Placas de teto de espuma: informações gerais e variedades
Se há vontade de fazer reparos no apartamento, mas não há muito dinheiro para materiais, deve-se prestar atenção ao forro de espuma. Uma ampla seleção de texturas e cores permite que você encontre a melhor opção para todos os gostos. A facilidade de instalação permite que você mesmo cole os ladrilhos.
Peculiaridades
Todos, desde a infância, estão familiarizados com a espuma, cujo nome completo é espuma de poliestireno extrudido ou isopor. É muito procurado na indústria da construção. Hoje, uma variedade de materiais de construção são feitos de poliestireno devido à sua estrutura única. Consiste em um grande número de pequenas células de ar.
Polyfoam é caracterizado pela leveza de design, facilidade de processamento e também apresenta a capacidade de criar qualquer formato do produto. Outra característica importante deste material de construção é que retém o calor perfeitamente. A versatilidade da espuma se manifesta no fato de ser utilizada na criação de diversos materiais de construção.
Basicamente, as placas de espuma para o teto são quadradas. Os tamanhos padrão são 250x250, 300x300 e 500x500 mm. À venda você pode encontrar opções retangulares, comumente chamadas de painéis. Esta opção é usada para acabamento de tetos em áreas públicas que não se destinam a residências. O tamanho padrão é 1000x165 mm.
Os fabricantes modernos de forros de espuma oferecem esse material em outras formas, às vezes você pode até encontrar opções com formato irregular. Essa variedade permite que você crie composições incríveis sobre diferentes tópicos.
O isopor é apresentado na cor branca e é complementado por um enfeite na parte frontal. Essas telhas são normalmente utilizadas no acabamento do teto para pintura com uma composição à base de água. Para garantir excelente absorção da tinta, esse material possui acabamento fosco. Esta opção custa muito pouco, por isso é frequentemente utilizada para pinturas posteriores.
A placa de espuma tem até 14 mm de espessura, mas os tamanhos padrão variam de 2,5 mm a 8 mm. A leveza do material é uma de suas principais vantagens.
Portanto, para cobrir um teto de 20 m², você precisará de cerca de 4 kg de placas de espuma.
Ao calcular o número necessário de placas medindo 500x500 mm, a área do teto deve ser arredondada para um número maior, que é dividido por cinco. Já na última fila os ladrilhos deverão ser cortados. Se o assentamento diagonal for usado, outros 15% devem ser adicionados ao número total de ladrilhos.
Vantagens e desvantagens
A espuma de poliestireno extrudado, como outros materiais, tem vantagens e desvantagens.
A principal vantagem das placas de forro de espuma é que podem ser facilmente coladas em qualquer superfície. O baixo peso do material, bem como a praticidade de corte, contribuem para uma instalação rápida e fácil.
Este material é caracterizado por excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. Pode até ser utilizado para equipar quartos de crianças, desde que seja seguro, pois não contém substâncias nocivas em sua composição.
Muitas pessoas preferem esse material de acabamento, por ser barato e a cola para instalação ter um custo acessível.Se você escolher o material de acabamento certo para o teto, ele vai durar muitos anos. Com telhas grandes, o teto pode ser revestido com azulejos muito rapidamente. Como a telha de espuma tem pouca espessura, a altura do teto após sua instalação praticamente não muda.
Os ladrilhos de isopor são pintáveis. O material branco pode assumir qualquer tom. O ladrilho pode ser pintado até sete vezes.
A facilidade de instalação permite que você faça tudo sozinho, sem habilidades e habilidades especiais.
Mas além das vantagens, o ladrilho de espuma também apresenta algumas desvantagens, com as quais você deve se familiarizar antes de decidir trabalhar com este material.
A principal desvantagem do poliestireno é a sua fragilidade, por isso é preciso ter muito cuidado com ele. Uma desvantagem significativa é a permeabilidade ao vapor. O teto não pode mais absorver o excesso de umidade. As costuras entre os ladrilhos são difíceis de mascarar. Você não deve comprar espuma muito barata, pois ela tende a amarelar rapidamente.
Visualizações
Os fabricantes modernos oferecem três tipos de placas de espuma plástica, que diferem nas propriedades e no método de fabricação.
Carimbado
É feito de blocos de poliestireno pelo método de estampagem. Suas principais características são leveza, baixa densidade, além da presença de impressão em relevo. Sua espessura varia de 6 a 8 mm.
Este ladrilho é o mais barato, por isso suas propriedades são significativamente mais baixas do que outros tipos de ladrilhos de espuma. Não possui revestimento protetor, tem medo da exposição à água e é frágil. É proibido lavar tal teto, portanto só pode usar a versão a seco para limpar ou passar uma esponja úmida na superfície.
Este tipo de ladrilho não pode ter uma forma clara, portanto, podem surgir lacunas de diferentes tamanhos durante a instalação.
Extrudado
É feito em massa de poliestireno devido à aplicação do método de prensagem. Possui alta densidade. Sua espessura geralmente é de apenas 3 mm. Tem uma capa protetora, pelo que pode até ser lavado com água. Como o ladrilho extrudado tem uma superfície lisa, ele pode imitar madeira, mármore ou outros materiais.
As principais vantagens são longa vida útil, bela aparência e excelente durabilidade. Se falamos das lacunas, é importante destacar que o ladrilho não se presta a manchar, tem uma superfície irregular de dentro para fora, e também se formam costuras de conexão perceptíveis durante a instalação.
Injeção
É da mais alta qualidade. Ele é produzido usando o método de cozimento de poliestireno em moldes. Sua espessura é de 14 mm. A peculiaridade deste tipo é a maior resistência e clareza da geometria da impressão em relevo. As juntas dos ladrilhos durante a instalação são de elevada qualidade, o que garante a criação de uma superfície coerente.
A placa quente é à prova de fogo, uma vez que não queima. Pode ser lavado com vários detergentes. Se desejar, pode ser pintado.
Esta opção é adequada até mesmo para o acabamento de um banheiro.
Como escolher?
Para deixar o teto bonito e uniforme, você precisa seguir os conselhos de especialistas ao escolhê-lo:
- O ladrilho deve ter bordas retas, então sua instalação não demorará muito e não haverá grandes espaços entre os ladrilhos. Se tiver bordas curvas ou deformadas, então não deve ser comprado.
- É necessário verificar a resistência do material. Basta aplicar um pouco de pressão na borda do ladrilho. Se ele se desintegrar, o material dessa baixa qualidade não deve ser comprado.
- É necessário atentar para a uniformidade da estrutura e densidade da espuma. Não deve haver ondas ou amassados nele.
- Um critério importante é a qualidade da impressão. O desenho deve ser claro e legível.
- As telhas devem ser verificadas quanto à qualidade antes de comprar. É necessário levantá-lo por uma das pontas e sacudi-lo ligeiramente. Se a borda não estiver quebrada ou deformada, ela pode ser usada para fazer o acabamento do teto.
- Se você deseja criar uma única tela sem juntas, deve usar a opção perfeita. Possui uma borda reta sem tubulação. Mas aqui você precisa abordar com competência o processo de colagem, cada ladrilho deve ser precisamente encaixado no adjacente.
- Não compre telhas de espuma online, porque o material na imagem e na realidade nem sempre é o mesmo. É melhor olhar as amostras para entender como o material se parece, como é.
- Muitos compradores deixam comentários positivos sobre a telha de espuma. Portanto, lembre-se que mesmo entre materiais baratos, você pode encontrar uma opção decente de reparo.
Preparação da superfície
Primeiro, você precisa prestar atenção à condição da superfície do teto, na qual as placas de espuma serão coladas no futuro.
É necessário realizar trabalhos preparatórios:
- Se houver diferenças de nível de mais de um centímetro no teto, vale a pena começar por nivelar o teto.
- Se o papel de parede foi colado na superfície, é necessário desmontá-lo, e também tratar o teto com primer.
- Para remover a cal da superfície, ela deve primeiro ser lavada e, em seguida, preparada com primer.
- Se o teto foi pintado com tinta a óleo, então deve ser bem lavado com água e sabão, em seguida, toda a tinta inchada deve ser removida.
- O teto pintado com tinta à base de água deve ser umedecido em abundância, em seguida, seco com aquecedor ou à tiragem, e após 30 minutos a tinta pode ser removida da superfície com uma espátula.
Para colar ladrilhos no teto, pode-se usar um dos métodos: paralelo, diagonal, offset (que lembra uma alvenaria) e combinado (feito através do uso de ladrilhos de cores diferentes).
Para que os elementos sejam dispostos de maneira uniforme e em uma determinada ordem, primeiro você precisa fazer marcações no teto:
- Você precisa esticar duas linhas perpendiculares usando um cabo de tinta. Precisa ser puxado como uma corda. Cada linha dividirá a superfície em duas partes iguais. O centro geométrico estará localizado no ponto onde eles se cruzam.
- Para fazer o estilismo de forma paralela, basta criar uma marcação de duas linhas. Para ter certeza, você também pode desenhar linhas paralelas a uma distância igual à largura do ladrilho.
- Para usar o método diagonal, marcações adicionais devem ser feitas. A partir do centro geométrico, você precisa desenhar linhas nas linhas perpendiculares da primeira marcação, enquanto mantém um ângulo de 45 graus.
- O primeiro ladrilho deve ser colado no centro do teto. Há momentos em que o trabalho pode ser iniciado do canto mais visível da sala.
Tecnologia de colagem
O processo de colagem de placas de espuma no teto é bastante fácil e simples:
- A cola deve ser aplicada nos ladrilhos, nomeadamente, no centro e ao longo das extremidades. Se desejar, a cola pode ser aplicada em toda a superfície.
- Pressione o ladrilho firmemente contra a superfície do teto e aguarde cerca de 30 segundos.
- Você precisa remover suavemente as mãos. Se o ladrilho aderir ao teto, você pode passar para o próximo.
- A última fileira de ladrilhos costuma ser menor do que a altura padrão, então você precisa cortá-los com uma faca afiada para colocá-los no tamanho correto.
- Quando todo o forro estiver colado, vale a pena passar a trabalhar com fissuras. Para eliminá-los, você pode usar um selante acrílico ou massa. Se os ladrilhos forem colados em uma massa, as juntas podem ser seladas imediatamente durante o processo de colagem.
- Depois de concluída a obra, é necessário deixar a telha secar completamente, para que o teto não seja tocado ao longo do dia.Após a secagem, se desejar, pode-se começar a pintar os ladrilhos.
Como você pode lavar?
As telhas do teto podem ser limpas de poeira com um aspirador de pó ou uma escova macia e fofa. Mas às vezes você deve apenas lavá-lo.
Para limpar os ladrilhos de espuma, pode-se usar os detergentes que tiver à mão, mas é melhor dar preferência aos produtos líquidos. Pode ser detergente líquido ou detergente para louça.
O pó geralmente contém partículas abrasivas que não danificam a superfície do ladrilho, mas podem deixar manchas após a lavagem.
Deve-se ter muito cuidado com os ladrilhos estampados, pois são de baixa densidade, pelo que só podem ser lavados em último recurso. Os ladrilhos injetados e extrudados não têm medo do contato com a água, bem como do estresse mecânico durante a lavagem.
As placas de isopor são limpas da mesma forma que um teto falso. É preciso pegar um pano macio ou esponja, umedecer previamente em uma solução com sabão, que consiste em detergente e água. A solução deve ser distribuída entre as depressões em relevo. Você pode usar uma esponja úmida ou flanela para limpar a espuma.
Se você não conseguir remover a umidade das reentrâncias do relevo com uma esponja ou pano, use papel higiênico ou toalhas de papel.
Se a umidade não for removida, após a secagem, certamente aparecerá uma marca de sujeira nos ladrilhos.
Como pintar?
Para refrescar os ladrilhos de espuma, não caia. O teto de isopor pode ser pintado, mas apenas alguns tipos. Por exemplo, a superfície laminada não pode ser pintada.
Se for possível pintar ladrilhos de espuma, você deve dar preferência à tinta à base de água ou acrílica.
Para fazer o ladrilho de espuma parecer atraente e elegante após a pintura, você deve seguir várias recomendações de especialistas:
- A qualidade do revestimento dos ladrilhos é de grande importância na escolha da tinta.
- Vale a pena prestar atenção ao consumo de tintas, ao grau de opacidade e composição, às vezes incluem elementos protetores ou aditivos especiais com propriedades anti-sépticas.
- A pintura do teto deve sempre começar pela janela.
- Os movimentos devem ser suaves, pois isso afetará diretamente a qualidade da tinta.
Exemplos no interior
Placas de forro de espuma são usadas para dar acabamento em toda a superfície. Os ladrilhos decorativos são muito procurados: chamam a atenção com um padrão original, que permite criar uma impressão invulgar em toda a área do tecto.
As telhas de teto sem costura parecem imbatíveis. Tem-se a impressão da integridade da tela. À primeira vista, é até impossível imaginar que ladrilhos de espuma comuns foram usados para criar um teto surpreendentemente elegante. Pequenos detalhes em azul no forro estão em perfeita harmonia com a paleta de cores do papel de parede.
As telhas de espuma texturizada permitem que você crie diferentes padrões no teto. Acrescenta volume e luxo ao revestimento. O branco é uma cor universal, portanto pode ser usado tanto para decorar uma cozinha como ficará muito bonito em vários locais públicos.
Como colar placas de espuma no teto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.