Tampo de mesa de grés porcelânico: revestimento confiável faça você mesmo
O grés porcelânico é um dos materiais mais utilizados na construção e renovação. Excelentes propriedades técnicas e uma paleta de cores variada garantem que o material seja amplamente utilizado em diversos campos. Hoje é especialmente popular na fabricação de bancadas de cozinha.
O grés porcelânico é uma opção mais econômica, ao invés de granito, ao mesmo tempo tem um alto nível de resistência e confiabilidade, de forma alguma inferior à pedra natural.
Vantagens
A bancada em grés porcelânico será adequada em qualquer cozinha. Este é um elemento prático e duradouro da área de trabalho que agradará toda dona de casa. Uma ampla paleta de cores, uma variedade de texturas de revestimento permitem que você escolha a opção ideal para organizar sua cozinha.
O grés porcelânico tem uma série de vantagens:
- Força. O material sólido, mas não pesado, permite a instalação de bancadas de qualquer tamanho, até mesmo muito grande. Devido ao peso relativamente baixo, o tampo da mesa não "pressionará" as superfícies de suporte, o que evitará a deformação da estrutura.
- Resistência ao desgaste. O tampo da mesa feito de grés porcelânico não "tem medo" de lascas e rachaduras, você pode cortá-lo com segurança sem usar uma tábua de corte. O material não absorve umidade, não é danificado por graxa, óleo, tinta. Qualquer líquido que entrar na superfície pode ser facilmente removido.
- Resistência ao calor. O grés porcelânico tolera bem as altas temperaturas, pelo que as bancadas deste material podem ser instaladas junto ao fogão. Além disso, são resistentes às influências térmicas e químicas. Isso significa que o vapor, a umidade e os objetos quentes não prejudicam a bancada.
- Superfície rígida estrutural. O tampo da mesa não racha mesmo após anos de uso.
- Segurança. O grés porcelânico é um material absolutamente inofensivo, não emite toxinas e outras substâncias perigosas. Tal mesa é protegida do crescimento de bactérias e microorganismos.
É importante notar que o grés porcelânico, como qualquer outro material, tem seus inconvenientes. O principal é o processamento bastante complicado.
Autoprodução
Obviamente, o revestimento da superfície de trabalho da cozinha pode ser confiado a um especialista, no entanto, tendo as aptidões para trabalhar com ferramentas, pode facilmente fazê-lo sozinho.
O segredo para criar com sucesso uma área de trabalho de grés porcelânico com bancada é a preparação de alta qualidade da base. A rigidez e a resistência da estrutura desempenham um papel importante.
Isso ajudará a evitar distorção e movimento da base durante a operação.
Preparação da base
Para a fabricação de uma base forte, você pode usar madeira, metal, plástico de alta resistência, concreto.
A maneira mais fácil é trabalhar com uma base de concreto, caso em que o grés porcelanato é simplesmente colocado sobre sua superfície. A desvantagem de tal tampo de mesa é o grande peso da base.
A base metálica deve ser tratada com soluções especiais, após o que é esticada uma tela de aço, sobre a qual é aplicado o adesivo para azulejos. Após o beneficiamento, a superfície deve estar bem seca e só depois é possível iniciar o assentamento dos ladrilhos.
As bancadas de cozinha de plástico usam MDF ou aglomerado como base. Essas estruturas são bastante duráveis e capazes de suportar o peso das placas de grés porcelânico.
Nesse caso, a preparação pode ser realizada de duas maneiras:
- prendendo a malha;
- colando os ladrilhos com silicone.
As superfícies de madeira são menos duráveis do que o metal ou o plástico. Eles podem "brincar" sob a influência de altas temperaturas e umidade, portanto, a preparação da base implica uma fixação cuidadosa. A resistência pode ser alcançada fixando compensado espesso de bétula em duas camadas.
Todos os elementos de madeira precisam ser tratados com impregnações especiais que os protegerão de podridão, fungos, mofo.
Colocação e rejuntamento
O grés porcelânico é aplicado sobre a base acabada com “pregos líquidos” ou cola para azulejos.
Existem vários métodos de estilo:
- losango;
- espinha de peixe;
- linhas;
- enfeite.
A escolha do método de instalação depende do estilo e design da sala. Para atingir a solidez máxima, a largura das juntas deve ser mínima.
A próxima etapa é o rejuntamento. É melhor usar uma argamassa de epóxi resistente à umidade. A mistura de cimento convencional precisa de proteção adicional. A seguir, a bancada deve ser tratada com uma impregnação especial.
Enfrentar o grés porcelânico, com todas as suas vantagens e desvantagens, é uma opção bastante rentável. Comparado com o custo de instalação de uma tampa de PVC, ele claramente se beneficia.
Este material proporciona uma vasta paleta de cores, devido à qual existe uma versão ideal de uma chapa de grés porcelanato para cada interior. Por exemplo, a imitação de pedra natural (mármore, granito) será apropriada em qualquer interior de cozinha.
A área de trabalho, em grés porcelânico, é em muitos aspectos superior à da pedra natural. Sua produção custará várias vezes mais barata. A pedra artificial é inferior ao grés porcelânico em qualidades de resistência. Portanto, ao escolher um material para a decoração de um espaço de cozinha, o grés porcelânico será a melhor opção em termos de relação qualidade / preço.
Características de material de grande formato
Uma folha padrão de grés porcelânico fino de grande formato tem 1000 x 3000 mm. Se você quiser fazer um tampo de mesa, cujo tamanho exceda os parâmetros desses parâmetros, então o assentamento de duas folhas ocorre junta a junta. Para fazer isso quase imperceptivelmente, a junta deve ser cuidadosamente massajada.
A borda da bancada deve ser acabada com o mesmo grés porcelânico da própria bancada. As juntas são usinadas com chanfros ou raios.
A largura da borda padrão (ou espessura da mesa) é de 20 mm. Fazendo uma bancada com as próprias mãos, você pode fazer a espessura que desejar.
Aconselhamento profissional
Ao fazer uma bancada você mesmo, existem muitas nuances, sabendo que você pode evitar erros padrão:
- Com o tempo, a argamassa pode perder sua brancura e adquirir uma tonalidade cinza suja. Isso pode ser corrigido apenas atualizando as costuras com uma nova argamassa.
- O grés porcelânico tem propriedades de alta resistência. Um disco de diamante é usado para cortar as folhas. O corte de material de alta qualidade vem com a experiência, portanto, ao começar a criar um tampo de mesa com suas próprias mãos, esteja preparado para as dificuldades nesta fase.
- Qualquer tipo de grés porcelânico é adequado para criar um espaço de trabalho na cozinha. Recomenda-se adquirir folhas mais lisas, pois sujeira e partículas de alimentos se acumulam em uma superfície irregular.
Cuidado
A bancada feita com este material não necessita de manutenção cuidadosa. Limpar a bancada 1 a 2 vezes ao dia com água morna ou tratá-la com um agente especial, vai lhe dar beleza e brilho por muitos anos.
Apesar do grés porcelânico ser um material durável, não abuse dos abrasivos de base ácida para limpá-lo.
É melhor usar polidores e produtos de limpeza especiais, que ajudarão a eliminar a camada de graxa e sujeira em questão de minutos.
É importante manusear a superfície com cuidado, pois consertar danos ou aparas exigirá custos elevados.
Avaliações
Quase todos os proprietários de bancadas em grés porcelânico concordam que hoje é difícil encontrar um material mais prático e rentável.
As tecnologias modernas tornam possível criar um excelente análogo da própria pedra natural, que não só é capaz de suportar cargas pesadas, mas também se diferencia por um custo mais acessível.
O grés porcelânico também é apreciado pela variedade de texturas e cores. Uma longa vida útil garantirá a funcionalidade da área da cozinha por muitos anos.
As bancadas modernas em grés porcelânico são feitas principalmente monolíticas, criando o efeito de um único espaço. No entanto, as bancadas "debaixo de uma árvore" ou com um padrão de mármore não parecem menos interessantes no interior.
Coloque no interior
Você pode estilizar toda a sala e selecionar uma área de trabalho usando apenas uma mesa.
Deve-se observar que uma grande área de trabalho será apropriada em uma grande sala com tetos altos. Mas para organizar uma pequena cozinha quadrada, é melhor usar uma bancada pequena.
Na hora de escolher um material para a criação de uma bancada, não se esqueça que essa parte do interior costuma ser comprada uma vez a cada poucos anos. Substituir uma bancada é um processo trabalhoso e caro, por isso é melhor tomar uma atitude séria na escolha do material imediatamente.
O acabamento com placas de grés porcelânico com efeito de madeira confere calor e conforto ao ambiente. O ladrilho de clínquer ficará bem em uma sala feita em um estilo minimalista estrito. O revestimento com ladrilhos polidos ou brilhantes tem um aspecto elegante e bonito em qualquer interior.
As mesas de jantar com superfície em grés porcelânico parecem especialmente originais. Além disso, os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama dessas mesas: compactas e maciças, com formato quadrado, retangular ou oval.
O grés porcelânico é um material único, com o qual se pode criar um projeto de cozinha único.
Para obter informações sobre como colocar corretamente uma bancada de grés porcelânico, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.