Como fazer uma área cega de concreto corretamente?
Mesmo a base mais forte não pode suportar mudanças de umidade e temperatura por muito tempo. A umidade aumenta rapidamente o estresse no sistema de drenagem e impermeabilização da casa. Para evitar isso, uma área cega de concreto é instalada. Isso é bastante simples de fazer por conta própria. É sobre isso que este artigo tratará.
Além de exercer as funções principais (preservar a estrutura dos efeitos destrutivos da umidade), o revestimento torna-se um espaço para pedestres. Além disso, a área cega confere a uma casa particular uma beleza especial e um aspecto acabado. Porém, antes de despejar diretamente a área cega, é necessário analisar as características de projeto e recomendações para sua instalação.
Dispositivo
As áreas cegas de concreto são caracterizadas pela simplicidade estrutural, e os materiais descritos abaixo serão necessários para a autoprodução.
- Travesseiro (bolo). É necessário preencher antes de despejar a solução nas ranhuras estruturais. Este papel é freqüentemente desempenhado por areia (granulometria grossa e média), pedra britada, cascalho de menor diâmetro ou uma mistura de cascalho e areia. Se areia fina for usada como substrato, pode ocorrer grande retração. Devido ao forte encolhimento, a estrutura pode rachar. A opção mais confiável é uma cama de duas camadas: primeiro despeja-se pedra britada ou cascalho, que compacta o solo, e depois despeja-se areia.
- Colocação de reforço. A malha de reforço na estrutura fornece resistência adicional. As dimensões das ranhuras geralmente variam - 30 por 30 cm ou um perímetro de 50 por 50 cm.O diâmetro da armadura é de 6 a 8 mm, porém tudo é baseado no tipo de solo.
- Cofragem. A estrutura deve ser complementada com guias de pranchas retas. A fôrma é instalada em toda a área de cobertura. A largura das guias é de 20-25 mm. A cofragem permite eliminar o espalhamento da composição.
- Argamassa de concreto. A criação de uma estrutura requer o uso de concreto de uma composição especial.
A marca da solução é selecionada separadamente, uma vez que a resistência, uniformidade e durabilidade das estruturas das áreas cegas são adicionadas a partir do tipo de mistura e suas qualidades introdutórias. Para este tipo de edifícios, uma mistura de M200 é freqüentemente usada. A classe de força deve começar a partir do indicador B15 (marcas de outros valores altos também podem se tornar analógicas). Vale a pena levar em consideração características como resistência ao gelo (o indicador ideal para este parâmetro é F50). Para que a área cega tenha os melhores indicadores de resistência às mudanças de temperatura, vale a pena escolher soluções com indicador F100. A autoconstrução da zona cega é aceitável tanto em termos de rentabilidade como de preço.
Composição e preparação de concreto
Para criar uma área cega ao redor do edifício, não é necessário comprar uma mistura pronta ou solicitar o aluguel de uma betoneira. Você pode fazer tudo sozinho se calcular as proporções dos materiais constituintes. Você mesmo pode misturar a argamassa de concretagem M200. Considere a receita:
- 1 parte da composição do cimento (a melhor opção é o cimento Portland na graduação 400);
- agregado na proporção de 4 partes (brita ou cascalho são adequados);
- a areia de granulometria média ou fina deve ter 3 partes;
- o líquido é ½ parte da solução.
Isso significa que para obter 1 m³ você precisa:
- cimento cerca de 280 kg;
- areia cerca de 800 kg;
- a pedra triturada necessitará de cerca de 1100 kg;
- líquidos - 190 l.
Conselho: primeiro misture o líquido e o pó de cimento, misture até ficar homogêneo, e só depois adicione cascalho e areia.
Para garantir força extra, certas regras devem ser seguidas.
Requisitos de construção
Tudo que você precisa saber sobre como criar uma área cega contém SNiP. Aqui você também pode encontrar todos os tipos de recomendações e regras gerais.
- O comprimento total da área cega deve ser 20 cm maior do que o comprimento da saliência do telhado. Se houver um dreno no projeto, esses indicadores também devem ser levados em consideração. O melhor valor neste caso é um comprimento de 1 metro. São esses indicadores que possibilitam, na ocasião, colocar um caminho de azulejos próximo à estrutura.
- A profundidade da estrutura da faixa é calculada pela metade do índice da profundidade de congelamento do solo.
- O comprimento da estrutura da área cega deve corresponder ao perímetro da casa. Porém, alguma lacuna é observada na instalação da varanda.
- A espessura também é regulada e é de aproximadamente 7 a 10 cm, calculada para as camadas superiores. No entanto, além da área cega, muitas vezes são criados estacionamentos. Na fabricação de estacionamentos, a espessura da área cega aumenta e chega a 15 cm.
- Tendência. A inclinação, de acordo com os requisitos gerais, é de 1 a 10 cm por metro de estrutura. Os indicadores mais comuns são 2-3 cm, o que é aproximadamente 3 graus. Os cantos são direcionados para o lado oposto da fundação. Já não vale a pena fazer um declive, pois no inverno será impossível caminhar numa pista muito "íngreme". O acúmulo de gelo pode causar acidentes.
- Instalação do meio-fio. Embora a área cega não envolva de forma alguma colocar um meio-fio, essa possibilidade existe. É melhor instalar tetos curtos se arbustos ou árvores crescerem em torno do perímetro da casa, cujas raízes tendem a crescer fortemente. Estas são plantas como framboesas, choupos, amoras, etc.
- Altura ideal da base / rodapé. Se forem usados revestimentos rígidos, a altura da base / pedestal é superior a 50 cm.
- O melhor indicador da "elevação" da área cega acima da superfície do solo é de 5 cm ou mais.
Existem vários desenhos e diagramas que regulam a construção de uma área cega de pedra britada. A estrutura é erguida a partir de uma sólida camada de concreto. A opção é relevante tanto para solo comum quanto para variedades "problemáticas".
Se você seguir as recomendações do SNiP, mesmo por conta própria poderá construir uma área cega ideal na área de uma casa de campo.
O que é necessario?
Para começar a construir uma área cega de alta qualidade, você pode precisar de:
- picareta resistente;
- fio comprido;
- roleta regular;
- marcações de pinos;
- composição do concreto;
- compactador;
- um filme que não permite a passagem de umidade (geotêxtil);
- placas para a construção de cofragens;
- nível;
- serra;
- material de reforço;
- pinças, pregos e máquina de solda;
- composto de vedação (eles precisarão processar as costuras, você pode usar um produto à base de poliuretano);
- espátula, espátula e régua.
Tecnologia de fabricação faça você mesmo
A tecnologia para a construção dessas estruturas envolve várias etapas. Cada um dos estágios é bastante simples, com instruções passo a passo à mão, até mesmo um construtor inexperiente pode lidar com eles.
Markup
Primeiro, você deve preparar o site. É necessário marcar a estrutura da fita. Você pode usar pinos para isso. Mas, a esse respeito, existem várias dicas.
- Observa-se uma distância de um metro e meio entre as estacas.
- A profundidade das trincheiras cavadas depende diretamente do tipo de solo. A profundidade mínima é de aproximadamente 0,15 a 0,2 m. Se o trabalho for realizado em solo levantado, aumentamos a profundidade (0,3 m).
A marcação é bastante simplificada se você executá-la nas etapas a seguir.
- Colocamos estacas nos cantos do prédio.
- Instalamos balizas entre as estacas principais do círculo da casa.
- Puxamos a renda e combinamos os pinos em uma única estrutura.
Nesta fase, os artesãos recomendam a utilização de um composto vedante para separar a base e o revestimento protetor. Então você pode criar a inclinação da estrutura. Para isso, é cavada uma trincheira, onde a profundidade da primeira parte é maior que a da outra.
Você pode usar madeira para forjar. O tronco é colocado verticalmente, levantado. Em seguida, baixamos a tora com força, devido à qual o fundo é compactado.
Criação de cofragem
Para a construção da cofragem, serão necessárias placas. Imediatamente você precisa marcar a altura do travesseiro que está sendo criado. Nos cantos, a caixa é fixada com peças de metal. Se não quiser desmontar a cofragem após a conclusão da obra, é preferível tratar previamente a madeira com um anti-séptico e embrulhar as placas em material de cobertura.
Arranjo de um travesseiro
Para que a área cega seja construída de acordo com os padrões necessários, você deve começar a preparar a fundação para ela. A base pode ser argila ou arenosa. A espessura da camada de areia é de até 20 cm. É melhor colocar o travesseiro não em uma camada, mas em várias. Cada camada deve ser compactada. Como resultado, você precisa nivelar a solução de secagem.
Impermeabilização
A impermeabilização é feita colocando material de cobertura ou outro material semelhante em várias camadas. Os especialistas em impermeabilização aconselham o seguinte.
- Para obter uma junta de dilatação, o material deve ser ligeiramente "virado" contra a parede.
- O material de cobertura ou seu ajuste analógico se sobrepõem diretamente.
- Se for planejada a instalação de uma estrutura de drenagem, ela deve ser instalada próxima ao "selo d'água" resultante.
Reforço, vazamento e secagem
A partir de uma camada de brita colocamos uma rede de metal acima de um nível de 3 cm. O passo é de aproximadamente 0,75 m. Em seguida, amassamos a mistura de concreto e preenchemos em partes iguais na seção de cofragem. A camada da mistura deve ser igual à borda da caixa de tábuas.
Depois de despejar a solução, vale a pena perfurar a superfície de secagem em vários locais. Graças a isso, o excesso de ar sairá da estrutura. Para uma distribuição adequada da mistura, pode-se usar uma espátula ou régua. É possível aumentar a resistência do concreto por meio de escoriações na superfície. Para tal, é recoberto com PC 400 seco numa espessura de 3-7 mm. Isso deve ser feito 2 horas após o derramamento.
Para evitar rachaduras na composição, os mestres recomendam borrifar com água várias vezes ao dia. Para preencher adequadamente a área cega, é importante que as fissuras não ultrapassem o concreto.
Um filme plástico ajudará a proteger o revestimento da precipitação de umidade. Acredita-se que as superfícies de concreto da área cega sequem já por 10 a 14 dias. No entanto, os regulamentos exigem que você espere 28 dias.
Como cobrir?
A largura, bem como a densidade de preenchimento das juntas de dilatação e dilatação com o impermeabilizante, devem ser controladas. De tempos em tempos, podem ser necessários reparos. Fitas de vinil de até 15 mm de espessura funcionam bem para juntas de dilatação.
Se o trabalho for realizado em solos elevados, a área cega não é conectada à base. Neste caso, drenagem e drenagem pluvial são erguidos em torno da circunferência do edifício, graças ao qual a água será desviada do edifício. Técnicas especiais ajudam a aumentar a estanqueidade das estruturas de concreto e fornecem proteção contra o colapso. A impregnação pode ajudar com:
- mistura de cimento;
- vidro líquido;
- primers (o material deve assumir uma penetração profunda);
- repelente de água.
A área cega pode ser refinada decorando-se com pedra "rasgada" ou lisa, ladrilhos, seixos. Elementos de decoração são fixados em concreto.
Dicas para reparos em áreas cegas
Pequenos cavacos podem ser reparados e fissuras podem ser reparadas com concreto ou argamassa de cimento. É melhor reparar pequenas falhas no início do outono ou no final da primavera. O clima durante o trabalho deve ser claro e seco. Os reparos são realizados melhor em uma temperatura de 12-10 C.Isso é necessário para que as superfícies de concreto não absorvam excesso de água, não fiquem úmidas, não desmoronem ou se desintegrem sob a influência da precipitação ou do calor.
Se os reparos tiverem que ser realizados em calor extremo, é melhor escolher a hora do nascer ou do pôr do sol. Ao amanhecer e no final da tarde, os efeitos do calor na superfície são mínimos. Ao realizar o trabalho, é importante entender que a nova camada da futura área cega deve ser coberta com compensado, não deve ser colocada sob a luz direta do sol. Sob o sol, a água evapora muito rapidamente da solução e sua resistência e propriedades de qualidade diminuem.
Lascas, pequenas fissuras e cavidades podem ser corrigidas usando uma mástique de um componente betuminoso ou uma mistura de cimento-areia. As misturas desses fundos também são relevantes. Se você planeja consertar buracos profundos e cavacos grandes, é necessário juntar os danos antes do trabalho. Você pode eliminar pequenos danos executando o trabalho na sequência a seguir.
- Primeiro, você precisa limpar todas as superfícies. Depois disso, examinamos cuidadosamente todos os danos e os avaliamos, então você pode decidir como consertar a falha.
- Rachaduras ou lascas superficiais são tratadas com um primer várias vezes. Depois de aplicar várias camadas de primer, você pode usar uma mistura de cimento e areia. As proporções são simples: pegamos 2 partes de areia e 1 pó de cimento. É necessário rejuntar com espátula, observando a inclinação aproximada. O rejuntamento é realizado 10-30 minutos após a aplicação da solução. O rejuntamento é feito com espátula e cimento seco.
- Para consertar falhas mais graves, é realizada a junção preliminar do dano. Para esses fins, é recomendado o uso de ferramentas manuais ou equivalente elétrico. Um aumento na área da falha é inerente à união. Uma depressão em forma de cunha deve se formar no local do dano. A área é então completamente limpa. Ao fazer o rejuntamento, pode-se usar um material constituído de escória, uma pequena quantidade de amianto e uma composição de betume. O betume é retirado de 6 a 8 partes com 1,5 a 1 parte de escória. O amianto deve ser adicionado de 1 a 2 partes. Depois de despejar, a areia é despejada na superfície. Então, tudo deve secar bem. Um selante de mástique também pode ser necessário.
As camadas danificadas são eliminadas e, em seguida, novas são derramadas. A situação muda se o reparo for realizado em áreas sem concreto ou com concreto parcialmente fissurado. Neste caso, será necessário preparar a área cega e colocar uma nova camada de concreto.
Se a superfície a ser vertida for pequena, você mesmo pode amassar a solução. Para um grande volume de trabalho, é melhor trabalhar com um misturador de concreto. A solução é constituída pelas proporções de brita e areia na composição de 1/5 ou 5 / 3,5.
É melhor usar cimento de qualidades extremamente altas (concreto de areia não inferior a M 300). A opção ideal seria usar areia de rio lavada (diâmetro - máximo 0,3 mm). A pedra triturada não deve ser muito grande, com o diâmetro das partículas individuais não excedendo 30-40 mm.
Antes do trabalho, você precisa limpar cuidadosamente a área. Folhas, galhos ou poeira não devem atrapalhar. Mais adiante na borda, onde não há camada de concreto, colocamos a fôrma. As placas antigas são adequadas como materiais para cofragem. Fazemos um escudo improvisado com as placas.
É melhor misturar uma nova camada de argamassa em um misturador de concreto. Se não houver isolamento antigo no pedestal, você mesmo pode criá-lo. Isso exigirá material em rolos ou compostos de revestimento. No final do trabalho de reparo, antes da restauração direta da área cega, é necessário saber o tamanho das distâncias de vazamento da nova camada.
Se o valor for 3 metros ou mais, uma junta de dilatação deve ser colocada. A costura é realizada com placas (espessura de cerca de 20-25 mm), bem como mastique de betume. Depois disso, você pode prosseguir para o preenchimento. É melhor misturar a massa de concreto em várias passagens. Os componentes devem ser alimentados gradativamente, dividindo os materiais de acordo com as proporções das peças.
Como fazer uma área cega de concreto, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.