Grés porcelânico: tipos e propriedades

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações e propriedades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Aplicativo
  6. Cores
  7. Projeto
  8. Estilos
  9. Opções de estilo
  10. Países produtores e marcas
  11. Fabricantes de outros países
  12. Cuidado
  13. Recomendações para cuidados durante a operação
  14. Lindos exemplos no interior

O mercado de materiais de construção modernos foi recentemente reabastecido com um novo tipo de ladrilho - o grés porcelânico. Inicialmente, deveria ser utilizado apenas para fins técnicos como revestimento de pisos com cargas pesadas. No entanto, graças ao desenvolvimento da tecnologia, o grés porcelânico tem hoje um lugar firme entre os materiais de revestimento entre a pedra natural e a cerâmica.

O que é isso?

O grés porcelânico é de origem artificial, o que não o impede de ultrapassar as pedras naturais como o granito ou o mármore em algumas características técnicas.

A diferença com os ladrilhos de cerâmica também é óbvia. A telha é argila cozida coberta com uma camada de esmalte, enquanto o grés porcelânico é o produto da mais poderosa prensagem em alta temperatura de uma mistura de argila koalina, feldspato, areia de quartzo e outros componentes. A produção de grés porcelânico é realizada em temperaturas de até 1300 graus. A mistura do pó derrete e, em seguida, é prensada a tal ponto que, no final das contas, o material adquire uma estrutura monolítica sem microfissuras e poros. Além disso, a cor é imediatamente adicionada à mistura, o que permite obter uma cor uniforme em toda a estrutura do material.

O grés porcelânico também difere do clínquer. As telhas de clínquer são produzidas por extrusão ou moldagem úmida de argilas refratárias.

O material não possui impurezas calcárias, o que permite reter sua cor por muitos anos.

Especificações e propriedades

A popularidade do grés porcelânico fornece uma série de suas qualidades positivas. É durável, forte, não sujeito a abrasão e danos mecânicos na forma de arranhões e amassados. Além disso, os produtos de grés porcelânico têm um alto grau de resistência à umidade e não estão sujeitos à destruição em temperaturas extremas.

O peso

O peso do Grés Porcelânico é um indicador utilizado para calcular os custos de construção. O peso depende da finalidade do material de revestimento. Portanto, os ladrilhos da parede serão mais leves do que os ladrilhos do piso, por isso você precisa levar isso em consideração ao comprar cola.

A gravidade específica é 2.400 kg por 1 m3. Na determinação dos valores de 1 m2, eles baseiam-se no tamanho do ladrilho e na sua espessura. Por exemplo, com uma espessura de 12 mm e um tamanho de 300x300, o peso será de cerca de 24kg.

Densidade

Na maioria das vezes, a densidade do grés porcelânico chega a 1400 kg / m3. As telhas de tamanhos diferentes diferem ligeiramente umas das outras. A alta densidade oferece excelente desempenho, mas o peso é pesado.

Ao escolher os produtos de grés porcelanato, é necessário saber se o piso da sua casa os suporta.

Classe de resistência ao desgaste

Este indicador determina a vida útil do produto.De acordo com a norma europeia EN 154 e GOST, os produtos de grés porcelânico devem passar por testes de resistência usando equipamentos especiais de rolos antes de serem vendidos. Existem 5 classes principais de PEI 1 a PEI 5.

Condutividade térmica

Esta propriedade do porcelanato depende de vários fatores: porosidade, composição e grau de cristalização. Devido à sua baixa condutividade térmica, o material é utilizado para revestimento de fachadas e paredes internas de edifícios residenciais. Este pavimento de alta tecnologia provou ser um bom revestimento para pavimentos, especialmente na instalação de um sistema de "pavimento quente".

O tamanho

As dimensões nominais são: comprimento de 200 a 1200 mm, largura de 300 a 1200 mm, espessura não inferior a 7 mm (de acordo com GOST). Os tamanhos populares de Grés Porcelânico entre os consumidores são 30x30, 40x40 e 60x60 cm .A espessura desse material de acabamento varia de 7 a 30 mm. O grau de abrasão do revestimento depende disso.

Hoje, os fabricantes oferecem uma ampla gama de produtos em vários formatos. O tamanho das placas de grés porcelânico depende da finalidade e dos parâmetros da sala. Assim, o grés porcelânico de grande formato com dimensões de 90x90 e 120x120 cm e mais é utilizado para grandes áreas, é conveniente para o assentamento e permite reduzir o número de juntas de junta.

Graças às mais recentes soluções inovadoras, foi desenvolvido um material de folha fina de grés porcelânico - curlite, que em tamanhos grandes tem uma espessura pequena de 3 a 5 mm. Devido à sua flexibilidade e resistência, a gama de aplicações para este material é muito ampla. Paredes, portas, balcões de bar, colunas, móveis e quaisquer outras superfícies de várias formas estão voltadas para ele.

Composição

A produção de produtos de grés porcelânico baseia-se na obtenção de uma massa pastosa especial - isto é deslizamento, qual dos seguintes componentes:

  • a argila koalina confere propriedades refratárias e capacidade de ligação;
  • argilas ilitas são necessárias para flexibilidade e resistência à flexão;
  • areia de quartzo adiciona dureza;
  • feldspato confere alta resistência a produtos químicos.

Posteriormente, a partir da barbotina é obtida uma mistura de pós, na qual são introduzidos aditivos minerais e corantes.

Absorção de água

Este é um índice que caracteriza o grau de resistência à umidade dos materiais. Como a estrutura do Grés Porcelânico é monolítica, apresenta a menor taxa de 0,01 a 0,05%. Para efeito de comparação: ladrilhos cerâmicos têm 1% e mármore 0,11%.

A elevada resistência à humidade e ao gelo permite a utilização do granito cerâmico no acabamento de chuveiros e casas de banho, bem como no revestimento das paredes externas com o mesmo em climas frios.

Vantagens e desvantagens

As vantagens do grés porcelânico incluem:

  • resistência a medicamentos à base de ácidos e álcalis;
  • alto impacto e resistência à flexão;
  • resistência à geada;
  • resistência a mudanças bruscas de temperatura;
  • durabilidade;
  • segurança contra incêndios;
  • Amizade ambiental;
  • resistência à luz, não desbota nem desbota;
  • uniformidade de cor e padrão em toda a profundidade;
  • a possibilidade de obtenção de produtos com superfície antiderrapante.

Desvantagens:

  • fragilidade durante o transporte;
  • dificuldades surgidas no processamento, corte e perfuração de grés porcelânico;
  • peso significativo;
  • alto custo, principalmente em comparação com a cerâmica.

Visualizações

O grés porcelânico pode ser classificado de acordo com vários critérios.

Por método de fabricação

De acordo com o método de produção, os seguintes tipos de grés porcelânico diferem:

  • Técnico É uma opção simples e barata. É caracterizada por alta resistência e baixa abrasão, mas design feio. É utilizado para acabamento de salas técnicas e utilidades que não requerem design sofisticado.
  • Homogêneo o material é tingido de maneira uniforme em todo o volume e é o padrão para produção com tecnologia convencional.
  • O Grés Porcellanato Esmaltado ou Fumado é um material obtido por meio de uma tecnologia padrão, seguida da queima do esmalte aplicado por cima.

Na esmalte, utiliza-se a dupla prensagem, quando o esmalte vítreo é prensado sobre uma base previamente obtida. Em todos os casos, essa camada superior apresenta baixa resistência à abrasão, portanto, com o uso intensivo, perde seu efeito decorativo. No entanto, a vida útil é mais longa do que a dos ladrilhos de cerâmica. Os especialistas não recomendam colocar esses produtos em locais públicos.

Aterro duplo é um método que difere fundamentalmente do vidrado porque, neste caso, a camada superior com uma espessura de 3 mm ou mais apresenta as mesmas características do próprio ladrilho.

Na produção de grés porcelânico, a dupla prensagem também é utilizada., em que o corante necessário é adicionado à segunda camada. Ambas as camadas possuem todas as propriedades técnicas do Grés Porcelânico (incluindo o coeficiente de resistência ao desgaste), portanto, tais lajes são utilizadas em salas de alto tráfego. O uso deste método também é aconselhável para a obtenção de cores raros e brilhantes.

Para dar aos produtos resistência ao gelo na fase de produção, aditivos especiais são adicionados à mistura, devido aos quais as placas têm maior resistência e resistência ao desgaste.

Via de regra, tais materiais resistentes ao gelo são utilizados para fachadas e territórios contíguos, portanto, além disso, sua superfície é feita de papelão ondulado, antiderrapante.

Por tipo de superfície

Os ladrilhos mate não são submetidos a processamento adicional após a prensagem. Este material é altamente durável. Sem polimento O grés porcelânico é difícil de estragar, riscar, bater.

Devido à sua superfície rugosa, esses revestimentos são usados ​​em garagens e oficinas de automóveis, lavagens de automóveis, armazéns e outras instalações técnicas. A única desvantagem observada pelos consumidores é a formação de manchas em tal grés porcelânico devido à ausência de uma camada protetora superior.

Polido O grés porcelânico é obtido por tratamento abrasivo da superfície de um produto mate. O acabamento brilhante parece ótimo como um acabamento em instituições de alto perfil. Lembre-se de que o polimento torna o piso escorregadio. Com o tempo, a especularidade desaparece e o produto torna-se opaco novamente. Uma vez que podem se formar microfissuras durante o processo de polimento, após a remoção da camada superior, a resistência à umidade e a resistência do material diminuem. Os especialistas recomendam esfregar essas placas com cera especial.

Polido ou acetinado o material é decorativo, visto que possui uma invulgar superfície veludo-mate. Para obtê-lo durante a produção, sais minerais são adicionados à camada superior. O revestimento decorativo não resiste a cargas pesadas e uso intensivo, por isso é melhor usá-lo para o acabamento de instalações residenciais.

Estruturada O grés porcelanato tem estrutura em relevo, portanto, é um material antiderrapante. Essas placas são capazes de imitar madeira, tijolo, mármore, couro, tecido. Os métodos de produção diferem apenas no processamento da camada decorativa superior. Com uma clara originalidade de méritos estéticos, estes produtos apresentam boas características tecnológicas inerentes ao Grés Porcelânico.

Há também um laboratório de alta tecnologia lapidado grés porcelânico. Os italianos desenvolveram uma tecnologia de tratamento de superfície lapidada. A tela é lixada de forma a adquirir uma textura combinada: meio mate, meio polido. O processo leva menos tempo que o polimento e termina no momento em que o ladrilho fica com a aparência de um desbaste inacabado. Como uma pequena quantidade de material é cortada durante o processamento, o grés porcelânico lapidado perde levemente sua durabilidade.Ele pode ser usado para projetar áreas comuns.

Retificado o grés porcelânico não parece menos interessante. Via de regra, ao sair do forno, as placas apresentam micro imperfeições geométricas. A retificação é aparar as bordas com máquinas a laser ou um jato fino de água e abrasivo. O resultado é um grés porcelânico que pode ser aplicado praticamente sem costuras. Claro, isso aumenta a percepção estética do revestimento.

Os especialistas não recomendam o uso de material sem costura em ambientes com mudanças bruscas de temperatura e em locais com piso aquecido, pois a ausência de costuras provoca danos às placas.

Anti derrapante O grés porcelânico pode ser feito de qualquer uma das formas acima. Como regra, os revestimentos antiderrapantes incluem produtos com superfície fosca, estruturada ou lapidada.

Com o propósito pretendido

O grés porcelânico é utilizado para o acabamento das seguintes superfícies:

  • Para o chão. Os ladrilhos são populares em espaços públicos. Isso inclui escolas, hospitais, hotéis, bibliotecas, museus, lojas, centros de entretenimento e escritórios.
  • Para paredes. As tecnologias mais recentes permitem decorar paredes de qualquer design utilizando grés porcelânico.
  • Lajes de fachada - os materiais mais exigidos. São perfeitos para fachadas ventiladas.

Por método de design

A decoração de paredes e pisos é normalmente selecionada para um interior específico. Os materiais de acabamento modernos permitem que você implemente qualquer ideia de design.

  • Painel de grés porcelânico no chão pode substituir o tapete. Este revestimento não só parece incrível, mas também é confortável, prático e durável. O painel dará ao interior um estilo único e originalidade
  • mosaico caracterizado por alta resistência devido ao pequeno tamanho dos ladrilhos. Além disso, a diminuição dá margem para a criatividade. Com a ajuda de tais elementos, você pode criar desenhos, ornamentos e padrões interessantes.
  • Canto, multifacetado, frisos divisores e os tijolos também parecem impressionantes em muitos estilos de interiores.

Aplicativo

O grés porcelânico tem grande procura e é utilizado em muitas áreas relacionadas com trabalhos de renovação e acabamentos.

Na maioria das vezes, os produtos de grés porcelânico são usados ​​para decoração de exteriores. A principal qualidade deste material, neste caso, é a resistência ao gelo, resistência à umidade e resistência a temperaturas extremas.

O grés porcelânico pode ser usado para:

  • Revestimentos de casas e fachadas;
  • acabamento de terraços abertos, caminhos e escadas;
  • revestimento de piscina exterior.

Para a decoração de interiores de casas particulares, o grés porcelânico é frequentemente usado como revestimento de piso ou de parede. Pelas suas características técnicas, este material é praticamente indispensável para pavimentos em locais públicos com tráfego máximo. Metrôs, hotéis, estações de trem, aeroportos, hotéis e salas de comércio, via de regra, são acabados com lajes de granito cerâmico.

Os painéis de parede se espalharam graças ao advento do grés porcelânico de grande formato. Os designers usam para projetar instituições de alto nível: bancos, salas de recepção, salas de exposição.

O grés porcelânico é ideal para trabalhos de acabamento de restauro. Devido à sua resistência à água e produtos químicos, é utilizado em lavagens e oficinas, laboratórios químicos e garagens. Para isso, um material fosco regular é frequentemente usado sem acabamento decorativo adicional.

Uma borda é usada para fazer a transição do grés porcelânico para paredes revestidas com um material diferente.

No apartamento, o grés porcelânico também encontra lugar para si:

  • O piso do corredor, com acabamento em pedra artificial, transforma o corredor e o torna apresentável. Para salas que são inseridas com calçado, a melhor opção seriam ladrilhos com alto coeficiente de abrasão (classes 4 e 5).Um fator importante é a superfície ondulada, pois evita que os visitantes escorreguem em dias de chuva ou neve.
  • Qualquer tamanho de piso de sala de estar ficará sofisticado. O principal é escolher corretamente o esquema de cores, o padrão e a textura.
  • Mesmo no quarto, você pode usar grés porcelânico, por exemplo, cetim. A sua textura aveludada, macia e quente permite andar descalço no chão.
  • Para paredes e pisos de banheiros ou chuveiros, as placas de grés porcelanato estruturadas ou lapidadas são perfeitas. É importante aqui que a superfície seja antiderrapante e ao máximo resistente à umidade.
  • A pia e a banheira também podem ter acabamento em pedra artificial. Deve-se lembrar que, neste caso, estará constantemente em contato com xampus, cremes, sabão em pó, alvejantes e outros produtos químicos domésticos, por isso é melhor optar por pratos com alto grau de resistência a produtos químicos com estrutura com um pequeno número de poros. Na junção de paredes e pisos, é preferível instalar grés porcelânico ou rodapés cerâmicos.
  • A varanda, a loggia ou o peitoril da janela de um apartamento podem ser maravilhosamente decoradas com a ajuda de produtos de porcelana.
  • Para o piso da cozinha, o Grés Porcelânico é a melhor escolha, pois não fica exposto a solicitações mecânicas, como por exemplo, arranhões nas pernas de mesas ou cadeiras. A resistência à flexão permite resistir a gabinetes pesados. A resistência ao impacto protegerá o piso da queda de objetos pesados ​​(de uma panela para uma cadeira pesada). A limpeza e lavagem frequentes não apagam o padrão.
  • Recentemente, os casos de decoração de bancadas com pedras artificiais têm se tornado mais frequentes, o que aumenta sua durabilidade. A cozinha caracteriza-se pelo ladrilho da zona junto à placa de fogão. Desta forma, é garantida a segurança contra incêndios e a proteção térmica do espaço.

Cores

Os produtos do grés porcelânico são diversos não só na textura e na forma, mas também na cor, o que permite criar composições originais na decoração de pisos, paredes e fachadas. De acordo com o padrão e a cor, os seguintes tipos são diferenciados.

Pimenta salgada

Esta opção é uma cor uniforme com manchas pretas e brancas distribuídas uniformemente por toda a estrutura. Esta é a opção mais econômica para tingir o Grés Porcelânico, pois é de fácil execução. As cores podem ser o bege claro ou o cinza, o que é procurado nos espaços públicos: cafés, cantinas e escritórios, pois tem um aspecto esteticamente agradável e despretensioso. Escolher um tom escuro, polir a superfície e adicionar uma borda padronizada pode criar uma opção mais elegante para corredores e salas de estar.

Monocolor

É uma cor sólida com granulação mínima. Ao tingir-se na fase de produção, são adicionados à mistura corantes com sais metálicos, por exemplo cobalto ou zircónio. O monocolor é obtido pelo método homogêneo, esmaltado ou duplo enchimento. É dividido em dois tipos.

  • Cores acromáticas apresentado em tons de branco, cinza e preto. Também incluídos nesta categoria estão os tons prata, grafite e leitoso.
  • Tons cromáticos - todas as outras cores. Tons brilhantes raros, como verde, azul, vermelho, amarelo ou laranja, são obtidos pelo método do leito duplo. Como este método envolve prensagem dupla, as características técnicas do grés porcelânico não são afetadas.

Pedra natural

Esta é a cor mais complexa que imita a cor das pedras naturais:

  • A aparência de mármore é uma solução clássica. O grés porcelânico reproduz com precisão a riqueza de cores, transbordamentos, veios e inclusões da pedra natural. Para adicionar profundidade e saturação de cor, a superfície é lapidada ou polida.
  • Sob o granito.
  • Sob a rocha de concha.

Texturizado

Esse grés porcelânico difere de outros tipos em padrões complexos e texturas diferentes, desde couro artificial e tecido até madeira.Nesse caso, o foco está nas sensações táteis e visuais, portanto, a cor costuma ser monótona, desbotada, tons pastéis suaves: azul, rosa, bege, café.

Na hora de escolher uma cor, é preciso levar em consideração o tom, o brilho e sua uniformidade.

Branco

Especialistas alertam: ladrilhos brancos deslumbrantes são cansativos. Para uma percepção confortável, o índice de alvura não deve ultrapassar 72%. Vale ressaltar que o grés porcelanato nunca é perfeitamente branco, pois nenhum corante é capaz de livrar completamente a mistura da tonalidade da matéria-prima - a argila coalina. Os mais leves são o marfim ou o leite cozido.

Os designers usam essas lajes como piso.para ampliar visualmente a sala. Ao mesmo tempo, é aconselhável não combiná-lo com paredes padronizadas em tons escuros, pois a percepção espacial será distorcida. O branco pode combinar e separar outros tons. É versátil. O esquema de cores brancas é especialmente popular na decoração de interiores no estilo techno e loft.

cinza

A cor cinza do Grés Porcelânico pertence à faixa branca e preta. É uma cor neutra que não adiciona saturação emocional, não cria imagens individuais, mas é insubstituível como pano de fundo. Ele é usado para qualquer interior.

Os designers desaconselham o uso de grés porcelanato cinza com branco, pois reduz visualmente a brancura.

Preto

É uma cor agressiva que, quando em excesso, pode suprimir psicologicamente. Parece em combinação com quaisquer tons. Combina mais vantajosamente com cores brancas, cinzas e brilhantes. Tons pastel e calmos na moldura do esquema de cores preto parecem desbotados.

Uma vez que a cor do carvão reduz visualmente o espaço, isso deve ser levado em consideração ao criar um interior. A escuridão destaca e traz à tona qualquer sujeira, poeira, manchas e impressões digitais, portanto, usá-lo na cozinha requer limpeza frequente. O cermogranito preto polido parece mais chique do que o fosco, e é por isso que a última opção é frequentemente usada para decorar salas de recepção e salões cerimoniais.

marrom

Essa cor tem muitos tons. Cada fabricante tem sua própria linha de marrom. Via de regra coincide com os tons da madeira, já que o grés porcelanato lenhoso é uma das opções mais procuradas.

Recentemente, a cor do wengé entrou na moda. No entanto, os designers aconselham não sobrecarregar o ambiente com tons escuros, pois eles estreitam visualmente o ambiente. É melhor usá-los para zonear uma área ou destacar detalhes internos.

A tonalidade chocolate combina bem com tons neutros e quentes: creme, dourado, rosa, azul.

Bege e areia

Essas cores são inerentemente incluídas na faixa de tonalidade da cor anterior. Mas devido à sua extraordinária popularidade, eles se destacam na paleta geral. Eles são neutros e apropriados em qualquer combinação. Essas tintas são especialmente procuradas para a decoração de escritórios e outros espaços públicos.

Azul

É uma cor rara obtida pela adição de um corante inorgânico caro à mistura, o que aumenta seu custo. Todos os tons de azul são legais, permitindo que você expanda visualmente os limites.

O azul não chama a atenção e esta qualidade permite que seja utilizado em áreas de trabalho. Tons mais saturados: turquesa ou safira são independentes, pois podem acentuar as áreas que decoraram.

Amarelo

É uma cor quente, ensolarada e alegre. Ele ilumina o interior e é usado com bastante frequência.

Os designers dividem em 3 categorias:

  • Amarelo claro - confortável, pacificador.
  • Amarelo brilhante (como limão). Cansa muito, por isso é recomendável combiná-lo com outros tons.
  • Ensolarado, dourado e laranja são tons alegres que também exigem uma abordagem combinada.

vermelho

Esta cor é muito ativa e agressiva.No entanto, seu efeito depende da tonalidade. A requintada cor bordô parece chique e autossuficiente.

Definitivamente, um vermelho vivo deve ser combinado com um tom menos agressivo. O esquema de cores vermelho vivo e ousado é adequado para interiores art déco ou vanguardistas. É prático porque esconde manchas e pó.

Projeto

Uma vasta gama de produtos de grés porcelânico permite que os designers desenvolvam interiores verdadeiramente únicos.

  • Assim, a decoração do piso em forma de mosaico ou ornamento oriental se tornará uma verdadeira obra de arte, enfatizará a sofisticação do interior e se tornará um elemento de design original.
  • Padrões semelhantes a carpetes no chão (com padrões modernos e antigos) tornarão o ambiente lindo, pitoresco e solene.
  • Grés porcelanato gofrado com imitação de tijolo, concreto ou pedra dará naturalidade ao interior, trazendo motivos naturais.
  • O material mate acetinado irá criar uma sensação de suavidade e aveludado, conforto e calor. A sensibilidade tátil é um fator importante no design de interiores.
  • Grés porcelânico com textura de mármore polido pode adicionar brilho e luxo ao ambiente. Um hall ou sala de estar com esse tipo de piso se beneficiará significativamente.
  • A aparência brilhante do piso sempre traz um elemento de brilho sofisticado ao interior. E se as lajes imitarem o ônix, então mais riqueza e chique.
  • O piso de grés porcelânico "carvalho" parece caro, mas é prático de manter. Este tipo de piso é adequado para corredores ou salas de jantar.
  • Grés porcelânico ondulado para ardósia, arenito, concreto ou gesso é uma ótima solução para os estilos industrial e escandinavo no interior.
  • Recomenda-se combinar materiais fumê e não vidrados. Esta combinação fica melhor nas paredes.
  • Projetistas experientes usam o layout "com inserções" dos ladrilhos de grés porcelânico. Neste caso, o assentamento implica um deslocamento do inserto na forma de um elemento adicional, diferente do material principal. A decoração pode ser metálica, estampada ou lisa.

Estilos

Na escolha do grés porcelanato, deve-se estar atento não só às suas propriedades técnicas, mas também ao conceito geral de estilo de interior.

Alta tecnologia

O estilo ultramoderno de alta tecnologia está em seu núcleo minimalismo e solidez. É caracterizado pelas leis da geometria e do pragmatismo. O estilo é adequado para quem não aceita a supersaturação do interior com itens desnecessários, sendo um defensor da brevidade e da mobilidade. Uma vez que o projeto implica o uso de materiais e estruturas de alta tecnologia, o preço de custo o caracteriza como um dos estilos caros que não estão ao alcance de todos.

O esquema de cores de alta tecnologia é monocromático, não há uma profusão de tons nele. Como regra, são utilizadas cores estritas e clássicas (preto, branco e cinza). Como sotaque, os designers usam diferentes tons de néon: verde, azul ou roxo.

É preferível escolher o grés porcelânico para a decoração de interiores "por baixo do metal" ou "por baixo da pedra". A opção mais adequada são os painéis de piso e parede sem relevo. Por exemplo, para o piso, os projetistas aconselham o uso de lajes com superfície fosca. Em primeiro lugar, são antiderrapantes e, em segundo lugar, são mais resistentes a danos mecânicos, pelo que podem ser colocados nas zonas de entrada, bem como em divisões com muito movimento: na cozinha, no corredor, no escritório.

Grandes superfícies monolíticas são relevantes para este estilo., portanto, em grandes áreas, você pode usar grés porcelânico folha. Este método permite reduzir o custo de reparos, pois o rejunte das juntas será necessário em menor volume.

O projeto inclui elementos de móveis transparentes ou cromados, várias iluminações, incluindo o uso de lâmpadas spot e lineares. A este respeito, não tenha medo da escala de cinza maçante. Peças de metal, lâmpadas e vidros bem escolhidos criarão um jogo geométrico sutil de luz e sombra.

Os designers alertam que nada deve desviar os olhos do material e da forma, portanto, neste caso, utiliza-se o grés porcelanato sem estampas e estampas. A melhor solução para paredes seriam lajes retangulares ou quadradas, polidas com acabamento espelhado. Regra geral, são monocromáticos mas, em alternativa, apresentam uma versão bicolor ou mosaico de alvenaria com tonalidade metálica.

Uma imitação monocromática de mármore ou granito é perfeita para o chão.

Loft

Esta é uma tendência moderna em design de interiores, o que implica uma imitação de espaços industriais.

Os seguintes materiais são geralmente usados ​​como pano de fundo:

  • tijolo, que é a base do estilo loft e seu atributo invariável;
  • o concreto é um maravilhoso fundo neutro para qualquer decisão;
  • metal sob a forma de folhas de aço, elementos de cobre envelhecido, bronze ou latão;
  • o gesso também permite que o fundo "não interfira" na incorporação de outras idéias de design;
  • a pedra também é adequada (a mais popular é o quartzito, o arenito ou a caótica alvenaria de pedra natural).

O grés porcelânico estruturado substituirá com sucesso todas essas opções.

As superfícies de madeira são projetadas para suavizar o caráter austero do estilo loft. Porém, nem sempre é possível utilizar madeira devido à natureza das instalações, por exemplo, em divisões com elevada humidade. Neste caso, as placas de madeira podem ser substituídas por produtos de grés porcelânico com uma textura de madeira velha bem trabalhada.

O grés porcelânico permitirá que a sala mantenha sua aparência original por muitos anos, e uma vasta gama de cores, texturas e tamanhos oferecidos permitem obter excelentes resultados no design de interiores, conferindo-lhe ao mesmo tempo brutalidade, limpeza e conforto. O esquema de cores é geralmente cinza-branco-preto. Também são características as cores dos tijolos antigos, tonoas bege claro.

Como o principal critério de estilo é a presença de um grande espaço aberto, os designers costumam usar placas de grés porcelânico de grande formato. Superfícies opacas, ligeiramente desgastadas, são freqüentemente utilizadas.

A criação de um interior francês rústico requer o uso de cores pastel suaves. É caracterizada por tons naturais e materiais naturais.

Neste caso, os designers recomendam as seguintes cores para o acabamento do grés porcelânico:

  • Marfim;
  • Pérola Branca;
  • prata;
  • bege ou creme;
  • Oliva;
  • láctico;
  • rosa claro ou azul;
  • jade;
  • lilás pálido;
  • lavanda;
  • terracota;
  • areia escura.

Esta gama cria um clima pacificador e uma atmosfera confortável.

O estilo é caracterizado pela ausência de sombras brilhantes e chamativas. Um ornamento requintado, por exemplo, um floral, pode servir como um acento. Para decoração, muitas vezes são utilizadas listras, gaiolas ou ondas.

Os decoradores não recomendam o uso de ladrilhos de grés porcelânico brilhante para o assentamento em pisos ou paredes. É melhor dar preferência a superfícies mate ásperas que imitam materiais naturais. A forma das lajes é geralmente quadrada ou retangular, menos frequentemente é um poliedro.

O grés porcelânico provençal pode ser encontrado em qualquer divisão, mas mais frequentemente na cozinha, na casa de banho ou no terraço.

Outros estilos

O grés porcelânico fica bem em qualquer estilo de interior. Além disso, sua resistência e durabilidade são um bônus adicional. O mercado moderno oferece a mais ampla escolha não só em termos de cores, mas também em termos de soluções de texturas.

As placas de grés porcelânico podem se parecer com telhas Metlach ou mosaicos italianos. Eles podem substituir os tapetes orientais em seu design ou se tornar a decoração principal de um salão clássico à maneira inglesa.

Os designers podem usar pequenos elementos de grés porcelânico para criar um piso de patchwork na forma de um piso de vidro manchado de patchwork.

Opções de estilo

O mercado moderno de materiais de acabamento oferece uma grande seleção de placas de grés porcelanato, que diferem em tamanho e forma. Isso se deve à variedade de opções de estilo.

Layout do piso

  • O método padrão é costura a costura. Mais benéfico ao usar placas quadradas e retangulares.
  • Arremessando. As juntas das lajes são deslocadas pela metade em relação umas às outras, o que permite ocultar pequenos defeitos. O método é adequado para assentar grés porcelânico na cozinha ou no corredor.
  • O layout diagonal expande visualmente a sala, mas é mais complexo na execução. Os especialistas recomendam o uso de pratos pequenos.
  • A instalação em espinha assemelha-se à colocação de parquete. Para sua implementação, é melhor escolher elementos retangulares.
  • Um layout de tabuleiro de xadrez é obtido usando ladrilhos contrastantes. Ao mesmo tempo, podem ser assentados segundo o método standard, com diamante ou na diagonal.
  • Tapete (mosaico) - consiste em pequenos elementos de várias cores. Assim, uma composição ornamental semelhante a um tapete é colocada.
  • Caleidoscópio - semelhante a um layout de mosaico, mas não usa mais do que 2-3 tons. O padrão pode ser horizontal, diagonal ou caótico.

Várias combinações de placas de grés porcelânico de diferentes tamanhos ou texturas parecem interessantes. É importante levar em consideração que as sombras claras expandem visualmente o espaço, mas se grandes elementos forem usados ​​em uma área pequena, o ambiente diminuirá visualmente.

Layout para paredes

  • Básico - costura a costura.
  • As listras são um método versátil onde sobras de guarnições e pequenos detalhes são usados ​​para decorar bordas e dividir espaços.
  • Mosaico ou ornamento, quando um painel ou motivo repetitivo é disposto a partir de pequenos detalhes.
  • O tijolo imita a alvenaria.
  • Caótico repete o padrão de uma parede de pedra.

Países produtores e marcas

O moderno mercado de materiais de acabamento oferece uma ampla gama de produtos em Grés Porcelânico. Entre eles, há tanto marcas conhecidas com uma classificação elevada como firmas de pequena escala pouco conhecidas. Os produtos da mais alta qualidade são considerados produtos de mestres italianos, criadores do grés porcelânico. No entanto, as marcas espanholas, chinesas e russas não ficam muito atrás deles.

Itália

As marcas italianas mais populares:

  • Italgraniti. A marca italiana produz materiais de interior e exterior para espaços habitacionais.
  • Marinheiro. O produto possui uma textura incomum que imita materiais naturais. Uma ampla variedade de texturas, padrões e decoração agrada os fãs de estilos clássicos e ultramodernos. O revestimento mais popular de escadas, pisos e fachadas.
  • Refin - uma marca que produz coleções elegantes e sofisticadas com vários padrões e ornamentos para incorporar quaisquer ideias de design.
  • Laminam - uma das poucas marcas que produz o grés porcelânico de grande formato exclusivo com dimensões de 1x3 metros e espessura de 3 mm. O material é elástico, pelo que pode ser colocado sobre superfícies onduladas.

Espanha

Veneza, situada sobre as águas, é uma cidade de canais e aterros, caracterizando-se por sua cobertura. Portanto, muitas coleções italianas tendem a imitar a pedra natural do dique veneziano.

Os fabricantes espanhóis, como os italianos, são os líderes nas vendas de grés porcelânico. A fábrica Alaplana Fresno foi fundada na província espanhola de Castilla em 1957. O design artístico de alto nível, a qualidade perfeita, a ampla gama do country aos clássicos e a utilização de inovações tecnológicas fazem da empresa um concorrente de sucesso entre os principais fabricantes espanhóis. A coleção mais famosa chama-se AlaplanaFresno, um piso de granito cerâmico.

Várias outras fábricas espanholas de grés porcelânico merecem destaque: A. C. A Ceramicas, Absolut Keramika, Aparici, Aranda, Azulev.

Fabricantes de outros países

A Lasselsberger é uma holding europeia de produção de ladrilhos de cerâmica e grés porcelânico, cujas fábricas estão localizadas em mais de 10 países, por exemplo, na Rússia, República Tcheca, Romênia e Hungria. Cada empresa está focada em uma determinada região e leva em consideração a demanda de consumidores específicos. Via de regra, o estilo dos produtos de grés porcelanato é discreto, destinado a espaços públicos decorados com gosto requintado.

A Turquia produz granito cerâmico nas tradicionais cores branco e azul, com falta de padrões naturais e animalescos. As marcas mais famosas são VitrAArkitekt, SeranitSeramikSanatiyi A, Kaleseramik.

Grés porcelânico chinês

As empresas chinesas competem com sucesso com os produtos europeus no mercado. Os mais famosos podem ser distinguidos: SuperGlass uTangCeramics.

CIS

Produtos de grés porcelânico foram produzidos recentemente em alguns países da CEI. Assim, a fábrica Atem de Kiev iniciou a produção de revestimentos cerâmicos, mas seus produtos ganharam maior popularidade com o lançamento de uma linha para a produção de grés porcelanato. A faixa de tamanho inclui placas de 300x300, 400x400, 600x600 e 600x1200 mm. Todas as coleções são a personificação das últimas tendências do mundo do design de interiores, uma vez que os designers italianos e espanhóis estão envolvidos no desenvolvimento do estilo de cada uma delas. Além disso, os produtos da empresa possuem características de bom desempenho.

Marca bielorrussa "Keramin" - a maior empresa da Europa, que produz o material em equipamentos italianos da Sacmi. A fábrica renova anualmente sua linha de produtos em cooperação com o Center for Contemporary Design. As coleções apresentam grés porcelânico com texturas diversas: pedra, madeira, tecido. Além disso, este fabricante produz bordas, rodapés, inserções decorativas, mosaicos, painéis de piso. Matérias-primas naturais e artificiais são utilizadas como base. A tecnologia permite a obtenção de grés porcelanato esmaltado e não esmaltado.

Rússia

As matérias-primas russas para pedra artificial tornam os produtos mais acessíveis do que seus equivalentes europeus. O processo produtivo só é possível em grandes empresas, o que ajuda a reduzir os preços em função dos volumes, ampliar o alcance e o controle de qualidade em todas as etapas.

A Estima, conhecida no mercado de materiais de acabamento desde 2001, produz cerca de 10 milhões de metros quadrados de revestimentos para pisos, caracterizados por uma variedade de texturas e cores. Feldspato dos Urais, argila branca ucraniana e tinturas da Itália são usados ​​como matéria-prima para a base.

Os produtos Kerranova são fabricados na fábrica SamarskyStroyfarfor desde 2004. A marca fabrica grés porcelânico de alta qualidade utilizando impressão digital para desenho. As opções mais caras são imitações de mármore, ônix, ardósia e alguns tipos de madeira. As tecnologias digitais não só permitiram reduzir a porcentagem de produtos defeituosos, mas também criaram novos designs em um curto espaço de tempo.

Cuidado

Apesar de os produtos de grés porcelânico poderem resistir a quaisquer influências negativas, a sua aparência necessita de cuidados. Deve-se notar que o material em si não tem medo de sujeira, mas as juntas inter-ladrilhos são sensíveis à sujeira e são destruídas com a exposição intensa.

Instruções de cuidados para estilização:

  • Para manter o polimento, é recomendado cobrir as placas com uma camada protetora durante a instalação.
  • Antes de usar rejuntes pintados, é melhor tratar a superfície polida com uma preparação resistente a manchas que protegerá a camada superior de manchas durante o processamento das juntas.
  • Pela primeira vez, o piso de grés porcelânico é limpo imediatamente após a instalação. Deve ser lembrado que compostos estranhos não devem entrar nas articulações. Lave o primer, a massa e a cal, o cimento ajudará os produtos à base de ácido clorídrico.

Recomendações para cuidados durante a operação

  • Para grés porcelânico, é melhor usar um detergente neutro e líquido.
  • Os agentes de limpeza não devem conter ácido, pois isso pode corroer a junta.
  • Para se proteger contra arranhões e outros danos, os especialistas aconselham que você esfregue o grés porcelânico com preparações à base de cera.
  • Ao cuidar de superfícies polidas, sujeira e areia, que são fortes abrasivos, devem ser removidos imediatamente do piso.
  • Para proteger o chão de manchas, trate-os com hidrofugante uma vez por ano (no mínimo). Em primeiro lugar, trata-se do grés porcelânico polido, uma vez que a camada superior é removida durante a trituração e os microporos são expostos. Se a sujeira entrar neles, é muito difícil removê-la.
  • Em ambientes com maior probabilidade de contaminação diversa, como cozinha ou corredor, é melhor instalar grés porcelânico fosco. Esse material pode ser facilmente limpo e marcas de sujeira e arranhões são menos visíveis nele.
  • O grés porcelânico estruturado não mancha, é fácil de limpar e geralmente é antiderrapante. Por isso é adequado em banheiros, sanitários, vestiários e próximo a piscinas.
  • Manchas de chá, café, suco de frutas, sangue, vinho e sorvete podem ser removidas com uma solução suave de bicarbonato de sódio ou um detergente alcalino como o cloro. A última opção é melhor usada apenas no caso de manchas secas.
  • Vestígios de cola para azulejos, cera, resina, tinta, óleo industrial, borracha ou esmalte podem ser removidos com acetona ou gasolina.
  • Preparações ácidas ajudam a remover manchas de ferrugem ou tinta.

Lindos exemplos no interior

A pedra artificial é fácil de integrar em qualquer interior.

  • Por exemplo, o grés porcelânico cinza sob uma madeira esbranquiçada tornará o ambiente mais esteticamente agradável.
  • A imitação de pedra natural adicionará elegância.
  • O acabamento acetinado fosco ou a superfície não polida é agradável ao tato, razão pela qual este granito cerâmico é adequado para quartos e banheiros.
  • Em cozinhas e salas de jantar, a pedra artificial também é frequentemente usada para decoração.

Dicas para escolher o Grés Porcelânico - no próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário