Dimensões da folha HDF
Existem muitos materiais de construção diferentes no mercado agora, mas os painéis de aparas de madeira ocupam um lugar especial. São utilizados tanto em acabamentos como em decoração de espaços. Hoje vamos falar sobre um tipo bastante interessante dessas placas - HDF. Embora tenham surgido há não muito tempo, já conseguiram ganhar popularidade neste nicho.
Qual é a espessura?
O nome desses painéis de folha vem das primeiras letras da expressão inglesa High Density Fiberboard, que se traduz em russo como “high density fibreboard”. A produção desse material é semelhante à produção de outros painéis a partir de serragem e aparas. Já para a produção de HDF, aproveita-se o resíduo mais ecológico das serrarias, onde não há substâncias tóxicas e resinas de formaldeído.
Nesta fase, são produzidos dois tipos dessas placas.
- Lixado. Após a fabricação, a superfície do produto é lixada para posterior pintura ou envernizamento. As divisórias são feitas de tais placas, são utilizadas como substrato antes da colocação de laminados, etc. Também são amplamente utilizadas na produção de móveis, a partir desses painéis obtêm-se fundos excelentes para gavetas, paredes traseiras de armários ou armários e muito mais.
- Decorado (envernizado). Obtém-se por imprimação e pintura de painéis lixados. Em seguida, é aplicada a cor principal, imitando a madeira natural. É um material ideal para a fabricação de móveis e portas de armários.
Para melhorar as propriedades dos painéis, você pode fazê-los laminados. Para isso, são aquecidas resinas melamínicas que, durante o aquecimento, se espalham pela superfície e, quando resfriadas, formam uma película mais fina. Depois de concluir este processo, os painéis não precisam de processamento adicional. Embora alguns considerem um grupo separado, os laminados são uma subespécie dos decorados.
Tamanho da folha HDF:
- no comprimento são 2440, 2500 e 2800 mm;
- a largura é 1830 e 2070 mm;
- espessura - 2, 3, 4, 5, 6, 8 mm;
- densidade - até 1000 kg / m3.
Os desvios permitidos do formato padrão não podem ser superiores a 0,2 mm e no máximo 0,5 mm. O tamanho mais comum é 2800x2070x3, mas para a fabricação de alguns elementos decorativos são produzidos painéis de 2070x695x3 mm.
Aplicativos dependendo das dimensões
As placas HDF são usadas em vários campos.
- Fabricação de móveis. Na maioria das vezes, eles são usados para gavetas e paredes traseiras de móveis de alta qualidade: gabinete ou estofados.
- Eles são excelentes portas internas para um escritório, uma casa, uma cabana de verão, um café e assim por diante.
- Devido à sua alta resistência e confiabilidade, excelentes divisórias são obtidas dos painéis. Suas dimensões permitem construí-los em alta velocidade.
- Trabalho interno. A pequena espessura das lajes permite que você economize mais espaço utilizável na sala. Ao mesmo tempo, é possível montá-los não só nas paredes, mas também no teto, o que amplia significativamente a lista de áreas de sua aplicação. Eles podem ser usados como suporte para pisos laminados. As dimensões das lajes contribuem para o aumento da velocidade de trabalho.
- Aventais de cozinha. Vários métodos são aplicados às lajes com um padrão, e a partir deles obtém-se uma excelente substituição de ladrilhos. O bom custo e a ausência de costuras são uma grande vantagem na decoração da cozinha. Tamanhos personalizados podem ser usados para reduzir o consumo de material.
- Decoração. Essas placas são feitas de grades para esconder as aberturas de ventilação e os porta-retratos.Eles também são excelentes telas que cobrem os radiadores de aquecimento contra olhos curiosos. São feitos buracos neles para a passagem de ar livre.
- Acabamento. O peso leve e a alta confiabilidade tornam possível o uso desse material em estofamento de interiores de automóveis e de passageiros.
Na maioria dos casos, o produto terá que ser cortado para obter os componentes do tamanho certo para acabamento ou decoração.
Como escolher?
A seleção de placas HDF não é uma tarefa fácil. Para fazer a escolha certa, você precisa se familiarizar com antecedência com as características técnicas do material, suas vantagens e falhas. A área de aplicação dos painéis também é de grande importância. Vamos começar com os méritos.
- Alta fiabilidade. Os painéis têm apenas 3 mm de espessura e durabilidade decente.
- Longo prazo de uso. As placas podem servir por pelo menos dez anos, mantendo suas propriedades e aparência mesmo em condições de exposição a vapor, gordura ou água fervente. As manchas são facilmente removidas e o material parece novo.
- Amizade ambiental. Somente ingredientes naturais são usados na produção. Mesmo quando aquecidos, não emitem substâncias nocivas ao organismo.
- Uma grande seleção de diferentes cores, que permite escolhê-las para qualquer interior. Você também pode solicitar a impressão de fotos, mas custará mais.
- Facilidade de instalação. Estes produtos podem ser facilmente fixados na parede com parafusos auto-roscantes ou cola, desde que sejam usados como avental na cozinha ou como divisórias.
Além das vantagens listadas, o preço é agradavelmente agradável. Esses painéis são significativamente mais baratos do que madeira e telhas.
Existem também desvantagens - nós as descreveremos.
- Apenas formatos de placa padrão estão disponíveis, e existem poucos deles. Se os painéis são planejados para serem usados para decorar uma grande área, você precisará comprar elementos adicionais, e isso tem um custo adicional.
- Se a instalação das lajes nas paredes foi feita incorretamente, depois de um tempo elas podem deformar.
- Como os produtos se desintegram durante o corte, é necessário muito cuidado.
Ao comprar, preste atenção ao fabricante. Existem muitos fornecedores sem escrúpulos cujos produtos perderão rapidamente suas valiosas propriedades.
Recomendações de cuidado e uso
Produtos de fabricantes confiáveis não precisam de cuidados especiais. Basta retirar toda a sujeira de uma vez, sem adiar para depois. Isso requer um pano úmido ou esponja. Para que o material sirva por muito tempo, condições simples devem ser atendidas:
- mantenha sempre os painéis limpos;
- lavar somente com agentes não agressivos, em nenhum caso usar escovas de metal etc .;
- não coloque dispositivos de aquecimento nas proximidades;
- não exponha a forte estresse mecânico.
Depois de estudar todas as características deste material, você precisa decidir sobre a cor. Normalmente os painéis imitam madeira natural cara, mas existem opções com impressão de fotos. Em seguida, eles são determinados com a espessura das lajes - depende de onde será usada. Para a fabricação de móveis ou como avental, você pode usar variedades mais finas. E para a instalação de jumpers em salas, a disposição de paredes, pisos ou tetos, você precisa escolher com base nas cargas previstas.
Ao escolher, você precisa levar em consideração todas essas nuances. Devido às suas propriedades, as placas HDF são preferíveis aos painéis feitos de outros materiais semelhantes (MDF ou aglomerado). E se a instalação também for feita de acordo com todas as regras, elas irão encantá-lo por muito tempo.
No próximo vídeo, você conhecerá as etapas do processo de produção das placas de MDF e HDF para pisos laminados Kaindl.
O comentário foi enviado com sucesso.