Colocação de grés porcelânico faça você mesmo

Contente
  1. Tipos de ladrilhos
  2. Materiais e ferramentas
  3. Preparação
  4. Como calcular a despesa?
  5. Tecnologia de instalação
  6. Qual argamassa escolher?
  7. Como esfregar costuras?
  8. Por quanto tempo ele seca?
  9. Lindos exemplos no interior

O grés porcelânico é um material que vem ganhando popularidade em todo o mundo. Inicialmente, era usado apenas para revestimento de pisos e paredes em edifícios públicos e salas de produção. Mas com o desenvolvimento das tecnologias para a sua produção e o surgimento dos ladrilhos de granito cerâmico, de texturas e cores diversas, passaram a ser utilizados para o acabamento de edifícios residenciais e apartamentos.

Tipos de ladrilhos

O diferencial na tecnologia de produção, assim como o uso de aditivos especiais possibilitaram a criação variedade de grés porcelânico, que é representada pelos seguintes tipos:

  • Técnico - a opção de telha mais econômica e difundida, tem uma superfície de alta resistência e forte. É usado ativamente para acabamento de pisos em instalações industriais, públicas e, às vezes, residenciais.
  • Matt é feito sem queima, o que permite preservar uma superfície nobre sem brilho. Parece muito elegante e lacônico, resistente à abrasão e à umidade.
  • Polido obtém uma aparência espetacular graças à remoção da camada superior e posterior lixamento. Tem um forte brilho brilhante e uma superfície muito escorregadia que é resistente à sujidade. Devido ao risco de ferimentos, quase nunca é usado como revestimento de piso. Esse grés porcelânico pode ser visto freqüentemente nas paredes de shopping centers, hotéis e apartamentos.
  • Lapidado É obtido tratando a superfície com compostos abrasivos, o que faz com que a superfície adquira uma textura não homogênea com áreas foscas e polidas. Possui maior resistência, praticamente não desliza, podendo ser utilizado para qualquer finalidade.
  • Cetim obtido tratando os ladrilhos antes da cozedura com sais minerais especiais. Tem um brilho nobre pronunciado, sendo absolutamente antiderrapante.
  • Esmaltado - grés porcelânico com um padrão, que é aplicado antes da queima com um esmalte especial. Este revestimento altamente decorativo é usado em instalações públicas e residenciais para acabamento de pisos, tetos, escadas.
  • Estrutural - ladrilhos em relevo que podem imitar vários materiais naturais: pedra, granito, madeira, bambu e mosaicos. É amplamente utilizado em interiores de apartamentos e chalés, executado em estilos modernos (alta tecnologia, minimalismo, loft). Especialmente populares são os ladrilhos de pedra e madeira.

Devido à sua robustez, aspecto lacónico e resistência à poluição, o grés porcelânico é amplamente utilizado na decoração de espaços industriais, residenciais e públicos. Eles são forrados com paredes, pisos, escadas, piscinas e até o teto.

Devido ao fato de que o material é capaz de suportar até 50 ciclos de congelamento / descongelamento (aliás, nenhum material de construção tem mais essas características) ele pode ser usado com segurança na decoração de terraços abertos e salas sem aquecimento no inverno.

Devido à variedade de tamanhos, texturas e cores, o grés porcelânico pode ser colocado em qualquer formato arbitrário. Você pode dispor os ladrilhos de ponta a ponta, diagonalmente, em espinha, em forma de mosaico, combinando produtos de diversos tamanhos e padrões.Você também pode diluir grandes ladrilhos de grés porcelânico com inserções decorativas especiais, que darão uma aparência mais atraente ao piso e às paredes da sala.

Para um assentamento harmonioso dos ladrilhos, é necessário levar em consideração várias sutilezas:

  • Deve-se ter em mente que o grés porcelanato grande e comprido reduz visualmente o ambiente, enquanto o pequeno, ao contrário, o aumenta. Isso se deve às peculiaridades da percepção, e esse ponto deve ser levado em consideração no reparo.
  • Para expandir visualmente a sala, os ladrilhos são colocados em um padrão transversal e para aumentar o comprimento da sala - ao longo.
  • Para combinar duas zonas diferentes no apartamento, um desenho direto é usado.
  • Os tons claros dos ladrilhos ampliam visualmente o ambiente, enquanto os escuros, ao contrário, o reduzem.
  • No assentamento diagonal, as bordas dos ladrilhos devem ser paralelas às diagonais da sala.
  • Para destacar uma área específica, às vezes é usada uma combinação de tons claros e escuros de ladrilhos.

Seguindo essas diretrizes, é fácil criar um piso ou projeto de parede original usando grés porcelânico sem prejudicar a estética do ambiente.

Materiais e ferramentas

Para proceder à instalação dos grés porcelanato, deve-se preparar os consumíveis e dispositivos especiais necessários.

Você precisará das seguintes ferramentas:

  • régua de metal ou fita de construção;
  • nível (melhor laser);
  • marcador;
  • borracha, espátulas lisas e dentadas;
  • misturador de construção;
  • recipiente para misturar misturas secas;
  • cortador de azulejos (você pode usar um moedor com um círculo especial para azulejos).

Como o grés porcelânico é um material caro e durável, você não deve economizar em ferramentas. Se você planeja assentar ladrilhos com suas próprias mãos, mas não existe uma ferramenta de qualidade, então é melhor alugá-la em vez de comprar um equipamento barato que pode falhar a qualquer momento.

O trabalho exigirá os seguintes materiais:

  • Grés porcelânico;
  • agua;
  • cruzes para o assentamento de ladrilhos ou grampos;
  • adesivo para ladrilhos de cerâmica;
  • primer;
  • agua;
  • selante de silicone;
  • argamassa para juntas de cor adequada;
  • perfil de alumínio, angular.

A qualidade do revestimento depende também da escolha correta dos materiais, bem como das ferramentas. Portanto, você não deve comprar cola ou argamassa que não se destina a trabalhar com este ladrilho, caso contrário, você não será capaz de obter um resultado de alta qualidade.

Preparação

Antes de proceder à colocação do grés porcelânico, deve-se preparar cuidadosamente a superfície sobre a qual será assentado o material. O estado da superfície determinará quanto trabalho precisará ser feito.

Não é recomendado o uso de compensado, espuma de poliestireno e drywall como base para ladrilhos, pois esses materiais não têm resistência suficiente e podem se deformar facilmente com o peso do acabamento.

A preparação do piso para a colocação de grés porcelânico implica o seguinte:

  • Se o piso for áspero, é necessário fazer uma betonilha. Para começar, é disposto um substrato impermeabilizante, que não permitirá que a umidade entre no concreto e o proteja da formação de mofo e bolor, e do ambiente da umidade. Para a mesa, você pode usar tanto concreto armado em areia quanto misturas autonivelantes industriais. Antes de despejar, marcações são aplicadas aos pisos e balizas são instaladas. Você pode começar a assentar o grés porcelanato somente após 28 dias, é exatamente isso que o concreto precisa para solidificar completamente.
  • Se o pavimento não necessitar de betonilha, então a sua superfície é cuidadosamente verificada quanto a fissuras, rugosidade e irregularidades. Caso sejam encontrados, é imprescindível a realização de reparos, pois o grés porcelânico assentado sobre piso irregular pode deformar-se, rachar e "afastar-se" da cola. Para isso, utiliza-se massa, cola epóxi e misturas especializadas.
  • Depois disso, a superfície é cuidadosamente preparada com primer.Você pode usar primers universais ou especiais projetados para preparar o piso para o grés porcelânico.
  • Se for planejada a instalação de pisos aquecidos em grés porcelânico, então serão feitas as comunicações necessárias para o sistema de “piso aquecido”.

A fase preparatória, efectuada de acordo com todas as normas, permitirá o posterior assentamento do Grés Porcelânico sem dificuldades imprevistas.

Também é possível instalar o Grés Porcelânico sobre o pavimento de madeira, desde que seja de madeira nobre e esteja em perfeito estado de conservação. Em caso de irregularidades, pode ser processado com máquina de loop. Em seguida, é tratada com mastique betuminoso em duas camadas. A impermeabilização é colocada na parte superior e é aplicada uma régua de reforço. Você pode usar penoplex como isolamento.

Para colar grés porcelânico nas paredes, é realizado o seguinte conjunto de trabalhos:

  • Desmonte o revestimento da parede velha. Se os ladrilhos estiverem colados, remova cuidadosamente a cola velha da superfície. Se as paredes de uma casa particular forem caiadas de branco ou cobertas com tinta, ela também deve ser removida.
  • Reparação de superfícies com massa ou misturas especiais. É necessário alisar todas as irregularidades, tapar fissuras e buracos. Com uma forte curvatura das paredes, o drywall pode ser usado.
  • A superfície das paredes é cuidadosamente preparada. Isso é necessário para aumentar a adesão do adesivo à parede e reduzir o consumo de materiais, à medida que a superfície fica mais densa e preenchida.

Após a secagem da parede com primer (o tempo está indicado na embalagem do primer e depende do tipo), pode-se iniciar o assentamento do Grés Porcelânico.

Se você planeja terminar com ladrilhos nas escadas, você precisa fazer:

  • A inclinação de cada degrau é de 2 a 30 mm. Para isso, uma tela metálica é colocada em cada degrau, que é fixada com arame ou bucha. Os faróis são formados de concreto ou adesivo para azulejos. Nesta fase, é necessário um nível de construção para formar a inclinação desejada.
  • A betonilha de degraus é realizada no sentido da entrada.
  • Após a secagem da betonilha, as etapas são preparadas.

Depois que o solo secar, pode-se começar a decorar as escadas com grés porcelanato.

Como calcular a despesa?

O grés porcelânico é um material caro, por isso é importante decidir a quantidade de ladrilhos de que necessita para a instalação.

O método de cálculo depende do método escolhido de instalação dos ladrilhos, porém, possui etapas gerais:

  1. Medição de parâmetros de pisos, degraus ou paredes. Em seguida, a área da superfície de trabalho é calculada. Ao calcular as paredes da área resultante, é necessário subtrair as dimensões das portas e janelas.
  2. Em seguida, é calculada a área de cada peça de Grés Porcelânico. Para um bloco 30x30, a área de um elemento será de 0,09 m2, e para um bloco 15x50 - 0,075 m2.
  3. Em seguida, calculamos o número de blocos:
  • quando colocado da maneira tradicional, a área da sala é dividida pela área de um elemento. 5-6 ladrilhos são adicionados ao valor resultante em caso de lascas ou rachaduras;
  • na colocação diagonal, o número de elementos é calculado da mesma forma que no método tradicional, mas o valor resultante é multiplicado por 13-15%. O resultado será o número necessário de ladrilhos com uma pequena margem;
  • no assentamento dos padrões, a quantidade necessária de ladrilhos é determinada da maneira tradicional (com pequena margem) e é ajustada de acordo com o layout do grés porcelânico. Se for usado um tipo de ladrilho, não há necessidade de comprar muitos elementos adicionais, pois podem ser usados ​​acabamentos.

Também é necessário calcular a quantidade de cola que permitirá fazer alvenarias de alta qualidade.

A quantidade de cola necessária para instalar o grés porcelânico depende de:

  • o tamanho dos elementos;
  • uniformidade da superfície (quanto mais lisa, menos cola é necessária);
  • a espessura da massa adesiva.

Normalmente, o fabricante coloca recomendações para o cálculo da quantidade necessária de cola na embalagem, portanto é essa informação que deve ser orientada.

Este indicador pode ser diferente para diferentes marcas.

Não coloque grés porcelânico sobre concreto ou cola destinada a outros revestimentos.

O facto é que este ladrilho tem coeficiente de absorção de água nulo, o que significa que a solução ideal que garante uma aderência fiável dos elementos ao pavimento será um adesivo com a máxima quantidade de polímeros.

Tecnologia de instalação

O dispositivo de superfícies de grés porcelânico exige adesão a uma tecnologia especial e a disponibilidade de ferramentas especiais, bem como certas habilidades. No entanto, se você tem experiência na execução de trabalhos de construção, pode lidar com o assentamento você mesmo.

Antes da instalação, o grés porcelânico é serrado conforme necessário, de acordo com o padrão e método de instalação. Neste caso, você pode usar um moedor. No entanto, ele perde em muitos aspectos para o cortador de azulejos. Em primeiro lugar, os cortes apresentam-se ligeiramente lascados, especialmente no corte de materiais finos e de grande formato, o que significa que requerem um posterior desbaste.

Em segundo lugar, trabalhar com um moedor é empoeirado e também existe o perigo de incêndio. Portanto, é melhor dar preferência a uma ferramenta profissional.

Se for necessário fazer furos no ladrilho, usa-se uma broca com cortador de pedra.

Durante a produção, uma composição protetora especial de parafina ou cera é aplicada nas placas de grés porcelanato, o que evita a formação de arranhões e lascas durante o transporte. Esta camada deve ser removida imediatamente antes de instalar e cortar os ladrilhos.

No chão

Para assentar grés porcelânico como revestimento de piso, execute o seguinte trabalho:

  • Marque o meio da sala. Ao colocar em um ângulo de 45 graus, você pode designar marcas ao longo da diagonal da sala e navegar em seu trabalho.
  • O layout começa no meio, movendo-se gradualmente em direção às bordas da sala. Isso permite que você use elementos aparados ao redor das bordas da sala, perto das paredes, enquanto cria uma tela uniforme no centro.
  • A argamassa bem misturada é aplicada no piso com espátula reta e depois nivelada com espátula dentada, certificando-se de que a espessura do adesivo seja uniforme.
  • A cola é aplicada na placa de grés porcelanato e colocada no chão. Para fazer isso, o elemento é encostado em uma borda contra outra já deitada e suavemente abaixado. É importante garantir que a lacuna (a menos que uma instalação perfeita seja usada) não seja preenchida com adesivo. Para estes fins, são utilizados grampos ou fechos transversais, que proporcionam a mesma largura da folga entre os elementos.
  • A posição dos ladrilhos durante a instalação é constantemente verificada usando um nível de edifício. Isso permite que você crie o revestimento corretamente, o que significa que ele não se deforma e não racha com a carga durante a operação.
  • Quando os ladrilhos se movem de uma sala para outra, a junção é feita na fronteira de duas salas.
  • Seque a cola após a instalação. Isso levará um dia. Finalmente, a composição da cola endurece após 3 dias.

Você pode dispor ladrilhos de grés porcelânico de várias maneiras., incluindo "espinha de peixe", método de convés, deslocamento, bem como um esboço individual. No entanto, essas tecnologias exigem certas habilidades no trabalho com ladrilhos e nem sempre podem ser executadas com alta qualidade por conta própria.

Após a colocação dos ladrilhos e a secagem da cola, procede-se ao rejuntamento (com exceção do método de instalação sem costuras).

Devemos também mencionar o método SVP - um sistema de nivelamento de ladrilhos. Este sistema pode ser usado para facilitar o trabalho.

Ele oferece os seguintes benefícios:

  • alinhamento automático de dois elementos em relação um ao outro;
  • o ladrilho "não conduz" quando a cola encolhe após a secagem;
  • as costuras entre os elementos são mais uniformes do que com cruzes;
  • a velocidade e a qualidade do assentamento aumentam.

Cunhas e grampos são necessários para concluir este método. Estes últimos são instalados ao longo das bordas dos ladrilhos e, com a ajuda de uma cunha, o nível dos ladrilhos é ajustado em relação ao outro.Depois que a cola seca, as cunhas são removidas e as pinças são arrancadas com um martelo de borracha. Ao mesmo tempo, a parte inferior das pinças permanece escondida no interior sob a placa de grés porcelanato e não afeta de forma alguma o funcionamento posterior.

Na parede

A tecnologia de colocação de grés porcelânico nas paredes de uma sala é semelhante à instalação de um revestimento de piso desse material. Com uma diferença: a instalação começa na parede oposta à entrada e leva até a porta. Para a decoração de janelas e portas, são utilizados elementos recortados de grés porcelanato.

A decoração de paredes com grés porcelanato também pode ser executada em várias versões, podendo-se combinar elementos de grande, médio e pequeno porte, criando um design exclusivo.

A colocação dos ladrilhos na parede será mais fácil, uma vez que o contacto físico com os mesmos antes da secagem pode ser facilmente reduzido a zero, o que não se pode dizer do pavimento.

Revestimento de escada

O grés porcelânico faça você mesmo colocado nas escadas é realizado na seguinte sequência:

  1. Depois de medir os degraus e traçar o layout dos ladrilhos, começam a marcar e cortar o grés porcelanato.
  2. Aplique cola para grés porcelânico em uma superfície previamente preparada (uniforme) usando uma espátula dentada.
  3. Eles passam cola no próprio porcelanato e começam a fazer os degraus de uma escada de concreto. Devem ser instaladas cruzes entre os elementos, e a correta instalação é constantemente verificada com um nível.
  4. Após a secagem da cola, as juntas entre os ladrilhos são preenchidas com argamassa.

Seguindo essas instruções passo a passo, você pode transformar facilmente a entrada de uma casa particular ou uma escada interna.

Qual argamassa escolher?

A qualidade da argamassa também é um parâmetro importante, que determinará a vida útil e a aparência do piso ou revestimento de parede em grés porcelânico. Além disso, a argamassa protege de forma confiável as juntas entre os ladrilhos de detritos, umidade e poeira.

Existem 2 tipos de rejuntes para grés porcelânico:

  • à base de cimento;
  • à base de resinas epóxi.

A argamassa de cimento é frequentemente complementada com aditivos especiais à base de látex que aumentam sua resistência. É utilizado para cobrir pequenas juntas em ambientes com níveis normais de umidade.

Suporta mal a exposição a substâncias químicas e agressivas, pode desintegrar-se e requer renovação periódica.

Não possui propriedades antibacterianas, portanto, para proteger contra mofo e bolor, é necessário realizar o processamento adicional das costuras com compostos de proteção especiais.

A argamassa de epóxi é mais resistente ao estresse agressivo e mecânico do que a argamassa de cimento. Possui grande variedade de cores e tonalidades. Não tem medo de umidade e é resistente à formação de mofo e bolor. Porém, é muito mais caro que a argamassa de cimento, mas justifica seu custo com uma longa vida útil e excelente aparência.

Ao escolhê-lo, eles são guiados pelas seguintes regras:

  • Tipo de quarto e carga. Se os ladrilhos forem colocados em ambientes úmidos, é melhor usar a opção epóxi. Em outros casos, a argamassa de cimento pode ser dispensada.
  • Cor. A rica escolha de cores permite não só escolher a cor do rejunte, mas também focar nas costuras, utilizando uma tonalidade contrastante ao grés porcelânico.

É melhor confiar nos fabricantes comprovados que estão no mercado de materiais de construção há vários anos. Marcas populares de rejuntes Atlas, Isomat, Ceresit, Mapei.

Como esfregar costuras?

Existem várias maneiras de rejuntar ladrilhos de grés porcelânico.

Para aplicar a argamassa, execute as seguintes etapas:

  • amasse a solução e distribua com uma espátula de borracha nas costuras, enchendo-as;
  • o excesso é retirado com pedaços de pano limpo ou guardanapo;
  • usando uma ferramenta especial (ou um pedaço de cabo), as costuras são feitas;
  • o ladrilho é limpo com uma esponja úmida;
  • após a secagem, as manchas nos ladrilhos e o excesso de rejuntes podem ser facilmente removidos com água.

O rejunte epóxi é aplicado da seguinte forma:

  • após misturar a solução, começam imediatamente a encher as costuras, uma vez que esta composição seca muito rapidamente;
  • o excesso é retirado com ralador embebido em solução de lavagem e, em seguida, com esponja e água;
  • as costuras são feitas com a ajuda de um cabo;
  • na secagem, as manchas podem ser removidas do ladrilho apenas com o auxílio de uma ferramenta especial.

Para o rejunte epóxi, não é necessário utilizar impregnações adicionais, pois possui maior resistência e é resistente à influência de umidade e microorganismos.

Por quanto tempo ele seca?

Para que a argamassa mostre todas as suas propriedades, deve-se seguir as recomendações:

  • realizar limpeza leve úmida 24-48 horas após o término da obra;
  • não use ladrilhos e não aplique tensão máxima durante todo o período de endurecimento final. Para rejuntes de cimento é de 9 a 14 dias, para rejuntes de epóxi - 15-20 dias.

O tempo de secagem depende da marca e do tipo de argamassa e da temperatura ambiente. Em qualquer caso, você só pode caminhar com segurança sobre o grés porcelânico depois que a argamassa estiver completamente seca e endurecida.

Lindos exemplos no interior

  • O grés porcelânico é utilizado não só em casas particulares e chalés, mas também em apartamentos. Parece lacônico e prático no corredor.
  • No sanitário e no banheiro, o porcelanato é utilizado não só para a decoração de pisos, mas também para paredes.
  • Na sala, seu uso também é adequado.
  • As tecnologias modernas fizeram do grés porcelânico, que antes era usado apenas na decoração de instalações industriais, um maravilhoso material altamente decorativo que pode decorar qualquer cômodo de um apartamento ou casa de campo. Não requer cuidados especiais, é ecologicamente correto e pode durar décadas se instalado corretamente.

Para obter informações sobre como colocar o cermogranito corretamente, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário