Tudo sobre madeira
A madeira serrada tem sido usada por pessoas na construção desde os tempos antigos. Casas e anexos foram erguidos a partir deles, móveis foram feitos. A humanidade constantemente inventa e cria novos produtos de madeira. A cada ano eles se aprimoravam e percorriam o caminho de seu desenvolvimento até os materiais que hoje estão no mercado.
O que é isso?
Madeira serrada É um produto de madeira obtido por serragem de madeira e que apresenta pelo menos dois planos paralelos. A colheita da madeira, o processamento e a fabricação de vários produtos dela são realizados em conjunto pelas indústrias florestais e madeireiras. O primeiro ramo é responsável pelo cultivo das florestas, ou seja, pelo reflorestamento e pelo preparo da madeira. Essas tarefas são realizadas por empresas madeireiras - silvicultura, silvicultura e serrarias. Eles derrubaram árvores e cortaram madeira serrada, típica da qual são toras e postes.
O próximo link no processo é empresas de marcenaria... Lá é entregue a madeira preparada para a reciclagem. As toras são serradas em serrarias de acordo com as normas nacionais e internacionais. É assim que a madeira serrada é produzida, que inclui tábuas, vigas, barras. O processo de sua fabricação é demorado e consiste em muitos links.
Isso é necessário para evitar erros e melhorar a qualidade do processo de produção. Como resultado, obtemos produtos de madeira acabados usados para obras de construção e acabamento.
A madeira serrada difere dos compósitos de madeira - madeira folheada laminada, cartão e aglomerado, madeira compensada, que são produzidos pelas mesmas empresas... Eles têm uma composição multicomponente e são produtos do processamento florestal terciário. Como qualquer outra atividade humana, a fabricação de produtos de madeira tem efeitos positivos e negativos sobre a população e o meio ambiente. Entre as vantagens dos materiais de madeira estão a compatibilidade com o meio ambiente, facilidade de instalação, resistência relativamente alta e boa capacidade de carga. Madeira serrada de qualidade tem aparência atraente e custo acessível, possui agradável aroma amadeirado.
As principais desvantagens do processamento da madeira são a derrubada maciça de árvores e, com ela, a destruição dos animais que vivem na floresta. O desmatamento está agravando o problema do aquecimento global. As pessoas destroem as florestas e, em seguida, cultivam novas, mas estas morrem devido aos incêndios e à seca. É impossível fazer boa madeira com madeira morta, então elas vão para a fornalha. Isso fecha o círculo.
Requisitos regulamentares
A produção de madeira é um processo estritamente padronizado. Cada empresa possui controladores de qualidade que verificam os lotes de produtos quanto à conformidade com todos os requisitos. A padronização de dimensões e qualidade é necessária para posteriormente facilitar o uso de materiais à base de madeira na construção. Cada elo de processamento de madeira tem seus próprios padrões. Por exemplo, a produção de madeira atende aos seguintes padrões: GOST 8486-86, GOST 6564-84, GOST 24454-80. Existem as mesmas normas nacionais que determinam as condições técnicas para o transporte e armazenamento da madeira serrada e tarugos.A maioria deles está em conformidade com os padrões globais de qualidade - DIN, EN, ANSI, ASME. Isso permite que os estados comercializem madeira no mercado internacional.
A madeira é um material orgânico. É sempre um potencial portador de vírus, bactérias, parasitas e vários insetos, que representam um perigo não só para outra vegetação, mas também para a própria pessoa. Portanto, a exportação e importação de produtos florestais exige o cumprimento de normas sanitárias. O controle de quarentena de materiais de madeira é realizado pela Inspetoria Estadual de Produção de Sementes e Proteção de Plantas. As atribuições do serviço incluem a verificação da segurança e certificação dos produtos florestais. Se, durante a inspeção e análise, pelo menos um produto não atender aos padrões sanitários, todo o lote é descartado.
No caso de segurança total dos produtos, a parte recebe um certificado fitossanitário, que permite ao fabricante transportar os produtos além da fronteira. Um fito-certificado é uma espécie de fiador da qualidade do produto.
Outros parâmetros indicados no passaporte de qualidade:
- nome do fornecedor, marca registrada, endereço de produção;
- grau;
- tamanhos;
- espécies de madeira;
- o número de unidades do lote;
- designação de padrões.
Visualizações
Existem várias classificações de madeira serrada, que levam em consideração muitos parâmetros: o método de serração, resistência, tipo de classificação, método de processamento da extremidade e muito mais. O principal é a classificação dos produtos de acordo com o grau de processamento. Segundo ela, os produtos são divididos em vários tipos.
Aparar
Essa madeira é processada por todos os lados. Eles têm faces planas e retificadas - peças largas, bem como arestas paralelas usinadas. Obsol - defeito de processamento - não deve exceder os valores especificados. Os materiais afiados têm várias categorias de qualidade: selecionados, primeiro, segundo, terceiro e quarto, que são indicados pela marcação correspondente. Eles são feitos a seco, úmido e úmido com impregnação anti-séptica.
Eles são comuns e perfilados, com conexões macho e fêmea. Eles são usados na construção de estruturas de suporte e de suporte de edifícios, telhados, bem como para a decoração de interiores de instalações.
Um grupo separado de produtos é feito de compósitos colados, que são feitos pela combinação de vários materiais em um.
Não cortada
Esses produtos são processados apenas pelos dois lados. As bordas não são cortadas e geralmente contêm casca. Os materiais não cortados são usados principalmente para a construção de estruturas auxiliares e temporárias. Têm textura áspera, aparência pouco atraente e baixo custo. A variedade geralmente não é identificada. Madeira não cortada pode ser usada em interiores temáticos de quartos em estilo de caça.
Eles são adequados para o acabamento de garagens, anexos, galpões. Sobreposição devido a bordas desiguais. Os produtos não cortados também incluem obapol ou placa. Esta é a madeira de corcunda obtida na lateral de um tronco. Uma das faces é serrada, enquanto a outra é convexa e contém casca. Atualmente, esses produtos são considerados resíduos industriais.
Aplainado
São produtos em que ambas as arestas ou pelo menos uma face são aplainadas. Os materiais com ou sem bordas podem ser aplainados. Posteriormente, são submetidos à retificação em máquinas para tornar a superfície aplainada mais lisa.
Calibrado
Este é um grupo separado de madeira serrada que é completamente seca e processada nas dimensões e características especificadas. Tais produtos são utilizados no comércio internacional, bem como na construção de estruturas onde erros técnicos são inaceitáveis: construção naval, construção de automóveis, construção de estruturas de suporte e suporte de edifícios, telhados.
Após a fabricação, a madeira é tratada com soluções especiais. Os produtos impregnados com antissépticos, inseticidas e líquidos resistentes ao fogo têm uma longa vida útil, mantêm suas qualidades e aparência originais por muitos anos.
Materiais (editar)
A flora do nosso planeta é caracterizada por uma grande variedade de espécies arbóreas com diferentes características. Eles são divididos em coníferas e caducas.... Vamos considerar as raças mais comumente usadas.
Larício
A madeira desta espécie é considerada a melhor. Ela realmente não igual em termos de resistência e durabilidade... Esses materiais são difíceis de processar, mas não estão absolutamente sujeitos à degradação. A raça possui um alto grau de Resistência à umidade... Tem uma cor natural ligeiramente avermelhada e não necessita de pinturas adicionais.
Carvalho
Madeira bastante forte e densa, que possui excelentes propriedades: não estala ao secar, praticamente não está sujeita ao apodrecimento. O carvalho é considerado o rei das florestas decíduas e tem uma textura atraente.
Faia
A madeira é semelhante em qualidade ao carvalho, mas é altamente suscetível à decomposição... É branco com uma tonalidade vermelho-amarelada. A bela textura possibilita o uso de faia para folheados e frisos de parquet.
bétula
É um típico representante da madeira dura. A madeira de bétula apresenta tonalidades claras, possui resistência e dureza médias. As desvantagens da raça são sua suscetibilidade à decomposição, rachaduras e encolhimento severo ao longo do tempo.
Aspen
Outro tipo de madeira dura. Sua madeira é macia, branca, com tonalidade esverdeada. Pode ser facilmente processado. Aspen é considerada uma raça resistente à umidade, não racha ou deforma com o tempo.
Por suas propriedades, a raça se assemelha a uma tília.
Cedro
O cedro, assim como o abeto, é quase semelhante ao pinheiro em estrutura. Eles têm uma textura bonita que parece atraente em superfícies lisas e polidas. A madeira é macia, resinosa e de agradável aroma calmante.
Pinho
Um típico representante das coníferas. A madeira tem uma tonalidade amarelada e é fácil de processar. A baixa dureza do pinho não permite a sua utilização na construção de estruturas de suporte e caixilharia. Entre as desvantagens estão a resina abundante e um forte aroma de coníferas, portanto, a madeira de pinho não é recomendada para acabamento em quartos.
Cinza
A rocha possui bons parâmetros de resistência e elasticidade. Tem uma cor amarela clara combinada com um núcleo vermelho escuro, uma bela textura. A madeira de freixo é fácil de processar, não está sujeita a rachaduras e deterioração rápida.
Formas e tamanhos
Nas empresas, a madeira serrada é produzida em tamanhos padronizados de acordo com os padrões da GOST. É permitida a fabricação de produtos de tamanhos arbitrários a pedido do cliente. Os tamanhos são determinados de acordo com certas regras.
- Comprimento em m. A menor distância entre as extremidades opostas.
- Largura em mm. Com bordas - em qualquer lugar da peça de trabalho a uma distância mínima de 150 mm da extremidade. Sem bordas - na parte central da peça de trabalho como a soma das metades das dimensões dos planos largo e estreito, excluindo casca e fibra.
- Espessura em mm. Em qualquer lugar da peça de trabalho a uma distância mínima de 150 mm da face final.
Longas réguas e pinças de metal são usadas para medir as dimensões. É permitida a utilização de templates, blanks de calibração e outros medidores, cujo erro atenda aos padrões. As medidas de controle das dimensões, bem como do peso, são realizadas após a secagem da madeira.
Considere os tamanhos nominais de tipos individuais de produtos.
feixes:
- comprimento - 1,5-8,5 ± 0,25-0,5 m;
- espessura –100-240 mm;
- largura -100-280 mm.
Barra - produzidos com dimensões semelhantes às placas, mas de formato menos plano.
Borda:
- comprimento - 1,5-6,5 ± 0,25-0,5 m;
- espessura -13-35 mm de espessura, 36-100 mm de espessura;
- largura - 50-260 mm.
Os parâmetros listados referem-se a materiais com teor de umidade de 20%. Com valores maiores ou menores do parâmetro, as dimensões da madeira podem diferir, respectivamente, para cima ou para baixo.
A fim de evitar defeitos de fabricação, é necessário determinar com antecedência o grau de teor de umidade do material e, em seguida, multiplicar as dimensões pelo coeficiente de retração correspondente, de acordo com GOST 6782.1.
Métodos de serrar
A primeira etapa na criação de madeira é cortar a extração de madeira. Sua tecnologia determina a aparência e a resistência do produto acabado. O corte dos materiais pode ser longitudinal ou transversal. Para isso, são utilizados vários tipos de máquinas para marcenaria: circulares com serras circulares e serras de fita com serras flexíveis.
Existem várias opções para serragem circular.
- Radial A linha de corte na seção se ajusta ao núcleo do tronco, como o raio do círculo. O resultado é um produto com fibras paralelas retas. Esses materiais apresentam um aspecto mais atraente devido à textura homogênea e à distância mínima entre as fibras. É usado para criar placas decorativas caras. Vantagens - alto grau de resistência, sem encolhimento do material.
- Tangencial Com este método, a linha de corte passa a alguma distância do centro do tronco, que em seção transversal parece uma corda de um círculo. Esses produtos têm uma textura ondulada interessante com linhas largas de fibras claras e escuras. A principal desvantagem é o baixo grau de resistência da fibra e o forte encolhimento da madeira ao longo do tempo.
- Semi-radial ou rústico Este é um método de corte que combina os recursos dos dois anteriores. Fendas irregulares das fibras de madeira são visíveis na superfície, o que confere ao produto uma aparência única. O método é inferior em qualidade ao corte radial, mas melhor do que tangencial.
- Transversal Esta é a maneira de cortar as fibras da madeira. Raramente é utilizado, principalmente para criar parquetes artísticos ou cortar tábuas de cozinha, pois neste caso os produtos apresentam baixo desempenho.
- Misturado combina os recursos de outros métodos. É o mais econômico, pois permite obter um maior número de espaços em branco de um registro.
Sortimento
Hoje, no mercado madeireiro, é possível encontrar um grande número de variedades de produtos.
Placa
Estes são pedaços de madeira que são feitos por um corte longitudinal através do centro em 2 metades iguais. Possuem apenas 1 lado serrado e são utilizadas para a produção de toda a gama de madeira serrada.
Quartos
São partes de uma árvore obtidas por dois cortes longitudinais de toras no centro em 4 partes iguais. Eles têm 2 lados serrados mutuamente perpendiculares e são usados para a produção de alguma madeira serrada, marcenaria e molduras.
feixes
Trata-se de madeira serrada, cujas dimensões na seção transversal ao longo de ambos os eixos são superiores a 100 mm. Fabricado em madeira de lei. É usado para criar vigas para estruturas de suporte na construção de pontes, navios, casas de toras e pisos entre pisos.
Barra
Madeira serrada, cujas dimensões na seção transversal ao longo de ambos os eixos são menores do que 100 mm e a largura não é maior que o dobro da espessura. Ao criá-los, são aplicados os mesmos padrões que são usados na produção de placas.
As barras são necessárias para a fabricação de móveis e marcenarias diversas.
Borda
Trata-se de madeira serrada, cuja largura em seção transversal excede a espessura em 2 vezes ou mais. Tem lados largos, que são chamados de faces, e lados estreitos, que são chamados de bordas. As faces são sempre processadas por aplainamento e retificação. As bordas às vezes podem ser ranhuradas criando conexões macho e fêmea ou macho e fêmea.
Existem vários tipos de placas.
- Resina - uma prancha longa de pequena largura e espessura.É utilizada para a decoração de interiores da divisão, é fixada à ripa ponta a ponta ou através das ranhuras. O forro é o tipo de placa decorativa mais barata e mais comum.
- Imitação de uma barra ou feixe falso. Trata-se de uma espécie de tábua decorativa, que se distingue pela sua grande largura, que se assemelha a uma madeira. As bordas do produto são sempre processadas por ranhuras, de forma que o material é preso ao torneamento através das ranhuras. A imitação de uma barra tem um aspecto mais estético e um custo elevado em comparação com o forro.
- Casa de bloco. Esta é a madeira decorativa feita das partes semicirculares externas das toras. Em seção, ele se assemelha a um segmento de círculo. O produto é utilizado para a decoração de interiores de instalações, imitando com o seu aspecto uma casa de toras.
- Planken... Curto análogo do forro, que não possui pontas e estrias. É feito de espécies de madeira resistentes à umidade. É usado para decorar quartos, gazebos, varandas e galerias, saunas e banhos, com menos frequência - fachadas de edifícios. Instalado verticalmente e horizontalmente.
- Tábua de parquete. É utilizado exclusivamente para fins decorativos para colocar o chão, menos frequentemente para decoração de paredes. Ele é instalado em uma área limitada e é usado para expandir visualmente o espaço da sala.
- Também vale a pena mencionar as ripas, que não são um tipo distinto de madeira serrada.... São elementos que representam uma tábua estreita ou bloco plano de madeira e são usados para decorar salas, equipar varandas, gazebos e terraços, construir escadas e caixotes de madeira.
- Outro termo que os construtores novatos costumam encontrar é moldagem. Esses são produtos com um grande comprimento e dimensões de seção transversal relativamente pequenas. Destinam-se ao acabamento decorativo de instalações. Tratam-se de tábuas compridas de qualquer tipo, rodapés de madeira, perfis decorativos, bem como caixilhos de portas e janelas.
- Dorminhoco... Esta é uma madeira curta de grande largura e espessura, em seção transversal semelhante a um trapézio com lados arredondados. Eles são feitos de madeira de coníferas. Eles são usados na construção de vias férreas.
- Croaker ou obapol... O lado de uma tora que tem uma superfície serrada e a outra não serrada. Anteriormente utilizado para a construção de ripas ou cercas de estacas.
Hoje é considerado um resíduo e pertence à madeira serrada.
Formulários
As propriedades de desempenho da madeira serrada permitem que sejam usadas em vários campos. De acordo com GOST 8486-86, utilizado para a fabricação de produtos de madeira, existem várias categorias de uso de produtos de madeira. Construção - é o principal consumidor de madeira serrada, onde é utilizada principalmente para a construção, reparação de estruturas portantes e de suporte de estruturas e casas de toras, para telhados, escadas, janelas e portas.
Vários tipos de madeira na construção privada são usados para trabalhos de acabamento, construção de chalés de verão, saunas e banhos. As fábricas de móveis usam blanks para criar estruturas decorativas de madeira, bem como para fabricar móveis. Para fins semelhantes, geralmente são usados produtos de 1-3 graus. Os produtos de 4º grau podem ser utilizados na confecção de contêineres, embalagens e caixas, bem como em estruturas auxiliares de construção - andaimes, suportes provisórios de madeira, galpões, plataformas e paletes. Não é adequado para outros fins.
Engenharia Mecânica - nesta área, a madeira serrada é utilizada para o fabrico de estruturas de madeira para equipamentos e máquinas na construção de carruagens e na engenharia agrícola. V indústria automobilística - para criar reboques e semirreboques, plataformas de caminhões. Na construção naval - para cobertura de embarcações, barcos, navios e seus conveses. Na engenharia mecânica, madeira de graus selecionados ou 1-2 é usada. O uso de madeira de baixa qualidade é inaceitável na criação de tais estruturas, especialmente na construção naval.
As áreas de aplicação da madeira serrada são muito diversas. Com os devidos cuidados, a madeira em qualquer divisão criará um ambiente calmo, além disso, irá melhorar significativamente os parâmetros do microclima. Use este material prático na construção privada para vivenciar plenamente todas as suas belezas naturais.
Você também pode considerar o composto de polímero de madeira (WPC). Este é um cruzamento entre uma placa e plástico, que leva todas as qualidades do processamento da madeira natural e não suporta todos os fatores negativos como apodrecimento, farpas, insetos.
O comentário foi enviado com sucesso.