Painéis de parede macios: opções de design e métodos de instalação

Painéis de parede macios: opções de design e métodos de instalação
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedade de materiais
  4. Dicas de Seleção
  5. Sutilezas de instalação
  6. dicas e truques

Painéis de parede macios apresentam sofisticação e charme especiais entre as diversas opções de acabamento. Eles podem ser encontrados raramente, no entanto, tal interior sempre parece incomum. O material permite enfatizar a individualidade, focar em uma das paredes, para trazer uma atmosfera de luxo elegante para o quarto.

Peculiaridades

Painéis de parede macios são projetados para decoração de interiores. É um material volumoso que se distingue pela sua textura e aspecto original. Via de regra, existem produtos que são fabricados em fábrica, embora possam ser feitos com suas próprias mãos.

Os painéis são compostos por várias camadas e têm a seguinte estrutura:

  • a Fundação feito de materiais de folha duráveis ​​com boas taxas de adesão, por exemplo, cloreto de polivinila. A espessura da base é de 5–8 mm;
  • camada média - é o chamado enchimento, que é espuma de borracha, inverno sintético ou poliuretano;
  • camada decorativa externa - são couro e tecidos esticados, artificiais ou naturais. Além disso, a camada externa é tratada com compostos especiais que garantem a hidrofobicidade do revestimento, sua resistência à luz solar e a altas temperaturas.

Vantagens e desvantagens

Painéis de parede macios adaptam-se bem a qualquer tipo de interior, o principal é escolher a solução adequada. Eles permitem que você crie um interior elegante, adicionando notas de luxo aristocrático a ele. É importante que os painéis sejam universais - eles são adequados para residências, são usados ​​para estofamento em cafés, cinemas e outros estabelecimentos.

Entre as vantagens estão as seguintes:

  • efeito de isolamento acústico e térmico;
  • funções decorativas - este detalhe do interior será definitivamente lembrado por convidados e visitantes;
  • a capacidade de zonear uma sala sem recorrer ao uso de divisórias e telas volumosas;
  • versatilidade e capacidade de combinar harmoniosamente com diferentes tipos de materiais de acabamento;
  • capacidade de ocultar pequenas falhas no revestimento da parede, em primeiro lugar, diferenças de altura;
  • facilidade de instalação;
  • resistência à deformação - após a prensagem, o material assume imediatamente a forma anterior;
  • respeito ao meio ambiente e segurança do material - excelente opção para decoração de quartos infantis;
  • facilidade de uso - os painéis de couro são fáceis de cuidar.

É justo dizer que o custo dos produtos é bastante alto.

Não devemos esquecer que as superfícies têxteis requerem cuidados especiais. Caso contrário, eles perderão rapidamente seu brilho e atratividade.

Variedade de materiais

Os painéis diferem em tamanho: existem produtos muito pequenos (100x100 mm) e bastante grandes (1,5x2,7 m). Quanto à forma, são principalmente quadrados e retângulos.

Alocar um revestimento com e sem contrapiso. Os últimos são geralmente feitos em folhas de madeira compensada ou cartão duro. O acoplador de carruagem é bastante difundido, sugerindo a presença de ranhuras na superfície do material, nas quais são costurados botões decorativos. Recorrendo a um arranjo variado deste último, é possível criar relevos autênticos e padrões texturizados. Os clássicos são quadrados ou losangos formados por botões fixados em determinadas seções do tecido.

O acoplador de carro mais atraente fica em um revestimento de couro liso, veludo, veludo e camurça.

Um lugar especial é ocupado por painéis 3D, cuja base geralmente são painéis de MDF, gesso ou madeira maciça. Eles recebem uma forma original. As partes convexas (texturizadas) da base são pintadas ou estofadas com couro ou tecido.

Dependendo do revestimento usado, existem tipos de produtos como:

  • tecido - forrado com veludo, veludo ou tecidos naturais. O principal é que o material não estica, não desbota;
  • tendo uma camada superior de couro genuíno. O tipo de material mais caro fica bem em salas de aula, escritórios, salas de estar;
  • coberto com couro sintético, por exemplo, Alcantha. Eles também parecem requintados, embora muitas vezes seja muito difícil encontrar uma imitação, o material é tão semelhante ao couro natural, o mais fácil de cuidar.

Dicas de Seleção

  • Para quarto geralmente escolhem painéis de acolchoamento leves. Eles são estofados em alguma área do quarto, por exemplo, a área acima da cabeceira da cama. Via de regra, esse tipo de acabamento combina em tom com a tonalidade das cortinas e do papel de parede, ou, ao contrário, atua como contraste. Produtos têxteis ou de couro de tons calmos são frequentemente escolhidos para o design. Os produtos de espuma e poliuretano mais duráveis ​​têm uma boa aparência e servem por muito tempo na sala de estar, no berçário e também nas academias. Esses tipos de painéis são mais volumosos em comparação com o inverno sintético.
  • Para cama criança, isto é, quando os painéis desempenham não só uma função decorativa, mas também prática, é melhor escolher painéis de espuma mais volumosos. Ao colocá-los na parede perto da cama, você pode proteger seu bebê de golpes e ferimentos acidentais durante o sono.
  • Na sala de estar, como no corredor, os painéis de couro parecem bons, por exemplo, painéis de couro artificial, bem como veludo, contrapartes de camurça. Um ponto importante: devem ter maior resistência ao desgaste e ter impregnação antibacteriana.

Ao comprar painéis macios, você deve dar preferência a produtos com uma camada superior resistente ao desgaste e de alta qualidade.

Se você decidir fazê-los você mesmo, então os tecidos para móveis serão a melhor escolha. Trabalhar com couro é bastante difícil para um leigo. Também é recomendável usar um inverno sintético mais fácil de usar como enchimento. Isso permitirá que você obtenha superfícies lisas e uniformes.

Na escolha dos painéis têxteis, vale a pena dar preferência aos que possuem impregnação antibacteriana e antiestática. A presença deste último proporcionará estática zero do produto, praticamente não atrairá poeira.

Na compra de painéis de parede, como qualquer material de construção, deve-se dar preferência a produtos de fabricantes conceituados, cujos produtos se consagraram como de alta qualidade e seguros.

  • Uma delas é a empresa Mollemebel, originalmente envolvida na produção de camas, mas gradualmente expandiu a gama de materiais de parede macios. Hoje, sob esta marca, são produzidos uma variedade de painéis têxteis e de couro, bem como análogos de Alcantha e outros couro sintético.
  • Produtos nacionais "House of Walls" - são painéis de camurça, couro, alcanta, além de fibra superresistente com propriedades antibacterianas, capaz de quebrar odores, e também resistente ao fogo.
  • Outro fabricante russo Molize também obteve feedback positivo dos compradores. Os produtos em couro, seu substituto e os têxteis cumprem as normas europeias de qualidade. É possível fabricar painéis sob encomenda.
  • Uma grande variedade de painéis têxteis pode ser encontrada com o fabricante "Sinal suave", que produz painéis com a marca Soft Sign. Entre os revestimentos mais populares estão flock, jacquard, veludo, veludo e couro sintético. Os compradores podem escolher produtos de design e implementar suas próprias idéias, solicitar a fabricação de painéis de acordo com seus próprios esboços.
  • Uma grande seleção de opções de painéis de couro é apresentada nas coleções da marca "Avenida Parquet"... É fácil adivinhar pelo nome da empresa que ela também se dedica à fabricação de revestimentos para pisos. É esse o caso, embora hoje a direção da atividade da empresa seja a produção de painéis de parede macios, com destaque para os produtos com estofamento em couro.
  • Entre outros fabricantes dignos, os compradores marcam produtos LLC "Knerzer Group" e MK "Stroy". Ambas as empresas, além de fabricarem painéis, também produzem móveis.

Sutilezas de instalação

A instalação de painéis de parede é um processo de várias etapas.

  • O primeiro passo é, claro, preparatório... O proprietário das instalações é determinado com o tamanho e tipo de material, calcula o número necessário de painéis, cola e outros elementos e ferramentas. Se você decidir fazer painéis de parede com suas próprias mãos, então você precisa comprar uma folha de madeira compensada, inverno sintético ou borracha de espuma, fechos, tecido para móveis. Primeiro, os painéis são cortados da folha de madeira compensada do tamanho necessário, na qual as marcações são feitas para a mesa e os sistemas de fixação. Os furos são feitos de acordo com a marcação.
  • O próximo passo é preparação de enchimento. Um fragmento é recortado de inverno sintético ou espuma de borracha, correspondendo às dimensões dos elementos de madeira compensada. Com a ajuda da cola, o enchimento é ligado à base.
  • Em seguida, eles começam a apertar a moldura resultante com tecido. O tamanho do tecido a ser cortado deve ser igual ao tamanho da base mais 7 cm de cada lado (para bainha, levando em consideração a espessura do forro e do enchimento). Um fio de náilon é puxado pelos orifícios existentes no enchimento e na base, o material do estofamento é colocado na agulha e o botão é costurado imediatamente. Repita os passos para cada furo, fixando assim a camada decorativa superior. Depois que o último botão é costurado, resta apenas dobrar as bordas do material de acabamento no lado avesso da madeira compensada e prendê-las com grampos usando um grampeador de móveis.

A espessura da estrutura acabada é determinada pela espessura da base e do enchimento. Para salas grandes, é melhor tomar bases mais grossas - até 5 mm. Para salas pequenas, vale a pena usar bases com espessura não superior a 3 mm, dando preferência a painéis menores.

Para os painéis, são utilizados botões, revestidos com o mesmo material da parte superior do produto.

À venda você encontra kits prontos compostos de material para encaixe justo e os mesmos botões. Você pode fazer seus próprios botões comprando mais tecido e cortando-os em pequenos pedaços do tamanho dos botões.

Os botões são forrados com tecido, é mais conveniente fazer isso imediatamente no processo de fixação.

Painéis comprados em lojas ou feitos pelo próprio podem ser fixados nas paredes de várias maneiras. Aqui está um exemplo de instruções passo a passo para a popular fixação de quadro:

  • a partir de ripas de madeira tratadas com anti-séptico, é montada uma moldura de tipo celular, que é fixada na parede com buchas;
  • as células são preenchidas com espuma de borracha, que deve ser fixada com cola;
  • a estrutura é forrada com forro de poliéster, que é fixado nas bordas com grampos;
  • o estofamento é esticado, fixado nas laterais da caixa;
  • os pontos de fixação são fechados com fita adesiva decorativa colada;
  • pequenos cravos são fechados com um pano e martelados ao longo da superfície da camada decorativa nas ripas da moldura.

Uma dica: para não danificar a bainha ao martelar os pregos, deve-se usar forro de poliéster.

Hoje à venda você pode encontrar painéis com mecanismos de travamento na parte traseira. Com a ajuda deles, os produtos são pendurados na caixa sem necessidade de fixação com pregos. Se os painéis forem pequenos e leves, e a base for bastante forte (parede de suporte, por exemplo), os produtos podem ser colados.

O processo geral é assim:

  • marcações são feitas na parede - um plano para a fixação dos painéis;
  • cola é aplicada na parte de trás do painel ao longo do perímetro e no centro;
  • o painel é aplicado na parede de acordo com as marcações e pressionado.

O trabalho pode ser executado de baixo para cima e de cima para baixo. Se um painel menor for necessário, ele é primeiro desmontado e, em seguida, serrado ou aparado. O elemento resultante de tamanho adequado é novamente coberto com enchimento de poliéster (espuma de borracha) e coberto com uma camada decorativa. Uma vez que as dimensões recortadas são menos esteticamente agradáveis, é recomendável montá-las de forma que não seja necessário recortar. Isso pode ser feito preenchendo não toda a parede, mas sim sua parte central, ou seja, não atingindo os cantos.

Neste caso, é importante garantir que a distância em todos os lados entre a parte da parede decorada com o painel e os cantos seja a mesma.

PVA diluído ou pregos líquidos são usados ​​como base adesiva. Se a cola cair do lado de fora do painel, ele deve ser limpo imediatamente. Durante a instalação, você deve tentar evitar que a cola entre na parte frontal. Independentemente do método de fixação escolhido, é importante preparar adequadamente o painel de parede. Todas as irregularidades devem ser repelidas, comunicações (tubos, fios) removidas, rachaduras devem ser eliminadas.

Se pretende colar o material, é melhor retirar a camada de acabamento anterior, pois pode prejudicar a aderência.

Aplique um primer em 2-3 demãos em uma parede plana, limpa e seca. Ele vai atuar como um anti-séptico e melhorar a adesão dos materiais.

dicas e truques

Os especialistas recomendam seguir as seguintes dicas ao trabalhar com painéis de parede macia:

  • ao escolher painéis de parede de couro, você deve combiná-los com papel de parede texturizado, móveis de madeira elegantes;
  • se a tarefa é zonear a sala, então a parede "macia" pode ser continuada com o acabamento parcial do teto ou pódio com painéis;
  • o mais fácil de cuidar são os modelos estofados em couro artificial. Couro fosco liso provará ser o mais durável e fácil de usar. Pode ser limpo com um pano limpo e seco ou ligeiramente húmido;
  • para produtos de couro, é melhor comprar produtos de cuidados especiais e polidores. Aqueles que são usados ​​para cuidar de móveis estofados de couro também são adequados;
  • normalmente é suficiente limpar periodicamente as superfícies do tecido com um aspirador de pó usando um bico especial para móveis estofados;
  • é inaceitável esfregar superfícies, usar agentes de limpeza agressivos, bem como produtos com partículas abrasivas;
  • se o líquido entrar em contato com os painéis da parede, seque imediatamente a mancha com um pano ou pano limpo e seco.

Em relação à cor, vale lembrar que o painel de parede geralmente passa a ser o centro da sala.

  • Para quarto geralmente são escolhidos tons de bege ou claros calmos. Esse painel é capaz de expandir visualmente a sala.
  • Para a sala de estar e gabinete, você pode escolher tons mais escuros. Elementos de couro em tons de café, marrom, grafite e preto parecem respeitáveis.
  • Para o berçário geralmente são escolhidos tons claros ou brilhantes.

O uso de painéis 3D que combinam cores diferentes permite obter efeitos interessantes. Por exemplo, um painel com textura ondulada, pintado ou estofado com materiais em 2-3 tons de azul escuro a azul-marinho claro, cria a ilusão de um painel sobre um tema marinho.

Não é de todo necessário forrar toda a superfície da parede com painéis, porque assim eles deixam de ser um detalhe brilhante, um acento da sala. A localização de produtos próximos a móveis estofados será bem-sucedida. Graças a isso, é criada a sensação de uma continuação do canto suave, o ambiente se expande visualmente. Com a ajuda de painéis, é possível destacar alguns detalhes do interior. Ao mesmo tempo, não é necessário jogar com contrastes. O painel pode ser feito no mesmo estilo de cor dos outros itens de interior.

Será possível colocar acentos graças à diferença de texturas.

Você pode aprender a fazer um painel de parede macio com suas próprias mãos assistindo ao vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário