O uso de pedra natural para decoração de interiores
O acabamento em pedra natural permite criar interiores sofisticados e respeitáveis. Sem dúvida, o material apresenta uma série de vantagens, entre as quais durabilidade, resistência, resistência à umidade e segurança contra incêndio. Entre as desvantagens estão alto custo, alto peso e complexidade de processamento.
Peculiaridades
Os eminentes habitantes da Roma Antiga também recorreram à decoração das partes interiores da habitação com pedra. Devido ao alto custo do material e à laboriosidade de seu processamento e instalação, tal revestimento estava disponível apenas para pessoas abastadas, representantes da nobreza. A popularidade da pedra cresceu com o tempo. E mesmo com o advento de muitos outros materiais (menos caros e difíceis de instalar), a pedra natural para decoração de interiores continua em alta.
Isso se deve às características de alto desempenho dos produtos e à sua aparência atraente e respeitável. Como há milhares de anos, a pedra natural na decoração demonstra riqueza, status de dono de uma casa ou outro local.
Para a decoração de interiores, é selecionada uma pedra forte e durável que é resistente à abrasão e esforços mecânicos. Preferidas são as pedras resistentes à umidade que não possuem radiação.
Devido à composição natural do material, é resistente ao fogo (não é combustível), é resistente às intempéries. Naturalmente, antes do uso, as pedras são processadas, a radiação de fundo é removida e as pedras são cortadas. O produto acabado deve atender aos requisitos de GOST 9480-2012.
Visualizações
Diferentes tipos de pedra natural são usados para decoração de interiores:
Mármore
O mármore natural é baseado em calcita, complementado com outros minerais. As características de tonalidade e resistência do mármore dependem das características e do volume deste.
O material tem aparência característica, sendo sua superfície acinzentada, bege, preta, bordô e muitos outros tons. Uma característica do material é a presença de veios de luz que formam um padrão. Graças ao processamento (polimento ou retificação), é possível obter várias texturas do material.
Além da resistência e durabilidade características da maioria das pedras naturais, o mármore tem uma maior resistência à umidade. Isso o torna adequado para banheiros e outras áreas com alta umidade.
Granito
Talvez a mais forte e durável de todas as pedras naturais. Devido à sua resistência à umidade e abrasão, o granito tem uma longa vida útil. Este nobre material possui várias tonalidades de cores que "brincam" quando os raios do sol atingem a superfície.
Entre as desvantagens está um aumento da radiação de fundo, bem como um grande peso. Esta última característica requer o fortalecimento do granito apenas em bases sólidas e o uso de adesivos com maior aderência.
Travertino
Este material é o resultado da deposição de fontes de água de dióxido de carbono. É baseado em carbonato de cálcio. Uma das principais vantagens do travertino é a ausência de radiação de fundo. Além disso, é forte e durável (foi usado durante a construção do Coliseu), resistente à abrasão e à umidade. Pelas suas características de resistência, ocupa um lugar entre o granito e o calcário.
A paleta principal de cores das pedras é o branco, cinza e tons claros de marrom.
Todos os tons são quentes, portanto, ao se deparar com o travertino, é possível criar um ambiente aconchegante e aconchegante.
O travertino tem uma propriedade interessante - com o passar dos anos, seus indicadores de resistência aumentam, o que também contribui para a durabilidade do material.
Dolomite
Refere-se a minerais da classe dos carbonatos. A tonalidade marrom, branca ou amarelada da dolomita deve-se à presença de argila e hidróxidos de ferro nas partículas. Uma característica da dolomita é sua superfície brilhante, que pode ter vários graus de severidade - do fosco à madrepérola.
A dolomita também não tem fundo de radiação, além disso, tem propriedades medicinais. Tem um efeito positivo no sistema nervoso central, alivia a tensão nervosa, alivia a ansiedade e a insônia.
O efeito benéfico do material, assim como sua resistência a altas temperaturas, possibilita o uso da dolomita na decoração de salas de relaxamento em banhos e saunas.
A pedra serrada assemelha-se a um material de ladrilho. Essas placas são fáceis de colar e não requerem o mesmo reforço de superfície de alta qualidade que as placas de granito.
Ardósia
Segundo os profissionais, a ardósia é um dos melhores materiais para decoração de interiores. Além da ausência de radiação e de um design atraente, o mineral possui boa condutividade térmica e também pode atuar como isolante de som.
Os tons de xisto são cinza, grafite, preto, esverdeado e bordô. Sua superfície é pontilhada por veias que formam um padrão intrincado. Dependendo do tratamento, a superfície pode ser lisa ou ter uma aspereza agradável, até aveludada. O Slate tem um certo recurso - ele descola periodicamente. Depois que as partículas saem, o material recupera sua aparência anterior e ao mesmo tempo se torna mais durável.
Ônix
Uma espécie de pedra semipreciosa com alta transmitância de luz. Isso resulta em um brilho radiante na superfície do material e sua aparência elegante.
O revestimento com ônix selvagem não é barato, geralmente é usado em combinação com outras pedras.
O material é caracterizado pela compatibilidade ambiental, tem a capacidade de purificar o ar da sala. Entre outras vantagens estão leveza e várias opções de processamento, durabilidade, aparência original.
Especificações
Como já foi referido, a pedra de fachada é um dos materiais mais pesados para a decoração de interiores. Isso proporciona, por um lado, sua maior resistência e durabilidade, por outro, complica o processo de instalação. As superfícies a serem aparadas devem ser confiáveis e suportar cargas significativas.
A pedra natural é resistente ao fogo, a maioria de seus tipos são resistentes à umidade. Não absorvem água e são resistentes a líquidos agressivos (exceção é o travertino).
A pedra natural permite aumentar o isolamento térmico e acústico da divisão. Ao contrário dos aquecedores modernos, o acabamento com material natural permite que você mantenha a umidade ideal do ar no ambiente enquanto reduz a perda de calor no ambiente.
A pedra é resistente a altas e baixas temperaturas (nem todos os materiais podem suportar sua mudança abrupta), raios ultravioleta.
O revestimento em pedra natural parece sempre aristocrático, sofisticado, respeitável, permite realçar o estatuto do interior. Dadas as características de alto desempenho, é lógico que o custo da pedra natural não possa ser baixo.
Existem materiais bastante caros (granito, mármore, basalto) e mais baratos, por exemplo, rocha de concha, ardósia.
Como escolher?
Ao escolher um determinado tipo de pedra para decoração de interiores, em primeiro lugar, deve-se levar em consideração sua finalidade. Assim, o granito polido tem um aspecto orgânico na hora de decorar as paredes dos aventais da sala, cozinha ou sala de jantar.No entanto, é impossível colocar esses ladrilhos no chão do banheiro ou chuveiro - é muito escorregadio, há uma grande probabilidade de ferimentos. Para isso, é melhor usar ladrilhos de mármore porosos.... Não é apenas seguro, mas também tem a capacidade de absorver e evaporar rapidamente a umidade.
A propósito, a última característica e a presença de poros tornam possível o uso de mármore com sucesso em ambientes com alta umidade. O material retirará o excesso de umidade, criando um microclima favorável no ambiente e, se necessário, devolvendo-o.
No entanto, quando se trata de pisos na sala de estar ou no corredor, o mármore não é mais uma opção adequada devido à sua baixa resistência à abrasão. Além disso, é quimicamente instável, portanto, quando usado na área de trabalho da cozinha (aventais de acabamento, o fone de ouvido), perde rapidamente sua atratividade.
Ao escolher um material, você deve se certificar de que os elementos tenham uma superfície plana, sem rachaduras, acúmulos ou estrias. Tais manifestações não são apenas pouco atraentes do ponto de vista estético, mas também prejudicam a adesão da pedra.
É importante prestar atenção ao tamanho e ao design dos elementos. Pedras grandes parecem ridículas e pesadas em um apartamento pequeno. Como, no entanto, e pequenas pedras em uma grande área - eles simplesmente se perdem nela.
Misturas e soluções adesivas
Como adesivo para pedra natural, são utilizadas argamassas de cimento ou cola para azulejos. Este último é preferível devido à simplicidade de preparo, elasticidade e ausência de eflorescências na superfície da pedra.
Entre os principais fabricantes de adesivos para azulejos - Plitonit (A cola Plitonit B + se provou bem), Ceresit (Ceresit CM17, Ceresit CM11, Ceresit CM117 são adequados para pedra), Unix (Unix 2000 e Unix Granite). Para pedras pesadas, os profissionais aconselham o uso do Quick-mix FX-900.
Para economizar dinheiro, você não deve escolher um produto de fabricante desconhecido, pois o resultado final do revestimento depende da qualidade da cola.
Algumas formulações são universais, ou seja, são adequadas para uso externo e interno. Eles são resistentes à geada e às intempéries. No entanto, essas características não são importantes para a composição adesiva do revestimento interno, respectivamente, não há sentido em pagar a mais por elas.
É muito mais racional procurar cola especificamente para trabalhos de interiores. Por exemplo, a bem conhecida composição Litokol é um adesivo universal. Ele fornecerá uma fixação de alta qualidade, mas é mais prático comprar Plitonit - um análogo para uso interno.
Para o assentamento de pedras de tons claros, em primeiro lugar de mármore, é necessário usar apenas cola branca ("Plitonit S Marble", Litokol Litoplus K55, Ceresit CM 115). O uso de cola escura ou cimento pode causar manchas e estrias na face do material.
A composição adesiva ou pasta de cimento difere no teor de umidade. Cada tipo de pedra requer uma composição de cola específica. Assim, rochas fracamente porosas (granito) absorvem menos a umidade, portanto, qualquer tipo de cola e argamassa de cimento são adequados para fixá-las.
Materiais de porosidade média - granito, arenito - são caracterizados pela maior absorção, portanto a cola para eles deve ter menos água na composição. As mais caprichosas são as pedras porosas (mármore, granito branco)que absorvem água ativamente. É claro que no adesivo, deve ser substituído por uma solução especial.
Tecnologia de revestimento
A instalação de pedra natural "faça você mesmo" deve começar com a preparação da parede. É necessário atingir sua suavidade e uniformidade. No entanto, pequenas irregularidades devido à peculiaridade do acabamento ficarão invisíveis.
O próximo passo é cobrir a superfície com um primer de penetração profunda em 2-3 camadas. Ele atuará como um anti-séptico e aumentará a adesão dos materiais.
Em seguida, são aplicadas 2 a 3 camadas de gesso, após as quais é fixada uma malha de reforço e, por cima, mais 1 a 2 camadas de gesso. Esta tecnologia permite fortalecer a parede.A colocação de pedras em ambientes com alta umidade requer a organização de um sistema de impermeabilização.
Os especialistas recomendam que você primeiro coloque as pedras de acabamento no chão, tendo alcançado a combinação ideal de padrões, tons e tamanhos de elementos. Depois disso, os últimos são numerados no verso.
A fixação da pedra é feita por um dos métodos: ponta a ponta ou com preservação da costura entre os elementos. A solução adesiva é aplicada na superfície posterior da pedra com uma espátula ou pente. Depois disso, a pedra é pressionada contra a superfície para ser recortada e um pouco enrolada. É necessário aguardar alguns segundos para o ajuste inicial do material. Você pode colocar uma pedra em uma argamassa de cimento, mas é melhor usar uma cola especial.
É importante que o adesivo seja adequado para o tipo de mineral selecionado. É importante ler a descrição e instruções para a composição e segui-las rigorosamente ao diluir a mistura adesiva.
Se pedras grandes e pesadas forem usadas, elas serão presas a uma malha de metal presa à parede. O ponto de fixação é realizado por meio de âncoras. Para os fechos, são feitos orifícios de diâmetro adequado nas pedras. A lacuna formada entre o forro e a tela é vazada com uma solução, devido à qual a resistência e a confiabilidade da fixação são alcançadas. A vantagem deste método é que permite ocultar pequenos defeitos na superfície das paredes.
A instalação é realizada de baixo para cima, as linhas são colocadas com um ligeiro deslocamento (como na alvenaria) para obter o efeito mais natural. Se a técnica de assentamento com costura for escolhida, então cruzes de azulejos são instaladas entre os elementos. ou tiras de drywall. Com a ajuda deles, é possível fazer costuras da mesma largura.
Depois que o adesivo secar, você pode começar a rejuntar. A composição especial não deve preencher completamente a costura, os elementos devem parecer subir acima das costuras.
Cortar pedra natural em casa não é fácil, pelo que deve pensar previamente na disposição dos elementos para evitar ou minimizar a necessidade de cortar o material. Um cortador de azulejos ou equipamento profissional especializado é usado para o corte.
Para obter informações sobre como colocar pedra natural, veja o próximo vídeo.
Melhores opções
Os designers avisam que, ao terminar com pedra, a sala pode ficar visualmente menor. A iluminação correta da pedra permitirá que você evite isso. Em salas pequenas, é preferível abandonar o revestimento de toda a superfície da parede com pedra, e utilizá-la para realçar áreas individuais, alternando com texturas leves.
O efeito decorativo é obtido com a correta seleção do tamanho e tonalidade das pedras. Para salas maiores, é melhor escolher uma pedra maior. Nas salas de estar espaçosas, os acabamentos em granito ou mármore parecem elegantes e respeitáveis.
As pedras naturais podem parecer frias, por isso é melhor combiná-las com texturas mais quentes - madeira, gesso, tecidos densos, pele. Neste exemplo, uma lareira revestida com pedra branca funciona bem com painéis de madeira nas paredes.
Tons quentes e brilhantes de laranja, vermelho, amarelo, verde permitem "diluir" a severidade excessiva criada pela pedra natural de cor clara.
A tecnologia de assentamento com costura entre os elementos permite enfatizar a textura da pedra, enquanto as costuras ganham um tom contrastante. Outra opção é usar pedras de tamanhos diferentes.
Uma opção de revestimento ousada será um teto de pedra. Assim, será possível recriar o ambiente de intimidade e conforto. Depois de concluída esta concepção do tecto do sótão ou da cozinha, por exemplo, e complementada com mobiliário adequado e até papel de parede fotográfico, pode transformá-la num chalé alpino.
É errônea a opinião de que a pedra parece harmoniosa apenas em interiores clássicos e "rústicos". Tendo escolhido o material certo, ele pode ser "adequado" até mesmo em estilos de loft modernos e de alta tecnologia.Neste exemplo, o trabalho em pedra marrom e cinza deliberadamente áspero é combinado com bancadas de pia de granito, móveis modernos e superfícies de vidro.
Os designers oferecem opções interessantes para o uso de pedra natural no interior.
- Enfrenta uma das paredes de pedra da sala em combinação com papel de parede da mesma tonalidade ou cor contrastante. Se estamos falando de uma sala de estar, uma superfície de pedra pode se tornar um "pano de fundo" para uma lareira ou TV.
- Decorar arcos, cantos e seções individuais de paredes com pedra parece não só original e elegante, mas também permite proteger as áreas mais vulneráveis da sala de danos, além de reduzir significativamente o custo de compra de pedras, uma vez que são menos exigidas . Você pode combinar a textura de pedra com papel de parede ou gesso.
- Preenchendo nichos ou, pelo contrário, acabando com pedra das partes salientes da superfície. Desta forma, você pode selecionar estantes de livros ou uma área com TV. O uso de holofotes ajudará a obter uma atmosfera de câmara e enfatizar a originalidade da textura.
- O revestimento parcial da parede de pedra evita a solidez e o volume. Com este design, as paredes parecem fáceis e elegantes.
- O uso de pedra para decorar a divisória serve como uma forma eficaz de zoneamento, traz calor e aconchego em ambientes espaçosos (e, portanto, frios). Um ponto importante é que a partição deve ter capacidade de suporte suficiente para suportar o peso da pedra.
- A resistência ao calor da pedra torna-a um material adequado para o acabamento de lareiras e superfícies adjacentes de paredes e pisos. Esta opção parece especialmente atraente em casas de campo.
O comentário foi enviado com sucesso.