Tudo sobre membranas de área cega
A área cega serve como uma proteção confiável da fundação de várias influências adversas, incluindo umidade excessiva, radiação ultravioleta e mudanças repentinas de temperatura. Anteriormente, a opção mais popular para criar uma área cega era o concreto. Mas hoje em dia, uma membrana especial começou a ganhar cada vez mais popularidade.
Vantagens e desvantagens
Uma membrana para formar uma área cega em torno de edifícios residenciais tem uma série de vantagens importantes. Vamos destacar alguns deles.
-
Durabilidade. As estruturas de proteção feitas de uma membrana podem durar mais de 50-60 anos sem quebras e deformações. Ao mesmo tempo, eles podem ser operados nas condições mais severas.
-
Resistência à umidade. Essas áreas cegas podem facilmente suportar a exposição constante à água e ao mesmo tempo não perderão suas qualidades e confiabilidade. Além disso, eles podem facilmente resistir à exposição a ácidos e compostos alcalinos.
-
Estabilidade biológica. As raízes de arbustos, árvores e gramíneas geralmente evitam o contato com tais materiais de proteção.
-
Tecnologia de instalação simples. Quase qualquer pessoa pode instalar uma área cega em torno do edifício, não haverá necessidade de procurar ajuda de profissionais.
-
Disponibilidade. Os materiais da membrana são criados a partir de componentes simples como areia, tubos, tecidos, cascalho.
-
A possibilidade de desmontagem. Se necessário, a área cega da membrana pode ser facilmente desmontada por você.
-
Resistente a temperaturas extremas. Mesmo em geadas severas, a membrana não perderá suas qualidades e não se deformará.
Esses produtos para a proteção de fundações praticamente não têm inconvenientes. Ressalta-se que a instalação de tal área cega pressupõe a presença de uma estrutura multicamadas, uma vez que, além da própria membrana, serão necessários materiais especiais para proporcionar impermeabilização, geotêxteis e drenagem adicionais.
Visualizações
Hoje, os fabricantes produzem uma grande variedade dessas membranas para a construção de uma área cega. Vamos considerar cada uma das variedades separadamente e também destacar suas principais características.
-
Membrana perfilada. Este material de proteção é feito de polietileno de alta densidade de alta qualidade. Esta base não permitirá a passagem de umidade. Além disso, reage facilmente ao alongamento, retorna facilmente à sua posição original sem deformações e defeitos. Produtos perfilados são freqüentemente percebidos como sistemas de drenagem completos. Essas membranas impermeabilizantes são materiais enrolados externamente com pequenas saliências circulares. Eles são necessários para remover a umidade das fundações. Este tipo distingue-se pela sua máxima durabilidade, praticamente não é exposto a esforços mecânicos, conserva todas as suas características filtrantes mesmo após um longo período de tempo.
-
Suave. Essas variedades também oferecem excelentes propriedades de impermeabilização. Eles são usados para criar uma boa barreira de vapor. Os modelos lisos são considerados um material anticorrosivo com boas propriedades mecânicas, alto índice de elasticidade e flexibilidade. Além disso, os produtos deste tipo são resistentes ao máximo a insetos, roedores, bactérias nocivas e sistemas de raízes de grama e arbustos.
-
Texturizado. Essas membranas protetoras diferem de outras variedades pela estrutura de sua superfície, que fornece adesão máxima a vários tipos de substratos. A parte perfurada ajuda a criar o atrito necessário. Esses tipos de membranas têm elasticidade aumentada, são resistentes a baixas e altas temperaturas, umidade, radiação ultravioleta. Os modelos texturizados não se deformam nem racham mesmo depois de muito tempo.
As geomembranas podem variar dependendo da tecnologia de fabricação e das matérias-primas utilizadas. Portanto, todos eles são feitos de polietileno de alta qualidade, de alta densidade e baixa ou alta pressão. Às vezes, esse material é feito à base de PVC. Se a base for feita de polietileno de baixa pressão, ela se distingue pela alta dureza, resistência e durabilidade. A geomembrana é suficientemente resistente aos efeitos de compostos alcalinos, ácidos e água.
Suporta facilmente até mesmo a ação mecânica excessiva, mas ao mesmo tempo não tem um grau suficiente de elasticidade e resistência à deformação. Em condições de geada, o material perde sua resistência, mas tolera facilmente condições de alta temperatura.
Os modelos feitos de polietileno de alta pressão são macios, leves e têm boa elasticidade. O material apresenta boa resistência ao alongamento e à deformação. A membrana não permite a passagem de vapor e líquido, proporcionando boa impermeabilização. Devido à sua capacidade especial de reter vapores e líquidos, esses produtos são usados para garantir o isolamento de vários componentes tóxicos. As membranas duráveis de três camadas são feitas de PVC, que são mais utilizadas na disposição do telhado, mas às vezes também são utilizadas para a construção da área cega. Esses modelos se distinguem pela excelente resistência à radiação ultravioleta, umidade e mudanças de temperatura.
Como escolher?
Antes de comprar uma membrana para criar uma área cega, você deve prestar atenção a vários critérios de seleção. Certifique-se de levar em consideração os recursos do dispositivo e a instalação. Então, se você tem que trabalhar com elementos estruturais complexos, deve-se dar preferência a modelos feitos de polietileno de alta pressão, porque se esticam muito melhor, sem perder suas propriedades importantes e não se deformam.
Observe também o custo do material isolante. Os diafragmas de alta pressão são considerados mais caros. Já para estruturas pequenas, costuma-se usar produtos de espessura menor, o que permite compensar a diferença de custo.
Fabricantes
Hoje, no mercado moderno, existe um número considerável de empresas fabricantes de geomembranas. Vamos dar uma olhada em algumas das marcas mais populares.
-
TECHNONICOL. Esta empresa vende uma membrana que é particularmente durável, podendo durar várias décadas. Tais produtos para proteção e isolamento da fundação são produzidos em rolos de 1 ou 2 m de largura, o comprimento da folha pode ser de 10, 15 ou 20 m. Junto com esses produtos de rolo, o fabricante também vende os componentes necessários para sua instalação. São fitas de selagem de face simples e dupla-face, feitas à base de betume-polímero, fitas de fixação especiais, fechos de disco de plástico.
-
TechPolymer. O fabricante produz três tipos de geomembranas, incluindo uma lisa, totalmente impermeável. Ele fornece proteção confiável não apenas contra água, mas também contra produtos químicos perigosos. A empresa também produz um geofilme composto especial. É mais frequentemente usado para proteção adicional da própria membrana.
-
GeoSM. A empresa é especializada na produção de membranas que proporcionam impermeabilização, isolamento térmico, proteção contra influências físicas, produtos químicos agressivos.A gama de produtos também inclui modelos em PVC, são mais utilizados se for necessário para criar uma boa barreira de vapor. Esses produtos não precisarão de proteção adicional, pois são capazes de isolar completamente a base das influências ambientais negativas.
Montagem
É perfeitamente possível construir você mesmo uma área cega a partir de uma membrana, mas ao mesmo tempo vale a pena seguir corretamente toda a tecnologia de instalação. O princípio de formação da área cega é bastante simples. Antes de iniciar o trabalho de construção, você deve decidir sobre o tipo de futura estrutura de proteção. Podem ser macios ou duros, também diferem no tipo de acabamento. No primeiro caso, o cascalho é utilizado como revestimento de cobertura, no segundo - ladrilhos ou lajes.
Para começar, você também precisará decidir sobre a profundidade e a largura da área cega da casa. Esses parâmetros dependerão de muitos recursos, incluindo o tipo de estrutura e as águas subterrâneas.
Depois disso, uma camada de areia é colocada. Várias camadas devem ser dispostas de uma vez, a espessura de cada uma delas deve ser de pelo menos 7 a 10 centímetros. Além disso, cada um deles deve ser umedecido e compactado.
Em seguida, o material de isolamento é instalado. As placas de isolamento são montadas diretamente na almofada de areia, observando a inclinação do edifício. Mais tarde, uma camada de drenagem é colocada sobre tudo isso. Para isso, é melhor usar uma membrana de drenagem especial.
A superfície desse material isolante consiste em saliências às quais é fixada uma camada de geotêxtil especial termicamente ligado. Através dos canais que são formados após o assentamento devido a tais superfícies em relevo, todo o excesso de água irá imediatamente fluir para longe e não permanecer perto da fundação.
O geotêxtil atuará como um filtro que reterá as partículas de areia fina. Quando todas as camadas estiverem colocadas, você pode prosseguir para a instalação de acabamento. Para isso, o material da membrana é desenrolado e colocado com as pontas para cima. Além disso, tudo isso é feito com uma sobreposição. A fixação é geralmente feita com fechos especiais de plástico. No final, cascalho, gramado ou ladrilhos são colocados sobre a estrutura resultante.
O comentário foi enviado com sucesso.