Lindas fachadas de grés porcelanato ventilado: vantagens de instalação em casas de campo

Contente
  1. Características do material
  2. Dispositivo
  3. Visualizações
  4. Métodos de instalação
  5. As principais etapas do trabalho
  6. Correção de possíveis erros
  7. Soluções de design

As fachadas ventiladas com uso de placas de grés porcelânico foram inicialmente utilizadas apenas para decoração de edifícios públicos e administrativos. No entanto, a resistência e durabilidade do material, bem como sua aparência requintada e cara, rapidamente atraíram a atenção dos proprietários de residências particulares. Não é surpreendente que hoje as casas de campo com revestimento de grés porcelânico estejam se generalizando.

Características do material

A fachada ventilada em grés porcelanato serve para proteger as paredes do edifício de fatores ambientais negativos, e também serve como função decorativa. O material é utilizado para organizar um sistema de fachada com dobradiças, uma das características do qual é a fixação do material de acabamento a uma caixa especial.

A parede de cortina pode ser ventilada ou não ventilada. O primeiro tipo é caracterizado pela presença de espaço aéreo entre a parede e o material da fachada. As vantagens de um sistema ventilado com porcelanato são aumentar o desempenho do isolamento térmico e acústico do edifício, sua resistência às intempéries e, ao mesmo tempo, sua durabilidade.

O uso de tornos permite ocultar pequenos defeitos e irregularidades na superfície a ser acabada. Finalmente, o material de isolamento térmico pode ser instalado no espaço aéreo. Neste caso, uma "almofada" de ar é formada entre a camada de acabamento externa e a camada de isolamento.

Revestimentos, placas e grés porcelânico, muito populares hoje em dia, são usados ​​como materiais de revestimento. Vamos dar uma olhada mais de perto no que é este material.

O grés porcelânico é uma espécie de pedra artificial. Ele contém areia de quartzo, argila, feldspato, bem como corantes e modificadores. A superfície do grés porcelânico imita a textura da pedra natural. A semelhança visual dos materiais é surpreendentemente precisa - o leigo só consegue identificar um análogo artificial após um exame minucioso.

Ao contrário da pedra natural, o grés porcelânico tem menos peso, é mais fácil de processar e de instalar. Não requer manutenção constante, tem uma superfície lisa e propensa a autolimpeza e é caracterizada pela ausência de radiação de fundo. Finalmente, o custo dos ladrilhos de grés porcelânico é quase 3 vezes inferior ao custo de um análogo natural.

Também é importante notar as vantagens do material de fachada como:

  • alta resistência, resistência às influências ambientais;
  • aumento da resistência às cargas (estáticas e dinâmicas);
  • melhores valores de isolamento acústico;
  • manutenibilidade - capacidade de substituir apenas o elemento danificado sem desmontar toda a fachada;
  • segurança contra incêndio - o material não queima, não é sujeito a autoignição, não emite substâncias tóxicas durante um incêndio;
  • respeito ao meio ambiente devido à naturalidade da composição;
  • durabilidade.

Comparado com outros materiais de revestimento (exceto pedra natural), o grés porcelânico tem muito peso. Isto implica um reforço adicional da fundação do edifício, o que significa um aumento da intensidade laboral do processo de construção e instalação das lajes, e também implica um aumento dos custos financeiros. Deve-se notar que o custo do material em si é bastante elevado.

Dispositivo

O peso impressionante das placas de grés porcelânico implica a fabricação de um subsistema poderoso e confiável. A ficha técnica do material recomenda a sua utilização apenas sobre base de alumínio. No entanto, na prática, contrapartes galvanizadas são usadas para reduzir o custo de instalação. Não existem dados oficiais que indiquem o colapso das fachadas devido a tal substituição, no entanto, deve-se sempre lembrar que o não cumprimento das recomendações do fabricante acarreta riscos adicionais.

O subsistema é usado para instalar grés porcelânico e para garantir que o espaço de ar entre o revestimento externo e a parede seja mantido. O subsistema é baseado em perfis conectados horizontal e verticalmente.

A fixação do grés porcelânico é normalmente realizada em pinças, que são montadas de forma aberta ou escondida. O último método é mais trabalhoso e aumenta a estimativa, mas esteticamente mais atraente. Para o trabalho, apenas são utilizados ladrilhos de fachada em grés porcelânico. Apesar da aparente resistência da contraparte do piso, seu uso é inaceitável devido à maior espessura dos ladrilhos e, portanto, ao maior peso. A espessura dos ladrilhos da fachada é sempre a mesma e é de 10 mm.

Os perfis do subsistema são fixados à parede por meio de suportes. Isolamento (lã mineral ou basalto) também é instalado entre a caixa e a parede, e um filme à prova de vento é colocado em cima. Todos os acessórios e fixadores devem ser de aço inoxidável ou com revestimento anticorrosivo.

Visualizações

Dependendo do método de revestimento do subsistema, existem 2 tipos de fachadas de grés porcelanato ventiladas:

  • sistema de cola (as placas são fixadas na caixa com cola de poliuretano);
  • sistema de fixação (a fixação do grés porcelânico ao subsistema é realizada por meio de mecanismos de fixação).

Um edifício decorado com grés porcelânico pode ter uma aparência diferente. Isso depende parcialmente do tipo de "pedra" usada.

Existem os seguintes tipos de placas de grés porcelânico:

  • fosco (a superfície não é polida durante o processo de fabricação, portanto o produto não é brilhante, tem o menor custo);
  • brilhante (parece mais elegante, respeitável, a superfície não atrai poeira, mas as menores rachaduras e arranhões são perceptíveis);
  • cetim (caracterizado pela variedade de tonalidades e pela presença de padrões escuros, que se consegue com a pulverização de sal mineral na superfície);
  • semipolido (polimento com composições com frações maiores, o que reduz o custo do produto em comparação com o análogo lustroso);
  • estrutural (mate, superfície ligeiramente rugosa com imitação da textura da pedra natural).

As diferenças também podem se aplicar ao tamanho das lajes. Não existe um padrão único que rege os requisitos para as dimensões do material. Normalmente as lajes são quadradas com lados de 40 a 80 cm.O uso de lajes menores não parece tão atraente visualmente - à distância, a impressão de uma fachada finamente revestida é criada.

Métodos de instalação

Como já foi referido, o grés porcelânico pode ser ligado à ripa por meio de pinças ou colado a adesivos de poliuretano. Além da cola, usa-se fita adesiva dupla-face. Sua tarefa é segurar o material até que o adesivo esteja completamente polimerizado.

O método mecânico assume tipos de instalação aberta e fechada. A tecnologia aberta (visível) envolve o uso de uma braçadeira comum, cujas antenas são bastante perceptíveis após a instalação. Essa é a desvantagem desse método. No entanto, o tipo de instalação aberta é mais rápido e menos trabalhoso.

Em uma instalação fechada, o grés porcelanato é fixado com uma braçadeira ao perfil guia. Claramente, o custo do trabalho está aumentando, assim como a complexidade. Como resultado, as juntas entre as lajes e as gavinhas dos fixadores são invisíveis, criando o efeito de uma única parede de pedra.

As principais etapas do trabalho

A instalação das fachadas articuladas em grés porcelânico ventilado realiza-se em várias etapas. Apresentamos um exemplo de instrução de ação.

  • Criação do projeto. Nesta fase, são elaborados os desenhos do futuro revestimento. Exemplos podem ser encontrados na Internet, adaptando-os às dimensões e características de uma determinada casa. Após a elaboração do plano, fica claro o número necessário de placas, perfis para ripas, grampos e outros fixadores.
  • Preparação para o trabalho. Nessa fase, é realizada a compra e entrega dos materiais no canteiro de obras. Uma vez que a casa de campo se encontra em território privado, não é necessário vedar o local de trabalho futuro com materiais correspondentes às normas e colocar uma placa de aviso. No entanto, para o bem da sua própria segurança e para evitar danos acidentais aos materiais, recomenda que designe de alguma forma o local de trabalho.
  • Preparação de fachada. Esta etapa da obra, por sua vez, inclui processos menores: inspeção da fachada, retirada de elementos salientes do revestimento atual, reforço de áreas degradadas, aplicação de primer na superfície.

Em seguida, a fachada é marcada com uma indicação dos pontos de instalação dos fechos. Para trabalhar vai precisar de um nível, fita métrica e tinta (é preferível giz).

É importante que a marcação seja realizada exatamente com a documentação do projeto.

  • Instalação de suportes. A qualidade da fixação do Grés Porcelânico depende da precisão e confiabilidade dos braquetes. Os furos são feitos sob o suporte na fachada, cujo diâmetro é 5 mm menor que o diâmetro da ferragem. Antes de instalar os suportes, uma inserção de paronita (compensação) é colocada entre eles e a parede.
  • Fixação de isolamento. O isolamento de basalto na forma de placas é normalmente usado. É colocado entre os suportes e fixado com cola de espuma ou buchas. É necessário iniciar o assentamento das placas isolantes pelo fundo, recomenda-se colocá-las no subsolo ou perfil inicial.

Este último impede que o isolamento escorregue e também o protege de roedores. Cada fileira subsequente de material isolante é colocada com um deslocamento de ½ folha.

  • Montagem da membrana. Uma película à prova de vento (ou sua versão melhorada - uma membrana de difusão) é projetada para proteger as folhas de isolamento térmico das correntes de ar que penetram no espaço sob a fachada através das aberturas de ventilação. O filme cobre toda a fachada e é sobreposto. Após a sua instalação sobre o filme, rompendo o isolamento, são instalados cavilhas-guarda-chuvas. Graças a isso, é possível manter os materiais juntos e garantir sua fixação confiável.
  • Instalação de perfis. É produzida de acordo com as recomendações do fabricante para o tipo de montagem do designer infantil - primeiro instalam-se e fixam-se os elementos de suporte, depois todo o resto.
  • Instalação de grés porcelânico. Se as placas forem coladas aos perfis, deve-se seguir as instruções do fabricante, que normalmente se encontram na embalagem do adesivo. Ao fixar nos grampos de acordo com os documentos de projeto, a localização dos fixadores no perfil em T deve ser determinada. Faça furos para os fixadores com uma broca e, em seguida, prenda a braçadeira com rebites. Agora você pode instalar uma laje de fachada nela.

Na instalação oculta, são feitos pelo menos 4 cortes nas extremidades do grés porcelanato, esses furos são conectados com fechos. Esta tecnologia permite ocultar os grampos, bem como distribuir uniformemente o peso da laje na estrutura.

Correção de possíveis erros

Para que o funcionamento da fachada seja agradável e duradouro, é importante evitar erros comuns.

  • Instalação do subsistema em temperatura negativa, o que leva ao enfraquecimento dos fixadores, perda de resistência do subsistema.
  • A recusa do forro de compensação na instalação dos braquetes provoca seu enfraquecimento gradativo devido à compressão e expansão do material com as oscilações de temperatura.
  • Ao instalar o isolamento em várias camadas, as costuras das telhas termoisolantes coincidem, o que pode resultar numa diminuição da eficiência térmica da fachada devido à formação de pontes frias.
  • Fixação excessivamente estreita das pinças, devido a que o grés porcelânico se encaixa com muita força nos fechos. Quando aquecido, provoca um aumento nas tensões internas do sistema e um aumento no tamanho da laje. Isso pode até ser o motivo de sua ruptura.

Soluções de design

O sistema de fachada ventilada em grés porcelanato tem sempre um aspecto elegante e respeitável. É mais adequado para casas grandes.

Ao escolher um tom de lajes, lajes bege ou cinza serão uma opção vantajosa para todos. Listras feitas de material contrastante ou apenas de outra tonalidade ajudam a evitar a monotonia.

Painéis brilhantes são efetivamente combinados com grandes janelas espelhadas. Além disso, cada um dos elementos enfatiza a atratividade do "parceiro". O edifício parece espaçoso, "status".

O tema das superfícies vidradas brilhantes pode ser expandido combinando-se lajes de grés porcelânico cintilantes com vidros de fachada.

As placas têm um aspecto harmonioso tanto em paredes de configuração bastante simples como em paredes complexas. A combinação de placas de diferentes tons ou texturas permite enfatizar a sofisticação das formas arquitetônicas.

Como a fachada ventilada é revestida com porcelanato, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário