é realizada sobre a superfície da área cega. A espessura máxima da camada não deve exceder 2 mm. Para melhor espalhamento do material, é melhor usar uma peneira, que deve ser batida periodicamente.
-
Em seguida, usando um flutuador manual, nivele a superfície criada.
-
O terceiro estágio envolve espera. É necessário dar tempo à composição para que o cimento se torne mais durável.
Como resultado do método a seco de passar a ferro a área cega ao redor da casa, um material forte é formado. Você pode caminhar na estrutura um dia após o trabalho.
Ferro úmido
Nesse caso, para se obter um resultado confiável, utiliza-se o cimento líquido, daí o nome do método.
Recomendações para desempenho de trabalho:
-
amassar a solução é na proporção de um para um; areia e cimento são usados para criar uma solução;
-
para melhorar as propriedades da mistura, adiciona-se massa de cal na quantidade de 10% da massa total de cimento da solução;
-
é melhor aplicar a solução preparada na superfície da área cega, espalhando a mistura e depois nivelando.
É importante observar que o engomar úmido só pode ser iniciado 2 semanas após o endurecimento da área cega. Durante este tempo, a área cega será capaz de se estabilizar totalmente e a estrutura não irá rachar no processo.
Ferro de polímero
É realizado com telhas de polímero e poliuretano. A sequência de ações é a mesma que no caso de engomar a seco. Portanto, não há dificuldades em completar a tarefa.
Antes do assentamento de ladrilhos ou aplicação de poliuretano, a superfície da área cega é impregnada com compostos especiais. As marcas mais comuns são:
-
"Lithurin";
-
Pentra;
-
"Spectrin" (Spektrin).
Procure as impregnações destes fabricantes no armazém adequado.
Para passar melhor em todos os métodos, vale a pena usar um ralador de metal. Com a sua ajuda, será possível não só alinhar a composição, mas também conseguir uma forte adesão dos materiais. A vantagem de usar um ralador é a possibilidade de passar a ferro em qualquer época do ano.
A tecnologia de passar a ferro a zona cega no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.