Como reparar a área cega?
É difícil imaginar um prédio sem área cega ao redor. Pelo menos o que afirma ser integridade arquitetônica e de engenharia. Mas a área cega pode começar a entrar em colapso rapidamente, algumas temporadas após o derramamento. Nele aparecem rachaduras, através das quais a água entra na casa, e as sementes da planta muito rapidamente entram nessas rachaduras, grama e até árvores começam a crescer. Portanto, é melhor não atrasar o reparo da área cega.
Como reparar rachaduras?
A maior parte do trabalho de reparo pode ser feito manualmente e sem desmontar a antiga área cega. Existe um plano tecnológico segundo o qual grande parte das fissuras são reparadas. Nestas instruções passo a passo, vários produtos de construção aparecem ao mesmo tempo, "remendando" a área cega.
É assim que as rachaduras são reparadas.
-
Primeiro você precisa remover tudo que cair. Não é necessário quebrar tudo, você só deve remover o que pode ser removido com as mãos ou varrido com uma vassoura. Algo certamente será arrancado com um chip. Se as lacunas forem estreitas, podem ser alargadas com uma espátula.
-
Em seguida, vem o estágio de preparação, esta deve ser uma composição de penetração profunda. Você precisa preparar com um pincel. O objetivo desta etapa é endurecer ligeiramente a superfície rachada. É importante não exagerar com uma cartilha, mas você não precisa se arrepender.
-
Em seguida, você precisa fazer uma mesa de nivelamento com uma mistura de reparo ou argamassa plástica. Em primeiro lugar, os locais onde a superfície está rachada estão manchados. É ótimo se você pode adicionar cola PVA à mistura de construção para maior resistência.
-
Em seguida, deve ser aplicada uma camada impermeabilizante: utiliza-se material de cobertura ou polietileno. Uma sobreposição de porão de 8 cm também é feita.
-
A camada superior da camada impermeabilizante é uma malha de reforço de arame, cuja célula é de 5 cm.
-
Em seguida, você precisa derramar uma camada de concreto de 8 cm, a inclinação da estrutura é de 3 cm. O concreto após o vazamento deve ser tenaz, portanto, no momento do assentamento, é passado a ferro e alisado tanto quanto possível. No dia seguinte, lixe com uma boia (você pode usar uma de madeira, você pode usar uma de poliuretano).
-
Se o prédio não for muito grande, por exemplo, uma casa de campo, você pode fazer sem costuras transversais. Serão exigidos em áreas com mais de 15 m, se ainda houver necessidade de costura, ela é feita com um intervalo de 7 m da tábua após a transformação do creosote. As costuras são feitas de espuma sólida, uma faixa de centímetros é colocada em toda a profundidade da camada. Após a retirada do concreto, o excesso pode ser retirado.
-
A borda externa da área cega será uniforme se você usar tábuas para cofragem. Em seguida, eles são removidos e o solo é borrifado no mesmo nível da área cega. Se a camada de concreto for menor que 5 cm, é feito um "dente" na borda (é feito um espessamento de até 10 cm). Você também pode fazer um meio-fio de concreto na borda ou instalar um tijolo de cerâmica - então você vai fazer sem uma placa.
Este é o plano tecnológico geral. E então - uma descrição das ações em diferentes situações que estão associadas às características da cofragem.
Irregularidades sutis
Pequenas fendas, lascas e rasgos no concreto podem se transformar em algo mais, o que já requer outras forças para corrigir. Portanto, até que as rachaduras comecem a crescer, elas precisam ser removidas.
Vamos ver como fazer isso.
-
Se a fissura não for superior a 1 mm. Essas rachaduras, é claro, não destruirão a área cega, podem até desaparecer por si mesmas. Você pode fazer com a selagem superficial de fissuras com um primer (se a área cega não for usada como caminho).
-
Se a profundidade do dano for de até 3 mm. É necessário preencher as fissuras, é utilizada uma solução de cimento e água.
-
Se as fendas forem de até 3 cm, eles devem primeiro ser bordados para formar um cone, então há um primer e derramamento de concreto. E para formar uma vedação, você precisa de uma massa.
-
Se a área cega esfoliar e desmoronar, são removidas áreas problemáticas de toda a estrutura, as bordas são tratadas com um primer e preenchidas com argamassa de água-cimento com adição de vidro líquido (todas em proporções iguais). A área, que foi restaurada, está coberta com papel alumínio e aguarda a completa secagem.
Se as fendas forem superiores a 3 cm, também é necessário concretar e restaurar.
Camadas grandes
Para corrigir deformações severas, é necessário um misturador de concreto. Nele, prepare uma mistura para derramar. Pegar 1 parte de cimento, 2,5 partes de areia, 4,5 partes de brita, 125 litros de água por metro cúbico de solução pronta, plastificantes e aditivos, se necessário. É melhor preparar a mistura em betoneira, tentar aplicá-la em 2 horas. O concreto derramado ficará úmido, deverá ser coberto com estopa para que a água não tenha tempo de evaporar muito rapidamente. Isso, aliás, também evita a subsequente fissura da superfície.
Calçada portuguesa
Se a camada superior for de paralelepípedo, o reparo não será fácil - os próprios paralelepípedos terão que ser removidos, assim como a camada de colagem. Se o substrato não cedeu, você pode simplesmente preencher o fragmento vazio com entulho e compactá-lo. Por fim, a área é restaurada com cimento, sobre o qual são colocadas pedras. E o enchimento dos volumes entre os paralelepípedos com argamassa de cimento vai completar a obra. Não funcionará apenas para cobrir algo, a área de paralelepípedos requer medidas tão radicais.
Na superfície dos ladrilhos
A área cega de azulejos requer reparo se uma ou mais placas estiverem danificadas. Se a área cega for utilizada incorretamente, isso pode acontecer muito rapidamente, se houve uma forte ação mecânica sobre a estrutura, o reparo também não demorará a chegar. Os ladrilhos danificados deverão ser removidos, a área desocupada deverá ser coberta com areia, assentando novos elementos inteiros.
Às vezes, as lajes de pavimentação na área cega precisam ser consertadas se cederem ou afundarem. Não necessariamente o todo, possivelmente uma seção. Esse defeito é formado como resultado de uma instalação analfabeta da almofada.
Para reparar a área cega, é necessário remover os ladrilhos da área danificada, fazer um travesseiro de pedra esmagada com areia e colocar um novo ladrilho.
E se eu me afastasse da fundação?
Isso acontece com bastante frequência: após o primeiro ano de uso, a área cega é desconectada da base. Isso se deve ao encolhimento da estrutura, mas possivelmente também no curso de violações na construção. Se a área cega se afastou da base da casa, se cedeu, pode ser reparada.
Se o design mudou significativamente, você deve primeiro descobrir por que isso aconteceu. Acontece que o motivo das fissuras não está em nada na mobilidade do solo. Se o fluxo de trabalho é interrompido, às vezes você tem que quebrar tudo e reconstruir a área cega. Se o solo for obviamente muito pesado, a área cega precisa de reforço. Com o auxílio de hastes, a estrutura será conectada à fundação, o que a salvará de futuras “excomunhões”. Ou, pelo menos, não permitirá que a lacuna já existente aumente.
Uma rachadura que aparece no lugar do porão pode ser removida de forma muito simples: é vedado com materiais macios que preservam as condições térmicas e a liberdade das duas estruturas. O material da embreagem é mascarado por bordas de acabamento, todos os tipos de inserções decorativas e inclinações.
Como você conserta outros defeitos?
Infelizmente, isso não é toda força maior que pode acontecer a uma área cega em uma casa particular.
É necessário desmontar a reparação e restauração da área cega - os casos mais comuns.
-
Se a área cega mole estiver danificada na parte superior impermeável. A reparação realiza-se adicionando aterro ou adicionando areia, que irá preencher os intervalos entre a gravilha. Isso pode ser importante se a areia for removida por precipitação ou água derretida.
-
É necessária a substituição da impermeabilização. Este caso pode ser classificado como complexo, pois a camada impermeabilizante não se encontra nem a 15 cm do nível superior da área cega. Toda a areia deve ser removida para expor a camada de isolamento. Um remendo deve ser feito no orifício do material e o selante (ou cola) deve ser restaurado à impermeabilidade da camada.
-
Diferentes materiais são usados para eliminar grandes danos - uma mistura de cola de construção e concreto, polímeros especiais, espuma de poliuretano (resistente à umidade especial). Quando esses compostos penetram nas fissuras, as misturas endurecem rapidamente. O cimento não funcionará porque cobrirá apenas a camada superior do orifício de expansão, não toda a profundidade.
-
Se a área cega não for adjacente ao pedestal, espere rachaduras. O problema precisa ser resolvido. Teremos que fazer uma base de drenagem, colocar a área cega perto da estrutura e, para selar as costuras, usar selantes à base de poliuretano.
-
As falhas de concreto devem ser desmontadas. Então você terá que traçar novos lotes de qualquer maneira. Se não houver uma falha na área cega, mas várias, é mais fácil fazer uma nova - ela sairá mais rápido com o tempo e uma opção mais confiável em termos de qualidade de reparo. É mais conveniente vedar as juntas de dilatação com mástique betuminoso.
Acontece que a escala da deformação é muito grande para ser dispensada sem desmontar.
A única opção de reforma é colocar novas estruturas sobre as antigas. Pois bem, se não der certo, toda a área cega é desmontada, e encaixada novamente desde o início, numa estrita sequência tecnológica. Para cada metro e meio - juntas de dilatação.
Para evitar os mesmos erros uma segunda vez, você precisa estudá-los: desta forma, será possível excluir todos os fatores que levam a fissuras na área cega. Por exemplo, eles se esqueceram de colocar impermeabilização - na verdade, um caso bastante comum. Ou foram mal socados, recobertos de maneira irregular, com tal espessura da camada superior, que a área cega não poderá servir por muito tempo, e a área adjacente à casa irá ceder ou desabar.
Finalmente, se as juntas de dilatação não forem feitas, o solo que se expande, contrai, incha (e tudo mais de uma vez) afetará negativamente a integridade da base de concreto. As juntas de expansão ajudam a compensar os danos potenciais desses fenômenos naturais. Acontece que a melhor opção de reparo é o assentamento inicialmente correto da área cega, e se isso ainda não deu certo, então o reparo é necessário atendendo a todos os requisitos tecnológicos.
Dicas para consertar a área cega no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.